Tudo sobre concreto de polímero
Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, cada vez mais novos materiais surgem no mercado de construção. Um deles é o concreto polimérico. Hoje, em nosso artigo, veremos as principais características deste material.
O que é isso?
O concreto polimérico é um material de construção relativamente novo que está ativamente ganhando popularidade entre os usuários. Isso se deve principalmente ao grande número de características positivas que o caracterizam. A composição do material (além da tradicional e conhecida areia e brita) inclui muitos componentes adicionais que fornecem propriedades de qualidade ao concreto polimérico como resistência, características de alto desempenho, efeito decorativo e muitos outros.
Vamos considerar com mais detalhes as principais vantagens do material.
- Sustentabilidade... O concreto polimérico tem características de resistência aumentadas em relação a várias influências ambientais negativas, por exemplo, umidade excessiva, temperatura do ar instável, substâncias químicas agressivas e assim por diante. Assim, devido às propriedades físicas e químicas do material, o excesso de água evapora de sua superfície com rapidez e facilidade. Devido à sua resistência a condições de temperatura instáveis, o concreto polimérico não trinca mesmo após vários ciclos de congelamento.
- Possibilidade de recuperação rápida e fácil. A este respeito, entende-se o fato de que mesmo em caso de danos mecânicos, o concreto polimérico pode ser restaurado de forma rápida e fácil e, se necessário, corrigido sua forma. Este procedimento é realizado com uma mistura de restauração especialmente projetada.
- Força... O concreto polimérico possui características de alta resistência. Conseqüentemente, todos os produtos feitos desse material têm propriedades de desempenho estendidas.
- Superfície lisa. Deve-se ter em mente que, apesar da superfície lisa (que não apresenta rugosidades, defeitos e outras deficiências), ela não é escorregadia. A este respeito, o concreto polimérico pode ser rápida e facilmente limpo de qualquer contaminação.
- Variedade de cores... Dependendo de suas preferências e necessidades, você pode escolher concreto de polímero, que se assemelha a mármore, granito, malaquita e assim por diante na aparência. Ao mesmo tempo, é bastante difícil distinguir o concreto polimérico da pedra real. Devido a essa característica do material, ele pode ser usado para diversos fins. E também o concreto de polímero se encaixa perfeitamente em quase qualquer interior.
- Reciclável. Assim, os resíduos do concreto polimérico não poluem o meio ambiente. Isso se deve principalmente ao fato de que a produção do material é livre de resíduos.
Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que, apesar da presença de tantas vantagens, o concreto polimérico não é um material ideal, mas também apresenta uma série de desvantagens. Portanto, as desvantagens incluem o seguinte:
- altamente inflamável;
- custo relativamente alto (comparado ao concreto convencional).
As vantagens do material excedem significativamente suas desvantagens.
É graças a isso que o concreto polimérico é amplamente difundido, popular e procurado entre os compradores (iniciantes e construtores profissionais).
Composição e propriedades
Antes de adquirir e utilizar o concreto polimérico, é importante se familiarizar com mais detalhes com sua composição, bem como suas propriedades e características técnicas. A composição do material inclui componentes como:
- resinas (podem ser utilizadas substâncias uréia-formaldeído, poliéster, epóxi e acetona furfural) - esse componente atua como aglutinante;
- enchimento de pedra triturada (para polímeros de concreto, é característica a presença de filler de granulação grossa, cujas partículas podem atingir um indicador de 4 cm);
- areia de quartzo (deve ser peneirado e descascado sem falta);
- pó de grafite ou farinha de quartzo (esses elementos são usados como enchimento, o que reduz a necessidade de resinas caras);
- gesso (vai bem com resinas de uréia-formaldeído);
- Surfactante (ou surfactantes);
- componentes com propriedades anti-sépticas etc.
As propriedades distintas do concreto polimérico incluem características como:
- densidade - de 300 a 3000 kg por metro cúbico;
- Gravidade Específica pode variar de 500 a 1800 kg por metro cúbico;
- abrasão - de 0,02 a 0,03 g por centímetro cúbico e assim por diante.
Pode-se concluir que os concretos poliméricos são altamente duráveis e ativamente utilizados na impermeabilização elástica. Vale ressaltar também que o material é resistente a óleo e gás.
Classificação
No processo de aquisição do material, deve-se ter em mente que hoje existem vários tipos de concreto polimérico no mercado de construção (também pode ser chamado de cimento polimérico ou concreto plástico). Portanto, existem vários tipos de material, suas propriedades e características devem estar de acordo com os padrões GOST geralmente aceitos. Vale ressaltar que o material é classificado em função da concentração do filler em sua composição. Vamos considerar as categorias principais.
- O mais pesado. O índice de densidade de tal material pode variar de 2500 a 4000 kg. Na maioria das vezes, esse material é usado para a construção de várias estruturas de suporte de carga, uma vez que é capaz de suportar uma carga mecânica bastante grande. A composição do material inclui frações cujo tamanho não excede 4 cm.
- Meio pesado... A densidade desse concreto polimérico pode chegar a 2500 kg / m³. As pedras fundidas geralmente são feitas com ele, que imitam um material caro (por exemplo, mármore). As partículas desse concreto não devem ser maiores que 2 cm.
- Luz... A densidade mínima desse concreto polimérico é de 500 kg. Nesse sentido, o material pertence à categoria de isolamento estrutural e térmico. O concreto leve de polímero tem a capacidade de economizar calor.
Tecnologia de cozinha
- Preparando os componentes necessários... Antes de iniciar a preparação direta de uma substância como uma argamassa de polímero-cimento, é importante cuidar da preparação inicial de todas as substâncias necessárias. Portanto, a este respeito, queremos dizer limpar, peneirar e secar todos os componentes constituintes (resina, areia e assim por diante).
- Preparação da mistura... Depois de concluir a fase preparatória, você pode prosseguir para a preparação direta da mistura. Portanto, no misturador é necessário colocar brita, areia de quartzo e agregado. Esses componentes devem ser bem misturados duas vezes (antes da segunda mistura, um pouco de água deve ser adicionada à solução). Depois disso, você precisa amolecer a resina (um solvente especialmente desenvolvido geralmente é usado para isso) e, em seguida, adicionar um plastificante e misturar tudo completamente. Em seguida, você precisa colocar o fichário com o enchimento e adicionar o endurecedor. No final, toda a mistura deve ser bem misturada novamente.
- Preencher... Para preencher corretamente, um óleo lubrificante especialmente projetado ou vaselina técnica deve ser aplicado na superfície com a forma que você escolheu. Isso é necessário para que a solução em si não grude no molde. Depois disso, o recipiente deve ser enchido com o próprio compósito e a superfície deve ser nivelada sem falhas. Em seguida, a solução é compactada em uma plataforma vibratória. Nesta posição, a mistura é mantida ao longo do dia. O produto acabado pode então ser removido com segurança.
Como os polímeros de concreto são usados?
Como mencionado acima, os polímeros de concreto são materiais populares e amplamente utilizados em várias esferas da vida humana. O seguinte é geralmente feito com o material:
- bancadas (possuem não apenas características funcionais práticas, por exemplo, higiene, resistência a danos mecânicos, mas também uma aparência esteticamente agradável);
- revestimentos de piso (são bastante fáceis de limpar e de instalar, o usuário não precisa ter habilidades específicas, além disso, tais revestimentos duram muito tempo);
- decoração de fachada (esses elementos de polímero de concreto são muito populares, pois imitam a pedra natural);
- monumentos e cercas (produtos feitos de concreto polimérico são resistentes a influências ambientais negativas, respectivamente, eles são excelentes para fazer tais coisas) e muito mais.
Em geral, não há restrições ao uso deste material. Pode ser usado para fazer endurecedores, dispositivos anti-sísmicos, mesa autonivelante, PDF eletricamente condutivo e condutor, composições altamente preenchidas, sistemas de drenagem. Ao mesmo tempo, tinta e gesso para uso externo se encaixam bem no material.
Assim, com o auxílio de concretos poliméricos, é possível realizar construções e reparos de qualquer complexidade.
Exemplos de produtos
O concreto polimérico é usado em várias esferas da vida humana para a fabricação de muitos produtos: vasos, bancadas, banheiras, pias, esculturas, azulejos e massa para fachadas, degraus, escotilhas e assim por diante. A pedra artificial possui altas qualidades estéticas e práticas. Vejamos alguns exemplos de produtos.
- Esses vasos são ótimos para decorar e decorar áreas públicas e privadas. Por exemplo, você pode usá-los para criar miniclums.
- A pia de concreto polimérico será uma excelente decoração tanto para o banheiro quanto para a cozinha. Ao mesmo tempo, você pode escolher um design de pia que se encaixe bem em seu interior geral ou um design que seja um destaque.
- As telhas feitas deste material são especialmente populares entre os compradores. Isso se deve principalmente a uma grande variedade de cores e estilos de ladrilhos.
- Muitas cercas são feitas de concreto polimérico, que pode ser usado tanto dentro quanto fora da casa.
- Entre outras coisas, você pode criar uma variedade de bancos e bancos de concreto polimérico. Desta forma, você pode decorar seu pátio. Além disso, essas posições de assento são adequadas para a criação de espaços públicos (como parques).
Para obter informações sobre como fazer concreto polimérico com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.