Características do polietileno de baixa pressão
Se você olhar ao redor, poderá ver um grande número de coisas diferentes feitas de polietileno - todos os tipos de sacolas e embalagens de filmes, recipientes e caixas de flores, módulos de jogos e milhares de outros produtos plásticos. O polietileno de baixa pressão é amplamente utilizado no setor doméstico e industrial. Falaremos sobre suas características operacionais em nosso artigo.
O que é isso?
A abreviatura HDPE (HDPE) significa polietileno de baixa pressão. O material é plástico de alta densidade... É obtido durante a polimerização do etileno sob pressão reduzida. O polímero nessas condições é resistente e duro, relativamente transparente. As células moleculares deste material têm uma estrutura especial com um nível elevado de ligações intermoleculares. Isso torna o HDPE mais denso do que outros tipos de polietileno, por isso é chamado de "polietileno de alta densidade" (HDPE, e a versão em inglês é HDPE).
A tecnologia de fabricação de HDPE envolve a polimerização de etileno sob uma pressão de 0,2-0,5 MPa a uma temperatura de 80 graus. A reação ocorre com a participação de um solvente orgânico com adição de catalisadores organometálicos. A densidade de tal polietileno na saída é 959-960 kg / m3, o peso molecular corresponde a 80-800 mil e o grau de cristalinidade varia dentro de 75-90.
Normalmente, o HDPE é usado como matéria-prima para a produção posterior de itens domésticos e industriais.
A principal diferença tecnológica entre o polietileno de baixa pressão e os análogos de alta pressão é a diferença nos parâmetros de polimerização. Diferentes níveis de pressão e diferentes aquecimentos dão ao polímero características físicas fundamentalmente diferentes que têm um impacto direto no escopo de uso do material.
Você pode dizer a diferença entre esses filmes tanto tátil quanto visualmente. Portanto, o LDPE é suave ao toque, um pouco como a cera.
Distingue-se pela elevada plasticidade, podendo atribuir-se a tal filme uma grande espessura - neste caso, é utilizado para formar produtos bastante densos, incluindo pratos.
O HDPE pode ser distinguido por sua capacidade de farfalhar, esse filme se assemelha a papel e rugas, enquanto exibe excepcional resistência à tração e à tração. Não é por acaso que as bolsas práticas feitas com esse material se tornaram um item obrigatório nas lojas há muito tempo. Suas alças não esticam até que a força máxima seja atingida, e esse limite é bastante alto, mas ao passar pelo nível crítico, a embalagem se quebra.
As características de alta resistência do polietileno de baixa densidade são amplamente utilizadas em muitas outras áreas de produção, além da fabricação de materiais de embalagem.
Eles são procurados na produção de elementos para telhados, montagem de estufas e barcos.
Características principais
Os seguintes parâmetros técnicos e operacionais de polietileno de baixa pressão podem ser distinguidos:
- estanqueidade absoluta à água e ao vapor;
- baixa absorção de água;
- boa plasticidade, extensibilidade;
- índice de densidade reduzido (0,93-0,96 g / cm3);
- a fusão do material começa quando aquecido a 110-130 graus, razão pela qual os recipientes feitos desse polímero podem facilmente resistir à esterilização a vapor e ao aquecimento em um forno de micro-ondas;
- inércia química - resistência a soluções técnicas e óleos;
- a força das ligações intermoleculares confere ao produto uma resistência especial ao desgaste e ao rasgo;
- alta soldabilidade ao realizar soldagem química, gás e calor;
- transparência;
- leveza - mesmo os barris e tanques mais massivos são muito mais leves do que análogos feitos de outros polímeros;
- dissolve-se no ambiente de hidrocarbonetos aromáticos quando aquecido a um nível de 120 graus e mais.
Também pode ser notado que os grânulos deste polímero podem ser facilmente processados por quaisquer métodos disponíveis usados para plásticos.
Você deve estar ciente de que o HDPE (Polietileno de Alta Resistência) é considerado o polímero mais duro entre todos os outros tipos de plásticos feitos de etileno. E como você sabe, em qualquer plástico, um aumento na densidade causa um aumento nos parâmetros de resistência química e resistência ao desgaste. Daí as diferenças entre o plástico de baixa pressão e outros tipos de matérias-primas poliméricas - LDPE e LDL. Comparado ao LDPE, o polímero desta marca possui:
- maior rigidez, mas menos transparência;
- maior resistência e resistência, mas ao mesmo tempo menos resistência à deformação sob a influência de baixas temperaturas;
- alta temperatura de fusão, que permite a esterilização a vapor;
- menos permeabilidade ao vapor e hidroabsorção;
- alta resistência a soluções agressivas.
Dica: ao atingir qualquer superfície dura, os objetos do PVP emitem um som bastante sonoro.
Assim, é muito fácil distingui-los de produtos feitos de plástico de outras categorias. Esta propriedade é freqüentemente usada para avaliar o material.
Variedades
As folhas de polietileno de alta densidade são produzidas em diferentes categorias, dependendo da técnica de produção utilizada. Na matéria-prima é permitida a presença de todo tipo de impurezas, que podem ser tanto a precipitação de substâncias acompanhantes quanto os principais participantes da reação em curso.
Suspensão
Esse polietileno pode incluir estabilizadores químicos. Durante a polimerização do etileno, contribuem para a formação de um substrato em suspensão a partir do granulado. Normalmente, isso inclui álcoois, óxidos de metais leves, ácidos ligeiramente agressivos, bem como certos tipos de argila.
O plástico de saída é mais homogêneo e de alta qualidade, a destruição da estrutura e a presença de zonas de fraqueza são incomuns para ele.
Solução
Na maioria dos casos, contém resíduos de catalisadores que estão envolvidos na polimerização sob a influência de altas temperaturas.
Fase gasosa
A estrutura desse polietileno é composta por fragmentos de componentes éter, além de gases. E de todas as variedades listadas, é a de estrutura mais fraca, pois é relativamente heterogênea e contém áreas menos resistentes ao desgaste.
Formulários
A presença de componentes estranhos, incluindo catalisadores, determina o uso generalizado de HDPE para fins industriais, onde resistência e resistência são considerados critérios mais importantes do que toxicidade e respeito ao meio ambiente. Apenas uma pequena parte do produto acabado é usada para atender às necessidades domésticas.
O escopo de uso do material depende diretamente do método de processamento do polietileno. De acordo com GOST, as seguintes áreas são diferenciadas - extrusão, moldagem por injeção, bem como moldagem por sopro e moldagem rotacional.
Cada um deles na saída fornece produtos que diferem em aparência e características técnicas e operacionais.
Extrusão
Este método envolve a produção de polietileno a partir de matérias-primas de polímero, forçando o material acabado através do cone de formação - o orifício da extrusora. O método possibilita a produção de sacos de embalagem, correias transportadoras e correias de bolhas de ar para produtos de embalagem, bem como fios elétricos e redes de vários tipos. (doméstico, agrícola e construção).Existe uma grande procura de materiais para a produção de canos de esgoto, drenagem e canos de gás de diversos diâmetros. O HDPE mantém suas características quando exposto a temperaturas de -60 a +100 graus.
O plástico não sofre oxidação no solo e não se deforma quando a água congela.
Moldagem por injeção
Este método de processamento de matérias-primas de polímero envolve a injeção de um fundido sob alta pressão em um molde com seu resfriamento subsequente. Desta forma, são produzidos ferragens, atributos de cozinha, bem como ferragens para móveis, tampas de plástico, caixas de tara e alguns tipos de canalizações.
Soprando
Durante o processamento, o plástico aquecido é injetado sob pressão em uma cavidade especial com o formato do produto a ser fabricado. A tecnologia permite a obtenção de tanques, potes, cisternas, barris e todo tipo de frascos de cosméticos.
Moldagem rotacional
Este método de fabricação de produtos poliméricos em nosso país surgiu há relativamente pouco tempo. Ele permite que você faça uma variedade de produtos de acordo com os desenhos do cliente. A rotoformação é usada para criar playgrounds para crianças, armários móveis, contêineres de lixo, cones de trânsito e muitos outros produtos. Essa orientação de uso do PEAD é considerada uma das mais promissoras.
Com o polietileno de alta resistência, você pode obter o filme mais fino, cuja espessura é comparável ao papel de seda e não excede 7 mícrons. Pode ser uma boa alternativa ao papel resistente ao calor, por exemplo, pergaminho - ao contrário do último, o HDPE tem boa resistência à água, aroma excepcional e características de barreira de vapor.
É digno de nota que itens desgastados de PVP não se decompõem sob a influência de fatores naturais externos. É por isso que a questão de sua reciclagem é especialmente relevante - tal solução pode ser não apenas economicamente lucrativa e segura para o meio ambiente. O processamento de polietileno nos últimos anos tornou-se uma das áreas mais promissoras do setor. Os materiais recicláveis são amplamente solicitados na fabricação de recipientes de plástico, pratos e outros produtos que não requerem produtos de alta qualidade.
Qual a diferença entre polietileno LDPE e HDPE, você pode descobrir no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.