Como e como cortar policarbonato?

Contente
  1. Seleção de ferramentas
  2. Como cortar corretamente?
  3. Dicas úteis

A cada dia, as telas de polímero plástico estão ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas. Devido ao seu baixo preço e excelentes parâmetros técnicos, o policarbonato ocupa uma posição de liderança na área de vendas de materiais de construção. Um papel significativo é desempenhado pelo fato de que qualquer pessoa pode trabalhar com telas plásticas de polímero, mesmo sem experiência na área de construção. Porém, pelo fato de o policarbonato ter aparecido recentemente no mercado, a tecnologia de seu corte não é conhecida por todos.

Seleção de ferramentas

O policarbonato é um material polímero sintético que ganhou reconhecimento na indústria da construção desde o seu início. Suas características distintivas são transparência, flexibilidade, baixo peso e um alto nível de resistência. As últimas características apresentadas distinguem-no favoravelmente do vidro natural, razão pela qual o uso massivo deste material como um análogo prático.

Hoje, no mercado da construção civil, as lonas plásticas poliméricas são apresentadas em diversos tipos.

  • Monolítico. Este tipo é uma folha sólida de policarbonato. É conveniente cortar, dobrar e montar. A única desvantagem é que após o corte, as bordas do material precisam ser alisadas e rebarbadas.
  • Celular. Este tipo de material apresenta nervuras de enrijecimento entre várias camadas de folhas, razão pela qual surgem espaços vazios nas distâncias entre as nervuras, ou, como também são designadas por “favos de mel”. É por isso que esse tipo de policarbonato é denominado "celular". O número de câmaras de ar presentes nas folhas celulares de plástico polimérico é de pelo menos 5 compartimentos. A propósito, o policarbonato celular é mais conveniente para cortar o favo de mel.

A escolha da ferramenta adequada para o corte de policarbonato depende inteiramente do tipo de placa, da sua espessura e da complexidade da linha de corte.

Obviamente, fazer um corte em linha reta é muito mais conveniente do que criar uma linha curva, mas às vezes você precisa fazer um entalhe ou moldar uma fenda curva na folha. Para cada caso individual, a opção mais apropriada para um instrumento cortante deve ser considerada.

Um pequeno conjunto de objetos cortantes que podem ser usados ​​em casa está sempre presente nas malas de construção essenciais. mas se houver necessidade de recortar elementos decorativos em miniatura, não será possível prescindir dos serviços de um laser ou de uma fresadora.

Sem o uso de dispositivos de corte de alta precisão, as bordas serradas da folha monolítica terão que ser lixadas. As partes extremas do policarbonato celular não são lixadas, basta fechá-las com um perfil de extremidade. Os especialistas, por sua vez, recomendam o uso de perfis de borda. Esses modelos têm proteção que evita que detritos e insetos entrem no espaço oco.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com uma lista de ferramentas que são ideais para cortar uma teia de plástico de polímero, especialmente porque a maioria delas pode ser encontrada em ferramentas de jardim:

  • faca - uma ferramenta ideal para cortar folhas de plástico polimérico com uma espessura de 4-6 mm;
  • serra de vaivém - mais adequado para o corte doméstico de pequenas linhas encaracoladas;
  • búlgaro - uma ferramenta adequada para cortar folhas grossas de 8-10 mm;
  • uma serra circular - a melhor forma de cortar linhas curvas;
  • serra para metal - uma ferramenta que vale a pena pensar como último recurso.

A propósito, para cortar uma folha de plástico de polímero com uma espessura de 2-3 mm, podem ser utilizadas tesouras de metal. É estritamente proibido o uso de serra para metal em madeira. Ele não corta, mas rasga o plástico, deixando tocos afiados nas pontas. Discos para processamento de aço também são contra-indicados. Durante a operação, o disco aquece e derrete a base plástica do policarbonato.

Antes de pegar uma ferramenta para cortar, você precisa estudar cuidadosamente suas características e entender as nuances do trabalho.

Facas de papelaria

Esta ferramenta está necessariamente presente na fazenda. É usado para serrar e cortar quaisquer materiais, coisas e objetos. Também é considerada uma ferramenta ideal para cortar policarbonato fino em linha reta. Basicamente, você pode usar uma faca clerical para cortar elementos que se contorcem, mas isso levará muito tempo.

Uma faca para cortar policarbonato deve ser o mais afiada possível, caso contrário, o corte será de má qualidade. Consequentemente, as pontas do material cortado terão que ser lixadas.

Não é recomendado o uso de faca para corte de policarbonato com espessura superior a 6 mm. O mesmo vale para folhas monolíticas.

Moedores

Uma boa ferramenta para cortar linhas retas. Pode até ajudá-lo a cortar com um amplo raio de curvatura. É impossível cortar pequenos círculos com um amolador. Primeiro, o disco fica preso no corte da teia a ser dividido. Em segundo lugar, o corte é obtido com pontas irregulares.

Para deixar as pontas cortadas do policarbonato lisas e com uma moldura bonita, a ferramenta deve ser ajustada para baixa velocidade.

O próprio disco deve ser projetado para funcionar em alumínio ou concreto. Só assim é possível fazer um corte uniforme e de alta qualidade do policarbonato. As pranchas devem ser colocadas sob a folha a ser serrada para criar uma lacuna que permita que o disco se mova livremente ao longo da superfície de trabalho.

Serras de vaivém elétricas

Ao criar um corte reto, você pode usar uma variedade de opções de ponta afiada ou lâmina. É muito mais difícil separar o policarbonato monolítico ou celular de acordo com padrões figurados.

Para esse tipo de trabalho, é melhor usar um quebra-cabeças. Seu arquivo repete facilmente as dobras exigidas, não fica preso entre as lâminas. No entanto, nem todo arquivo é adequado. O ideal é usar um modelo pequeno com dentes finos no mesmo plano. Caso contrário, as bordas do policarbonato cortado serão desiguais.

Serras

Esta ferramenta de construção para trabalhar com policarbonato deve ser considerada por último. Em primeiro lugar, é muito inconveniente trabalhar com ele. Em segundo lugar, exigirá muito trabalho.

Basicamente, você pode fazer cortes simples, retos e retos com uma serra, mas somente se a folha estiver firmemente fixada. Os próprios movimentos do cortador devem ser suaves. Não se sacuda e se precipite, uma sacudidela pode causar rachaduras nas bordas.

Outro desafio com uma serra é a necessidade de segurar a ferramenta em um ângulo de 30 graus durante o corte.

Laser

O corte a laser destina-se à fabricação de elementos decorativos em policarbonato e outros materiais. Nem todos podem instalar equipamentos a laser em casa. Além disso, para trabalhar com o aparelho, é necessário ter profissionalismo suficiente.

Uma vantagem importante do corte a laser é o erro mínimo de corte e as bordas de corte perfeitas e sem rebarbas do material cortado.

Como cortar corretamente?

Feitas as marcações, pode-se começar a cortar o policarbonato. Não é difícil cortar uma laje fundida em casa. É muito mais sério levar o processamento do policarbonato celular. Hoje, existem várias maneiras de cortar uma teia de plástico polimérico, envolvendo o uso de diferentes ferramentas. Cada opção tem certas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de começar a trabalhar, você precisa se familiarizar com cada ferramenta específica e escolher o método mais adequado.

Faca de corte

Muitas pessoas acreditam que uma faca de escritório é a ferramenta perfeita para cortar policarbonato em casa. O principal é que a lâmina seja o mais afiada possível. Recomenda-se substituí-lo antes do trabalho.

Claro, cortar policarbonato com uma faca de construção não é uma tarefa fácil. É muito mais fácil usar um quebra-cabeças ou moedor. Outro inconveniente é que a faca pode ser usada em pequenos pedaços de material.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com as instruções passo a passo para a execução de trabalhos de corte com lâmina de faca.

  • É necessário preparar o site, fazer marcações na folha.
  • Faça um corte de teste em uma parte da folha de policarbonato. Assim, a nitidez da faca é verificada.
  • Uma régua ou nível é aplicado à linha de corte.
  • Uma lâmina é instalada na parte frontal. Uma faca é inserida na parte final, criando um entalhe. Em seguida, a lâmina é guiada ao longo da linha de corte. É estritamente proibido correr, caso contrário a faca irá além das marcações.

Na prática, descobriu-se que uma faca de construção é ideal para cortar. O cortador da papelaria também é bom, mas embota muito rapidamente.

Corte de serra de vaivém

O melhor análogo de uma faca de construção e moedor.

  • O processo de corte do policarbonato com uma serra de vaivém começa com a preparação padrão do local de trabalho. Ao instalar o arquivo na base da serra de vaivém, verifique se ele está bem preso.
  • O aparelho é conectado à rede, depois é trazido da ponta da folha de policarbonato, conforme as marcações feitas. Se for necessário criar linhas onduladas, é melhor praticar com antecedência em outros materiais.
  • Ao final do trabalho, deve-se desligar o quebra-cabeça e se livrar das aparas de plástico. Se os elementos em excesso permanecerem na borda do policarbonato, eles devem ser cortados com uma faca de escritório.

Corte de moedor

O moedor é uma ferramenta conveniente que permite cortar uma grande folha de policarbonato até as pontas em um curto período de tempo. Para o trabalho, você precisa levar um disco de metal. O próprio aparelho deve operar em baixas velocidades, minimizando assim a possibilidade de derreter a base plástica do material.

Além disso, propõe-se familiarizar-se com a técnica de corte com a ajuda de uma esmerilhadeira.

  • É necessário preparar a superfície de trabalho. Coloque o andaime.
  • Em seguida, o moedor liga, a velocidade necessária é obtida. Em seguida, o disco de metal é levado para a marcação. É importante mover o dispositivo com cuidado, monitorando constantemente a posição do disco para que ele corra claramente em linha reta.
  • No final do corte, você deve desligar o moinho da tomada. Se o material celular foi processado, sacuda as aparas de plástico dos vazios.

Corte serrote

Você pode usar uma serra de metal para cortar policarbonato. Esta ferramenta ajuda a cortar o material em partes de diferentes formatos. O processo de trabalho em si é em muitos aspectos semelhante ao corte com uma faca de construção, no entanto, algumas nuances devem ser levadas em consideração:

  • a serra deve estar sempre em um ângulo de 30 graus;
  • para criar um ambiente de trabalho mais confortável, você deve usar uma bancada que permite fixar a folha em um torno.

Corte a laser

Este método de corte é usado principalmente em um ambiente industrial. Somente um especialista altamente qualificado que conheça a tecnologia do processo pode trabalhar com esta ferramenta. mas Hoje você pode comprar equipamentos a laser para uso doméstico.

Graças à combinação de tecnologias modernas e controle de software, a precisão de corte tem um erro máximo de 0,5 mm.

Portanto, os produtos são de tamanho perfeito. Mas infelizmente, nem todos podem comprar equipamentos a laser. É muito caro e para um único uso não faz sentido gastar uma quantia tão grande. Por isso, os usuários que precisam fazer recortes cacheados entregam folhas de policarbonato e padrões de design a oficinas especializadas, onde profissionais da área personalizam o equipamento e transformam a ideia do cliente em realidade.

A característica mais importante do corte a laser, para a qual os conhecedores de rara beleza se voltam, são as linhas retas e a transferência precisa da imagem ou ornamento concebido.

Dicas úteis

Ao escolher uma ferramenta, deve-se levar em consideração o tamanho, a espessura da chapa e a complexidade da linha de corte. Folhas monolíticas finas são muito mais convenientes para separar com uma faca de construção. É muito conveniente preparar cortes retos com uma trituradora ou circular. Para o desenho de formas arredondadas, é preferível o uso de um quebra-cabeças.

Se a superfície do policarbonato tiver um revestimento espelhado ou laminado, o material deve ser colocado com o lado decorativo voltado para cima antes do corte.

Se você quiser criar um buraco ondulado, nesse lugar você precisa perfurar o policarbonato com uma broca para metal. Não deve ultrapassar a linha de contorno da forma que está sendo criada. Uma pequena partição é feita com a mesma broca.

Um arquivo de quebra-cabeça ou uma faca de construção afiada é inserido no orifício preparado. Depois disso, um corte preciso da figura começa. Este trabalho exige muito tempo e esforço. E para não desperdiçar sua própria energia e nervos, é melhor usar o corte a laser.

No processo de corte de policarbonato de uma amostra monolítica ou celular, é importante seguir algumas recomendações, graças às quais o resultado superará todas as expectativas possíveis.

  • Antes de começar a cortar, você precisa preparar seu espaço de trabalho. Ou seja, remova detritos, partículas e até mesmo pequenas partículas de poeira. Recomenda-se colocar papelão ou madeira compensada sobre uma superfície limpa e policarbonato por cima.
  • Ao usar uma ferramenta elétrica, é importante lembrar da sua própria segurança.
  • Com a ajuda de uma trituradora ou serra de vaivém, é necessário instalar suportes especiais sob as folhas de policarbonato ao longo das bordas ou ao longo da linha de corte.
  • Você não pode tentar fazer uma linha reta a olho nu. Somente graças à marcação será possível cortar o material uniformemente.
  • O mais importante é escolher a ferramenta mais conveniente para o corte. É importante aderir à tecnologia de trabalho e à sequência de ações.

No próximo vídeo, você aprenderá como cortar corretamente o policarbonato para uma estufa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário