Características e dimensões do filme reforçado
O filme reforçado é um material polimérico usado na construção industrial e privada, doméstica e na agricultura. É um dos polímeros mais confiáveis e duráveis produzidos à base de polietileno.
O que é isso?
Este material consiste em duas camadas de polietileno, entre as quais é colocada uma estrutura de malha. Devido a esta estrutura, distingue-se pela elevada resistência e resistência ao estiramento e ao rasgo. O reforço do material é feito:
- polipropileno;
- monofilamento de polietileno;
- polietileno de alta pressão.
No primeiro caso, a produção de polímero será a mais cara. A tecnologia de fabricação implica uma fixação rígida das roscas de interseção, para que a carga sobre o material seja distribuída de maneira mais uniforme. Na produção de filmes reforçados, as empresas russas costumam usar monofilamento de polietileno (parece uma linha grossa). Uma malha forte é feita a partir dele, que é colocada entre as camadas 2 e 3 de filmes de polímero. No terceiro caso, um filme plástico comum é cortado em pedaços e esticado em um equipamento especial. O resultado são fios fortes com ligação molecular aprimorada.
Vantagens e desvantagens
O material apresenta vantagens significativas em comparação com outros tipos de polímeros. Vantagens principais:
- alta transmissão de luz, que é especialmente importante ao organizar estufas e estufas;
- resistência mecânica e durabilidade (dependendo das cargas e intensidade de operação, o produto durará de 3 a 6 anos);
- boas propriedades de barreira hídrica e de vapor;
- falta de deformação;
- resistência à luz solar;
- resistência a temperaturas extremas, devido à qual este polímero pode ser utilizado independentemente das condições climáticas;
- fácil instalação devido à elasticidade e baixo peso (um rolo de 200 MKM 4x25 m pesa cerca de 20 kg).
O polietileno reforçado não delamina sob cargas intensas, o que não se pode dizer do PVC. É seguro para a saúde, pois não contém componentes tóxicos. Com sua ajuda, é possível criar um microclima ideal para as plantas dentro da estufa. As teias do material podem ser unidas com fita adesiva ou por soldagem. As desvantagens do material reforçado incluem seu alto custo e resistência mais fraca em comparação com o vidro.
Devido a essas características, não é recomendável usá-lo para a construção de estufas principais.
Características principais
O filme de polietileno reforçado GOST 10354-82 é fornecido em rolos com largura de 2, 3, 4 e 6 metros. O comprimento do rolo é de 12, 25 ou 50 m, mas com um pedido individual, as dimensões podem ser aumentadas.
Principais características técnicas do material:
- espessura 90, 100, 120, 140, 180, 200 ou 400 mícrons (mícrons);
- temperatura de operação - de –40 a +90 graus;
- capacidade de transmissão de luz - não inferior a 80%;
- densidade - de 120 a 200 g por quadrado. m;
- resistência à carga do vento - até 30 m / s;
- resistência à tração transversal - até 450 N.
O revestimento de filme está disponível em diferentes tamanhos de malha. Este indicador varia de 8x8 a 20x20 mm.
Formulários
Comparado ao invólucro de plástico convencional, o produto reforçado é mais durável. O material tem uma estrutura de três camadas e uma moldura, graças à qual mantém a sua forma quando esticado. Em caso de dano local acidental à rede, outras quebras são excluídas. No entanto, você precisará colar o filme para continuar a usá-lo sem problemas.
As elevadas características do filme contribuem para a sua utilização ativa nos setores da construção e agrícola, bem como para a resolução de problemas do quotidiano.
Em construção
O filme reforçado é utilizado quando é necessário fechar portas em casos de trabalhos de decoração de interiores. É usado para cobrir o concreto quando ele endurece, para proteger a madeira e outros materiais de construção da umidade e outros efeitos adversos. Fornece o grau de impermeabilização necessário para trabalhos de telhados, fundações ou fachadas.
Este material pode ser usado para construir rapidamente um telhado temporário para se proteger da chuva ou criar um abrigo para equipamentos de construção. UMA também serve como uma proteção temporária de aberturas de janelas não envidraçadas da penetração de chuva e frio.
Na agricultura e na vida cotidiana
O filme reforçado é amplamente utilizado para resolver várias tarefas agrícolas e domésticas. Serve de abrigo para equipamentos de jardinagem, serve para construir galpões duráveis para transporte, coberturas para diversos equipamentos elétricos e de combustível. É usado para cobrir as plantações nos canteiros para protegê-las do granizo.
E como o filme possui excelentes propriedades impermeabilizantes, é utilizado na construção de tanques e piscinas artificiais decorativas. A compactação do solo dos silos também não está completa sem o material reforçado. Além disso, o filme é usado para cobrir estufas e molduras de estufas. É coberto com montes de feno e rolos para evitar que apodreçam quando expostos à precipitação atmosférica.
Variedades
O material reforçado é produzido com aditivos que determinam os tipos de filmes. Eles são:
- conversão de luz - promove fácil penetração da luz solar, mas evita a saída da radiação infravermelha;
- estabilizador de luz - protegendo as plantas que amam a sombra da penetração dos raios ultravioleta;
- antiestático - evita a deposição de partículas de poeira na superfície;
- hidrofílico - evitando a condensação.
Os filmes podem ter diferentes tonalidades, o que é importante levar em consideração ao escolher um material.
Visão geral dos fabricantes
Apresentam-se no mercado tecidos reforçados de produção nacional e estrangeira. O material de cobertura de várias marcas difere em parâmetros técnicos e preços. Os fabricantes populares incluem várias empresas e firmas.
- "AgroHozTorg". Atua na produção de telas com reforço Vural Plastik. Eles são produzidos pelo método de coextrusão de três camadas. Durante a fabricação do material, aditivos melhoradores são introduzidos nas matérias-primas para todas as suas camadas, aumentando a resistência longitudinal e transversal, bem como a durabilidade da teia.
- Folinet. Fabricante coreano com instalações de produção na China e na Coréia. Essas indústrias produzem filmes com uma moldura de polietileno de alta densidade. As camadas superior e inferior das telas são produzidas com aditivos estabilizadores de luz.
- "ZOZP" - Planta Piloto da Zagorsk Plásticos. Produz materiais de cobertura reforçada com alta resistência à radiação ultravioleta. Eles têm taxas e tamanhos diferentes.
- "Proteger". Empresa nacional que produz um filme reforçado com uma malha de plástico fundido. Em termos de desempenho e características técnicas, o material desta marca não é inferior às telas dos principais fabricantes importadores.
- Izospan. Atua na fabricação de lâminas de revestimento resistentes à radiação ultravioleta e ao vento.
- "Economia". Um fabricante chinês que oferece materiais que cobrem o orçamento do consumidor.Aditivos melhoradores não são usados na fabricação do material, por isso é aconselhável usar o filme apenas para a construção de estruturas provisórias.
Entre os jardineiros e construtores, as telas reforçadas da marca Polinet (China e Coréia), STREN (Rússia) e Vural Plastic (Rússia) são populares.
Dicas de Seleção
Os filmes reforçados com malha estão disponíveis em transparente, branco e colorido. Se o material for planejado para ser utilizado na construção de estufas ou estufas, a escolha deve ser feita em favor de um aspecto transparente ou azul. O polímero transparente fornecerá a máxima iluminação às plantas.
Ao comprar, você precisa levar em consideração uma série de parâmetros.
- Dimensões. Os materiais mais adquiridos são os de 3 a 6 metros de largura e 25 metros de comprimento, sendo o formato escolhido de acordo com as dimensões da futura estufa, galpão e outras estruturas. Freqüentemente, a web precisa ser cortada. Cálculos preliminares ajudarão a reduzir custos.
- Material de reforço. As armações feitas de polietileno, propileno e fibra de vidro têm propriedades semelhantes, mas diferem ligeiramente no preço. Lonas reforçadas com fibra de vidro são consideradas mais duráveis.
- Densidade. Para fins de construção, deve-se dar preferência a materiais mais densos (de 180 a 200 g / m2). Para o dispositivo de estufas e estufas, recomenda-se escolher lonas com densidade de 120-140 g / m2 - elas transmitem bem a luz.
- A presença de um aditivo estabilizador de luz. Recomenda-se escolher materiais com esse intensificador ao usar o filme sob a luz solar direta. A radiação reduz a vida útil da lona - sem aditivos estabilizadores de luz, o polímero dura de 6 a 12 meses. Com a adição de melhoradores, a vida útil aumenta para 2 a 4 anos.
Ao escolher um material, é preciso levar em consideração a reputação do fabricante, bem como a disponibilidade de certificados de qualidade e segurança contra incêndio.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de uma estufa de polietileno reforçado.
O comentário foi enviado com sucesso.