O que é XLPE e como é?
Polietileno reticulado - o que é, como se utiliza, é melhor que o polipropileno e o metal-plástico, qual a sua vida útil e outras características que distinguem este tipo de polímero? Essas e outras questões surgem para aqueles que planejam substituir os canos. Em busca do material ideal para estabelecer comunicações dentro de casa ou no campo, o polietileno costurado definitivamente não deve ser desconsiderado.
Especificações
Por muito tempo, os materiais poliméricos vêm tentando se livrar de sua principal desvantagem - termoplasticidade aumentada. O polietileno reticulado é um exemplo da vitória da tecnologia química sobre as deficiências anteriores. O material tem uma estrutura de malha modificada que forma ligações adicionais nos planos horizontal e vertical. No processo de reticulação, o material adquire uma alta densidade, não se deforma quando exposto ao calor. Pertence aos termoplásticos, os produtos são fabricados de acordo com GOST 52134-2003 e TU.
As principais características técnicas do material incluem os seguintes parâmetros:
- peso - cerca de 5,75-6,25 g por 1 mm de espessura do produto;
- resistência à tração - 22-27 MPa;
- pressão nominal do meio - até 10 bar;
- densidade - 0,94 g / m3;
- coeficiente de condutividade térmica - 0,35-0,41 W / m ° С;
- temperatura de operação - de −100 a +100 graus;
- classe de toxicidade dos produtos evaporados durante a combustão - T3;
- índice de inflamabilidade - G4.
Os tamanhos padrão variam de 10, 12, 16, 20, 25 mm a um máximo de 250 mm. Esses tubos são adequados para redes de abastecimento de água e de esgoto. A espessura da parede é de 1,3-27,9 mm.
A marcação do material na classificação internacional é assim: PE-X. Em russo, a designação é usada com mais frequência PE-S... É produzido em comprimentos retos, bem como enrolado em bobinas ou em bobinas. A vida útil do polietileno reticulado e dos produtos feitos a partir dele chega a 50 anos.
A produção de tubos e carcaças a partir desse material é realizada por processamento em extrusora. O polietileno passa pelo orifício de formação, é alimentado no calibrador, passando pelo resfriamento por meio de jatos de água. Após a conformação final, as peças são cortadas de acordo com o tamanho especificado. Os tubos PE-X podem ser fabricados usando vários métodos.
- PE-Xa... Material costurado com peróxido. Possui uma estrutura uniforme contendo uma proporção significativa de partículas reticuladas. Esse polímero é seguro para a saúde humana e o meio ambiente e tem alta resistência.
- PE-Xb. Os tubos com esta marcação usam o método de reticulação de silano. Esta é uma versão mais resistente do material, mas tão durável quanto a contraparte de peróxido. Quando se trata de tubos, vale a pena conferir o certificado de higiene do produto - nem todos os tipos de PE-Xb são recomendados para uso em redes domésticas. Na maioria das vezes, o revestimento dos produtos de cabo é feito dele.
- PE-Xc... Um material feito de polietileno reticulado por radiação. Com este método de produção, os produtos são bastante resistentes, mas menos duráveis.
É importante levar em consideração que nas áreas domésticas, ao fazer as comunicações, a preferência é mais frequentemente dada aos produtos do tipo PE-Xa, os mais seguros e duráveis. Se o principal requisito é a resistência, deve-se prestar atenção à reticulação de silano - tal polietileno não tem algumas das desvantagens do peróxido, é durável e forte.
Formulários
O uso de polietileno reticulado é limitado a apenas algumas áreas de atividade. O material é utilizado na produção de tubos para aquecimento de radiadores, piso radiante ou abastecimento de água. O roteamento de longa distância requer uma base sólida. É por isso a distribuição principal do material foi obtida trabalhando em sistemas com método de instalação oculto.
Além disso, além do fornecimento de pressão do meio, tais tubos são adequados para o transporte técnico de substâncias gasosas. O polietileno reticulado é um dos principais materiais utilizados na colocação de gasodutos subterrâneos. Além disso, peças de polímero de dispositivos, alguns tipos de materiais de construção são feitos a partir dele.
Também é usado na produção de cabos como base para luvas de proteção em redes de alta tensão.
Visão geral da espécie
A reticulação do polietileno tornou-se necessária devido às suas características, que estão diretamente relacionadas ao alto nível de deformações térmicas. O novo material recebeu uma estrutura fundamentalmente diferenciada, conferindo maior resistência e confiabilidade aos produtos feitos a partir dele. O polietileno costurado tem ligações moleculares adicionais e tem um efeito de memória. Após uma ligeira deformação térmica, recupera as características anteriores.
Por muito tempo, a permeabilidade ao oxigênio do polietileno reticulado também foi um problema sério. Quando esta substância gasosa entra no refrigerante, compostos corrosivos persistentes são formados nos tubos, o que é muito perigoso ao usar acessórios de metal ou outros elementos de metais ferrosos que conectam o sistema durante a instalação. Os materiais modernos não têm essa desvantagem, pois contêm uma camada interna impermeável ao oxigênio de folha de alumínio ou EVON.
Além disso, um revestimento de verniz pode ser usado para esses fins. Os tubos de barreira de oxigênio são mais resistentes a essas influências, podendo ser usados em combinação com os de metal.
Na fabricação de polietileno reticulado, podem ser utilizados até 15 métodos diferentes, afetando o resultado final. A principal diferença entre eles está na forma de influenciar o material. Afeta o grau de reticulação e algumas outras características. Os mais comumente usados são apenas 3 tecnologias.
- Físico ou baseado na exposição à radiação na estrutura molecular do polietileno... O grau de reticulação chega a 70%, o que está acima do nível médio, mas aqui a espessura das paredes do polímero tem uma influência significativa. Esses produtos são rotulados como PEX-C. Sua principal diferença é a conexão desigual. A tecnologia de produção não é usada nos países da UE.
- Polietileno reticulado com silanol obtido pela combinação química de um silano com uma base. Na moderna tecnologia B-Monosil, um composto é criado para isso com peróxido, PE, e então alimentado para a extrusora. Isso garante a uniformidade da costura, aumenta significativamente sua intensidade. Em vez de silanos perigosos, substâncias organossilanidas com uma estrutura mais segura são usadas na produção moderna.
- Método de reticulação de peróxido para polietileno também prevê a combinação química de componentes. Diversas substâncias estão envolvidas no processo. São hidroperóxidos e peróxidos orgânicos adicionados ao polietileno durante sua fusão antes da extrusão, o que permite obter reticulações de até 85% e garantir sua total uniformidade.
Comparação com outros materiais
Na escolha do melhor - polietileno reticulado, polipropileno ou metal-plástico, o consumidor deve levar em consideração todos os prós e contras de cada material. Mudar a água da sua casa ou sistema de aquecimento para PE-X nem sempre é aconselhável. O material não possui uma camada de reforço, que é em metal-plástico, mas resiste facilmente a repetidos congelamentos e aquecimentos, enquanto seu análogo nessas condições de operação se tornará inutilizável, rachando ao longo das paredes. A vantagem também é a alta confiabilidade da costura soldada.O metaloplasto freqüentemente esfolia durante a operação; a uma pressão média acima de 40 bar, ele simplesmente quebra.
Polipropileno - um material que há muito é considerado um substituto não alternativo do metal na construção de moradias privadas. Mas esse material é muito caprichoso na instalação, com diminuição das temperaturas atmosféricas, é bastante difícil montar uma linha qualitativamente. Em caso de erros na montagem, a permeabilidade dos tubos irá inevitavelmente deteriorar-se e surgirão vazamentos. Os produtos PP não são adequados para a aplicação em betonilhas, cablagem escondida nas paredes.
XLPE é desprovido de todas essas desvantagens.... O material é fornecido em bobinas de 50-240 m, o que permite reduzir significativamente o número de ferragens durante a instalação. O cachimbo tem efeito de memória, restaurando sua forma original após sua distorção.
Graças à estrutura interna lisa, as paredes dos produtos ajudam a reduzir o risco de formação de depósitos. Os trilhos de polietileno reticulado são montados a frio, sem aquecimento e sem solda.
Se considerarmos todos os 3 tipos de tubos de plástico em comparação, podemos dizer que tudo depende das condições de operação. Em habitações urbanas com abastecimento principal de água e calor, é preferível instalar metal-plástico, bem adaptado a uma ampla gama de pressões de funcionamento e condições de temperatura constante. Na construção de moradias suburbanas, a liderança na implantação de sistemas comunais hoje é firmemente sustentada pelo polietileno reticulado.
Fabricantes
Entre as marcas do mercado, você encontra muitas empresas renomadas que produzem tubos PE-X utilizando diferentes tecnologias. Os mais famosos deles merecem atenção especial.
- Rehau... O fabricante utiliza tecnologia de peróxido para reticulação de polietileno, produz tubos com diâmetro de 16,2-40 mm, bem como os componentes necessários para sua instalação. A série Stabil possui uma barreira ao oxigênio em forma de folha de alumínio, também possui o menor coeficiente de expansão térmica. A série Flex possui tubos de diâmetros não padronizados de até 63 mm.
- Valtec... Outro reconhecido líder de mercado. Na produção, é utilizado o método de reticulação de silano, os diâmetros de tubo disponíveis são 16 e 20 mm, a instalação é realizada pelo método de crimpagem. Os produtos são considerados confiáveis, focados em estabelecer comunicações internas ocultas.
- Uponor... O fabricante fabrica produtos com uma barreira de difusão baseada em polímero. Para sistemas de fornecimento de calor, pretendem-se produtos Radi Pipe com diâmetro de até 63 mm e maior espessura de parede, bem como a linha Comfort Pipe Plus com pressão operacional de até 6 bar.
Estes são os principais fabricantes conhecidos muito além das fronteiras da Federação Russa. Os produtos de empresas internacionais apresentam muitas vantagens: são certificados segundo normas mais rígidas e cumprem as normas de higiene. Mas o custo de tais produtos é significativamente mais alto do que as ofertas de marcas chinesas ou empresas russas pouco conhecidas.
Na Federação Russa, as seguintes empresas estão envolvidas na produção de polietileno reticulado: "Etiol", "Pkp Resource", "Izhevsk Plastics Plant", "Nelidovsky Plastics Plant".
Como escolher?
A escolha dos produtos feitos de polietileno reticulado é mais frequentemente realizada antes de estabelecer as comunicações internas e externas. Quando se trata de tubos, é recomendável prestar atenção aos seguintes parâmetros.
- Propriedades visuais... Não é permitida a presença de rugosidade na superfície, espessamentos, distorcendo ou violando a espessura de parede estabelecida. Os defeitos não incluem ondulação mínima, listras longitudinais.
- Uniformidade de coloração do material... Deve ter uma cor uniforme, uma superfície livre de bolhas, rachaduras e partículas estranhas.
- Modo de produção... As melhores propriedades são possuídas pelo polietileno reticulado feito pelo método do peróxido. Para produtos de silano, é imprescindível a verificação do atestado de higiene - deve atender às normas de bebedouros ou dutos tecnológicos.
- Especificações... Estão indicados na marcação do material e produtos dele derivados.É importante descobrir desde o início qual diâmetro e espessura das paredes do tubo serão ideais. A presença de uma barreira de oxigênio é necessária se o tubo for usado no mesmo sistema com contrapartes de metal.
- Regime de temperatura no sistema. O polietileno reticulado, embora tenha uma resistência ao calor calculada de até 100 graus Celsius, ainda não se destina a sistemas com uma temperatura ambiente de mais de 90 graus. Com um aumento neste indicador em apenas 5 pontos, a vida útil dos produtos diminui dez vezes.
- Escolha do fabricante. Como o XLPE é um material relativamente novo e de alta tecnologia, é melhor escolhê-lo entre marcas bem conhecidas. Entre os líderes estão Rehau, Unidelta, Valtec.
- Custo de produção. É mais baixo que o do polipropileno, mas ainda assim bastante alto. O preço varia dependendo do método de costura usado.
Considerando todos esses pontos, é possível escolher produtos confeccionados em polietileno reticulado com as características desejadas sem problemas desnecessários.
O vídeo a seguir descreve a instalação de produtos XLPE.
O comentário foi enviado com sucesso.