De que lado devo colocar o policarbonato?
Folha de plástico é o nome do material popularmente conhecido como policarbonato. A mais alta qualidade e mais popular é o tipo celular de policarbonato. Devido à sua leveza, alta resistência e capacidade de transmitir bem os raios de luz, é usado ativamente na construção privada residencial. Esta é a melhor opção para a fabricação de estufas, toldos e toldos. Se você conhece as regras básicas de instalação e como montar corretamente o policarbonato, pode facilmente construir uma estrutura confiável e durável com suas próprias mãos.
Por que é importante fixar o policarbonato corretamente?
O produto do favo de mel foi nomeado devido à semelhança visual da estrutura no contexto do favo de mel. O policarbonato celular na placa consiste em várias camadas de polímero conectadas por pontes de reforço longitudinais. O número mínimo de folhas é duas, o máximo é quatro.
Com essa estrutura, o material proporciona um bom isolamento térmico.
O fluxo luminoso passa pelo policarbonato em 90% ou mais, além disso, a resistência do material sintético é cem vezes maior que a do vidro. O policarbonato curva-se bem, permanecendo resistente aos danos mecânicos, pelo que é frequentemente escolhido para a construção de dosséis arqueados. Quando atingido, as rachaduras não acontecem nele, portanto, mesmo um ataque de granizo não tem medo dele.
Embora o policarbonato seja um dos polímeros mais fortes e confiáveis, ele pode se degradar à luz do sol. Acontece que o plástico polímero usado como revestimento de uma estufa, estufa, gazebo externo, varanda e edifícios abertos semelhantes se desgasta rapidamente.
Demora apenas alguns anos desde o momento da instalação e o revestimento perde completamente as suas características físicas originais e qualidades declaradas.
Isso acontece em dois casos: quando a lâmina de policarbonato está colocada incorretamente ou não recebe tratamento especial com a radiação ultravioleta.
A presença de uma camada protetora contra a radiação ultravioleta é a qualidade mais importante do policarbonato. Se você anexar a folha com a camada tratada para dentro, pode reduzir imediatamente sua vida útil em uma década inteira. Determinar o lado certo com resistência aos efeitos destrutivos do sol não é difícil: é coberto por um filme de embalagem com uma lista de dados do produto e seus parâmetros. Não haverá marcações no verso do filme.
Existem várias maneiras de aplicar proteção UV.
- Pulverização. Uma fina camada de uma solução é aplicada ao plástico polímero, que se parece com uma tinta industrial. O método considerado tem desvantagens significativas. Durante o transporte e instalação da folha de policarbonato, a camada protetora é danificada, o que torna o polímero inadequado para uma operação eficiente. A pulverização como proteção UV demonstra instabilidade em várias condições atmosféricas e não tolera estresse mecânico externo.
- Método de proteção de extrusão. Em uma das etapas da produção, uma camada especial é aplicada na tela para evitar a destruição do polímero. Ele penetra na superfície do material de policarbonato. A tela recebe resistência a danos de vários tipos, incluindo esforços mecânicos. A diferença com o método anterior também está na vida útil do policarbonato - pelo menos 20 anos.
A folha de policarbonato é entregue ao cliente em um filme de embalagem (em ambos os lados). Deve ser retirado após a finalização da instalação, caso contrário, sob os raios de sol, a embalagem irá aderir firmemente à folha e fazer com que ela amarele. Acontece que o mestre retira o filme, esquecendo-se de marcar a superfície protegida contra raios ultravioleta, que deve ser direcionada para fora. Determinar o lado certo também é fácil neste caso. Você precisa pegar uma folha de policarbonato no final e olhar para o sol através dela. Reflexos roxos aparecerão no lado revestido de UV. Em princípio, esse teste pode ou não ser realizado, substituindo-o por uma chamada ao fornecedor.
Um especialista competente o ajudará a descobrir qual lado deve ser colocado e qual lado deve "olhar" para dentro. Os vendedores provavelmente conhecem as características técnicas de seus produtos. As folhas de policarbonato celular possuem uma película que evita os efeitos destrutivos da radiação ultravioleta. Além disso, a parte externa da tela possui um revestimento que transmite uma determinada parte do espectro de luz. O fluxo luminoso máximo passa pelo revestimento com partículas de mica polarizadas e a radiação infravermelha prejudicial é refletida. Nas salas envidraçadas com policarbonato, com iluminação intensa, o ar esquenta um pouco, o que melhora o microclima nos dias quentes. Essas folhas de policarbonato são distinguidas por um tom perolado, perolado ou dourado.
Outro tipo de policarbonato é mais adequado para aplicações em estufas. Ele permite a entrada de luz suficiente para o crescimento ideal da vegetação, enquanto mantém a radiação prejudicial do lado de fora. O importante aqui é de que lado colocar o policarbonato na estufa. Quando uma folha não se deita corretamente, as condições climáticas são formadas na estufa, o que prejudica a vegetação.
Privado de uma barreira à radiação ultravioleta, o policarbonato perderá gradualmente sua resistência e logo se deteriorará.
Outro tipo de policarbonato celular é um material com alta qualidade reflexiva. O revestimento de alumínio pulverizado resiste aos efeitos do efeito estufa e fornece uma sombra fresca. As placas são produzidas em diversas variações de cores: prata, verde e azul.
Como determinar o lado frontal?
Antes de colocar a tela, você deve descobrir qual lado será o externo. Você precisa considerar uma folha de policarbonato. Os filmes de embalagem geralmente são rotulados e têm instruções precisas em vários idiomas. Ele também descreve as recomendações básicas para instalação. Pela presença de rótulos informativos, calcula-se o "exterior" do material. No processo de montagem, a folha deve ser virada para cima na direção do sol. As informações da película protetora ajudam os consumidores a não cometer erros na fabricação de estruturas de estufas e galpões com uma variedade celular de policarbonato.
Para instalar corretamente e entender de que lado instalar a folha de policarbonato, muitas vezes há uma película protetora de cores diferentes em sua superfície. Na parte inferior, é sempre branco ou incolor. Acima, o filme é azul ou com um padrão, com marcações. Em qualquer caso, os lados são obviamente diferentes um do outro. Sempre há proteção frente e verso em plástico de polímero de alta qualidade. O lado colorido indica proteção UV.
Vale a pena considerar a marcação com cuidado, pontos importantes relativos ao policarbonato são aplicados à película protetora da "face":
- designação e nome do material;
- características técnicas básicas;
- informações do fabricante;
- regras de instalação.
Com base no exposto, é claro que a definição do lado externo da folha de plástico de polímero é uma etapa importante ao embainhar a moldura. Se por algum motivo não houver película protetora, ainda haverá uma maneira confiável de determinar o lado frontal ao qual a folha será fixada - um entalhe especial a laser. As marcas são aplicadas ao longo das bordas na parte superior da tela a uma distância de 70-80 cm. O objetivo dessa rotulagem é ajudar o consumidor a resolver os seguintes problemas:
- como escolher a frente do material de cobertura quando não há película protetora;
- como instalar o piso de acordo com todas as regras;
- como identificar o material durante o uso.
No mercado moderno de materiais de construção, apresenta-se o plástico polimérico alveolar com tratamento de dupla face da radiação ultravioleta. Neste produto, o fabricante não prevê marcação no filme externo. Graças a essa qualidade do policarbonato celular, você não pode perder tempo procurando pela borda frontal, mas sim colocar o painel com um dos lados para fora.
Como consertar isso corretamente?
Depois de comprar policarbonato, o comprador fica frequentemente intrigado com a questão de saber se é necessário limpar a folha de plástico do filme. A resposta correta é a recomendação de retirar o filme imediatamente após a instalação para evitar problemas no futuro. Esta é uma película de transporte que cobre as folhas durante o transporte e armazenamento, por isso deve ser removida quando não houver mais remessas planejadas.
Alguns residentes de verão usam o filme de transporte como uma camada protetora contra os raios ultravioleta. Deixando-o nos painéis, eles expõem o material à influência destrutiva do sol. É importante saber que a camada UV é invisível - não será possível retirá-la de forma indeterminada. Portanto, não há necessidade de ter medo de retirar o excesso acidentalmente por inexperiência. Se o filme do lado de fora da folha não for liberado, ele irá aderir firmemente ao topo do material com as áreas escuras das inscrições e, depois disso, será simplesmente irreal removê-lo. Além disso, o filme do lado de fora da tela ameaça a segurança da capa que protege contra a radiação ultravioleta. No inverno, o filme que não foi removido irá prender a neve.
Isso reduz a resistência das folhas e diminui sua vida útil.
Ao instalar, também é importante levar em consideração a capacidade do policarbonato de responder às mudanças de temperatura. Em clima quente e frio, o policarbonato padrão exibe desvios da largura original em 1 cm ou mais. Se ao mesmo tempo a folha estiver bem fixada na moldura, o aparecimento de fissuras com a consequente destruição do material é inevitável. Para evitar que isso aconteça, os orifícios para os parafusos devem ser 3-4 mm maiores em diâmetro do que os próprios parafusos. Isso evitará uma possível deterioração do material quando ele muda durante a expansão térmica. É importante não apertar demais os parafusos, caso contrário, a folha pode deformar.
Além disso, você não pode dobrar o material mais do que a norma prescrita. Cada tipo de policarbonato é caracterizado por uma certa flexibilidade e indicadores específicos do raio mínimo de curvatura. Se a folha for dobrada mais do que o permitido, dobrando-se durante o transporte ou assentando em estruturas arqueadas, o policarbonato estourará durante a primeira dilatação térmica e a estanqueidade será quebrada. A água escorrerá pelo intervalo quando chover. Esta parte da estrutura será inadequada para operação posterior e terá que ser substituída. O raio máximo é determinado pela espessura do policarbonato - quanto mais fino, mais é permitido dobrar a folha. Para confiabilidade, você precisa verificar com o vendedor sobre essas qualidades.
Com a instalação adequada e cumprimento do procedimento de instalação, a estrutura construída em policarbonato celular servirá por muitos anos sem problemas.
Como colocar o policarbonato corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.