Métodos para montagem de policarbonato

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. O que você precisa?
  3. Como consertar o policarbonato celular?
  4. Fixando uma vista monolítica
  5. Dicas úteis

O policarbonato é atualmente um dos materiais mais populares e versáteis. Ele é usado para finalidades diferentes. A instalação de placas de policarbonato não é difícil, por isso mesmo os mestres que mal estão familiarizados com esse tipo de trabalho podem facilmente lidar com isso. Neste artigo, aprenderemos como você pode instalar o policarbonato com suas próprias mãos.

Regras fundamentais

O policarbonato é um material em folha que vem em diferentes variedades. Os consumidores podem escolher produtos transparentes (incolores) e coloridos. As folhas são perfeitamente lisas ou nervuradas. Diferentes tipos de policarbonato são adequados para diferentes fins. No entanto, esses materiais estão unidos pelo fato de poderem ser instalados sem problemas, mesmo que um mestre inexperiente comece a trabalhar.

Ao instalar placas de policarbonato em uma base particular, o mestre deve necessariamente se lembrar de uma série de regras relevantes. Somente se você os seguir, poderá esperar bons resultados e não ter medo de cometer erros graves. Vamos examinar os pontos sobre os quais as regras de instalação estão em questão.

  • O mestre deve orientar corretamente os painéis de policarbonato antes de instalá-los. Estruturas verticais, inclinadas ou mesmo arqueadas podem ser montadas a partir desses materiais. Em cada um dos casos acima, as folhas devem ser orientadas de acordo com um esquema separado.
  • Antes de prender folhas de policarbonato a uma estrutura de madeira ou metal, o mestre deverá cortá-las corretamente. Esta é uma etapa muito importante do trabalho, durante a qual é melhor não cometer erros. O corte pode ser executado com uma serra ou com uma faca simples. Se a separação das chapas deve ser o mais precisa e rápida possível, então as ferramentas indicadas não serão suficientes aqui - você precisará usar uma serra elétrica com destaque e uma lâmina de liga dura.
  • Após o corte, o master deve se livrar absolutamente de todos os cavacos que permanecem nas cavidades internas dos painéis. Se o policarbonato for celular, este item é especialmente relevante.
  • Os furos nas folhas podem ser feitos usando uma broca padrão afiada em um ângulo de 30 graus. Os furos são feitos a uma distância de pelo menos 4 cm das bordas da folha.
  • Para a instalação de chapas de policarbonato, você pode fazer bases de moldura (ripas) não só de madeira, mas também de aço ou alumínio.

Essas estruturas podem ser erguidas diretamente no local da construção, mas ao mesmo tempo todos os fechos devem ser idealmente fortes e confiáveis. A qualidade da estrutura futura dependerá disso.

É aconselhável conversar separadamente sobre quais características devem ser levadas em consideração ao instalar o policarbonato sobre uma base metálica. Nesse caso, o mestre deve levar em consideração que metal e policarbonato são materiais que não "se dão bem" da melhor maneira.

Essas características dos materiais em questão não podem ser ignoradas durante o trabalho de instalação.

Vamos dar uma olhada em algumas regras básicas relacionadas à instalação em tais condições.

  • As folhas de policarbonato são caracterizadas por um coeficiente de expansão térmica muito alto - várias vezes superior ao do metal. Isso sugere que qualquer opção de fixação de policarbonato em uma caixa de metal deve ser acompanhada de folgas de compensação especiais.Esta regra não pode ser negligenciada se você deseja obter uma estrutura confiável e durável.
  • Devido às flutuações de temperatura, especialmente durante os períodos do início da primavera, o material em questão freqüentemente começa a "flutuar" na base de suporte de metal. Como as superfícies de plástico são muito mais dúcteis do que as de metal, as bordas das folhas começam a ficar cobertas por rachaduras e arranhões com o tempo. O mestre deve levar em consideração tais características dos materiais com que trabalha.
  • O policarbonato do tipo favo de mel e monolítico é caracterizado pela alta capacidade de calor, mas baixa condutividade térmica. Como resultado, devido às oscilações de temperatura, forma-se condensação nos elementos da estrutura metálica, principalmente sob os pontos de fixação e na parte interna do favo de mel. É por isso que o mestre deve limpá-los completamente e pintá-los de vez em quando.

Uma das principais regras em relação à instalação do policarbonato é a fixação cuidadosa dos fixadores e uma base de estrutura confiável. Se todas as estruturas forem montadas com competência e cuidado, você não pode se preocupar com a praticidade e durabilidade da estrutura resultante.

O que você precisa?

Folhas de policarbonato de alta qualidade não podem ser fixadas em uma ou outra base sem que todos os materiais e ferramentas necessários estejam em estoque. Esta é uma das primeiras etapas do trabalho de instalação. Vamos examinar, ponto a ponto, quais componentes são necessários para a correta instalação do policarbonato.

Perfis

Se, por exemplo, o policarbonato estiver preso a uma caixa de metal, isso certamente exigirá perfis especiais. Eles são divididos, terminados ou inteiros. Assim, os perfis de conexão do tipo monobloco são feitos do mesmo policarbonato. Eles podem ser facilmente combinados com a cor das folhas do favo de mel. Como resultado, as conexões não são apenas muito confiáveis, mas também atraentes. Existem também esses tipos de perfis.

  • Secional. Consiste em base e tampa. Esses designs têm pernas arredondadas na metade interna. Por isso, para uma fixação de alta qualidade das telhas, o perfil é colocado entre elas.
  • Fim. O perfil em forma de U é destinado. É necessário um tampão de alta qualidade nas extremidades dos painéis do favo de mel, para que a sujeira e a água não penetrem nas células.
  • Cume. Esse perfil permite que você faça uma montagem flutuante especial, que é indispensável na montagem de estruturas em arco.
  • Canto sólido. Por meio deste perfil de vedação de plástico, as folhas de policarbonato são mantidas juntas em um ângulo de 90 graus. Eles também podem ser usados ​​para fixar painéis com diferentes valores de espessura.
  • Montado na parede. Com esses perfis, o material em folha é fixado diretamente na parede e, adicionalmente, protege as seções de extremidade que são direcionadas para as paredes.

Lavadoras térmicas

A instalação das placas de policarbonato é realizada com lavadoras térmicas. Graças a esses fechos, os painéis podem ser fixados da forma mais firme e confiável possível. O design das arruelas térmicas consiste em 3 componentes:

  • uma arruela plástica convexa com uma perna preenchendo o orifício no painel;
  • anel de vedação em borracha ou polímero flexível;
  • plugues, que efetivamente protegem o parafuso auto-roscante do contato com a umidade.

Os parafusos auto-roscantes, que são usados ​​como fixadores de placas de policarbonato, raramente são equipados com arruelas térmicas, por isso é recomendável comprá-los separadamente. Os discos de freio são divididos em vários subtipos:

  • polipropileno;
  • policarbonato;
  • feito de aço inoxidável.

Mini arruelas

As mini-lavadoras diferem das lavadoras térmicas padrão mencionadas acima por terem um tamanho menor. Na maioria das vezes, eles são usados ​​em espaços confinados, bem como nos casos em que os fechos precisam ser feitos o menos perceptíveis e atraentes possível. Mini arruelas também estão disponíveis em uma variedade de materiais.

Fita galvanizada

Esses elementos são usados ​​apenas em situações em que uma estrutura do tipo arco está sendo montada. Graças à tira galvanizada, os painéis permanecem sãos e salvos porque não precisam de ser furados ou serrados. As fitas unem as folhas de policarbonato em absolutamente qualquer lugar.

Isso é especialmente importante quando o policarbonato precisa ser fixado a distâncias suficientemente grandes.

Plugues

Os perfis stub são diferentes. Por exemplo, para painéis do tipo favo de mel, geralmente são utilizadas peças em forma de L com poros microscópicos. Por meio do elemento em questão, as partes finais do material são muito bem fechadas. Há também um plugue tipo F. Essas peças são muito semelhantes aos elementos em forma de L.

Basicamente, ao instalar estufas nas áreas locais, os artesãos usam apenas plugues em forma de L. Mas para instalar o telhado, ambas as opções de plugue serão adequadas.

Para a instalação correta dos painéis de policarbonato, é imperativo estocar todos os fechos listados com antecedência. É aconselhável estocar parafusos, cavilhas, rebites.

A partir do kit de ferramentas, o mestre deve estocar nas seguintes posições:

  • faca de papelaria (apropriada para trabalhar folhas de 4 a 8 mm de espessura);
  • moedor (você pode usar absolutamente qualquer modelo desta ferramenta);
  • uma serra elétrica (corta muito bem o policarbonato e de forma simples se estiver equipada com uma lima de dentes finos, mas é necessária alguma habilidade para realizar o trabalho);
  • uma serra (usada apenas por especialistas experientes, pois as chapas de policarbonato podem começar a rachar se cortadas incorretamente);
  • laser (um dos métodos mais convenientes e precisos para cortar policarbonato, mas a ferramenta em si é muito cara, por isso é mais usada por profissionais).

Recomenda-se preparar todos os componentes necessários ao trabalho antes de iniciar a instalação. Coloque todos os componentes à mão para não perder tempo procurando o item que deseja. Para trabalhar com policarbonato, é melhor usar apenas ferramentas de trabalho corretas e de alta qualidade.

Dispositivos com defeito podem estragar o material em folha sem a possibilidade de sua recuperação.

Como consertar o policarbonato celular?

O policarbonato celular especial tem grande demanda hoje. Este material pode ser corrigido de uma forma ou de outra usando uma tecnologia muito simples e compreensível. Existem várias maneiras de prender o material em folha à caixa. As folhas de favo de mel podem ser fixadas ao perfil de metal. O material do qual a base é feita é refletido nos fechos adequados nos quais os painéis são fixados.

Na maioria das vezes, parafusos auto-roscantes para metal ou madeira são usados ​​como fixadores. Lavadoras térmicas estão incluídas com algumas opções, que foram mencionadas acima. Há uma perna especial no design das arruelas térmicas. Esses fixadores são selecionados para corresponder à espessura dos painéis a serem instalados.

As peças consideradas não só protegerão o material de possíveis danos e deformações, mas também reduzirão a perda de calor devido aos contatos com parafusos auto-roscantes - condutores frios. Ao instalar placas de policarbonato em uma base de ferro ou metal, é recomendável colocar parafusos auto-roscantes em orifícios pré-perfurados. Eles devem atender a uma série de requisitos.

  • Os furos só podem ser feitos entre os reforços. A distância mínima da borda deve ser de 4 cm.
  • Ao fazer os furos, é importante considerar uma possível expansão térmica do material, devido à qual ele pode começar a se mover. Portanto, o diâmetro dos furos deve necessariamente corresponder ao diâmetro das arruelas térmicas.
  • Se o plástico for muito longo, os orifícios devem ser feitos não apenas de tamanho grande, mas também com uma forma alongada longitudinalmente.
  • O ângulo do furo deve ser reto. Um erro de no máximo 20 graus é permitido.

Conhecendo exatamente a tecnologia de instalação direta de folhas de policarbonato celular, elas podem revestir facilmente quase qualquer base. No entanto, os painéis ainda precisam estar corretamente conectados uns aos outros. Para tal, são utilizados componentes especiais - perfis. Portanto, é aconselhável utilizar perfis fixos para a fixação de painéis com espessura de 4-10 mm.

E as opções de divisão podem conectar placas de 6 a 16 mm entre si. Os perfis removíveis devem ser montados a partir de um par de componentes principais: uma parte inferior que serve de base, assim como um elemento superior - uma tampa com fechadura. Se você usar um perfil removível para instalar o policarbonato de uma estrutura em favo de mel, aqui uma breve instrução passo a passo será a seguinte.

  • Primeiro, você precisará fazer orifícios para os parafusos na base.
  • Além disso, a base precisará ser fixada qualitativamente na estrutura longitudinal. Em seguida, o mestre precisará colocar os painéis, deixando uma folga de apenas 5 mm. É ele quem será necessário para compensar a expansão do policarbonato sob a influência das altas temperaturas.
  • As tampas dos perfis podem ser encaixadas com um martelo de madeira.

Muitos artesãos estão interessados ​​em: é possível montar placas de policarbonato em favo de mel com sobreposição? É possível aplicar a tal solução, mas apenas se o trabalho for realizado com folhas finas (não mais de 6 mm.). Mas as folhas de polímero mais densas, se colocadas com uma sobreposição, formarão etapas claramente visíveis devido ao empilhamento umas sobre as outras. Este problema só pode ser resolvido por meio de um perfil de conexão corretamente selecionado. Antes de instalar os painéis de policarbonato sobrepostos, o mestre deve levar em consideração os problemas que poderá enfrentar no futuro.

  • Com tal método, o aperto necessário das bases revestidas é quase sempre inevitavelmente violado. Pode até haver uma corrente de ar, uma explosão completa do calor interno ou acúmulo de detritos e água sob o revestimento.
  • Os painéis sobrepostos suportarão rajadas de vento mais fortes. Se a fixação não for forte e segura o suficiente, o policarbonato pode quebrar ou soltar.

Fixando uma vista monolítica

Você também pode instalar painéis monolíticos de policarbonato com suas próprias mãos. A disposição desse material não se torna um processo muito difícil e demorado, mas também dita suas próprias regras e cronologia de ações. Existem apenas 2 maneiras principais de aparafusar policarbonato sólido em uma base selecionada. Vamos considerar em quais etapas esses métodos consistem e qual será mais prático.

Fechos úmidos

Os mestres recorrem a esse esquema de ações com muita frequência. O método "úmido" envolve o uso de um lubrificante especializado à base de polímero. Neste caso, é realizada a colocação dos componentes de policarbonato, deixando uma certa etapa, uma lacuna. Essas lacunas atuam como juntas de expansão, caso o material se expanda devido a mudanças de temperatura.

Esta solução é muito adequada para os casos em que a construção se baseia em engradado de madeira.

Se a base da estrutura é feita de um metal mais forte, então aqui é necessário usar misturas não poliméricas, e almofadas de borracha especiais são vedações. Eles são combinados com um selante de qualidade. Este último, de acordo com o esquema, deve ser aplicado tanto nas superfícies de fixação frontais quanto internas.

Instalação seca

Existem muitos artesãos que preferem trabalhar com essa tecnologia específica. Não requer o uso de selantes e outras soluções semelhantes. As folhas de policarbonato instaladas a seco podem ser montadas diretamente na vedação de borracha.

Como a estrutura em si não é hermética, um sistema de drenagem é fornecido com antecedência para remover o excesso de água e umidade.

Dicas úteis

O policarbonato atrai os consumidores não só pelas suas características de desempenho, mas também pela facilidade de instalação. Muitos usuários instalam placas de policarbonato de alta qualidade por conta própria, em vez de gastar dinheiro com os serviços de especialistas experientes. Se você também planejou realizar esse trabalho, é aconselhável levar em conta algumas dicas e truques úteis.

  • Se você decidir instalar o policarbonato em uma caixa de metal prático, você precisa saber que, em tais estruturas, a área mais vulnerável é a borda frontal da superfície, sobre a qual os painéis de policarbonato repousam.
  • Freqüentemente, os mestres, fixando o policarbonato, recorrem a um método de fixação por pontos. É considerado primitivo e estraga ligeiramente a aparência da estrutura acabada. Mas se você quiser economizar em fixadores, esse método é o mais adequado, e a carga nas folhas não será tão grande.
  • É possível cortar policarbonato com ferramentas diferentes, mas ao mesmo tempo não devemos esquecer que durante tal procedimento é improvável que vibrações desnecessárias sejam evitadas. Sob sua influência, o material pode ser cortado com irregularidades e outros defeitos que prejudicarão o trabalho de instalação. Para não enfrentar tais problemas, o assentamento de policarbonato para posterior corte deve ser feito apenas sobre uma base muito bem fixada e estável, localizada estritamente na horizontal.
  • É altamente recomendável fazer alguns furos na parte final dos painéis de policarbonato. Eles serão muito úteis para um escoamento melhor e mais completo de líquido do material em folha.
  • O policarbonato é melhor cortado com discos de metal duro de alta qualidade com dentes pequenos e não diluídos. É depois deles que o corte é o mais preciso e uniforme possível.
  • Não é recomendável se apressar muito e sim remover o filme em sua superfície de policarbonato. Esses revestimentos são usados ​​não apenas para proteção adicional dos painéis contra possíveis danos, mas também diretamente para a condução adequada dos processos de instalação.
  • O mestre deve lembrar que as extremidades superiores dos painéis de policarbonato devem estar devidamente fechadas. Para tais fins, não é recomendado o uso de fita adesiva comum - não será suficiente. Melhor usar uma fita especializada.
  • As extremidades inferiores dos painéis, por outro lado, devem permanecer sempre abertas. Isso é necessário para que a umidade condensada possa sair com segurança do material em folha, e não se acumular nele, sem que haja um caminho de drenagem.
  • Obviamente, o policarbonato deve ser fixado de maneira confiável e eficiente, mas, ao mesmo tempo, não é altamente recomendável apertar os parafusos que prendem o material em folha com extrema firmeza. Não é uma boa ideia fixar rigidamente todo o painel. As estruturas devem ter pelo menos um pequeno grau de liberdade, para que possam "respirar" livremente, expandindo-se e contraindo-se nos momentos de frio ou calor.
  • Se estiver planejado fazer uma bela estrutura em arco, o policarbonato precisará ser corretamente dobrado de antemão. A dobra deve ser feita em linha ao longo dos canais de ar.
  • Para fixar o policarbonato em uma base selecionada e preparada adequadamente, o master precisa estocar apenas fixadores confiáveis ​​e de alta qualidade. Todos os fixadores devem estar intactos e sem danos ou defeitos. Se você economizar em parafusos e arruelas, no final, a estrutura não será a mais resistente ao desgaste.
  • Escolhendo o material certo para o torneamento de policarbonato, é preciso lembrar que é muito mais fácil cuidar de estruturas metálicas, elas duram mais.As bases de madeira requerem tratamentos anti-sépticos constantes e sua vida útil é muito mais curta.
  • Apesar do policarbonato ser um material muito conveniente e flexível no processamento, ainda é recomendável trabalhar com ele com cuidado e devagar. Corte as folhas com cuidado, sem muita pressa. Lembre-se de que a capacidade de dobrá-los também tem seus limites. Se você tratar o material de forma muito agressiva e descuidada, ele pode ser seriamente danificado.
  • Se as chapas forem instaladas em uma estrutura de aço, então ela deve ser pintada, mas somente sob os fechos. Isso pode ser bastante problemático de fazer. Não é tão fácil entrar nos lugares certos com um pincel, então será mais fácil desmontar as placas de policarbonato. Antes da pintura, o metal é cuidadosamente limpo e, se necessário, a goma de vedação é trocada.
  • Você precisa pintar cuidadosamente a moldura sob as folhas. Corantes ou solventes não devem entrar em contato com o policarbonato. Tais composições podem danificar seriamente o material em consideração, afetar negativamente tanto sua aparência quanto seu desempenho.
  • Se você tem medo de colocar e fixar chapas de policarbonato de forma independente em uma base preparada, convém entrar em contato com um especialista. Assim você evitará gastos desnecessários e erros cometidos com a instalação incorreta.

Para informações sobre como consertar o policarbonato celular, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário