Como e com que fixar o policarbonato à madeira?
O policarbonato é um material muito procurado no mercado atual que substituiu o plexiglass convencional, o polietileno ou o filme de PVC. Sua principal aplicação é em estufas, onde um isolamento barato e eficaz é necessário. O plástico perde para o vidro em apenas uma coisa - no respeito ao meio ambiente, segurança absoluta para a saúde dos proprietários do edifício.
Regras básicas de fixação
É impossível fixar o policarbonato a uma estrutura de madeira se esta não tiver a estabilidade adequada. A massa do policarbonato é pequena devido à sua estrutura celular - uma pessoa pode facilmente levantar uma ou várias folhas e carregá-las até o local de trabalho. O ganho de peso permite aumentar a solidez da estrutura de suporte, que permanecerá por décadas.
A madeira precisa ser impregnada a cada poucos anos - isso protegerá a estrutura da madeira da decomposição devido a fungos, mofo e micróbios.
Para fixar o policarbonato celular com segurança em uma árvore, você deve seguir uma série de regras.
- A umidade condensada da queda de temperatura na superfície interna (teto e paredes da estufa) deve escoar pelas células dentro da folha e evaporar na atmosfera.
- A direção dos reforços e dos elementos de retenção é a mesma. As folhas montadas horizontalmente são colocadas apenas em suportes horizontais. O mesmo ocorre com os decks verticais de policarbonato. Estruturas diagonais e arqueadas também possuem um reforço unidirecional com os elementos da base de suporte.
- Tal como acontece com o revestimento, o piso de madeira, etc., as lacunas de expansão / contração térmica são necessárias - tanto para os cantos perfilados quanto para as próprias placas. Sem deixá-los, o dono da estrutura condena o policarbonato a inchar com o calor e rachar (por tensão excessiva das telhas) com o frio.
- As folhas não são cortadas ao longo das bordas de reforço, mas entre elas.
- O corte de folhas de policarbonato requer uma ferramenta afiada. Se esta é uma lâmina de construção e montagem, não é inferior em nitidez a uma lâmina de barbear e em força - a um bisturi médico. Se for uma serra, seus dentes devem estar localizados no mesmo plano, e não "divididos" e ser revestidos com um spray de reforço (liga de pobeditovy, aço rápido de resistência especial, etc.).
- Para evitar enviesamento, a folha acabou tendo um determinado formato, eles usam trilhos-guia e grampos para uma fixação confiável da folha e dos próprios trilhos.
- O diâmetro da rosca do parafuso auto-roscante é escolhido pelo menos 1-2 mm menor do que o próprio orifício. Uma tentativa de prender a folha com parafusos auto-roscantes sem escarear no ponto de fixação levará imediatamente a rachaduras na estrutura de policarbonato. Isso não só prejudicará a aparência do piso a ser montado, mas também piorará sua resistência e impermeabilidade.
- Os parafusos (ou parafusos autorroscantes) não podem ser apertados em demasia e também não podem ser aparafusados em ângulo reto ao suporte do rolamento e ao plano no qual as placas estão localizadas. Isso levará à quebra do policarbonato devido a flutuações significativas de temperatura. Os tipos de policarbonato em favo de mel e monolítico são suscetíveis a rachaduras, não importa quão flexíveis e elásticos possam parecer.
Nos locais onde a estrutura de madeira é adjacente às telhas, ela é coberta com um agente contra germes, mofo e bolor. Em seguida, é aplicada uma impregnação incombustível - se necessário, em várias camadas. Sobre ela é aplicado um verniz impermeável (por exemplo, parquete).Se essas recomendações forem seguidas, a estufa permanecerá em pé por mais de uma dúzia de anos.
Quais ferramentas e materiais são necessários?
A fixação de policarbonato celular em um suporte de madeira é um trabalho que não requer habilidades especiais. Mas destreza, velocidade e desempenho são adquiridos muito rapidamente - após o início do trabalho.
Nenhuma ferramenta especial é necessária - a instalação das telhas é feita quase que manualmente, os custos das obras realizadas são baixos.
Para fixar placas de policarbonato em uma base de madeira, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- uma broca (ou uma broca de martelo com um adaptador para brocas para metal, funcionando em um modo sem batente);
- um conjunto de brocas para metal;
- uma chave de fenda com uma chave inglesa ou um conjunto de bits para parafusos auto-roscantes;
- parafusos auto-roscantes com cabeças hexagonais ou ranhuradas ("cruzadas");
- folhas de policarbonato;
- um amolador com círculos para madeira ou uma serra de vaivém com um jogo de lâminas de serra;
- tiras de conexão (transições) para proteger as folhas.
A estrutura de suporte já deve estar totalmente concluída. Pranchas para placas de policarbonato excluem possíveis vãos entre as folhas, evitando que a precipitação penetre sob o telhado. Em casos especiais, um filme isolante é usado para proteger o policarbonato da entrada de umidade em sua estrutura em forma de caixa.
Métodos de instalação
Sem uma moldura, as folhas de policarbonato criarão uma estufa ou gazebo extremamente instável a ventos fortes. A estrutura de suporte é montada de forma que as juntas das folhas fiquem nos elementos de suporte e não entre eles. Para instalar as folhas corretamente, faça o seguinte:
- marque e corte as folhas grandes em partes menores, verificando o comprimento e a largura de cada uma delas de acordo com o desenho;
- cubra as extremidades da folha com uma película de vedação antes de instalá-la;
- posicione a primeira das folhas de modo que suas bordas se projetem um pouco além da moldura;
- marcar e fazer furos no suporte de mancal e na própria chapa, eles devem ser colocados em incrementos de 35 cm e coincidir nos pontos de fixação;
- posicione e aparafuse as folhas, verifique se cada folha se encaixa na barra guia e não fica pendurada após a instalação.
Para o aperto da estrutura, anéis de borracha estão localizados em cada parafuso auto-roscante. Em cada uma das arestas (cantos) da estrutura, é utilizado um perfil de canto de policarbonato, que também atua como um espaçador guia. Pode ser desprovido de uma estrutura de vazio longitudinal. A montagem correta do telhado e das paredes da estufa de policarbonato permitirá que as telhas durem pelo menos 15 anos. O policarbonato moderno é protegido do excesso de radiação ultravioleta e da exposição ao calor e ao gelo, mas não pode durar mais do que estruturas metálicas.
Seco
Método de montagem a seco - fixação de policarbonato com fixadores e inserções de borracha (ou borracha) prontas. A estrutura é montada usando esta tecnologia da seguinte forma:
- marcação do policarbonato para a estrutura de suporte, cortando-o em partes iguais;
- fazer furos no suporte e nas folhas para fixação com parafusos auto-roscantes;
- colocação de todas as guias e selos;
- folhas de fixação com parafusos auto-roscantes (parafusos).
O design final é desprovido de uma camada de vedação caseira.
Molhado
Para a instalação úmida de policarbonato, cola de espuma, selante de cola de borracha ou silicone, etc. são usados. A tecnologia de fixação com este método muda da seguinte forma:
- encaixe e processamento de fragmentos prontos com solventes desengordurantes nas juntas;
- aplicar um adesivo à estrutura de suporte e às próprias folhas (ou seus fragmentos);
- pressionando as folhas contra um suporte ou estrutura por alguns segundos ou minutos, dependendo da velocidade de cura da composição.
Em parte, a instalação úmida é combinada com a instalação seca - em locais particularmente problemáticos onde as cargas são altas e é difícil dobrar corretamente um pedaço de folha (ou a folha inteira) sob um detalhe estrutural não padronizado.
Não ignore o desengorduramento (use álcool, acetona, 646º solvente, dicloroetano, etc.)- ajudará a cola a se difundir (penetrar) melhor na camada superficial de policarbonato, madeira (madeira) e / ou no revestimento da estrutura metálica. Isso criará adesão e retenção máximas dos elementos fixados uns sobre os outros.
Dicas úteis
Se você usar estruturas de alumínio ou aço como perfil angular, precisará de um selante, por exemplo, um selante adesivo. É necessário proteger a estufa de sopro se estiver localizada em uma área de ventos fortes e frequentes. A perda de calor em uma estrutura selada só é possível devido à condutividade térmica - as estruturas metálicas criam pontes frias adicionais.
O revestimento oportuno de uma estrutura de suporte de madeira com compostos antifúngicos e verniz impermeável permitirá que a árvore permaneça em pé por mais de 12 anos sem perder sua resistência. As folhas de cima se ajustam perfeitamente à árvore, é difícil para a umidade passar por baixo delas. As bordas lateral e inferior do suporte de mancal, ao contrário das superiores, são mais acessíveis a vapores e respingos acidentais.
O policarbonato não deve perder a transparência - aplique todos os revestimentos com cuidado. Reduzir o fluxo de luz que passa pelas folhas levará ao superaquecimento ao sol, desgaste acelerado e destruição prematura.
Iniciantes costumam usar arruelas térmicas de policarbonato sólido. Essas arruelas impedem que as folhas alveoladas se esmaguem, evitando que o parafuso auto-roscante aperte demais com um leve excesso de torque acidental.
Se você é um instalador profissional, rapidamente "colocará sua mão" em aparafusar e sem arruelas térmicas. Isso permitirá que os clientes reduzam ligeiramente o custo dos materiais usados na construção de estufas e gazebos. Sua velocidade não será afetada.
Uma estufa ou gazebo automontada, onde o material principal são as folhas de policarbonato, não é inferior em termos de precisão e exatidão da forma e localização dos componentes, na aparência e nas propriedades do produzido na fábrica. O modelo acabado é mais fácil de instalar, mas custará bem mais caro, já que a mão de obra dos artesãos é paga.
Uma visão geral da fixação de policarbonato à madeira usando arruelas térmicas e parafusos auto-roscantes é apresentada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.