Tudo que você precisa saber sobre policarbonato sólido
O policarbonato monolítico é um material com diferentes cores e texturas de chapas, muito procurado na área da construção e design. Ele se distingue por sua instalação simples, desempenho impressionante e o feedback sobre o uso de tais módulos parece muito atraente. Vale a pena falar com mais detalhes sobre onde exatamente fundido policarbonato transparente e colorido em folha pode ser usado, como isso acontece, como ele difere do celular.
O que é isso?
A folha de policarbonato monolítico ou fundido é um material à base de polímero. Tem a aparência de um revestimento acrílico, tem uma transparência semelhante à do vidro e pode ser pintada em vários tons. A produção dos produtos é realizada pelo método de extrusão ou fundição.
A folha de policarbonato monolítico é um material polimérico que é produzido por uma reação termoplástica. Os componentes químicos são formados em grânulos e posteriormente processados para assumir a forma, cor e tamanho especificados.
O processo de produção é regulado pelos requisitos de TU 6-19-113-87 e GOST R 51136-2008.
Características e propriedades
Carbonato monolítico em folha pode ser produzido de acordo com GOST, levando em consideração os requisitos para vidros de proteção, bem como de acordo com TU desenvolvido para um tipo específico de material. Ao mesmo tempo, as principais características técnicas permanecem as mesmas, uma vez que o processo de produção não muda.
Existem vários parâmetros e propriedades que podem ser importantes ao escolher ou usar o policarbonato monolítico.
- Força. Este indicador tem vários métodos de medição ao mesmo tempo: resistência à tração - 65 MPa para chapas de 3 mm, resistência à tração - 60 MPa, suportar carga de choque chega a 158 J. Todos esses indicadores indicam que o material tolera bem várias influências. Ele não tem medo de golpes, rajadas de vento, contato com a umidade atmosférica. O policarbonato multicamadas não penetra na bala quando disparado.
- Resistência química. As peculiaridades da composição tornam o carbonato monolítico resistente aos efeitos de vários tipos de substâncias quimicamente agressivas. Não reage com álcool, soluções ligeiramente ácidas, gorduras orgânicas. Amônia, ácido acético ou bórico, propano, óleo mineral podem destruir a estrutura do material.
- Temperatura de fusão. Atinge 280-310 graus Celsius. Nesse estado, o termoplástico é fluido. O material adquire flexibilidade à flexão mesmo quando aquecido a 130 graus, tornando-se macio como a plasticina. A temperatura de combustão do policarbonato excede significativamente esses valores.
- Viscosidade. Afeta a capacidade do material de não se fragmentar em fragmentos sob intensa carga de choque. É a alta viscosidade que ajuda o policarbonato monolítico a resistir à torção, flexão, compressão e permite que ele segure uma bala em sua espessura durante um acerto direto.
- Capacidade de carga. Atingem 300 kg / m2, sendo as folhas perfiladas as mais altas.
- Flexibilidade. O material com diferentes texturas de superfície - tanto lisas quanto corrugadas - resiste bem ao estresse durante a deformação. Para produtos com espessura de 3 mm, o raio de curvatura mínimo chega a 430-460 mm, para uma chapa de 10 mm varia na faixa de 1470-1510 mm.Tudo isso torna o material uma boa escolha para a criação de todos os tipos de estruturas em arco - tanto de estufa quanto decorativas.
- Propriedades isolantes. A condutividade térmica do policarbonato é inferior à do vidro, pois permite acumular a energia acumulada e não perdê-la com a queda das temperaturas externas. Esta propriedade é usada para organizar estufas. Em termos de suas características de isolamento acústico, a folha monolítica também é bastante boa, seus indicadores são de 18-23 dB, existe a capacidade de absorver sons.
- Transmissão de luz. Dependendo da transparência e da presença de componentes de coloração, a média é de 86-90%. As folhas coloridas geralmente têm a capacidade adicional de filtrar a radiação UV prejudicial e perigosa.
- Resistência térmica. Ele varia na faixa de temperatura operacional de +120 a -50 graus Celsius. Lajes monolíticas são menos suscetíveis à expansão térmica, portanto, são menos destrutíveis sob a influência de fatores atmosféricos.
- Tempo de vida. Em média, é de 10 a 15 anos, em condições de aumento de cargas esse número cai pela metade.
Estas são as principais características e características de um material moderno popular - o policarbonato monolítico.
Comparação com policarbonato celular
Qual é a diferença entre os dois tipos de policarbonato? Em primeiro lugar - na estrutura do material. A principal diferença está na solidez de um tipo de folha e na presença de células na espessura da outra. Os favos de mel tornam a estrutura menos resistente ao estresse, mas isolam melhor o calor e o som.
Também há uma diferença em outros aspectos.
- Em características de resistência. Eles são mais altos no monólito da folha. A viseira dele resistirá à queda de gelo congelado da borda do telhado. Com esse contato, a estrutura em favo de mel simplesmente desmoronará.
- Na capacidade de suportar o estresse constante. A mesma neve no inverno ou um vento forte vindo do vão entre as casas não danificará o policarbonato monolítico. Celular em tais condições não durará muito.
- Em transparência. A estrutura em favo de mel reduz a transmissão de luz, o material não se parece muito com o vidro, há distorções.
- Em estética. Acredita-se que os materiais celulares são técnicos, não é costume exibi-los.
- No preço. Aqui, a vantagem estará atrás do análogo celular. É significativamente mais barato do que até mesmo uma folha plana, para não mencionar a folha ondulada.
Na hora de decidir qual opção é melhor, vale a pena entender: cada tipo de policarbonato tem sua finalidade, sua intercambialidade é impossível sem prejuízo do caso.
Visão geral da espécie
A folha de policarbonato monolítico pode ser sólida e perfilada, pode ser classificada por tamanho e peso, características de cor e outros parâmetros. Na maioria dos casos, um material transparente com características geométricas estáveis é usado. Mas também existem opções não padronizadas para este plástico leve, que também merecem atenção. Vale a pena considerá-los com mais detalhes.
Por formulário
O policarbonato monolítico perfilado é em muitos aspectos semelhante ao análogo do metal galvanizado. Pode ter um tipo diferente de relevo. O mais comumente usado são 2 opções.
- Aceno. Existem 2 parâmetros de altura. O relevo ondulado pode ter 18 ou 34 mm de profundidade, 76 e 94 mm de largura. Esta opção é especialmente popular ao projetar estruturas decorativas e cercas.
- Trapezoidal ondulado. Com um perfil clássico de "admissão" ou "telhado". Esta é a solução ideal para o revestimento externo de galpões, edifícios, mandris. Os tamanhos do trapézio variam de 37 × 69 × 18 mm a 69 × 101 × 18 mm.
Versão em chapa plana ou clássica sem ondulação, formato simples, parece mais com vidro de silicato ou acrílico. Esta é a opção ideal em termos de translucidez, mas sua resistência é significativamente menor em comparação com a ondulada. As folhas planas também são texturizadas - com uma espécie de relevo na superfície. Essas opções não são transparentes, mas retêm alta transmitância de luz.
O policarbonato monolítico com um tipo de superfície perfilada é frequentemente usado como inserções translúcidas em estruturas de telhado. Ele transfere cargas muito melhor devido às nervuras de reforço adicionais. Este é um análogo de ardósia ou perfil de metal, que pode ser facilmente integrado em um revestimento existente ou usado como uma versão independente do telhado.
Por cor
O policarbonato monolítico transparente é encontrado com mais frequência, é popular e procurado. Em termos de translucidez, este tipo de folha não é inferior ao vidro. É adequado para arranjar estufas, criar vidros panorâmicos, jardins de inverno. Sua contraparte fosca tem uma transmissão de luz de cerca de 45-50%, difunde perfeitamente os raios do sol e protege de olhos curiosos.
A paleta de cores das folhas pintadas é bastante variada. Estes podem ser os seguintes tons:
- Branco;
- láctico;
- Preto;
- Cinza;
- Marrom;
- turquesa;
- verde;
- amarelo;
- metálico.
Alguns fabricantes estão tornando o policarbonato colorido ainda mais variado, com edições limitadas na paleta de cores RAL completa. Mas na venda gratuita, raramente pode ser visto.
Dimensões (editar)
Como a maior parte do policarbonato monolítico é extrudado, as larguras das folhas são ditadas pelo desempenho do equipamento industrial. Assim, a largura sempre permanece em 2050 mm. O comprimento padrão é 3030 ou 1250 mm, mas produtos maiores também estão disponíveis - até 13,5 m por rolo.
As folhas perfiladas podem ter os seguintes parâmetros em milímetros:
- 1050x2000;
- 1260×2000;
- 1260×2500;
- 1260×6000.
As espessuras padrão são produzidas nas seguintes etapas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12 mm.
Além disso, existem soluções não padronizadas de até 2 centímetros de espessura. O peso de 1 m2 do produto varia de acordo com sua espessura e está na faixa de 0,8-3,5 kg.
Fabricantes
Na Rússia, várias grandes marcas estão envolvidas na produção de policarbonato monolítico de uma só vez. Entre os mais famosos - "Carboglass". SafPlast com seus produtos da série Novattro também não é inferior, além disso, a empresa está ativamente envolvida no desenvolvimento de documentação técnica oficial para policarbonatos de todos os tipos. Entre as marcas russas jovens, a empresa merece atenção Kronos.
Entre as empresas estrangeiras, Sunnex É uma empresa chinesa famosa pela sua vasta paleta de cores. Se você deseja obter um produto ainda melhor, você pode prestar atenção aos produtos da empresa Makrolon... Os materiais do israelense marca Plástico poligal.
Formulários
O policarbonato monolítico é mais frequentemente considerado uma boa alternativa ao silicato ou ao vidro de quartzo. Muito é criado com sua ajuda.
- Partições translúcidas. São procurados no setor de escritórios, no interior de bares e restaurantes, em centros de processamento de documentos e instituições municipais.
- Produtos arqueados. Estufas, estufas, túneis decorativos e outras estruturas feitas de folhas flexíveis na moldura são fáceis de montar e não têm medo de cargas.
- Galpões e coberturas de pontos de ônibus, entradas de edifícios e estruturas. Tanto materiais lisos transparentes quanto tingidos ou corrugados são usados aqui.
- Caixas de luz e outros designs para exibição de publicidade externa.
- Inserções para telhados. Eles são usados como janelas de visualização para aumentar a quantidade de luz penetrante.
- Envidraçamento vertical edifícios residenciais e comerciais.
- Cúpulas de luz para vários fins.
- Gazebos e varandas de verão em áreas públicas ou privadas.
- Expositores publicitários e informativos.
- Elementos do equipamento de proteção. Por exemplo, óculos nas viseiras de capacetes policiais e militares, outras peças que exigem alta resistência e segurança.
- Esgrima e esgrima rodoviário. Por exemplo, ao redor do rinque de hóquei, esses escudos, que são bons para absorver golpes, são simplesmente insubstituíveis.
- Elementos de design automotivo. Vidro, faróis e painéis são feitos desse material.
- Paredes das cabines de duche.
A finalidade de um determinado tipo de material geralmente depende de sua espessura. Com indicadores superiores a 10 mm, as telhas são consideradas coberturas, sendo utilizadas também na disposição de barreiras viárias e painéis informativos. A espessura de 6-8 mm é adequada para jardinagem - este material é usado para decorar jardins de inverno, estufas, estufas.
Folhas mais finas são usadas para visores e outros designs ondulados, usados em publicidade, design.
Como trabalhar com o material?
Em casa, uma folha de policarbonato monolítico ou moldado pode ser submetida a diferentes tipos de processamento. Na maioria das vezes, são executados dobra, corte, conexão de camadas individuais entre si por colagem. Este polímero não cria nenhuma dificuldade particular no processamento, é bem adequado para cortar com ferramentas manuais ou elétricas.
Corte caseiro
Policarbonato fundido ou extrudado sem telas não pode ser simplesmente serrado sem preparação prévia. O melhor de tudo é que ele se presta ao corte com uma esmerilhadeira com um disco para metal nº 125 instalado. Neste caso, o corte é obtido sem rebarbas e aparas. E você também pode fazer o corte a laser de chapas, use uma serra de vaivém com uma lima fina. Quanto mais afiado for o elemento de corte, melhor será o procedimento.
Durante o corte, vale a pena seguir algumas recomendações.
- A folha é cortada apenas na posição horizontal, colocando-a sobre uma superfície plana e limpa. Quaisquer saliências ou outras obstruções causarão rachaduras ou deformações.
- A linha de corte deve ser aplicada com antecedência. A maneira mais conveniente de fazer isso é com um marcador.
- Painéis com menos de 2 mm de espessura são cortados em uma pilha, conectados com grampos. Isso evitará rachaduras no material.
- O corte deve ser feito lateralmente com proteção UV. A película protetora não é removida até a conclusão do trabalho.
Elementos de tamanho grande são mais fáceis de cortar, colocando-os sobre uma superfície plana. Uma placa é colocada em cima, na qual o mestre pode se mover livremente.
Como dobrar uma folha em casa?
O policarbonato monolítico se presta muito bem à dobra, mas levando em consideração seu raio característico. Você pode dar à folha a forma desejada usando uma bancada de chaveiro e um torno. O material transparente ou colorido é colocado em uma bancada, fixado e, em seguida, ajustado manualmente para o nível de dobra desejado. É importante não fazer esforços excessivos para manter a integridade da laje.
Nenhum pré-aquecimento é necessário para o material.
Tecnologia de colagem
A necessidade de colar policarbonato surge na maioria das vezes ao unir folhas em estufas ou outras estruturas. A ligação dos elementos é realizada por meio de composições químicas especiais que não afetam as características principais do material. Em produtos leves e descarregados - estufas, galpões - você pode usar várias opções de adesivos.
- Adesivos de um componente. Eles também são adequados para a montagem de folhas de policarbonato em superfícies de borracha, metal, vidro ou polímero. Existem muitos produtos nesta categoria, você pode escolher Vitralit 5634, Cosmofen, mastique de silicone. Os adesivos monocomponentes são caracterizados pela cura rápida, não têm medo de umidade e altas temperaturas.
- EVA. Os adesivos à base de etileno vinil acetato são adequados para conectar materiais poliméricos entre si em diferentes planos. É uma boa opção para a criação de produtos multicamadas.
- Adesivos de cura a quente. Fornece força de ligação máxima. As melhores formulações têm uma base de poliamida.
Em estruturas operadas sob cargas, devem ser usados adesivos de dois componentes - Acrifix, Altuglas. As formulações à base de poliuretano, que formam uma costura elástica transparente, são adequadas. Os adesivos de silicone são freqüentemente usados para selar as juntas. O policarbonato pode ser fixado em superfícies planas com uma fita especial dupla-face sobre uma base de espuma acrílica.Recomenda-se a aplicação de adesivos do tipo termoplástico, silicone, poliuretano, além de cura rápida com pistola de montagem.
Recursos de instalação
A fixação do policarbonato monolítico é realizada de duas maneiras. Se não houver requisitos para vedar a estrutura, um perfil de alumínio de conexão ou outro hardware e acessórios disponíveis são usados. É fácil fazer um furo no material, o que permite usar quase qualquer tipo de fixador.
Fixação "seca" significa fixação na moldura ou instalação de uma folha de polímero em uma braçadeira, moldura. A fixação é feita sem esforço significativo, mas deve-se lembrar da expansão linear do material. A instalação realiza-se respeitando as lacunas tecnológicas de 5 mm, com recuo na extremidade da moldura.
As juntas de borracha ajudam a vedar os orifícios de passagem.
Também é possível fixar o policarbonato monolítico com um método úmido. Nesse caso, você terá que escolher a cola certa, o selante ou a massa à base de polímero. Você não pode tomar compostos alcalinos, solventes agressivos - eles podem destruir a estrutura do polímero. As instruções para folhas de montagem úmida incluem várias etapas.
- Desengordure as áreas de junta.
- Realize a limpeza mecânica das bordas unidas.
- Ao anexar a metal, borracha, vidro, você pode usar uma pistola térmica industrial com hastes especiais. Melhor escolher o modelo com um spray de cola quente. É melhor escolher a composição de hastes compatíveis com base em EVA, para a conexão mais forte - poliamida.
- Ao conectar as folhas de policarbonato umas às outras, uma composição líquida de ação a frio é aplicada à área a ser unida. As peças, se necessário, são fixadas com grampos. Em seguida, é deixado para endurecimento e colagem pelo período especificado pelo fabricante.
- Os elementos carregados são conectados com selante de cola de silicone ou fita de espuma especial.
Após o endurecimento do adesivo, o produto pode ser usado para o fim a que se destina.
Visão geral da revisão
De acordo com análises de clientes, o carbonato monolítico custa muito mais do que sua contraparte celular no momento da compra. Mas tem vantagens óbvias: design atraente e variado, resistência, facilidade de corte. Percebe-se que chapas onduladas pintadas são adequadas para cercas temporárias e permanentes. Os compradores preferem adquirir opções translúcidas com uma transmissão de luz de cerca de 45% para garantir a privacidade nas varandas e gazebos de verão.
Os proprietários de estruturas monolíticas de carbonato também consideram a compatibilidade ambiental deste material uma vantagem óbvia. Mesmo em contato com o fogo, não emite substâncias tóxicas. Ao tentar atear fogo, o lençol praticamente não acende, apaga-se rapidamente. Se danificada, a folha se desfaz em partículas traumáticas, o que também é importante.
Também há respostas negativas. Eles estão principalmente associados à facilidade de danificar a camada externa do material. Em uma superfície lisa, arranhões e outros defeitos são visíveis à distância. É importante notar que o revestimento protetor UV também não é muito durável; com o tempo, sua eficácia diminui acentuadamente.
O vídeo a seguir contará a você os prós e os contras do policarbonato monolítico.
Bastou colar o policarbonato. Seu artigo apareceu a tempo. Obrigado.
O comentário foi enviado com sucesso.