Perfis de conexão para policarbonato

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Recursos de instalação

Hoje, o policarbonato é amplamente utilizado em uma ampla variedade de aplicações devido às características únicas de desempenho desse material e ao seu custo acessível. Uma atenção particular deve ser dada à versatilidade do polímero translúcido, a partir do qual telhados leves, cercas e muitas outras estruturas são erguidas. Ao mesmo tempo, é importante saber quais são os perfis de conexão do policarbonato e como usá-los corretamente, levando em consideração as peculiaridades de cada caso específico. É importante notar que hoje os fabricantes oferecem uma gama bastante ampla de tais fixadores, o que simplifica muito a instalação dos painéis.

O que é isso?

Não é segredo que o policarbonato goza de popularidade recorde devido às suas características. Deve-se notar que o escopo do material não se limita a estruturas de estufas e galpões em residências privadas. Estes painéis são usados ​​com sucesso, por exemplo, na construção de complexos desportivos (estádios), bem como na organização de campos de verão para estabelecimentos de alimentação pública. Como mostra a prática, a lista de pontos importantes inclui não apenas os parâmetros-chave do policarbonato em si. É também sobre como unir corretamente as folhas em várias situações, levando em consideração as características de design da futura estrutura.

É para esses fins que os desenvolvedores criaram um perfil de conexão, ou seja, um perfil de encaixe. Ele permite que você crie rapidamente uma superfície contínua a partir de folhas de policarbonato monolítico e favo de mel. Os elementos individuais devem ser combinados de maneiras diferentes e, neste caso, surge a questão sobre a existência de algum tipo de método universal. Infelizmente, isso ainda não existe, porém, os fabricantes oferecem diversos tipos de perfis, voltados para a resolução de diversos problemas.

Visão geral da espécie

Os elementos comercialmente disponíveis na forma de tiras para unir folhas de policarbonato diferem uns dos outros de várias maneiras. Neste caso, estamos falando de material e configuração. Portanto, agora os seguintes tipos de perfil são oferecidos ao consumidor.

  • Uma peça, marcada "HP".
  • Destacável - "НСР".
  • Cume.
  • Angular.

Os perfis de peça única para união de policarbonato celular são feitos apenas de plástico. É amplamente utilizado quando é necessário conectar elementos individuais de estruturas retas e curvas. Esta é uma barra flexível em forma de H com pétalas dobradas para dentro. Esses produtos estão disponíveis nos seguintes tamanhos:

  • comprimento da prancha - 6 m;
  • largura da pétala - 2, 3 e 4 cm;
  • abertura - 4, 6, 8 e 10 mm.

Os conectores plugáveis ​​são funcionais e fáceis de usar. Vale ressaltar que podem ser de plástico e alumínio. Esses perfis de encaixe consistem em duas partes.

  1. Base, que é a base sobre a qual a folha está localizada.
  2. Uma tampa que cobre o ponto de encaixe.

É importante considerar que a instalação é realizada com parafusos auto-roscantes ou fixadores especiais. Em situações com tiras de junta de plástico, é prevista a instalação de arruelas térmicas.

Mesmo com um custo mais elevado em relação ao monobloco, o perfil dividido possui uma lista completa de vantagens competitivas inegáveis.

  1. Versatilidade.
  2. Facilidade de instalação.
  3. Máxima força de união e aperto.
  4. A possibilidade de desmontagem a um custo mínimo.
  5. Estética.

A finalidade das faixas de ancoragem do cume pode ser determinada com base em seu nome. Eles são usados ​​para unir os painéis superiores durante a instalação de estruturas de telhado de duas águas. O perfil da cumeeira é feito de plástico ou liga de alumínio e pode ser dividido ou inteiriço.

O tipo de canto é, na verdade, dois perfis de extremidade com uma seção em forma de U, que são rigidamente fixados em um ângulo de 90 graus. É importante notar que tal canto só pode ser plástico e transparente. Suas principais características incluem:

  • força aumentada;
  • flexibilidade reduzida;
  • versatilidade pela possibilidade de união de chapas de policarbonato de diferentes espessuras.

Durante a instalação, é altamente recomendável levar em consideração que o perfil do canto não pode ser dobrado e torcido. Além disso, durante o transporte e armazenamento, as venezianas devem estar exclusivamente na posição horizontal.

Recursos de instalação

A forma de união das chapas de policarbonato é determinada em cada caso específico, tendo em consideração as particularidades da estrutura a construir, bem como as preferências pessoais e as capacidades financeiras do proprietário (cliente). Inicialmente, vale a pena prestar atenção em como conectar corretamente as placas de policarbonato umas às outras usando um perfil em forma de H. É importante lembrar que as tiras inteiriças possuem ranhuras para as chapas de policarbonato unidas e um canal central, que é formado por duas pontes. Este último destina-se à montagem do próprio perfil. Se se trata de produtos de alumínio, a instalação realiza-se com parafusos auto-roscantes para metal e nas situações com modelos poliméricos - parafusos auto-roscantes e anilhas térmicas.

Os próprios fechos devem ser colocados perpendicularmente à superfície do perfil a ser montado. Neste caso, o canal central da tira, o parafuso auto-roscante, deve passar e entrar na moldura (engradado) em pelo menos 5 mm. Também é importante levar em consideração a necessidade de uma folga de 2-3 mm entre o perfil e a extremidade das folhas unidas. Ele é projetado para compensar possíveis deformações durante as flutuações de temperatura. O algoritmo de instalação padrão usando pranchas de uma peça inclui as seguintes etapas.

  1. Insira a face final da folha a ser unida na ranhura do perfil.
  2. Verifique a posição correta do painel e da peça de fundo.
  3. Prenda a prancha mais externa.
  4. Insira o segundo painel na ranhura livre.
  5. Fixe as placas de policarbonato a serem instaladas com parafusos auto-roscantes.
  6. Instale as tiras de extremidade, se necessário. Recomenda-se fazer furos nesses perfis para drenar a condensação.

Os artesãos experientes aconselham que a parte final das folhas seja selada com fita antes de instalar o elemento de encaixe ou aplicar óleo de máquina nele. Isso facilitará muito o procedimento de movimentação do painel na ranhura.

Antes de prender o perfil extremo, você precisa colocar a borda da folha nele e colocar uma barra semelhante do outro lado. É importante levar em consideração que, sem suporte, os painéis de encosto podem não suportar a carga.

Como já observado, os conectores são fáceis de usar e versáteis. Isso é mais importante ao erguer estruturas curvilíneas e, em particular, elementos arqueados. O procedimento de instalação usando tais produtos inclui as seguintes etapas.

  1. Determine a localização exata do perfil de encaixe na estrutura (caixa) e prenda sua parte inferior (base) com parafusos autoatarraxantes. Como na situação de pranchas inteiras, os fixadores devem passar pelo canal central em incrementos de 30-50 cm.
  2. Coloque uma folha de policarbonato na parte inferior da tira com uma folga de 2-3 mm entre a parede vertical do duto e a superfície da extremidade do painel.
  3. Repita as mesmas etapas com o outro lado da folha. Neste caso, a barra é fixada pontualmente em conformidade com o referido gap térmico.
  4. Fixe o próprio painel com parafusos auto-roscantes (se necessário, com arruelas térmicas).
  5. Colocar de acordo com o mesmo princípio e fixar a segunda folha de policarbonato adjacente.
  6. Coloque a tampa do conector removível em todo o seu comprimento e encaixe-a na ranhura com golpes leves.
  7. Instale fita perfurada e perfis de extremidade ao longo das bordas do painel e faça orifícios para condensação na faixa de extremidade inferior.

Acessórios de canto, bem como acessórios de cumeeira com designação RP, são projetados para a montagem de placas de policarbonato em um ângulo de 90 a 150 graus. Eles são usados ​​em uma ampla variedade de situações, incluindo telhados de duas águas e estruturas de telhado em arco. Como já foi observado, esses cantos são sólidos e de duas peças, feitas de plástico e alumínio. São esses parâmetros que determinam os recursos de sua instalação.

Deve-se também ter em mente que o perfil da cumeeira possui uma trava de 40 mm de altura para a conexão mais confiável dos painéis, levando em consideração as lacunas de temperatura.

A instalação dos conectores em questão é a seguinte.

  1. A folha de policarbonato é fixada respeitando as lacunas ao marcar a localização do elemento de topo. É importante não fixar a parte superior do painel.
  2. Se necessário, prenda (cole) a fita perfurada nas pontas.
  3. Um perfil angular (cumeeira) é montado na estrutura ao longo de todo o comprimento da junta.
  4. A prancha, juntamente com os topos das folhas, é fixada à estrutura de suporte.
  5. As “asas” do perfil do cume se encaixam no lugar.
  6. A junta é selada com um selante.

Além de tudo isso, vale a pena prestar atenção aos pontos-chave associados à instalação de perfis de encaixe, independentemente do seu tipo. E, neste caso, estamos falando sobre as seguintes regras gerais.

  • A temperatura ótima para a realização do trabalho descrito varia de 10 a 22 graus. Sob tais condições, a deformação dos painéis de policarbonato nas juntas é quase completamente eliminada.
  • Ao trabalhar com produtos de alumínio, é necessário instalar juntas (borracha ou silicone) para criar uma lacuna de expansão. A questão é que o plástico e o alumínio têm taxas diferentes de deformação térmica.
  • Uma atenção especial deve ser dada à construção da estrutura de suporte. O degrau entre seus elementos é calculado levando em consideração as dimensões das telhas de forma que todas as juntas devem ter um suporte rígido. Isso significa que o perfil de encaixe não deve ficar em um estado suspenso. Isso, em primeiro lugar, exclui a possibilidade de sua fixação e, em segundo lugar, minimiza a rigidez e a confiabilidade da própria conexão.

Além de tudo isso, vale a pena destacar outra nuance importante do uso de tiras inteiras. Nessas situações, é necessário monitorar a correspondência exata entre as dimensões da ranhura da tira e a espessura dos painéis do PC.

Uma condição opcional é a aplicação de um filme com microporos sob o perfil, o que melhora a qualidade da junta.

Para mais informações sobre a conexão de perfis de policarbonato, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário