Tudo sobre policarbonato celular

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características principais
  3. Visão geral da espécie
  4. Espectro de cores
  5. Fabricantes
  6. Componentes
  7. Formulários
  8. Como escolher um material?
  9. Como cortar e furar?
  10. Montagem

O surgimento no mercado de materiais de construção feitos de policarbonato plástico mudou significativamente a abordagem para a construção de galpões, estufas e outras estruturas translúcidas, que antes eram feitas de vidro de silicato denso. Em nossa revisão, consideraremos as principais características deste material e faremos recomendações sobre sua escolha.

O que é isso?

O policarbonato celular é um material de construção de alta tecnologia. É amplamente utilizado para a fabricação de toldos, gazebos, construção de jardins de inverno, vidros verticais, bem como para a instalação de telhados. Do ponto de vista químico, pertence a complexos poliésteres de fenol e ácido carbônico. O composto obtido em decorrência de sua interação é denominado termoplástico, possui transparência e alta dureza.

O policarbonato celular também é chamado de celular. É composto por vários painéis, que são fixados uns aos outros com nervuras de reforço internas. As células formadas neste caso podem ter uma das seguintes configurações:

  • triangular;
  • retangular;
  • favo de mel.

O policarbonato celular apresentado no segmento de construção inclui de 1 a 5 placas, o parâmetro da espessura da chapa, bem como os parâmetros operacionais, dependem diretamente da sua quantidade. Por exemplo, o policarbonato espesso é caracterizado por maior ruído e capacidade de isolamento térmico, mas, ao mesmo tempo, transmite muito menos luz. Os finos transmitem luz por completo, mas diferem em densidade e resistência mecânica mais baixas.

Muitos usuários confundem policarbonato celular com sólido. Na verdade, esses materiais têm aproximadamente a mesma composição, mas o plástico monolítico é um pouco mais transparente e mais forte, e o celular tem menos peso e retém melhor o calor.

Características principais

Na fase de produção, as moléculas de policarbonato entram em um dispositivo especial - uma extrusora. A partir daí, sob pressão aumentada, eles são extrudados em um formato especial para criar painéis de folha. Em seguida, o material é cortado em camadas e coberto com uma película protetora. A tecnologia de fabricação do policarbonato celular afeta diretamente as propriedades de desempenho do material. No decorrer do processamento, ele se torna mais durável, resistente a tensões mecânicas e tem uma capacidade de carga excepcional. O policarbonato celular de acordo com GOST R 56712-2015 tem as seguintes características técnicas e operacionais.

Força

A resistência a impactos e outros danos mecânicos do policarbonato celular é muitas vezes maior do que a do vidro. Essas propriedades possibilitam a utilização do material para instalação de estruturas antivandalismo, sendo quase impossível danificá-las.

Resistente à umidade e produtos químicos

As placas utilizadas no acabamento muitas vezes estão expostas a fatores externos desfavoráveis ​​que agravam sua estrutura. O policarbonato celular é resistente à grande maioria dos compostos químicos. Ele não tem medo:

  • ácidos minerais de alta concentração;
  • sais com uma reação neutra ou ácida;
  • a maioria dos agentes oxidantes e redutores;
  • compostos alcoólicos, com exceção do metanol.

Ao mesmo tempo, existem materiais com os quais é melhor não combinar o policarbonato celular:

  • concreto e cimento;
  • agentes de limpeza agressivos;
  • selantes à base de compostos alcalinos, amônia ou ácido acético;
  • inseticidas;
  • álcool metílico;
  • solventes do tipo aromático e halógeno.

Transmissão de luz

O policarbonato celular transmite 80 a 88% do espectro de cores visíveis. Isso é menos do que o do vidro de silicato. no entanto este nível é suficiente para usar o material para a construção de estufas e estufas.

Isolamento térmico

O policarbonato celular é caracterizado por propriedades excepcionais de isolamento térmico. A condutividade térmica ideal é alcançada devido à presença de partículas de ar na estrutura, bem como devido ao alto grau de resistência térmica do próprio plástico.

O índice de transferência de calor do policarbonato celular, dependendo da estrutura do painel e de sua espessura, varia de 4,1 W / (m2 K) a 4 mm a 1,4 W / (m2 K) a 32 mm.

Tempo de vida

Os fabricantes de carbonato celular afirmam que este material retém suas propriedades técnicas e operacionais por 10 anos se todos os requisitos para instalação e manutenção do material forem atendidos. A superfície externa da chapa é tratada com um revestimento especial, que garante alta proteção contra a radiação ultravioleta. Sem esse revestimento, a transparência do plástico pode diminuir em 10-15% durante os primeiros 6 anos. Danos ao revestimento podem encurtar a vida útil das placas e levar à sua falha prematura. Em locais com alto risco de deformação, é preferível utilizar painéis com espessura superior a 16 mm. Além disso, o policarbonato celular possui outras características.

  • Resistência ao fogo. A segurança do material é garantida por sua excepcional resistência a altas temperaturas. O plástico policarbonato está classificado na categoria B1, de acordo com a classificação europeia, é um material autoextinguível e dificilmente inflamável. Perto de uma chama aberta em policarbonato, a estrutura do material é destruída, começa o derretimento e surgem orifícios através de furos. O material perde sua área e, portanto, se afasta da fonte de fogo. A presença desses orifícios provoca a remoção dos produtos tóxicos da combustão e do excesso de calor do ambiente.
  • Peso leve. O policarbonato celular é 5-6 vezes mais leve que o vidro de silicato. A massa de uma folha não é 0,7-2,8 kg, graças ao qual é possível construir estruturas leves a partir dela sem a construção de uma moldura maciça.
  • Flexibilidade. A alta plasticidade do material o distingue favoravelmente do vidro. Isso permite que você crie estruturas arqueadas complexas a partir dos painéis.
  • Capacidade de carga. Certas variedades desse tipo de material são caracterizadas por uma alta capacidade de carga, suficiente para suportar o peso de um corpo humano. É por isso que, em áreas com maior carga de neve, o policarbonato celular é freqüentemente usado para a instalação de coberturas.
  • Características de isolamento acústico. A estrutura celular resulta em permeabilidade acústica reduzida.

As placas são distinguidas pela absorção de som pronunciada. Portanto, as folhas com espessura de 16 mm são capazes de amortecer ondas sonoras de 10-21 dB.

Visão geral da espécie

As características técnicas e operacionais, bem como a variabilidade das dimensões dos painéis de policarbonato, tornam possível a utilização deste material na resolução de vários problemas construtivos. Os fabricantes oferecem produtos em uma variedade de tamanhos, espessuras e formatos. Dependendo disso, os seguintes tipos de painéis são diferenciados.

A largura do painel é considerada um valor típico, corresponde a 2100 mm. Esse tamanho é determinado pelas características da tecnologia de produção. O comprimento da folha pode ser 2.000, 6.000 ou 12.000 mm. Ao final do ciclo tecnológico, um painel de 2,1x12 m sai da esteira e, posteriormente, é cortado em painéis menores. A espessura das folhas pode ser de 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 25 ou 32 mm. Quanto mais alto for este indicador, mais difícil será a curvatura da folha.Menos comuns são os painéis com espessura de 3 mm, por via de regra, são produzidos a pedido individual.

Espectro de cores

As lâminas de policarbonato celular podem ser verdes, azuis, vermelhas, amarelas, laranja, marrons, bem como cinzas, leitosas e esfumaçadas. Para estufas, um material transparente incolor é geralmente usado; para a instalação de toldos, o fosco é geralmente preferido.

A transparência do policarbonato varia de 80 a 88%, de acordo com esse critério, o policarbonato celular é ligeiramente inferior ao vidro de silicato.

Fabricantes

A lista dos fabricantes mais populares de policarbonato celular inclui as seguintes empresas de manufatura. Polygal Vostok é representante da empresa israelense Plazit Polygal Group na Rússia. A empresa produz painéis para amostras há quase meio século, seus produtos são considerados um reconhecido exemplo de qualidade. A empresa oferece policarbonato celular de 4 a 20 mm de espessura, com dimensões de chapa 2,1x6,0 e 2,1x12,0 m. A gama de tonalidades inclui mais de 10 tons. Além dos tradicionais modelos branco, azul e transparente, há também âmbar, além de prata, granito e outras cores inusitadas.

Prós:

  • a possibilidade de aplicação de um revestimento antiembaçante ou de absorção de infravermelho;
  • estampagem decorativa;
  • a capacidade de fabricar painéis com a adição de um inibidor de combustão, que interrompe o processo de destruição do material quando exposto ao fogo aberto;
  • uma ampla gama de opções de chapas por peso específico: leve, reforçada e padrão;
  • alta transmitância de luz - até 82%.

Covestro - uma empresa italiana que produz policarbonato com a marca Makrolon. Na produção são utilizadas as mais avançadas tecnologias e soluções inovadoras, graças às quais a empresa oferece materiais de construção de alta qualidade exigidos pelos consumidores no mercado. Os painéis são produzidos com espessuras de 4 a 40 mm, o tamanho de uma folha típica é de 2,1 x 6,0 M. A paleta de tonalidades inclui cores transparentes, cremosas, verdes e esfumadas. O período de operação do policarbonato é de 10-15 anos, com uso adequado, dura até 25 anos.

Prós:

  • material de alta qualidade - devido ao uso apenas de matérias-primas primárias, e não processadas;
  • alta resistência ao fogo;
  • a maior resistência ao impacto em comparação com outras marcas de policarbonato;
  • resistência a reagentes agressivos e condições climáticas adversas;
  • baixo coeficiente de expansão térmica, devido ao qual o policarbonato pode ser usado em temperaturas elevadas;
  • resistência a extremos de temperatura;
  • revestimento repelente de água confiável no lado interno da folha, as gotas fluem sem permanecer na superfície;
  • alta transmitância de luz.

Das deficiências, uma gama de cores relativamente pequena é observada e apenas um tamanho - 2,1 x 6,0 m.

"Carboglass" lidera a classificação dos fabricantes nacionais de policarbonato plástico, fabrica produtos premium.

Prós:

  • todos os painéis são revestidos contra os raios ultravioleta;
  • apresentados nas versões de uma e quatro câmaras, estão disponíveis modelos com estrutura reforçada;
  • transmissão de luz até 87%;
  • a capacidade de usar em temperaturas de -30 a +120 graus;
  • inércia química para a maioria das soluções ácido-básicas, com exceção da gasolina, querosene, bem como amônia e alguns outros compostos;
  • uma ampla gama de aplicações, desde pequenas necessidades domésticas até grandes construções.

Das desvantagens, os usuários observam a discrepância entre a densidade real declarada pelo fabricante.

Componentes

Não apenas a aparência geral da estrutura, mas também sua praticidade, confiabilidade e resistência à água dependem em grande parte da competência com que os acessórios serão selecionados para a construção de uma estrutura de policarbonato.Painéis de policarbonato têm tendência a expandir ou contrair com as mudanças de temperatura, portanto, requisitos correspondentes são impostos aos acessórios. Componentes para plástico de policarbonato têm uma margem de segurança aumentada e fornecem vantagens perceptíveis ao instalar estruturas de construção:

  • fornecer fixação forte e durável de folhas;
  • evitar danos mecânicos aos painéis;
  • garantir a estanqueidade das juntas e juntas;
  • elimine pontes frias;
  • dão à estrutura uma aparência estruturalmente correta e completa.

Para painéis de policarbonato, os seguintes tipos de acessórios são usados:

  • perfis (extremidade, canto, cume, conexão);
  • barra de fixação;
  • selante;
  • lavadoras térmicas;
  • parafusos auto-roscantes;
  • fitas de vedação;
  • fechos.

Formulários

O policarbonato celular é amplamente procurado na indústria da construção devido às suas excepcionais características técnicas e operacionais, longo período de uso e custo acessível. Hoje em dia, ele substitui com sucesso o vidro e outros materiais semelhantes com menor resistência ao desgaste e ao impacto. Dependendo da espessura da folha, o policarbonato pode ter diferentes usos.

  • 4 mm - utilizado para a construção de montras, painéis publicitários e alguns artigos decorativos. Permitido apenas para uso interno.
  • 6 mm - relevante na instalação de toldos e toldos, na instalação de pequenas estufas.
  • 8 mm - adequado para a disposição de coberturas em regiões com baixa carga de neve, bem como para a construção de grandes estufas.
  • 10 mm - encontrou sua aplicação para envidraçamento vertical.
  • 16-25 mm - adequado para a criação de estufas, piscinas e estacionamentos.
  • 32 mm - usado em regiões com maior carga de neve para construção de telhados.

Como escolher um material?

Apesar de o policarbonato celular ser oferecido em uma ampla gama de supermercados de construção, a escolha de um modelo de alta qualidade não é tão fácil quanto parece à primeira vista. As especificações do material, desempenho e valor de mercado devem ser levados em consideração. Atenção especial deve ser dada aos seguintes parâmetros.

  • Espessura. Quanto mais camadas houver na estrutura do material de policarbonato, melhor ele reterá o calor e resistirá ao estresse mecânico. Ao mesmo tempo, ficará pior.
  • Dimensões da folha. A maneira mais barata será comprar policarbonato de tamanho padrão 2,1x12 M. No entanto, o transporte de um material tão grande vai custar uma quantia impressionante. É aconselhável parar nos painéis de 2,1x6 m.
  • Cor. Policarbonato colorido é usado para a construção de toldos. Excepcionalmente transparente é adequado para estufas e estufas. Os opacos são usados ​​para a construção de toldos.
  • A presença de uma camada que inibe a radiação ultravioleta. Se os painéis forem adquiridos para a construção de estufas, só pode ser utilizado policarbonato com revestimento protetor, caso contrário, ficará turvo durante o funcionamento.
  • O peso. Quanto maior a massa do material, mais durável e robusta será a estrutura necessária para sua instalação.
  • Capacidade de carga. Este critério é levado em consideração quando o plástico de policarbonato é necessário para a construção de um telhado translúcido.

Como cortar e furar?

Para trabalhar com policarbonato plástico, geralmente são utilizadas ferramentas dos seguintes tipos.

  • Búlgaro. A ferramenta mais comum que está disponível em todos os lares, embora não seja necessário comprar modelos caros - até mesmo uma serra de orçamento pode cortar facilmente o policarbonato celular. Para fazer cortes precisos, você precisa definir o círculo 125 usado para o metal. Conselho: é melhor que artesãos inexperientes pratiquem com restos de material desnecessários, caso contrário, existe um risco elevado de danificar as peças de trabalho.
  • Faca de papelaria. Ele lida bem com o corte de folhas de policarbonato.A ferramenta pode ser utilizada para placas de policarbonato com espessura inferior a 6 mm, a faca não aceita placas grossas. Ao trabalhar é extremamente importante ter cuidado - as lâminas dessas facas, via de regra, são bem afiadas, portanto, se cortar sem cuidado, você pode não só estragar o plástico, como também se ferir gravemente.
  • Jigsaw. Muito utilizado para trabalhar com policarbonato celular. Neste caso, será necessário instalar uma lima com dentes pequenos, caso contrário não será possível cortar o material. O quebra-cabeça é especialmente requisitado se você precisar arredondar.
  • Serrote. Se você não tem experiência no trabalho pertinente, então é melhor não levar essa ferramenta - caso contrário, ao longo da linha de cortes, a tela de policarbonato irá rachar. Ao cortar, você precisa fixar as folhas com a maior firmeza possível - isso irá minimizar a vibração e remover o estresse durante o processo de corte.
  • Laser. O corte de painéis também pode ser executado a laser, normalmente utilizado em trabalhos profissionais com plásticos. O laser oferece uma qualidade de trabalho excepcional - a ausência de quaisquer defeitos, a velocidade de corte necessária e a precisão de corte de 0,05 mm. Ao cortar em casa, você precisa seguir as regras. Antes de iniciar o trabalho, quaisquer objetos estranhos (restos de tábuas, materiais de construção, galhos e pedras) devem ser removidos do local de trabalho. O local deve ser perfeitamente plano, caso contrário arranhões, lascas e outros danos aparecerão nas telas. Para garantir a máxima qualidade, é melhor cobrir a superfície com painéis de fibra ou aglomerado. Além disso, usando uma caneta de feltro e uma régua, as marcações são feitas nas placas. Se ao mesmo tempo for necessário deslocar o plástico, então é melhor colocar as tábuas e mover estritamente ao longo delas. Em ambos os lados das marcações feitas, as tábuas são colocadas, nas mesmas seções as tábuas também são colocadas por cima. Você precisa cortar estritamente ao longo da linha de marcação. Se você planeja trabalhar com espelho ou material laminado, a placa deve ser colocada com a tampa voltada para cima. No final do trabalho de corte do plástico com ar comprimido, é necessário soprar bem todas as costuras para remover a poeira e pequenos fragmentos.

Importante: Ao cortar policarbonato celular com um moedor ou serra de vaivém, você deve usar óculos de proteção, isso protegerá os órgãos de visão da entrada de pequenas partículas. A perfuração do material é realizada com furadeira manual ou elétrica. Neste caso, a furação é realizada a pelo menos 40 mm da borda.

Montagem

A instalação de uma estrutura em policarbonato celular pode ser feita manualmente - para isso é necessário ler as instruções e preparar as ferramentas necessárias. Para erguer uma estrutura de policarbonato, é necessário construir uma moldura de aço ou alumínio, menos frequentemente os painéis são fixados a uma base de madeira.

Os painéis são fixados na moldura com parafusos auto-roscantes, nos quais são colocadas as arruelas de vedação. Os elementos individuais são conectados uns aos outros por meio de elementos de conexão. Para a construção de toldos e outras estruturas leves, as placas de policarbonato podem ser coladas. Alta qualidade de fixação é fornecida por adesivo de um componente ou acetato de vinila de etileno.

Lembre-se de que esse método não é usado para fixar plástico em madeira.

Para o que você precisa saber na hora de escolher o policarbonato celular, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário