Características e usos da folha de espuma de polietileno

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Formulários

Ao realizar várias obras de construção, muitas vezes é necessário criar uma camada à prova de umidade, de isolamento de ruído ou de isolamento. Freqüentemente, folhas especiais de polietileno com espuma são usadas para a fabricação de tais superfícies. Hoje falaremos sobre o que é esse material, considere suas variedades e aplicações.

Peculiaridades

O polietileno espumado apresenta-se na forma de folhas macias de espessura relativamente fina. Eles são retangulares e têm uma estrutura de granulação fina. Esse material é bastante elástico e macio, geralmente é ligeiramente quente ao toque. A espuma de polietileno em folhas é produzida por extrusão ou moldagem por injeção da massa espumada sob uma certa pressão. Neste caso, pode-se usar polietileno de vários graus de densidade. O material possui baixa condutividade térmica, sendo considerado absolutamente seguro para o homem e sua saúde, pois o freon não é utilizado para sua produção. E também a espuma de polietileno possui excelentes características de repelência de água.

Esse tipo de material é muito fácil de trabalhar. É capaz de reduzir significativamente a possibilidade de ignição de outros substratos utilizados, portanto, é frequentemente utilizado para proteção adicional de estruturas de madeira. O polietileno espumado tem um alto nível de resistência ao desgaste e durabilidade. Praticamente não é danificado por pequenos roedores ou insetos.

O material tem um custo baixo, portanto, será acessível para quase qualquer comprador.

Visualizações

A folha de polietileno espumado é de várias variedades principais.

  • Não costurado. Esta opção é a mais barata. Para sua fabricação, utiliza-se a extrusão, tomando-se como base uma massa de polímero fundido. Essa peça de trabalho é preenchida com gás (na maioria das vezes butano). Ao mesmo tempo, no processo de vazamento no molde, a mistura fica sob a influência da pressão atmosférica, pequenas bolhas de gás tendem a sair para a superfície, dessa forma se solidificam rapidamente e formam uma estrutura celular. Normalmente, essa tecnologia permite criar um material com uma grande estrutura de poros.
  • Costurado quimicamente. Para a fabricação desse tipo de folha de polietileno espumado, é utilizada quase a mesma tecnologia da versão anterior. Mas, ao mesmo tempo, um tratamento especial com peróxido de hidrogênio é usado como procedimento adicional. Permite remover todos os defeitos possíveis do material. Ao mesmo tempo, a base se torna muito mais densa, as células são menores.
  • Costurado por meios físicos ou de radiação. Este tipo de espuma de polietileno é o mais caro. Nesse caso, a reticulação das moléculas da massa do polímero ocorre devido ao fluxo de elétrons, que são emitidos por radiação. A irradiação permite a formação de ligações cruzadas, o que fortalece significativamente a estrutura molecular do material. Nas fases finais da produção, obtém-se uma base mais elástica e macia com uma superfície plana, ao mesmo tempo que pode suportar pressões significativas. A espuma de polietileno, costurada desta forma, recupera sua forma original muito mais rápido após a deformação, e também adere muito melhor do que os tipos anteriores a outros materiais.

Essa folha de espuma de polietileno pode variar dependendo do tamanho.Em primeiro lugar, ao escolher um material, deve-se atentar para a espessura da chapa. Via de regra, pode variar de 20 a 50 mm.

A largura de cada folha individual também pode ser diferente. Para modelos padrão, pode ser de 600-1200 milímetros, mas existem amostras com outros valores. O comprimento do produto pode atingir aproximadamente 1500-3000 milímetros.

Formulários

O polietileno espumado pode ser usado em várias áreas da construção, mas na maioria das vezes é usado para criar uma camada confiável de isolamento acústico, como isolamento, proteção contra umidade... O material pode ser fixado em pisos, tetos, revestimentos de parede. Se você deseja aumentar as propriedades de isolamento dessa base, pode complementá-la com uma fina folha de alumínio, que é colada em apenas um lado da folha. Essas fundações são mais frequentemente colocadas em estruturas de concreto - neste caso, elas agem como escudos térmicos especiais, refletindo a radiação infravermelha no espaço interior. Desta forma, o calor será conservado com muito mais eficiência.

Este tipo de polietileno em folhas às vezes é usado para criar embalagens. Uma variedade não costurada é mais adequada para eles, enquanto este tipo não é recomendado para trabalhos de instalação. Folhas de polietileno espumado são a melhor opção para criar uma camada de vedação adicional para portas e unidades de vidro. Também são utilizados nos casos em que seja necessário realizar o transporte mais preciso de outros materiais.

As folhas são amplamente utilizadas na engenharia mecânica. Na maioria das vezes, esse material é usado como um isolador confiável para vários equipamentos de refrigeração, sistemas de ar condicionado. Às vezes, esse polietileno é usado na produção de fita dupla-face, várias fitas de montagem e elementos individuais projetados para absorver vibrações. Em vans pesadas, com a ajuda desse material, muitas vezes cria-se isolamento nos compartimentos de bagagem.

As folhas de espuma também são usadas na área médica. Lá eles encontraram ampla aplicação devido à sua elasticidade e flexibilidade: os produtos recuperam facilmente sua forma, mesmo após deformações severas. Básicos com tais características serão uma excelente opção para a produção de diversos corsets, palmilhas.

Hoje, nas lojas, os consumidores poderão encontrar diversos pequenos tapetes feitos com esse material. Eles permitem que você durma no chão, enquanto protegem de forma confiável o corpo humano da hipotermia.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral detalhada da folha de polietileno expandido.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário