O filme deve ser removido do policarbonato e como fazê-lo?
O policarbonato é um polímero termoplástico frequentemente usado na construção de gazebos, varandas, toldos, estufas e outras estruturas à prova de vento, translúcidas e resistentes a choques. Devido à sua versatilidade, é amplamente utilizado em diversos campos. Durante a instalação da lâmina de policarbonato, é importante não se esquecer de retirar a película protetora da superfície.
Às vezes, os construtores simplesmente não o removem e, subsequentemente, ele adere firmemente ao material liso. É muito difícil remover o filme posteriormente, pois o descuido pode causar arranhões e outros danos à tela de policarbonato.
A necessidade de retirar
A natureza do policarbonato é tal que é instável à radiação ultravioleta, portanto, para um serviço durável de folhas de policarbonato em produção, uma camada protetora é aplicada a elas. Além disso, impurezas especiais são adicionadas à massa do polímero. Um filme especial é aplicado em todas as folhas para evitar danos ao material durante o transporte, descarga e instalação.
Na parte externa da lâmina de policarbonato do filme, estão indicados de forma padronizada a marca, prazo de garantia, fabricante e informações sobre proteção solar. O filme é colorido e muitas vezes até com alguns padrões. No lado interno da tela, via de regra, o filme é totalmente transparente. Também precisa ser removido para melhor transmissão de luz do material.
O filme deve ser removido do policarbonato em tempo hábil, caso contrário, em um ano estragará a aparência da estrutura.
Recomenda-se remover o revestimento protetor de ambos os lados da folha de plástico ao final de todo o trabalho de instalação. Se você deixá-lo, com o tempo, devido à exposição ao calor solar, ele "gruda" no policarbonato. No futuro, se livrar do filme será bastante problemático. Com frequência, uma situação semelhante pode ser observada quando a estrutura de policarbonato foi montada no verão e a camada protetora não foi removida a tempo.
Se você não remover o revestimento protetor da parte externa do termoplástico celular, as áreas escuras do padrão serão simplesmente soldadas à superfície de policarbonato. Com o tempo, o filme vai ficar com uma aparência feia e virar farrapos, será muito difícil retirá-lo.
No inverno, o filme deixado para trás se tornará um obstáculo para a neve, pois sem ele a neve acumulada escorregaria da superfície de policarbonato com muito mais facilidade.
É importante determinar com antecedência onde está a parte frontal do policarbonato. Isso não é muito difícil, já que os filmes sempre são diferentes em cores. Nesse caso, o filme pode ser aplicado e marcado de diferentes maneiras.
- O filme transparente é colado nas duas faces - a tela fica totalmente protegida dos efeitos destrutivos dos raios ultravioleta.
- Aplicação de folha unilateral com marcações no verso. Determinar qual lado do policarbonato é externo é bastante simples - a folha é colocada com o lado marcado para cima.
Como remover rapidamente o filme?
O que fazer se você se esqueceu de remover a camada protetora a tempo e ela grudou firmemente no policarbonato? Existem várias maneiras de resolver este problema. Qual deles aplicar deve ser determinado de forma independente, de acordo com uma situação específica.
Se as folhas de plástico polimérico tiverem sido expostas ao sol por um longo tempo e o revestimento tiver endurecido até a superfície, é indesejável fazer algo. Não há necessidade de filmar, porque em apenas uma temporada o filme externo irá embora por conta própria. Levará mais tempo para autodestruir o revestimento por dentro. É inaceitável raspar e descascar a película de policarbonato - isso só agravará a situação e danificará o material. Mesmo os pregos não podem ser usados para este propósito. O risco de deixar marcas na tela continua alto.
Retire corretamente o filme do policarbonato celular, começando da borda para o centro, com cuidado e devagar. Se você raspar o revestimento especial do lado protetor UV, é fácil arruinar a proteção UV. É muito simples determinar de que lado está localizada essa proteção: sempre há inscrições ou algum tipo de pictogramas de serviço deste lado.
Não é recomendável aquecer a camada de filme (alguns consumidores tentam aquecê-la com um secador de cabelo), caso contrário, ela grudará muito mais.
No lado sujo da tela, o revestimento é totalmente transparente. Ele também precisa ser removido. Se a camada de filme interna for deixada intacta, o revestimento se deteriorará com o tempo, o que afeta negativamente a aparência da estrutura.
O método a seguir ajudará a remover o filme: a superfície da tela de policarbonato umedeça com água quente diluída com qualquer detergente de louça disponível. Depois de alguns minutos, quando o filme estiver encharcado, você pode tentar remover a camada protetora. Uma esponja de espuma macia é adequada para isso. Rasgue a proteção do filme lentamente.
Você pode tentar remover a película protetora com um solvente... A melhor maneira de lidar com essa tarefa é o "White Spirit", que é oferecido a um preço acessível em todas as lojas de construção. Este solvente não tem um efeito prejudicial na estrutura do polímero termoplástico, mas tem um efeito destrutivo na película adesiva e promove o seu desprendimento da teia.... Após a aplicação do solvente, deve-se puxar com cuidado o filme em qualquer um dos cantos, retirando com cuidado o revestimento da superfície do material plástico. Nesse caso, o uso de objetos de metal ou madeira é estritamente proibido para evitar danos ao policarbonato transparente.
Vale ressaltar que às vezes o filme "grudado" sob o sol pode ser arrancado sem ajuda, se você esperar até que ele descasque por conta própria. Isso geralmente acontece durante a operação de longo prazo de uma estrutura de policarbonato.
Possíveis problemas de desinstalação
A integridade quebrada da camada protetora de UV pode afetar adversamente a translucidez da folha, o que no futuro levará ao turvamento da superfície e subsequente rachadura. Depois que os riscos aparecem, podem ocorrer rachaduras no material. Portanto, durará muito menos do que deveria e perderá suas características visuais.
Se o filme estiver preso à folha de plástico, quaisquer dispositivos de aquecimento que tenham um efeito semelhante não são adequados para removê-lo. Atenção especial deve ser dada a este requisito para artesãos que decidam remover a película seca usando um secador de cabelo de construção. O uso de aquecedores promove a adesão dos materiais, fazendo com que o filme adira ainda mais fortemente, não será realista removê-lo. A folha de policarbonato, à qual o filme aderiu, ficará ruim e não será mais possível restaurá-la no futuro.
Para obter informações sobre como remover corretamente o filme de policarbonato monolítico, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.