Tamanhos de folhas de policarbonato

Contente
  1. Dimensões das folhas de favo de mel
  2. Dimensões do material monolítico
  3. Raio de curvatura em relação à espessura
  4. Qual tamanho devo escolher?

O policarbonato é um material polimérico moderno quase tão transparente quanto o vidro, mas 2 a 6 vezes mais leve e 100 a 250 vezes mais resistente.... Ele permite que você crie designs que combinam beleza, funcionalidade e confiabilidade.

São telhados transparentes, estufas, vitrines, vidros de edifícios e muito mais. Para a construção de qualquer estrutura, é importante fazer os cálculos corretos. E para isso você precisa saber quais são as dimensões padrão dos painéis de policarbonato.

Dimensões das folhas de favo de mel

Policarbonato celular (outros nomes - estrutural, canal) são painéis de várias camadas finas de plástico, presas internamente por pontes verticais (reforços). Enrijecedores e camadas horizontais formam células ocas. Tal estrutura na seção lateral lembra um favo de mel, razão pela qual o material recebeu esse nome. É a estrutura celular especial que confere aos painéis maior ruído e propriedades de proteção contra o calor. Geralmente é produzido na forma de uma folha retangular, cujas dimensões são regulamentadas pela GOST R 56712-2015. As dimensões lineares das folhas típicas são as seguintes:

  • largura - 2,1 m;
  • comprimento - 6 m ou 12 m;
  • opções de espessura - 4, 6, 8, 10, 16, 20, 25 e 32 mm.

O desvio das dimensões reais do material daquelas declaradas pelo fabricante em comprimento e largura não é permitido mais do que 2-3 mm por 1 metro. Em termos de espessura, o desvio máximo não deve ultrapassar 0,5 mm.

Do ponto de vista da escolha do material, a característica mais importante é a espessura. Ele está intimamente relacionado a vários parâmetros.

  • Número de camadas de plástico (normalmente 2 a 6). Quanto mais deles, mais espesso e forte é o material, melhores são suas propriedades de absorção de som e isolamento de calor. Portanto, o índice de isolamento acústico de um material de 2 camadas é de cerca de 16 dB, o coeficiente de resistência à transferência de calor é de 0,24 e para um material de 6 camadas esses indicadores são de 22 dB e 0,68, respectivamente.
  • A localização dos reforços e a forma das células. A resistência do material e o grau de flexibilidade dependem disso (quanto mais espessa a folha, mais forte ela é, mas pior ela dobra). As células podem ser retangulares, cruciformes, triangulares, hexagonais, em forma de favo de mel, onduladas.
  • Espessura do reforço. A resistência ao estresse mecânico depende dessa característica.

Com base na proporção desses parâmetros, várias variedades de policarbonato celular são distinguidas. Cada um deles é mais adequado para suas tarefas e tem seus próprios padrões de espessura de chapa típicos. Os mais populares são vários tipos.

  • 2H (P2S) - folhas de 2 camadas de plástico, conectadas por pontes perpendiculares (reforçadores), formando células retangulares. Os jumpers estão localizados a cada 6-10,5 mm e têm uma seção transversal de 0,26 a 0,4 mm. A espessura total do material é geralmente de 4, 6, 8 ou 10 mm, raramente 12 ou 16 mm. Dependendo da espessura dos lintéis, sq. m de material pesa de 0,8 a 1,7 kg. Ou seja, com dimensões padrão de 2,1x6 m, a folha pesa de 10 a 21,4 kg.
  • 3H (P3S) É um painel de 3 camadas com células retangulares. Disponível nas espessuras de 10, 12, 16, 20, 25 mm. A espessura padrão dos lintéis internos é 0,4-0,54 mm. O peso de 1 m2 de material é de 2,5 kg.
  • 3X (K3S) - painéis de três camadas, dentro dos quais existem reforços retos e adicionais inclinados, devido aos quais as células adquirem uma forma triangular, e o próprio material - resistência adicional aos esforços mecânicos em comparação com as folhas do tipo "3H".Espessura da folha padrão - 16, 20, 25 mm, peso específico - de 2,7 kg / m2. A espessura dos reforços principais é cerca de 0,40 mm, os adicionais - 0,08 mm.
  • 5N (P5S) - painéis constituídos por 5 camadas de plástico com nervuras retas de reforço. Espessura típica - 20, 25, 32 mm. Gravidade específica - a partir de 3,0 kg / m2. A espessura dos lintéis internos é 0,5-0,7 mm.
  • 5X (K5S) - Painel de 5 camadas com defletores internos perpendiculares e diagonais. Como padrão, a chapa tem uma espessura de 25 ou 32 mm e um peso específico de 3,5-3,6 kg / m2. A espessura dos lintéis principais é de 0,33-0,51 mm, inclinados - 0,05 mm.

Junto com os graus padrão de acordo com o GOST, os fabricantes costumam oferecer seus próprios projetos, que podem ter uma estrutura celular não padronizada ou características especiais. Por exemplo, os painéis são oferecidos com maior resistência ao impacto, mas ao mesmo tempo mais leves do que as opções padrão. Além das marcas premium, existem, ao contrário, variantes do tipo light - com espessura reduzida dos reforços. São mais baratos, mas sua resistência ao estresse é menor do que a das telhas típicas. Ou seja, classes de fabricantes diferentes, mesmo com a mesma espessura, podem diferir em resistência e desempenho.

Portanto, na hora da compra, isso deve ser levado em consideração, esclarecendo com o fabricante não só a espessura, mas todas as características de uma determinada chapa (densidade, espessura dos reforços, tipo de células, etc.), sua finalidade e cargas admissíveis.

Dimensões do material monolítico

O policarbonato monolítico (ou moldado) vem na forma de folhas plásticas retangulares. Ao contrário do favo de mel, apresentam uma estrutura totalmente homogênea, sem lacunas internas. Portanto, os indicadores de densidade dos painéis monolíticos são significativamente maiores, respectivamente, indicadores de maior resistência, o material é capaz de suportar cargas mecânicas e de peso significativas (resistência a cargas de peso - até 300 kg por m2, resistência ao choque - 900 a 1100 kJ / sq. M). Esse painel não pode ser quebrado com um martelo e as versões reforçadas de 11 mm de espessura podem até mesmo resistir a uma bala. Além disso, este plástico é mais flexível e transparente do que estrutural. A única coisa em que é inferior ao celular são suas propriedades isolantes de calor.

As folhas monolíticas de policarbonato são fabricadas de acordo com GOST 10667-90 e TU 6-19-113-87. Os fabricantes oferecem dois tipos de folhas.

  • Plano - com uma superfície plana e lisa.
  • Perfilado - tem uma superfície ondulada. A presença de nervuras de enrijecimento adicionais (ondulação) torna o material mais durável do que uma folha plana. A forma do perfil pode ser ondulada ou trapezoidal com a altura do perfil (ou onda) na faixa de 14-50 mm, o comprimento da ondulação (ou onda) de 25 a 94 mm.

Em largura e comprimento, as folhas de policarbonato monolítico plano e perfilado da maioria dos fabricantes estão em conformidade com o padrão geral:

  • largura - 2050 mm;
  • comprimento - 3050 mm.

Mas o material também é vendido com as seguintes dimensões:

  • 1050x2000 mm;
  • 1260 × 2000 mm;
  • 1260 × 2500 mm;
  • 1260 × 6000 mm.

A espessura padrão das folhas de policarbonato monolítico de acordo com GOST está na faixa de 2 mm a 12 mm (tamanhos básicos - 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10 e 12 mm), mas muitos fabricantes oferecem uma maior faixa - de 0,75 a 40 mm.

Uma vez que a estrutura de todas as folhas de plástico monolítico é a mesma, sem vazios, é o tamanho da seção transversal (ou seja, a espessura) que é o principal fator que afeta a resistência (ao passo que em um material celular, a resistência é fortemente dependente da estrutura interna).

A regularidade aqui é padrão: em proporção à espessura, a densidade do painel aumenta, respectivamente, a força, a resistência à deflexão, a pressão e a fratura aumentam. No entanto, deve-se levar em consideração que junto com esses indicadores, o peso também aumenta (por exemplo, se 1 m2 de um painel de 2 mm pesa 2,4 kg, então um painel de 10 mm pesa 12,7 kg). Portanto, os painéis poderosos criam uma grande carga nas estruturas (fundação, paredes, etc.), o que requer a instalação de uma moldura reforçada.

Raio de curvatura em relação à espessura

O policarbonato é o único material de cobertura que, com excelentes indicadores de resistência, pode ser facilmente conformado e dobrado a frio, assumindo a forma arqueada. Para criar belas estruturas radiais (arcos, cúpulas), você não precisa montar uma superfície com muitos fragmentos - você pode dobrar os próprios painéis de policarbonato. Isso não requer ferramentas ou condições especiais - o material pode ser moldado à mão.

Mas, é claro, mesmo com uma alta elasticidade do material, qualquer painel pode ser dobrado apenas até um certo limite. Cada grau de policarbonato tem seu próprio grau de flexibilidade. É caracterizado por um indicador especial - raio de curvatura. Depende da densidade e espessura do material. Fórmulas simples podem ser usadas para calcular o raio de curvatura das folhas de densidade padrão.

  • Para policarbonato monolítico: R = t x 150, onde t é a espessura da folha.
  • Para uma folha de favo de mel: R = t x 175.

Assim, substituindo o valor da espessura da folha de 10 mm na fórmula, é fácil determinar que o raio de curvatura de uma folha monolítica de uma dada espessura é de 1500 mm, estrutural - 1750 mm. E tomando uma espessura de 6 mm, obtemos valores de 900 e 1050 mm. Por conveniência, você não pode contar cada vez sozinho, mas usar tabelas de referência prontas. Para marcas com densidade fora do padrão, o raio de curvatura pode ser um pouco diferente, portanto, antes de comprar, você deve definitivamente verificar este ponto com o fabricante.

Mas, para todos os tipos de material, há um padrão claro: quanto mais fina a folha, melhor ela se dobra.... Alguns tipos de folhas de até 10 mm de espessura são tão flexíveis que podem até ser enroladas em rolos, o que facilita muito o transporte.

Mas é importante lembrar que o policarbonato torcido pode ser guardado por um curto período de tempo, durante o armazenamento de longo prazo, deve ser em forma de folha plana e na posição horizontal.

Qual tamanho devo escolher?

O policarbonato é escolhido com base em quais tarefas e em quais condições está previsto o uso do material. Por exemplo, o material para o revestimento deve ser leve e ter boas propriedades de isolamento térmico, para o telhado deve ser muito forte para suportar cargas de neve. Para objetos com superfície curva, é necessário selecionar o plástico com a flexibilidade necessária. A espessura do material é escolhida em função da carga de peso (isto é especialmente importante para o telhado), bem como do degrau do torneamento (o material deve ser colocado na moldura). Quanto maior for a carga de peso estimada, mais espessa deve ser a folha. Além disso, se você tornar o engradado mais frequente, a espessura da folha pode ser diminuída um pouco.

Por exemplo, para as condições da faixa do meio para um pequeno dossel, a escolha ideal, levando em consideração as cargas de neve, é uma folha de policarbonato monolítico com uma espessura de 8 mm com um passo de torneamento de 1 m. Mas se você reduzir o torneamento passo a 0,7 m, então podem ser usados ​​painéis de 6 mm. Para os cálculos, os parâmetros do torneamento requerido, dependendo da espessura da chapa, podem ser encontrados nas tabelas correspondentes. E para determinar corretamente a carga de neve para sua região, é melhor usar as recomendações do SNIP 2.01.07-85.

Em geral, o cálculo de uma estrutura, especialmente de uma forma não padronizada, pode ser bastante complicado. Às vezes é melhor confiá-lo a profissionais ou usar programas de construção. Isso irá garantir contra erros e desperdício desnecessário de material.

Em geral, as recomendações para selecionar a espessura dos painéis de policarbonato são fornecidas a seguir.

  • 2-4 mm - deve ser escolhido para estruturas leves que não sofrem uma carga de peso: publicidade e estruturas decorativas, modelos de estufa leves.
  • 6-8 mm - os painéis de espessura média, bastante versáteis, são utilizados para estruturas com cargas moderadas: estufas, galpões, gazebos, dosséis. Pode ser usado para pequenas áreas de cobertura em regiões com baixa carga de neve.
  • 10 -12 mm - adequado para envidraçamento vertical, cercas e cercas, construção de barreiras à prova de som em rodovias, vitrines, toldos e telhados, inserções de telhado transparentes em regiões com carga moderada de neve.
  • 14-25 mm - têm muito boa resistência, são considerados "à prova de vandalismo" e são usados ​​para criar uma cobertura translúcida de uma grande área, bem como envidraçamento contínuo de escritórios, estufas, jardins de inverno.
  • De 32 mm - usado para coberturas em regiões com alta carga de neve.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário