Variedades de fitas para policarbonato e sua aplicação

Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Visão geral da espécie
  3. Dimensões e materiais
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

A construção é um processo bastante complicado e complexo. Para que seja o mais eficaz possível, você precisa usar uma variedade de materiais. Um dos materiais de construção mais importantes é a fita de policarbonato. Você deve saber quais tipos de materiais existem, bem como para que eles são usados.

Descrição e propósito

A fita de policarbonato é um material utilizado para proteger as extremidades do material em folha durante a construção e construção de várias estruturas. Graças ao uso de tal fita, é possível aumentar a vida útil do edifício. Um grande número de variedades dessas fitas pode ser encontrado no mercado hoje. Além disso, o material está disponível em diversos tamanhos, portanto, é adequado para diversos fins. As características distintivas do material incluem várias de suas propriedades mais importantes:

  • a presença de uma camada de tratamento antifúngico;
  • o produto é utilizado para proteção contra sujeira, poeira, insetos;
  • graças a este material, é possível drenar permanentemente o condensado;
  • A fita de policarbonato contribui para que os processos de expansão e contração do policarbonato com mudanças bruscas de temperatura sejam os mais suaves possíveis;
  • o produto estende a vida útil do material de base em vários anos.

É graças a essas características que a fita de policarbonato é popular e procurada entre os usuários.

Visão geral da espécie

Devido ao fato de a fita de policarbonato ser um material de construção importante (e em alguns casos insubstituível), diversos tipos de fita podem ser encontrados no mercado moderno. Então, por exemplo, você pode comprar opções de materiais como: fita protetora, final, adesiva, permeável ao vapor, termo-isolante (ou térmica), lacrada, autoadesiva, bem como material para colagem, proteção e reparo de policarbonato celular. Para comodidade dos usuários, os fabricantes de fitas de policarbonato dividiram o material em várias categorias.

Selagem

O tipo de fita de vedação (também chamada de "fita hermética" ou "selante") é usado para proteger as costuras e juntas das folhas de policarbonato de influências negativas externas (em outras palavras, para vedação). Por ser o policarbonato um material constituído por células (ou favos de mel), é necessário evitar a entrada de umidade, poeira e quaisquer outros detritos indesejáveis.

A fita selada de policarbonato consiste em várias camadas. O externo atua como selante direto e é composto por plástico, durável e confiável em suas características. Por outro lado, existe um adesivo especial no interior, que se caracteriza por uma longa vida útil.

Além disso, as características distintivas deste tipo de fita incluem o fato de possuir um alto nível de flexibilidade. Assim, seu uso é possível em qualquer superfície (independente de sua forma).

Perfurado

A fita perfurada (ou fita perfurada) é usada em situações onde uma variedade de estruturas suspensas (por exemplo, um duto de ar) estão sendo erguidas. Além disso, o uso deste material é relevante durante a disposição do chamado piso aquecido (neste caso, o produto é utilizado para prender o cabo). Outra opção para o uso de fita perfurada é a instalação de sistemas de vigas.

Esse uso generalizado de fita perfurada deve-se à presença de um grande número de características positivas do material. Entre eles, em primeiro lugar, pode-se distinguir:

  • possibilidade de uso mesmo em condições desfavoráveis ​​(por exemplo, com alta umidade do ar, temperatura variável, radiação UV);
  • alto nível de resistência e confiabilidade;
  • resistência aos processos de corrosão;
  • processo de instalação fácil e direto;
  • preço acessível;
  • longo prazo de uso.

As características distintivas da fita perfurada também podem ser atribuídas ao fato de ela ser equipada com um microfiltro especial, portanto, esse material é frequentemente denominado anti-poeira. A fita adesiva perfurada para as pontas cria um microclima ideal e elimina processos de fricção indesejados.

Se falamos sobre o material de fabricação, deve-se notar que a matéria-prima para a fita perfurada é o aço galvanizado de baixo teor de carbono. E também a composição inclui alumínio. Externamente, a fita tem uma tonalidade prateada. Além disso, este material possui uma base autoadesiva, que se caracteriza pela alta aderência.

Assim, podemos concluir que Os 2 tipos principais de fita de policarbonato diferem em sua aparência, finalidade e propriedades. Ao escolher, é fundamental prestar muita atenção a isso.

Dimensões e materiais

Uma vez que a fita de policarbonato é amplamente utilizada, os fabricantes produzem materiais em vários tamanhos:

  • 25 mm - adequado para policarbonato de 4 a 8 mm;
  • 38 mm - para materiais de 10 a 16 mm;
  • 45 mm - adequado para policarbonato de 16 a 25 mm.

Além disso, deve-se ter em mente que a fita de policarbonato pode diferir não apenas no tamanho, mas também no material de fabricação. Assim, os fabricantes modernos no processo de fabricação de fitas utilizam diversos materiais, a saber: polímeros altamente elásticos e cola acrílica adesiva.

Como escolher?

A escolha da fita de policarbonato deve ser feita com o máximo cuidado e responsabilidade. Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham levar em consideração vários parâmetros-chave.

  • Compromisso. Inicialmente, você precisa descobrir para que propósito usará a fita. O tipo e o tamanho do material que você escolher depende dessa decisão. Portanto, você deve fazer essa escolha antes mesmo de comprar o material.
  • Fabricante. Deve ser dada preferência apenas aos bens produzidos por fabricantes que gozam da confiança dos consumidores. Isso se deve ao fato de que somente tal fita atenderá a todos os requisitos necessários, e sua produção obedecerá aos padrões geralmente aceitos (estaduais e internacionais).
  • Local de compra. Você deve comprar fita de policarbonato apenas em lojas de ferragens especializadas, onde pode obter conselhos de vendedores e gerentes.
  • Avaliações. Antes de comprar uma fita, você precisa estudar cuidadosamente as análises e comentários dos usuários. Neste caso, você terá a certeza de que a qualidade declarada pelo fabricante corresponderá plenamente à realidade. Dadas essas características, você pode adquirir uma fita que atenda 100% às suas necessidades e desempenhe bem suas funções.

Como usar?

De particular importância é não só a escolha de um tipo adequado de fita de policarbonato (em termos de variedade e tamanho), mas também o uso correto do material. Construtores experientes recomendam seguir instruções simples no processo de utilização do material e seguir obrigatoriamente as recomendações de especialistas.

Em primeiro lugar, é necessário preparar painéis de policarbonato.Eles precisam ser cortados no tamanho (o que é relevante em um caso particular), então os orifícios são feitos especificamente para arruelas térmicas. Depois disso, é necessário iniciar o processo de sopro do favo de mel. Somente após a conclusão desses processos, é possível proceder à colagem direta da fita.

Antes de colar a fita, é necessário processar cuidadosamente o policarbonato. É importante remover quaisquer saliências, arranhões e quaisquer outros defeitos existentes. Isso permitirá que a fita seja colada à superfície com a maior precisão possível, respectivamente, a fita executará efetivamente suas tarefas. Nas áreas onde a fita será colada no futuro, é necessário remover a película protetora do policarbonato.

Nesta fase, você pode começar a aplicar a fita diretamente nas pontas do policarbonato. Em que é importante atentar para o fato de que as bordas da fita estão bem e uniformemente distribuídas sobre o policarbonato. Para garantir esse efeito, é necessário esticá-la durante a aplicação da fita (porém, isso deve ser feito de forma a não quebrar o material). Além disso, no processo de colagem da fita, é preciso atentar para o fato de que não aparecem dobras na superfície do material.

Depois de colocar a fita, pressione as bordas com um pano de feltro macio. Neste caso, não se deve exercer pressão excessiva sobre o material, para não estragá-lo ou destruí-lo. Depois de concluir as etapas acima, os perfis finais devem ser instalados sobre o material. Ao mesmo tempo, lembre-se de manter um pequeno espaço (2-3 mm). Essa lacuna é de drenagem, uma vez que é usada para drenar condensado.

Conselho util. Não procure um substituto para a fita de policarbonato e, em vez disso, use materiais como fita adesiva ou fita adesiva. O fato é que a substituição não cumprirá totalmente as funções atribuídas a ela. Por outro lado, o uso de fita adesiva ou fita isolante pode afetar negativamente a resistência geral da estrutura.

Assim, podemos concluir que a fita para policarbonato, apesar de ser um elemento auxiliar de construção, desempenha um papel muito importante. Seu uso aumentará significativamente a resistência e confiabilidade da estrutura. Nesse caso, vale a pena abordar com cautela a escolha do material e levar em consideração todas as suas características, para não se arrepender de uma futura compra.

Para informações sobre como selar as pontas de policarbonato com diferentes tipos de fitas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário