Tudo sobre policarbonato

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como eles fazem isso?
  3. Propriedades básicas
  4. Formulários
  5. Quais são os tipos e como eles diferem?
  6. Dimensões e peso
  7. Fabricantes
  8. Seleção e cálculo
  9. Características de trabalhar com material
  10. Dicas de armazenamento e envio
  11. Alternativas
  12. Visão geral da revisão

O policarbonato é um material de folha popular amplamente utilizado no campo da publicidade, design, reparo, construção de chalés de verão e na produção de equipamentos de proteção. As análises de consumidores recebidas indicam que os polímeros deste tipo têm uma boa justificação da sua popularidade. Sobre o que são e por que são necessários, como os diferentes tipos diferem, o que são e quais são as propriedades das chapas de policarbonato, vale a pena aprender mais detalhadamente.

O que é isso?

O policarbonato de construção é um material polimérico de estrutura transparente, uma espécie de plástico. Na maioria das vezes, é produzido na forma de folhas planas, mas também pode ser apresentado em produtos figurados. A partir dele é feita uma ampla gama de produtos: faróis para carros, cachimbos, óculos para capacetes de proteção. Os policarbonatos são representados por todo um grupo de plásticos, que são baseados em resinas sintéticas - podem ter composições diferentes, mas sempre têm características comuns: transparência, dureza, resistência. Este material é amplamente utilizado. É utilizado na decoração de fachadas de edifícios, na construção de toldos e outras estruturas translúcidas.

O policarbonato em folhas tem um conjunto único de propriedades - ultrapassa o vidro acrílico e o silicato em resistência, é à prova de fogo, pois derrete ao ser aquecido e não acende. A invenção do polímero termoplástico foi um subproduto da indústria farmacêutica. Foi sintetizado em 1953 por Hermann Schnell, engenheiro da Bayer na Alemanha. Mas seu método era longo e caro.

Versões aprimoradas do polímero termoplástico logo apareceram, e as versões em chapa começaram a ser produzidas em massa já na década de 70 do século XX.

Como eles fazem isso?

Todos os tipos de policarbonato são fabricados hoje de três maneiras, cada uma das quais proporciona um processo de fabricação com custo razoável.

  • Policondensação de Fosgênio e A-bisfenol (interfacial). Ocorre em solventes orgânicos ou em meio aquoso-alcalino.
  • Transesterificação em vácuo de carbonato de difenila.
  • Fosgenação em solução de piridina A-bisfenol.

As matérias-primas são fornecidas às fábricas em sacos, na forma de grânulos. Adicionam-se componentes estabilizadores de luz, garantindo a ausência do efeito turvo que ocorria anteriormente neste grupo de plásticos ao entrar em contato com os raios ultravioleta. Às vezes, um filme especial atua nesta capacidade - um revestimento que é aplicado à superfície da folha.

O processo de produção ocorre em fábricas equipadas com autoclaves especiais, nas quais as matérias-primas são transferidas para o estado agregado desejado. O principal método de fabricação dos produtos é a extrusão, que determina os tamanhos padrão da variedade em favo de mel. Eles correspondem à largura da correia de trabalho das máquinas. O policarbonato monolítico é produzido por estampagem, com pré-aquecimento em estufa por onde circula o ar.

Propriedades básicas

De acordo com os requisitos do GOST estabelecidos para o policarbonato, os produtos dele devem ter certas características. Eles também são possuídos por uma divisória de chuveiro, uma estufa ou um telhado translúcido. Para variedades celulares e monolíticas, alguns parâmetros podem ser diferentes. Vale a pena considerá-los com mais detalhes.

  • Resistência química. O policarbonato não tem medo de contato com óleos minerais e sais, ele pode suportar os efeitos de soluções fracamente ácidas. O material é destruído sob a influência de aminas, amônia, álcalis, álcool etílico e aldeídos. Ao selecionar adesivos e selantes, deve-se levar em consideração sua compatibilidade com o policarbonato.
  • Não tóxico. Os materiais e produtos feitos a partir dele podem ser usados ​​no armazenamento de certos tipos de produtos alimentícios.
  • Transmissão de luz. É de cerca de 86% para folhas de favo de mel completamente transparentes e 95% para as monolíticas. Os coloridos podem ter taxas de 30%.
  • Absorção de água. É mínimo, de 0,1 a 0,2%.
  • Resistência ao impacto. É 8 vezes maior do que o acrílico e o vidro de quartzo é 200-250 vezes maior do que o policarbonato neste indicador. Quando destruído, nenhum fragmento afiado ou cortante permanece, o material está livre de ferimentos.
  • Tempo de vida. Os fabricantes garantem na faixa de até 10 anos; na prática, o material pode reter suas propriedades de 3 a 4 vezes mais. Este tipo de plástico resistente às intempéries é facilmente adaptável a uma ampla variedade de condições operacionais.
  • Condutividade térmica. Para um favo de mel, o coeficiente varia de 1,75 a 3,9, dependendo da espessura do material. Em um monolítico, está na faixa de 4,1-5,34. Este material retém o calor melhor do que o quartzo convencional ou plexiglass.
  • Temperatura de fusão. É +153 graus, o material é processado na faixa de +280 a +310 graus Celsius.
  • Dureza e rigidez. O material tem uma alta viscosidade em relação a cargas de choque de mais de 20 kJ / m2, monolítico até mesmo resiste a um impacto direto de bala.
  • Estabilidade da forma, tamanho. O policarbonato os retém quando as temperaturas mudam de -100 a +135 graus Celsius.
  • Segurança contra incêndios. Este tipo de plástico é um dos mais inofensivos. O material não queima durante a combustão, mas derrete, transformando-se em uma massa fibrosa, morre rapidamente, não emite compostos químicos perigosos para a atmosfera. Sua classe de segurança contra incêndio é B1, uma das mais altas.

O policarbonato, entre outras vantagens, possui alta capacidade de carga e flexibilidade inacessível ao vidro e alguns outros plásticos. As estruturas feitas dele podem ter uma forma complexa, suportando cargas significativas sem danos visíveis.

Formulários

Dependendo da espessura da folha de policarbonato, muitos projetos podem ser feitos. Chapa de metal ondulada ou trapezoidal é considerada uma boa alternativa ou complemento para telhados. Também é utilizado para a construção de toldos, marquises, terraços e varandas. As folhas de favo de mel são mais freqüentemente encontradas em estufas e estufas - aqui, suas propriedades são mais procuradas.

E também o uso de folha de policarbonato é relevante para as seguintes áreas:

  • construção de chuveiro para residência de verão;
  • criar um abrigo para a piscina;
  • vedação de recintos desportivos e áreas públicas;
  • envidraçamento de estufas, jardins de inverno, varandas;
  • fabricação de balanços, bancos, gazebos e outras estruturas de jardim;
  • a formação de divisórias internas em escritórios, bancos, outras instituições;
  • produção de publicidade e estruturas de informação;
  • construção de estradas - como escudos de absorção de ruído, parando pavilhões.

Produtos feitos de folhas de policarbonato podem ter uma aparência decorativa devido ao corte simples e conveniente do material. Com sua ajuda, são feitas elegantes grades transparentes para janelas, cercas onduladas e molduras de gazebos. Os lençóis lisos são amplamente utilizados na atualização de automóveis, bicicletas, veículos motorizados, podendo ter diferentes formas.

Óculos em capacetes de proteção, óculos para trabalhos de carpintaria - é difícil encontrar uma aplicação em que o policarbonato não seja útil.

Quais são os tipos e como eles diferem?

Existem vários tipos de folhas de policarbonato ao mesmo tempo. Os mais raros deles são decorativos. Isso inclui policarbonato ondulado ou gofrado obtido de um material monolítico. É produzida em forma de módulos de folhas, tem um aspecto muito atractivo, pode ser mate, com diferentes tipos de relevos. Esses produtos têm maior resistência, muitas vezes são usados ​​na construção de portões e cercas forjadas.

Algumas variedades de policarbonato são chamadas de reforçadas - elas têm reforços adicionais. Por exemplo, um monolítico ondulado ou com um perfil trapezoidal permite a criação de uma cobertura de telhado estética transparente ou colorida. É utilizado na forma de inserções em telhados com diversos tipos de rampas. Apesar do fato de que o policarbonato em rolos é mais frequentemente considerado uma residência de verão, suas contrapartes monolíticas são altamente esteticamente agradáveis. Vale a pena considerar algumas das características dos tipos principais com mais detalhes.

Monolítico

Exteriormente, é semelhante ao silicato ou vidro acrílico, mas mais flexível, o que permite que o material seja usado em estruturas de raio, arcos. Alta transparência e ampla gama de cores tornam o policarbonato monolítico atraente para uso em vidros de estufas, varandas e vitrines. As folhas podem suportar cargas de choque significativas e podem ser chamadas à prova de vandalismo.

A superfície no desenho usual é lisa, sem relevo em ambos os lados.

Celular

A estrutura deste policarbonato usa um favo de mel - uma célula oca conectada por jumpers ao longo do comprimento e largura. As principais camadas monolíticas são bastante finas, localizadas do lado de fora. No interior, o espaço é dividido em células por costelas endurecidas. As folhas desse material não se dobram, mas têm um raio bastante grande na direção longitudinal. Devido ao entreferro interno, o policarbonato celular é muito leve.

Dimensões e peso

Os parâmetros dimensionais estabelecidos para policarbonato de diferentes tipos são determinados pelos requisitos de GOST R 56712-2015. De acordo com esta norma, a largura nominal de todos os tipos de painéis é 2100 mm, comprimento - 6000 ou 12000 mm. O policarbonato celular mais espesso consegue 25 mm, o mais fino - 4 mm. Para a variedade monolítica, as dimensões características das folhas são 2050 × 1250 mm ou 2050 × 3050 mm, o comprimento máximo é de até 13 m. Na primeira variedade, a espessura é fixada em 1 mm, na segunda varia de 1,5 a 12 mm.

O peso do produto é calculado por 1 m2. É determinado individualmente com base na espessura da folha. Por exemplo, para uma variedade em favo de mel de 4 mm, a massa de 1 m2 será de 0,8 kg. Para a lâmina de policarbonato monolítico, esse indicador é maior, pois não há vazios. Um painel de 4 mm tem massa de 4,8 kg / m2, com espessura de 12 mm esse número chega a 14,4 kg / m2.

Fabricantes

A produção de policarbonato já foi domínio exclusivo de marcas europeias. Hoje, dezenas de marcas são produzidas na Rússia, de regionais a internacionais. Uma lista dos fabricantes mais famosos e uma avaliação da qualidade dos seus produtos permitir-lhe-ão navegar por toda a variedade de opções.

  • Carboglass. O policarbonato fabricado na Rússia é de alta qualidade. A empresa utiliza equipamentos italianos.
  • "Polyalt". Uma empresa de Moscou produz policarbonato celular que atende aos padrões europeus. Em termos de relação preço e qualidade, é uma das melhores opções.
  • SafPlast. Marca nacional, apresentando ativamente suas próprias inovações e desenvolvimentos. O custo de produção é médio.

Entre as marcas estrangeiras, as líderes são empresas italianas, israelenses e americanas. Marca é popular na Rússia Polygal Plasticsoferecendo material celular e monolítico. O segmento italiano de fabricantes é representado pela empresa Bayerproduzindo produtos sob a marca Makrolon... Existe uma vasta selecção de cores e tonalidades.

Vale destacar também a fabricante britânica Brett Martin, considerada líder em sua região.

Seleção e cálculo

Ao decidir qual policarbonato é melhor escolher, você deve prestar atenção às principais características de um material de qualidade. Existem vários indicadores entre os principais critérios.

  • Densidade. Quanto mais alto, mais forte e durável é o material, mas o mesmo fator em painéis em colmeia afeta visivelmente a transmissão de luz. Para eles, uma densidade de 0,52-0,82 g / cm3 é considerada normal, para os monolíticos - 1,18-1,21 g / cm3.
  • O peso. Lajes leves são consideradas cobertura temporária ou sazonal. Eles não são adequados para uso durante todo o ano. Se o policarbonato celular for visivelmente mais leve do que o normal, pode-se presumir que o fabricante economizou na espessura dos lintéis.
  • Tipo de proteção UV. A granel implica na adição de componentes especiais à composição do polímero, mas retém suas propriedades por não mais de 10 anos. A proteção do filme funciona melhor e quase dobra a vida útil. A opção mais segura é o policarbonato preenchido a granel com uma barreira UV dupla.
  • Raio de curvatura mínimo. É importante ao instalar estruturas curvas. Em média, este valor pode variar de 0,6 a 2,8 m. Se o raio de curvatura recomendado for excedido, o painel quebra.
  • Transmissão de luz e cor. Este indicador difere para diferentes versões do material. O maior para transparente: de 90% para monolítico e de 74% para celular. O mais baixo - em vermelho e bronze, não exceda 29%. As cores no segmento do meio são verde, turquesa e azul.

O cálculo do policarbonato é realizado pela metragem da área coberta. Além disso, parâmetros como o cálculo preciso da força e cargas de deflexão são importantes. Esses parâmetros são melhor ilustrados pela tabela.

Características de trabalhar com material

O policarbonato pode ser serrado e cortado com uma faca comum, serra elétrica. Folhas monolíticas se prestam bem ao corte a laser. Também é possível dobrar o material sem aquecimento e esforço. Basta dar a forma desejada com o auxílio de um torno e grampos. Ao cortar material sólido, é importante colocá-lo sobre uma superfície plana e plana. Após o corte, é melhor colar as bordas com fita de alumínio para fechar as pontas.

Variedades celulares após o corte também precisam de isolamento de borda. Para eles, são produzidas fitas adesivas especiais à prova de umidade. Isso garante a estanqueidade necessária, protege contra a entrada de sujeira e poeira nas células. O policarbonato transparente pode ser pintado para aumentar ainda mais suas propriedades protetoras. Isso é que as folhas são contra-indicadas em contato com muitos produtos químicos.

A tinta deve ser à base de água. É preferível escolher as opções de acrílico, inodoro, de secagem rápida e bem assentes na superfície sem preparação prévia.

Dicas de armazenamento e envio

A necessidade de transportar policarbonato por conta própria em um carro surge para muitos residentes de verão. Estamos falando principalmente sobre o tipo de material de favo de mel usado na disposição de estufas. O transporte em veículos leves para policarbonato monolítico é realizado apenas na forma cortada ou com pequenas dimensões das folhas, exclusivamente na horizontal.

Ao transportar uma opção de celular, certas regras devem ser seguidas:

  • transportar o material em forma de rolo;
  • o piso do carro deve ser plano;
  • saliência além das dimensões do corpo com uma espessura de 10-16 mm não pode exceder 0,8-1 m;
  • é necessário levar em consideração o raio de curvatura dos painéis;
  • usar arreios ou outro aparelhamento.

Se necessário, o policarbonato pode ser armazenado em casa. Mas também aqui certas recomendações devem ser seguidas. O material não deve ser enrolado por muito tempo. Durante o armazenamento, observe o diâmetro recomendado pelo fabricante para evitar deformações ou rachaduras no policarbonato.

Não pise ou caminhe sobre a superfície das planilhas. Isso é especialmente importante para o policarbonato celular, cuja estrutura das células pode ser violada.Durante o armazenamento, também é extremamente importante garantir que não haja contato com a luz solar direta do lado que não está protegido pelo filme. Se o aquecimento ocorrer constantemente, é melhor remover a embalagem protetora com antecedência, caso contrário, ela pode grudar na superfície do revestimento.

Alternativas

O policarbonato está disponível no mercado em uma ampla gama, mas também possui alternativas. Dentre os materiais que podem substituir esse plástico, vários tipos podem ser distinguidos.

  • Acrílico. O material transparente é produzido em folhas, é muito inferior ao policarbonato em resistência, mas em geral é bastante procurado. É também conhecido como plexiglass, polimetil metacrilato, plexiglass.
  • PVC. Os fabricantes modernos desse plástico produzem painéis transparentes moldados com baixo peso e estrutura perfilada.
  • Folha PET. O tereftalato de polietileno é mais leve que o policarbonato e o vidro, resiste a cargas de choque, dobra bem e transmite até 95% do fluxo de luz.
  • Vidro de silicato / quartzo. Um material frágil, mas com a maior translucidez. Conduz pior o calor, tem baixa resistência ao impacto.

Apesar da disponibilidade de alternativas, o policarbonato é muito superior em desempenho a outros plásticos. É por isso que ele é escolhido para uso em uma ampla variedade de áreas de atividade.

Visão geral da revisão

De acordo com a maioria das pessoas que usam estruturas de policarbonato, esse material corresponde às expectativas. As variedades monolíticas não são tão comuns quanto as variedades em favo de mel. Eles são mais comumente usados ​​por agências de publicidade e designers de interiores. Aqui, as variedades coloridas são especialmente populares, instaladas como divisórias, telas suspensas. Note-se que o material se presta bem ao corte e fresagem, sendo fácil transformá-lo em um elemento decorativo original no interior. O policarbonato celular é bem conhecido como base de estufa.

Note-se que os materiais produzidos de acordo com GOST realmente atendem ao nível esperado de confiabilidade, retêm sua resistência e estética por muito tempo. Eles são fáceis de montar por você. Muitas pessoas compram policarbonato celular para a construção de currais e carports. Em alguns casos, existem graves reclamações sobre a qualidade dos produtos. O policarbonato celular, devido à sua disponibilidade e popularidade, é muitas vezes falsificado, produzido fora dos padrões. Como resultado, ele é muito frágil e pouco adequado para operação em baixas temperaturas. Um produto de baixa qualidade geralmente fica turvo no primeiro ano após a compra.

Para obter informações sobre como conectar corretamente o policarbonato aos tubos de perfil, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário