O que é espuma de polietileno e onde é utilizada?

Contente
  1. Propriedades e características
  2. Tecnologia de produção
  3. Variedades
  4. Principais fabricantes
  5. Formulários

O polietileno é um material bastante difundido, popular e procurado, utilizado em uma ampla variedade de áreas da atividade humana. No entanto, nem todas as pessoas sabem que existe um grande número de tipos diferentes de polietileno. Hoje em nosso material vamos falar sobre o tipo de material espumado, conhecer suas características distintivas.

Propriedades e características

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o material. Então, O polietileno espumado (espuma de polietileno, PE) é um material à base de polietileno tradicional e bem conhecido. No entanto, ao contrário da variedade padrão, o tipo espumado tem uma estrutura porosa fechada especial. Além disso, é importante observar que a espuma é classificada como um polímero termoplástico preenchido com gás.

Se falamos da época do aparecimento do material no mercado, então isso aconteceu há cerca de cinquenta anos. Desde então, a espuma de polietileno vem ganhando popularidade entre os usuários. Hoje, a produção de bens está em conformidade com todas as normas internacionais, que são especificadas no GOST correspondente.

Antes de decidir pela compra e utilização do material, você deve avaliar e analisar todas as características distintivas disponíveis do polietileno. Deve-se ter em mente que essas propriedades não são apenas positivas, mas também negativas. No entanto, todos eles constituem um conjunto de características distintivas do material.

Portanto, certas qualidades podem ser atribuídas às características mais importantes do polietileno espumado.

Antes de mais nada, é preciso falar sobre a alta inflamabilidade do material. Assim, caso a temperatura do ar atinja +103 graus Celsius, o polietileno começará a derreter (este indicador é o chamado "ponto de fusão"). Portanto, durante a operação, você deve definitivamente se lembrar dessa qualidade do material.

O material é resistente a baixas temperaturas. Assim, especialistas relatam que mesmo quando a temperatura ambiente cai abaixo de -60 graus Celsius, o polietileno ainda mantém características importantes como resistência e elasticidade.

O nível de condutividade térmica do polietileno é muito baixo e está no nível de 0,038-0,039 W / m * K. Assim, podemos falar de um alto nível de isolamento térmico.

O material exibe um alto nível de resistência a vários produtos químicos e componentes. Além disso, um ambiente biologicamente ativo não é perigoso para ele.

Durante a operação da espuma de polietileno, deve-se levar em consideração que o próprio material é capaz de absorver ruídos. A este respeito, é frequentemente utilizado para equipar estúdios de gravação, clubes e outras instalações que requeiram isolamento acústico obrigatório.

O PE não contém componentes que possam prejudicar o corpo humano. Dessa forma, o material pode ser usado sem medo pela saúde e pela vida (tanto sua quanto de seus entes queridos). Além disso, mesmo durante a combustão, o material não emite componentes tóxicos.

A característica mais importante do polietileno, graças ao qual é popular e procurado por um grande número de usuários, é a facilidade de transporte do material. Além disso, um papel importante é desempenhado pelo fato de que a espuma de polietileno pode ser facilmente montada.

O PE é um material com alto nível de resistência ao desgaste. Dessa forma, podemos concluir que ele irá atendê-lo por um longo período de tempo. Se tentarmos estimar aproximadamente a vida útil do material, então é de aproximadamente 80-100 anos.

Durante a operação do material, é imperativo levar em consideração o fato de que ele é destruído pela exposição à radiação ultravioleta. Respectivamente, o uso direto do material deve ser em ambiente protegido.

Grande variedade em termos de cor, forma e tipo de decoração. As mais populares e procuradas são as folhas retangulares em preto e branco.

A espessura do polietileno pode variar. Este indicador desempenha um papel decisivo na escolha do material. Portanto, dependendo de suas necessidades e preferências, você pode escolher PE com espessura de 10 mm, 50 mm, 1 mm ou 20 mm.

Além das características funcionais do PE, é importante estudar em detalhes as propriedades químicas e físicas do PE (por exemplo, propriedades como densidade, capacidade de absorver umidade, etc., desempenham um papel importante). Entre as propriedades químicas e físicas distintas do material estão:

  • a faixa de temperatura recomendada para utilização do material está na faixa de -80 graus Celsius a +100 graus Celsius (em condições de outras temperaturas, o material perde suas características e qualidade);
  • a força pode estar na faixa de 0,015 MPa a 0,5 MPa;
  • a densidade do material é 25-200 kg / m3;
  • índice de condutividade térmica - 0,037 W / m por grau Celsius.

Tecnologia de produção

Devido ao fato de O PE espumado surgiu há muito tempo no mercado de construção e é muito procurado pelos usuários, um grande número de fabricantes começou a produzir PE. Para padronizar o processo de liberação de material, foi adotada uma tecnologia geral de produção, que todas as empresas e firmas devem seguir.

Em primeiro lugar, deve-se notar que a tecnologia de fabricação de espuma de polietileno consiste em várias etapas. Ao mesmo tempo, dentro do quadro de alguns deles é necessário usar o gás, enquanto outros o dispensam.

O esquema geral de produção inclui os seguintes elementos:

  • extrusora;
  • compressor para fornecimento de gás;
  • linha de resfriamento;
  • embalagem.

Deve-se ter em mente que o tipo de equipamento usado depende muito do produto que o fabricante deseja obter como resultado. Assim, por exemplo, confecção de sacos, costura de tubos e muitos outros dispositivos e mecanismos podem ser usados. Além disso, muitos fabricantes usam dispositivos como tesouras volantes, prensas de puncionamento, máquinas de moldagem, etc.

Para a produção direta do material, grânulos especialmente projetados de LDPE, HDPE são usados ​​(vários elementos baseados neles também podem ser usados). Em alguns casos, as matérias-primas primárias podem ser combinadas com os chamados regranulados. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que a espuma de polietileno também pode ser produzida a partir de materiais reciclados. Além disso, deve cumprir determinados requisitos, nomeadamente, deve estar isento de quaisquer impurezas e a própria matéria-prima deve ter um peso molecular médio e uma cor uniforme.

Variedades

O polietileno espumado é um material vendido em rolos. Ao mesmo tempo, no processo de aquisição, deve-se ter o máximo de cuidado possível, uma vez que existem diversas variedades de PE, que se diferenciam em suas propriedades qualitativas, e também são utilizadas para realizar diversas tarefas.

Não costurado

O polietileno espumado não reticulado é produzido usando a tecnologia da chamada "espuma física". Este método de fabricação permite preservar a estrutura original do material. Quanto às características de resistência deste tipo de PE, são relativamente baixas, o que deve ser levado em consideração no processo de compra e utilização do material. Em geral, acredita-se que o material não reticulado é relevante para uso nos casos em que não estará sujeito a tensões mecânicas significativas.

Costurado

No que diz respeito à espuma de PE reticulada, existem dois tipos de tais materiais: reticulados quimicamente e fisicamente. Vamos considerar as características desses tipos com mais detalhes.

A produção de material reticulado quimicamente é realizada passo a passo. Em primeiro lugar, é realizado o procedimento de mistura da matéria-prima com elementos especiais de formação de espuma e reticulação. Depois disso, a peça inicial é formada. O próximo passo é aquecer gradativamente a massa cozida no forno. Deve-se notar que o processo de tratamento térmico da composição afeta o aparecimento de reticulações especiais entre os fios de polímero (este processo é denominado "costura", de onde vem o nome do material). Depois disso, ocorre a gaseificação. Quanto às propriedades diretas do material, que são obtidas com a utilização desse método, devem ser observadas características como estrutura de poros finos, superfície fosca, alta resistência e estabilidade, elasticidade, etc.

Ao contrário do material descrito acima, nenhum aditivo especial é usado para criar o produto final, que é produzido pelo método de reticulação física... Além disso, não há nenhuma etapa de tratamento térmico no ciclo de produção. Em vez disso, a mistura preparada é processada por um fluxo de elétrons, o que facilita o processo de reticulação.

É importante ressaltar também que, por meio desse método, o fabricante tem a capacidade de controlar as características do material e o tamanho de suas células.

Principais fabricantes

Devido ao fato de que o polietileno espumado é muito procurado entre os usuários, um grande número de empresas está envolvido na sua produção, lançamento e venda. Considere vários fabricantes de materiais populares. Em primeiro lugar, incluem:

  • PENOTERM - os materiais desta marca correspondem aos mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos;
  • "Polyfas" - esta empresa distingue-se pelo seu amplo sortimento;
  • Siberia-Upak - a empresa existe há mais de 10 anos no mercado, durante este tempo conseguiu conquistar o amor e a confiança de um grande número de consumidores.

No processo de escolha de um material, é muito importante ficar atento ao fabricante. Somente se você escolher uma empresa de confiança, poderá contar com a compra de um material que atenda a todas as normas e padrões internacionais.

Formulários

Como mencionado acima, a espuma de polietileno é um material popular e exigido. Em primeiro lugar, essa ampla distribuição se deve ao fato de que a EF pode ser usada em várias áreas da vida humana.

O PE é tradicionalmente usado como material isolante. Ao mesmo tempo, ele pode proteger o usuário do calor, do som ou da água. Assim, podemos concluir que a espuma de polietileno é ativamente utilizada na indústria da construção civil no processo de montagem de diversos tipos de estruturas fundamentais.

Além da indústria da construção, as propriedades isolantes do material são ativamente exploradas no âmbito da engenharia automotiva e de instrumentos. Por exemplo, o PE é usado para criar produtos como tapetes e bases para máquinas.

O polietileno espumado é frequentemente usado para vedar portas, janelas e outros elementos (por exemplo, cantos ou perfis são construídos a partir dele).

Também é importante observar que o PE possui todas as qualidades necessárias e atende aos requisitos de materiais de embalagem.Assim, o polietileno é usado para embalagem e transporte de diversos equipamentos.

Outra área de uso é a fabricação de uma variedade de equipamentos esportivos.

Assim, podemos concluir que A espuma de polietileno é um material popular que possui muitas características exclusivas e é usado para uma ampla variedade de aplicações.

O vídeo a seguir explica o que é espuma de polietileno.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário