Perfis de extremidade para policarbonato
Todos os anos surgem novas tecnologias no campo da construção, desenvolvem-se modernos sistemas modulares de estruturas a partir de matérias-primas de alta qualidade com ótimas características e operação. Entre eles, nas primeiras posições está o policarbonato (plástico durável). O artigo discutirá os perfis finais para sua instalação.
O que é e por que é necessário?
Várias estruturas são feitas de policarbonato: pavilhões de comércio, galpões de varanda, dosséis para entradas, jardim, estufa de fazenda e estruturas de estufa, galerias de exposição, molduras de paradas de ônibus e complexos de estações, hangares para carros e muitas outras estruturas.
Este material translúcido (transparente) tem resistência à umidade, excelente resistência e peso leve, ao mesmo tempo que protege contra radiação ultravioleta e radiação. Ao instalar placas de policarbonato, são usados acessórios especiais, incluindo perfis UP de extremidade (laterais).
Um perfil é uma forma de seção transversal de um produto laminado. Perfis de construção são usados para unir materiais em diferentes planos e têm funções de proteção e decoração. Eles cobrem a face transversal cilíndrica ou retangular do objeto projetado.
A construção do policarbonato é em cremalheira e pinhão; são utilizadas ripas ou favos de mel com ranhuras. Os perfis finais fecham as cavidades formadas dos painéis durante a união, vedam-nos, garantem a drenagem da condensação das cavidades e permitem criar complexos projetos de estruturas. Além disso, os componentes são amplamente utilizados em publicidade, arte de design e outros campos.
A vida útil dos componentes varia de 5 a 20 anos.
Variedades
Existem muitas variedades, que, dependendo da finalidade, são fixadas na face menor ou maior da folha de policarbonato. Os perfis UP convencionais são produzidos em larguras múltiplas de 2,1, ou seja, 2,1, 4,2 e 6,3 metros. O perfil de extremidade para policarbonato UP-4, -6, -8, -10 é produzido em embalagens de 50 unidades, UP-16 - 30 unidades.
O policarbonato é dividido em monolítico, favo de mel e fundido. Produzido em folhas de diferentes espessuras de 4 a 10 mm, 16 e 25 mm, pesando de 0,8 a 1,7 kg segundo GOST R 567-2015.
Perfis de extremidade para policarbonato são geralmente compostos de alumínio e policarbonato. A gama de cores é variada: branco, azul, amarelo, vermelho, verde, bronze e cromo, cores transparentes incolores estão disponíveis dependendo do tom básico do material de construção. Hoje, os perfis compatíveis com painéis de policarbonato celular são produzidos tanto em cores quanto nas seguintes características técnicas:
- operação em baixas e altas temperaturas;
- Resistência ao impacto;
- raio de curvatura a frio;
- expansão térmica.
As características dos fixadores de perfil incluem formato da seção transversal, peso, dimensões geométricas, espessura e comprimento da parede.
Vários tipos padrão de perfis são produzidos:
- perfis de extremidade com uma espessura correspondente ao policarbonato;
- fechamento de alumínio com vedação de borracha 3,5 e 4 mm;
- encaixe de alumínio para placa 18 mm;
- para painéis de policarbonato celular com espessura de 4 e 6 mm;
- perfil para fita de fatura 8-10 mm;
- perfil de policarbonato (seção em U) para painéis de 8 mm; 10 mm e 16 mm com largura padrão de 2100 mm.
Perfis de alumínio com vedações de borracha são usados para cobrir salas aquecidas e grandes estruturas arquitetônicas com painéis de 16 a 25 mm de espessura: são piscinas, gazebos cobertos, quadras esportivas.
O perfil de extremidade de alumínio mais robusto é montado em painéis monolíticos com um tamanho de 8-25 mm. A instalação realiza-se com fixadores (parafusos auto-roscantes) de 20 mm de diâmetro com anilha térmica de metal, por vezes de policarbonato. Fixação de peças com distância de 500 mm entre elas; 800 mm aplicado em painéis com espessura de 8-10 mm; 16 mm.
As vantagens dessas opções são:
- o alumínio não está sujeito a efeitos corrosivos e desbotamento por UV;
- combina hermeticamente com polímeros;
- fácil de pintar;
- fácil de montar e desmontar;
- o perfil de extremidade para policarbonato não precisa ser colado ou usar qualquer outra fixação adicional.
Instalação
O esquema de instalação das placas de policarbonato com perfis finais é indicado pelo fabricante na parte externa da placa de construção, em uma película protetora de transporte, e você também pode conferir com o vendedor da mercadoria.
Para instalar corretamente e montar de forma confiável a estrutura, é necessário atuar de acordo com a ordem estabelecida:
- colocar o policarbonato celular na base de suporte, fixá-lo com parafusos auto-roscantes e fixá-lo com arruela térmica;
- as folhas são conectadas por cima e por baixo por um perfil destacável, fechado com uma tampa e um parafuso de cobertura;
- em seguida, o perfil final do comprimento necessário é medido e cortado com uma faca não afiada, as extremidades são limpas para um estado liso;
- no lado final do policarbonato, é imprescindível colar uma fita de vedação na folha superior, perfurada na parte inferior (com disposição inclinada, frontal e arqueada do objeto);
- são feitos furos no perfil para a saída do condensado com um passo de 30-40 mm;
- fixar o selante simetricamente em relação ao meio da extremidade, depois o perfil, que é colocado com segurança na borda do painel;
- deve ser fixado com pequena margem entre a parede interna e a extremidade (3 mm);
- deixar uma pinça da borda da folha de policarbonato favo de mel no perfil de 15-17 mm;
- para a ligação de painéis monolíticos, é utilizado um perfil de extremidade de ligação de alumínio, a braçadeira de borda da folha é de pelo menos 20 mm.
Observação! O corte de um perfil, como o policarbonato, é executado com uma serra circular - "amoladora", "parquete", serra de vaivém manual, serra elétrica ou tesoura de metal, uma faca leve no ângulo de inclinação recomendado de 30 graus.
O processo de instalação de perfis finais para policarbonato no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.