Tamanhos e tipos de filme para laminação

Contente
  1. Recursos e características
  2. Materiais (editar)
  3. Visão geral da espécie
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

Tendo um entendimento claro das características dos tamanhos e tipos de filmes de laminação, você pode fazer a escolha certa deste material. Outro aspecto importante é o uso correto desses produtos.

Recursos e características

O filme de laminação é um tipo de material muito importante. Esta solução foi projetada para melhorar a aparência:

  • embalagem de produtos;
  • cartões de visita pessoais e corporativos;
  • cartazes;
  • calendários;
  • capas de livros, brochuras e revistas;
  • documentos oficiais;
  • artigos promocionais de vários tipos.

Obviamente, o filme laminado não apenas melhora as qualidades decorativas, mas também protege documentos em papel e outros materiais impressos e manuscritos de várias influências externas. As vantagens desta solução são:

  • ausência total de odores desagradáveis;
  • segurança ambiental e sanitária completa;
  • excelente adesão;
  • resistência à umidade e flutuações de temperatura;
  • proteção contra deformação mecânica.

Os filmes para o laminador são produzidos em PVC ou poliéster multicamadas. Uma das bordas do produto é sempre coberta com um adesivo especial. Quando não está em uso, o filme tem uma aparência turva. Mas assim que é aplicada a qualquer substrato, o derretimento da cola começa imediatamente.

A excelente adesão desta composição leva a uma "fusão" quase completa com a superfície tratada.

A espessura dos filmes de laminação desempenha um papel importante. Existem opções conhecidas, como:

  • 8 mícrons;
  • 75 mícrons;
  • 125 mícrons;
  • 250 mícrons.

Esta propriedade determina diretamente a área de uso do produto. Recomenda-se que o calendário, capa do livro (independente de brochura ou capa dura), cartão de visita, mapas e atlas sejam cobertos com a mais delicada proteção. Para documentação importante, para manuscritos de trabalho, a laminação com uma espessura de 100 a 150 mícrons é aconselhável. Uma camada de 150-250 mícrons é mais comum para crachás, vários passes, certificados e outros documentos, materiais que são frequentemente recolhidos.

Claro, as dimensões do revestimento usado também desempenham um papel importante:

  • 54x86, 67x99, 70x100 mm - para descontos e cartões bancários, para cartões de visita e carteiras de habilitação;
  • 80x111 mm - para pequenos folhetos e cadernos;
  • 80x120, 85x120, 100x146 mm - o mesmo;
  • A6 (ou 111x154 mm);
  • A5 (ou 154x216 mm);
  • A4 (ou 216x303 mm);
  • A3 (303x426 mm);
  • A2 (ou 426x600 mm).

Deve-se notar que o filme em rolo quase não tem restrições dimensionais. Ao alimentar um rolo no laminador, mesmo as folhas muito longas podem ser coladas. Na grande maioria dos casos, os rolos são enrolados em mangas de 1 ”ou 3”. Na maioria das vezes, um rolo inclui 50-3000 m de filmes de várias densidades. Também deve ser observado que a espessura do filme depende do material utilizado:

  • de 25 a 250 mícrons para poliéster (lavsan);
  • 24, 27 ou 30 mícrons podem ser uma camada de polipropileno;
  • O filme de PVC para laminação está disponível em espessuras de 8 a 250 mícrons.

Materiais (editar)

O filme para laminação pode ser feito à base de polipropileno. Esta solução é caracterizada por maior maciez e elasticidade. Existem tipos brilhantes e foscos deste material. É possível, a pedido do consumidor, laminar em ambos os lados ou apenas em um lado. Os produtos à base de PVC geralmente são mais resistentes à radiação ultravioleta, são plásticos e podem assumir sua forma original mesmo depois de enrolados por longos períodos. Normalmente, os filmes baseados em PVC têm uma superfície texturizada. A principal área de uso é a publicidade de rua. Nylonex é respirável e não se enrola. Quando aplicada ao papel, a geometria subjacente não será alterada. Materiais como Polinex também são bastante difundidos.

Para fins de branding, é designado pelas letras OPP. A espessura deste material não ultrapassa 43 mícrons. A prensagem é realizada a uma temperatura de 125 graus. O revestimento macio e fino acaba sendo bastante elástico. Polinex é usado principalmente para filmes em rolo. Perfex é geralmente rotulado como PET. A espessura desse material pode chegar a 375 mícrons. É um material resistente e, além disso, quase perfeitamente transparente. Ele fornece uma excelente exibição de textos impressos.

O texto pode parecer estar sob um vidro; esta solução é adequada tanto para uma edição de cartão de crédito quanto para uma edição de souvenir.

Visão geral da espécie

Matt

Esse tipo de filme é bom porque não deixa brilho. Ele pode ser usado com segurança para proteger documentos. Você pode deixar uma inscrição em uma superfície fosca e removê-la com uma borracha. A qualidade de impressão será mais alta do que ao usar papel "comum" sem camada protetora. Um acabamento fosco ajudará a preservar a saturação da cor original por muito tempo.

Lustroso

Este tipo de consumível é mais adequado não para documentos, mas para fotografias. Ele permite que você mostre mais claramente os contornos das imagens. Esta solução é recomendada para pôsteres, capas de livros. Você pode usá-lo para outras publicações e itens ilustrados. Cobrir o texto com um filme brilhante, no entanto, dificilmente é uma boa ideia - as letras serão mais difíceis de ver.

Textural

Essa é uma ótima maneira de simular areia, tecido, tela e assim por diante. Algumas variantes são capazes de reproduzir a aparência de um cristal piramidal, uma imagem colorida original ou uma imagem holográfica. O filme texturizado irá mascarar riscos que seriam facilmente visíveis em acabamentos foscos e brilhantes. Não é à toa que é freqüentemente usado para decorar livros e telas de arte.

O filme de laminação em rolo pode ter até 200 m de comprimento. Para usá-lo, basta cortar um fragmento de tamanho adequado. Portanto, esse revestimento é perfeito para publicações grandes e em miniatura. A versão em lote, por outro lado, permite variar de forma mais flexível a espessura da camada de cobertura. O aumento da densidade garante melhor proteção do que o normal.

O filme também pode ser laminado a quente ou a frio. O uso de maior aquecimento torna possível aplicar um revestimento protetor decorativo a qualquer substrato. A temperatura necessária é determinada pela densidade do material usado. O filme de laminação a frio será ativado pela pressão aplicada. A pressão homogênea com rolos especiais pressiona a tampa firmemente contra o documento e, por uma das bordas, ela é selada; tal processamento é possível mesmo imediatamente após a impressão. Os filmes de laminação a frio são uma ótima opção quando você precisa proteger produtos sensíveis ao calor. Estamos falando principalmente de fotografias e discos de vinil.

Mas o mesmo se aplica a vários tipos de documentos. A composição da cola é selecionada de forma que a adesão ocorra de forma confiável. No entanto, a mesma estanqueidade do método a quente não pode ser alcançada e o custo dos consumíveis será muito alto. A técnica a quente envolve o aquecimento a cerca de 60 graus ou mais. Quanto mais espessa a folha, mais alta deve ser a temperatura. Filmes comparativamente finos aderem bem à superfície, mesmo com aquecimento mínimo.

Você não poderá processar documentos rapidamente desta forma. Também vale a pena considerar o alto nível de consumo de energia elétrica.

Como escolher?

Filmes de alta qualidade para papel e documentos são produzidos com a tecnologia de coextrusão. Este método possibilita a obtenção de peças multicamadas, sendo que cada uma delas é responsável por sua função especial. Camadas individuais podem ser muito finas (até 2-5 mícrons). A boa comida geralmente contém 3 camadas. Soluções de duas camadas são raras, mas não podem fornecer proteção eficaz. A camada inferior original - a base - pode ser feita de polipropileno. É provável que tenha uma superfície brilhante e fosca. O poliéster (PET) acaba sendo uma solução mais versátil, mais utilizada em produtos de saco. Esse revestimento é adequado para um ou dois lados; o grau de transparência é muito alto.

O filme de cloreto de polivinila resiste à radiação ultravioleta. Portanto, é recomendado para uso ativo ao ar livre. Os revestimentos de textura são feitos apenas à base de PVC. A superfície inferior de náilon usa substancialmente menos BOPP e PET. Esse substrato não enrola, mas sua geometria pode mudar quando aquecido e resfriado, tornando-o adequado apenas para laminação a frio. A camada intermediária é na maioria dos casos feita de polietileno. A mistura adesiva deve corresponder exatamente à composição do substrato e da segunda camada. Para ele, transparência e adesão são importantes.

É difícil dar preferência a uma ou outra dessas duas propriedades - ambas precisam estar em um nível decente.

Também é importante considerar a textura do filme. O efeito óptico depende disso. O acabamento brilhante é preferível para várias fotografias e publicações publicitárias. No entanto, terá que ser protegido de arranhões. Com relação à laminação de uma e duas faces, o primeiro tipo só é adequado para armazenar documentos em um escritório ou outro ambiente controlado; aplicando um revestimento em ambos os lados, você pode ter certeza da proteção contra a umidade.

A proteção elementar contra a umidade será fornecida por filmes de polipropileno com espessura de 75-80 mícrons. Essa cobertura é bastante eficaz para documentos de escritório. Amassos e quebras são evitados ao usar poliéster mais espesso (até 125 mícrons). Já pode ser usado para cartões de visita, diplomas e certificados. Os revestimentos mais densos (175 a 150 mícrons) garantem maior proteção, mesmo em condições críticas.

Importante: Idealmente, você deve comprar um filme para um modelo específico de laminador. Como último recurso, você deve se concentrar em produtos da mesma faixa de preço dos produtos de marca. Deve ser entendido que vários fornecedores asiáticos estão economizando em camadas intermediárias e usando quantidades excessivas de adesivo. Isso pode afetar adversamente a segurança do dispositivo e a eficácia de seu uso. Filmes finos baratos são geralmente feitos aplicando-se o adesivo diretamente no substrato; a confiabilidade de tal solução é uma grande questão. Se uma solução completa for usada, a resistência ao rasgo não é mais 2, mas 4 kgf / cm2. Além disso, vale considerar que são feitos os melhores produtos para laminação:

  • ProfiOffice;
  • GBC;
  • Attalus;
  • Bulros;
  • D end K;
  • GMP;
  • Fellowes.

O filme é formalmente da mesma composição e tamanho, fornecido por empresas diferentes, pode diferir significativamente. Os "componentes secretos" individuais e os modos de processamento são afetados. A aparência do toque não nos permite julgar completamente a qualidade do material. É necessário estudar cuidadosamente as avaliações e recomendações de especialistas. Se for muito difícil descobrir qual deve ser a espessura do revestimento, você pode se concentrar no indicador quase universal - 80 mícrons. Tipo de material brilhante e transparente - polivalente. Pode abranger quase todos os tipos de suprimentos de escritório.

Quanto aos filmes especiais, este é o nome de produtos com a mais alta qualidade e funções adicionais. Superfícies texturizadas ou coloridas são ideais para aplicação de cores. Esses revestimentos podem até ser colocados em uma superfície de metal. O filme transparente anti-reflexo Fotonex é elogiado por sua proteção UV extra. Ele também pode ter uma textura de superfície pronunciada. Importante: para não duvidar da segurança do produto, deve-se verificar a presença da marcação UV.Os laminados autoadesivos são valorizados por sua adequação até mesmo para os trabalhos mais exigentes em qualquer substrato plano. Na área de serviços de impressão, o produto Tinflex é procurado, que tem uma densidade de 24 mícrons e dá às imagens um brilho ligeiramente preso.

Como usar?

Em primeiro lugar, você precisa ligar o laminador e colocá-lo no modo térmico necessário. A laminação a quente é geralmente definida movendo o interruptor para a posição QUENTE. Em seguida, você terá que esperar até o final do aquecimento. Normalmente, a técnica contém um indicador que mostra quando o dispositivo pode ser usado. Somente ao seu sinal é que colocam filme e papel na bandeja. A borda selada deve estar voltada para frente. Isso evitará enviesamento. Você pode compactar materiais de forma confiável se o filme for 5 a 10 mm mais largo que a mídia. Para devolver a folha, pressione o botão reverso. Assim que o processo for concluído, é necessário suspender a alimentação e permitir que esfrie por 30 a 40 segundos.

A laminação a frio é ainda mais fácil. Este procedimento é executado quando a chave é colocada no modo Frio. Se a máquina acabou de ficar quente, ela deve esfriar. Não há outras diferenças especiais no procedimento. Mas o papel pode ser laminado com o ferro mais comum. Em casa, é mais correto e cómodo trabalhar com folhas A4. Também é recomendável usar um material de pequena espessura (até 75-80 mícrons no máximo). O ferro é colocado em um nível de temperatura média.

Importante: O aquecimento excessivo resultará no encolhimento do filme e no aparecimento de bolhas. A folha de papel é colocada dentro do bolso e a montagem é lenta e cuidadosamente alisada a partir da junção do filme.

É necessário passar primeiro de uma e depois de outra. A superfície fosca se tornará mais transparente. Quando o filme esfria, sua dureza aumenta. Usar uma folha de papel ajuda a evitar que o material grude no ferro. Se ocorrer uma bolha de ar, é necessário limpar a superfície ainda quente com um pano macio - isso ajudará se a camada protetora simplesmente não tiver tempo para aderir imediatamente.

Mas às vezes essa técnica não ajuda. Nesse caso, resta apenas perfurar a bolha remanescente com uma agulha ou alfinete. A seguir, a área problemática é alisada com um ferro. O corte nas dimensões exatas pode ser feito em um suporte especial. Você sempre pode comprá-lo em uma papelaria especializada.

Para informações sobre como escolher o filme certo para laminação, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário