Tudo sobre folha de polietileno

Contente
  1. Especificações
  2. Visualizações
  3. Selos
  4. Dimensões (editar)
  5. Formulários

A folha de polietileno tem muitas vantagens, é durável, leve e barata. Com base nisso, é muito popular em vários campos. Vamos dar uma olhada mais de perto em tudo sobre a folha de polietileno.

Especificações

As chapas de polietileno são produzidas em estrita conformidade com os documentos normativos que especificam como esse material é fabricado, transportado e armazenado. No momento, os tipos mais utilizados são as chapas de polietileno de alta densidade (PEBD) e de baixa pressão (PEAD). Padrões separados foram desenvolvidos para esses tipos, GOST 16338-85 para HDPE e 16337-77 para LDPE.

As folhas de polietileno de baixa densidade têm as seguintes características:

  • densidade muito alta - mais de 0,941 g / cm³;
  • excelente resistência à geada;
  • Resistência à umidade;
  • tolera bem o contato com líquidos oleosos e gordurosos;
  • ambientalmente amigável.

As folhas de polietileno de alta pressão têm propriedades básicas como:

  • flexibilidade e plasticidade;
  • densidade 0,900–0,939 g / cm³;
  • temperatura de fusão - + 103– + 110 graus Celsius;
  • resiste a baixas temperaturas de cerca de 120 ° С.

Os padrões indicam todos os parâmetros para ambos os grupos, tendo-os estudado, pode familiarizar-se com tudo ao pormenor. Ambos os materiais não emitem substâncias nocivas e são absolutamente inofensivos para o corpo humano em contato direto com eles. E também, ao usá-lo, nenhum cuidado é necessário. Você também pode encontrar menos comum - polietileno de alto peso molecular. Este tipo de material possui maior resistência às solicitações mecânicas, rigidez, confiabilidade e resistência ao desgaste. É capaz de resistir a impactos mesmo a menos 200 ° С, começa a derreter a + 150 ° С, a densidade é de 0,95 g / cm³.

Visualizações

A folha de polietileno, de acordo com o método de produção, é classificada em grupos, tais como:

  • HDPE;
  • LDPE;
  • folha de polietileno de alto peso molecular.

O polietileno de alta e baixa pressão é feito por extrusão, e de alto peso molecular - por prensagem. Para melhorar as propriedades do polietileno monolítico, além do processamento de matérias-primas por métodos térmicos e mecânicos, vários aditivos são adicionados. Desta forma, um material denominado "costurado" e "não costurado" pode ser obtido. No primeiro caso, são adicionados elementos químicos, obtendo-se um material monolítico de folha com características de desempenho de resistência e temperatura aumentadas. No segundo caso, o gás é adicionado durante a fusão (isobutano, freon ou propano-butano é fornecido). O resultado é um produto leve com características semelhantes ao polietileno convencional.

Importante! Em sua forma pura, o polietileno é branco. Apenas folhas finas são transparentes e, se a espessura aumentar, ela perde transparência.

Selos

Em uso (indústria e cotidiano), o HDPE é o mais comum. Suas principais marcas são PE80, PE100, PE300. PE500 já tem alto peso molecular e PE1000 é ultra alto peso molecular. O regime de temperatura de operação depende da marcação. Para material comum, é possível usar os três primeiros graus em temperaturas de -50 a +80, e para alto e ultra-alto molecular de -100 a + 80 graus Celsius.

Dimensões (editar)

Uma folha com dimensões de 1500x3000 mm é considerada padrão. A espessura é diferente, de 1 mm. Mas os mais populares são de 3 a 10 mm. O peso varia muito dependendo dele. Há um grande número de chapas de várias espessuras à venda, considere os parâmetros de algumas delas.

Espessura (mm)

Peso (kg)

folha padrão

metro quadrado

3

12,9

2,9

5

21,4

4,8

6

25,7

5,7

10

42,9

9,5

20

85,7

19,1

25

107,1

23,8

A pedido do cliente, é possível produzir folhas de outros tamanhos, por exemplo, 1000x2000 ou 2000x4000 mm.

Formulários

A área de utilização deste material, pela simplicidade de processamento e conexão, é muito ampla. Pode ser facilmente furado, serrado e cortado. Os painéis de HDPE e LDPE podem ser dobrados e assumir quase qualquer formato. Eles encontraram seu nicho nas indústrias alimentícia, química, automotiva e outras. Eles fazem muito de tudo, de embalagens de alimentos a piscinas. O polietileno de alto peso molecular, além de todos os locais listados, também é utilizado na esfera militar devido às suas propriedades aprimoradas - são feitas placas para coletes à prova de balas e capacetes.

No próximo vídeo, você poderá dar uma olhada no trabalho com chapas de polietileno.

1 comentário

Muito fácil de entender, obrigado.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário