O que a densidade do policarbonato afeta e como você sabe disso?
As estufas de policarbonato são muito populares entre os residentes de verão e proprietários de áreas suburbanas. Além disso, este material pode ser usado para criar terraços, pavilhões, copas e varandas. Ao escolher um tipo adequado de policarbonato, deve-se levar em consideração sua densidade para que a estrutura seja forte e durável.
O que isso significa?
O policarbonato é um material moderno feito de grânulos de policarbonato, que podem ser em forma de favo de mel ou monolíticos. Esse material transmite a luz solar, como o vidro, mas tem maior resistência e durabilidade. Além disso, retém bem o calor, tem boa flexibilidade e é menos pesado.
Ao escolher esse material translúcido para estufas ou outras estruturas, a densidade do policarbonato deve ser levada em consideração. Esta é uma característica técnica importante que descreve a relação peso / volume, que é indicada em kg por m3.
Este é um indicador importante que pode diferir não apenas para policarbonato monolítico e celular, mas também para chapas do mesmo tipo e da mesma espessura. O peso de um metro cúbico de material varia de 0,52 a 0,72 kg. Em uma folha de favo de mel de policarbonato leve, a espessura das paredes e reforços internos podem ser diferentes, o que afeta sua resistência.
Quanto mais finas forem as partições internas do favo de mel, menor será a força e a resistência ao impacto de tal material. Se estufas ou outras estruturas forem montadas com tal policarbonato, devem ser limpas regularmente de neve no inverno, caso contrário, elas simplesmente quebrarão sob seu peso.
O policarbonato leve com divisórias internas finas é mais barato, pois sua vida útil é de 3 a 4 anos menor do que o policarbonato de maior densidade.
O que depende da densidade?
Esta é uma característica importante do material que afeta a qualidade do policarbonato:
- massa;
- características da estrutura interna;
- volume e espessura;
- sua transparência e capacidade de transmitir luz solar;
- peso da folha.
O valor de densidade determina, em última análise, as características de desempenho do policarbonato e afeta as condições sob as quais esse material pode ser usado, sua resistência a fatores externos como:
- regime de temperatura;
- vento;
- exposição ao sol;
- saudação;
- neve.
Quanto maior for a densidade do policarbonato, maior será sua vida útil e maior será sua resistência a fatores negativos.
Deve-se ter em mente que altos valores de densidade de tal material reduzem significativamente sua transparência, o que torna impossível seu uso para o cultivo de hortaliças e outras plantas cultivadas em estufas.
A densidade de um material está diretamente relacionada ao seu peso. Ao escolher o policarbonato para um tipo específico de estrutura, você deve calcular corretamente a resistência das estruturas metálicas a partir das quais a moldura será montada. Caso contrário, as estruturas metálicas podem não ser capazes de suportar o peso de um material muito denso e pesado feito de cápsulas de policarbonato.
Padrões
Ao escolher um policarbonato adequado, este parâmetro pode ser determinado a olho nu apenas em uma folha monolítica. Para o policarbonato celular, a densidade ideal é selecionada de acordo com padrões especiais, que, com diferentes indicadores, podem ter a mesma espessura.
O policarbonato monolítico tem uma densidade média de 1,18-12 g por milímetro cúbico. Ao usar folhas monolíticas, pequenas diferenças na densidade do material não afetam a resistência da estrutura que está sendo erguida. O policarbonato monolítico é utilizado na fabricação de divisórias para interiores e escritórios.
Em um análogo celular, a densidade é mais variada e difere muito em valores. Ao escolher chapas leves, deve-se utilizar uma mesa padrão especial, que indica para quais fins o policarbonato celular de determinada densidade pode ser utilizado.
Para estufas e estruturas leves, recomenda-se a utilização de folhas de baixa densidade, de 4-6 mm de espessura. Neste caso, é possível manter a relação ótima de resistência e espessura das folhas.
Folhas com alta densidade de 0,72 g / m Nesse caso a diferença de densidade e peso requer o uso de estruturas metálicas mais duráveis como uma moldura que pode suportar o peso desse policarbonato.
O mais durável e denso é considerado uma folha de policarbonato de luxo, capaz de conter balas e resistir ao impacto de projéteis de pequeno calibre. Os escudos para serviços especiais são feitos de material de alta resistência.
Como determinar?
Você pode descobrir a densidade no momento da compra examinando a etiqueta da folha. O fabricante sempre indica essa característica do policarbonato na marcação. Para escolher o material certo com a densidade necessária, você pode pedir ao vendedor para calcular não apenas o número de folhas, mas também esta característica para um determinado projeto.
Você pode verificar a densidade no momento da compra com um teste de compressão simples. Quanto mais alto este indicador, mais difícil é apertar uma folha de policarbonato celular com as mãos.
Os análogos mais densos dos menos densos e duráveis podem ser distinguidos pelo preço.
O policarbonato celular de alta qualidade e durabilidade, projetado para uma longa vida útil, pertence ao segmento de preço médio e luxo. Folhas com densidade máxima de 0,82 g / m³, cuja espessura é medida em milímetros, não podem custar menos de 1000 rublos.
É muito difícil para uma pessoa sem experiência visual distinguir folhas com densidades diferentes. Portanto, você deve sempre recorrer aos serviços de fabricantes de confiança que vendem seus produtos em uma ampla gama. Essas empresas irão ajudá-lo a escolher a densidade certa de policarbonato celular ou monolítico, que é medida em termos padrão (gramas por milímetro cúbico).
Quais folhas escolher?
A escolha do policarbonato de densidade adequada depende da finalidade da estrutura para a qual esse material é escolhido. Para estufas e jardins de inverno, é melhor escolher o policarbonato celular com densidade de 0,4 a 0,6 g / mm3. Esse material transmite melhor a luz solar e tem resistência aceitável.
O desenho da estufa, de forma inclinada, não permite que a neve permaneça na superfície de tal estrutura no inverno, o que permite reduzir a carga sobre as telhas de média densidade e evitar a sua destruição sob o peso do neve.
Para toldos, pavilhões, terraços envidraçados, varandas ou divisórias interiores, é preferível utilizar policarbonato de alta densidade, que permite a passagem de menos luz. Se você solicitar esse material de um fabricante conhecido ou de um representante oficial, poderá obter aconselhamento e cálculos gratuitos ao escolher folhas de densidade ideal para certas necessidades.
Para estruturas não dobráveis que são usadas ao longo do ano, são necessárias chapas de média a alta densidade. Para estruturas dobráveis que são utilizadas apenas no verão, e no inverno são desmontadas e armazenadas montadas, é adequado o policarbonato celular de menor densidade, que é mais barato.
O comentário foi enviado com sucesso.