Características do polietileno de alta densidade e o escopo de seu uso
É muito importante para todos os modernos saber o que é - polietileno de alta pressão, quais são as características do polietileno de alta pressão e a área de utilização. Também é necessário aprender sobre GOST LDPE e especificações para polietileno de baixa densidade.
Um tópico separado é o uso de LDPE para a produção de vários tubos.
O que é isso?
Polietileno de alta pressão, como o nome sugere, obtido por polimerização sob compressão aumentada. Nesse caso, os tecnólogos falam em polimerização radical. Quando comparado ao material de baixa pressão, um ponto de fusão mais frio e densidade mais baixa são alcançados. A polimerização radical, que é importante, causa o aparecimento de um grande número de locais de ramificação na cadeia. Isso é o que está associado a:
- baixa gravidade específica (de 910 a 930 kg por 1 m3);
- cristalização em um nível de 50 a 65%;
- peso molecular relativamente baixo (até 500.000 contra 800.000 para HDPE).
Características importantes do material:
- ponto de transição vítrea - 25 graus;
- ponto de fusão 103 a 115 graus;
- atingindo fragilidade em temperaturas de 45 a 120 graus;
- amolecimento na escala Vicat em 80-90 graus;
- a possibilidade de uso a longo prazo a 50 graus;
- resistência ao frio - até 70 graus;
- fluidez de tração não superior a 6,8-13,7 MPa.
Caracterizando as propriedades do LDPE, também é importante notar que ele colapsa sob tensão de tração de 7 a 16 MPa.... Se for aplicada uma força de flexão, o valor crítico será de 12 a 20 MPa. E durante a compressão, o material colapsa quando surgem tensões de 12 MPa. O módulo de tração é 147-245 MPa e o módulo de flexão é de 118 a 225 MPa. Outros parâmetros são os seguintes:
- alongamento na ruptura - de 150 a 1000%;
- Dureza Brinel - de 14 a 25 MPa;
- coeficiente de atrito em contato com o aço - 0,58.
Estritamente padronizado:
- resistência à corrente no volume e na superfície (em termos específicos);
- absorção de umidade em 1 dia;
- capacidade térmica;
- índice de difusividade térmica;
- intensidade da expansão linear.
As diferenças mais importantes entre o LDPE e as amostras produzidas em baixa compressão são:
- grau de suavidade;
- propriedades plásticas;
- espessura admissível;
- atratividade da aparência;
- Capacidade de carga.
Requisitos
As regras básicas relativas ao material a ser desmontado estão claramente especificadas em GOST 16337-77. O mais importante é que os aditivos das marcas originais não devem ser usados. A escolha deste tipo para uma tarefa específica deve obedecer às instruções dos anexos 1 e 2 da mesma norma. Tanto o grau base quanto a mistura composta com base nele podem ser feitos de três graus diferentes (incluindo o mais alto). É imperativo compor cada lote de grânulos de configuração geométrica idêntica com um tamanho ao longo de qualquer eixo de 2 a 5 mm.
A proporção de grânulos com um tamanho de 5,1-8 mm deve representar um máximo de 0,25%. A concentração de partículas de 1-2 mm de tamanho é normalmente 0,5%. Para PET produzido para filmes especializados, esse parâmetro deve ser de no máximo 0,25%. O material de grau 2 pode conter grânulos cinza e coloridos (máximo de 0,1%). Tanto os produtos coloridos quanto os incolores não podem conter grânulos de outra cor; uma exceção foi feita apenas para o grau 2, mas não mais do que 0,04%.
A tonalidade deve corresponder à amostra de cor oficialmente aprovada. É estritamente proibido ter:
- inclusões metálicas;
- acumulações de gel;
- áreas não derretidas;
- grandes vilosidades.
Para alimentos e aplicações médicas, apenas polietileno de primeira e mais alta qualidade é usado, testado para conformidade com requisitos adicionais do ministério da saúde. GOST também estabelece requisitos para a aceitação de polietileno de alta pressão. Só deve ser aceito em lotes de no mínimo 1000 kg. No documento de qualidade que acompanha, além do número do lote, você deverá indicar:
- o nome oficial da empresa manufatureira;
- sua marca registrada;
- Categoria de Produto;
- data de produção;
- peso líquido;
- os resultados dos testes realizados ou um certificado oficial;
- cumprimento de requisitos adicionais (se o produto se destinar ao abastecimento de água, à produção médica ou alimentar, à formação de brinquedos infantis).
Todos os indicadores padronizados estão sujeitos a verificação, incluindo:
- fração de massa de partículas de várias frações;
- fração de massa de fragmentos de cor cinza e oxidados;
- densidade do material;
- nível de fluidez nominal;
- propagação do fluxo de fusão dentro de um lote;
- número de inclusões;
- resistência à fissuração;
- extensão relativa;
- a entrada dos componentes extraídos;
- susceptibilidade à obsolescência termo-oxidativa e luz-oxidativa;
- concentração de componentes voláteis.
TU 2211-145-05766801-2008 desenvolvido em OAO Nizhnekamskneftekhim deve ser considerado como condições técnicas exemplares.... Além dos requisitos técnicos, o documento também padroniza a embalagem do produto embarcado. Amostras para procedimentos de teste são obtidas por moldagem por injeção. O fluxo de fusão é estabelecido usando um plastômetro de extrusão de acordo com o método ASTM D 1238. O teste de módulo de flexão é realizado de acordo com o método ASTM D 790.
O armazenamento de HDPE só é possível em salas fechadas e secas. Os raios diretos do sol não devem cair ali. Embalado ou armazenado fora da embalagem, o produto deve estar igualmente posicionado a uma altura mínima de 0,05 m acima do piso.
A distância a qualquer dispositivo de aquecimento e / ou outra fonte de calor deve ser de pelo menos 1m. A qualidade é garantida somente se os requisitos de transporte e armazenamento forem atendidos.
Visualizações
É comum designar marcas de LDPE em uma ordem clara.... O primeiro número no índice indica realmente que este é um material de alta pressão. Os próximos dois números formam o ordinal da marca original. Depois disso, a categoria normativa da gravidade específica é escrita. Um valor de 3 refere-se a um material com gravidade específica de 917-921 kg por m3.
Um valor de 4 indica que a densidade variará de 922 a 926 kg por m3. Finalmente, após o hífen, escreva o índice das propriedades de fluxo do fundido, aumentado em 10 vezes. Se uma composição for feita a partir de selos originais, ela será indicada na seguinte ordem:
- nome do termoplástico;
- 3 dígitos do índice oficial da marca base (sem necessidade de decodificação);
- traço;
- número do aditivo de prescrição;
- vírgula;
- cor;
- a formulação do componente de coloração;
- grau de polietileno;
- padrão.
Marcas de LDPE, como:
- 10204-003;
- 10803-020;
- 16204-020;
- 11503-070;
- 17703-010.
Além disso, existem:
- espumado;
- costurado;
- polietileno contendo copolímeros ou outros polímeros.
Formulários
A primeira produção de HDPE foi iniciada com o objetivo de isolar cabos telefônicos submarinos. Na segunda metade do século XX, esse material passou a ser utilizado como embalagem de alimentos. Hoje é usado para tubos e outras peças moldadas por injeção. Também é comum o uso de LDPE em garrafas, latas e alguns outros produtos soprados.
A versão costurada torna-se um excelente isolante térmico, valioso na construção, na produção de recipientes e no isolamento elétrico.
O tipo espumado de polietileno é utilizado nas indústrias automotiva e de construção.Vários tipos de produtos da indústria leve são feitos a partir dele. Na esfera doméstica, este material é conhecido principalmente por meio de vários sacos e sacas. Outras áreas importantes de seu uso são:
- vários modelos de dispositivos médicos;
- enfermagem suprimentos;
- equipamento de laboratório;
- várias próteses externas;
- utensílios para fins especiais;
- embalagem para medicamentos;
- outros produtos descartáveis para diversos fins;
- capas;
- engarrafamentos;
- bancos;
- bainhas de cabos de fibra óptica;
- uso estrutural (na presença de camadas e elementos de reforço).
Você pode aprender sobre a tecnologia para produção de polietileno de alta densidade no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.