Tudo sobre celofane

Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visualizações
  4. Como é diferente do polietileno?
  5. Métodos de aplicação

Por muitos séculos, o homem se esforçou para criar algo durável, leve e conveniente para embalar alimentos e outras coisas. O advento do polietileno, e com ele do celofane, tornou-se um grande avanço, que melhorou significativamente a vida de todos, tornando-a muitas vezes mais conveniente. Além dos benefícios, existem certos lados negativos no uso do celofane, mas com o uso correto e moderado, esse material é necessário e útil para a humanidade.

O que é isso?

O celofane é um material utilizado como embalagem de alimentos e outros produtos. Graças à estrutura transparente, é possível ver o conteúdo sem revelar a embalagem. O celofane parece bastante denso e, se a integridade da embalagem for preservada, é extremamente difícil quebrá-la, no entanto, com qualquer furo ou corte, a embalagem ou bolsa não resistirá.

A produção do celofane começou em 1912, foi usado ativamente até a criação do polietileno. O novo material era mais promissor e conveniente no dia a dia, então começaram a recusar o celofane.

Agora quase nenhuma sacola é produzida com esse material, mas eles estão usando-o ativamente para embalar caixas de doces, queijos, salsichas e outros produtos que precisam de embalagens densas, mas transparentes.

Com a popularidade do polietileno, surgiu um problema com a poluição do planeta, já que sacolas e outros produtos de polietileno demoram muito para se decompor, criando enormes lixões em todo o planeta. A questão da proteção ambiental tornou-se muito aguda, muitos países limitaram o uso desses produtos e muitos começaram a restaurar a produção de sacolas de celofane. Devido à sua composição, o período de decomposição do celofane é várias vezes menor que o de qualquer polietileno, o que permite reduzir significativamente a poluição ambiental.

As características do celofane permitem entender o que exatamente o torna mais versátil e conveniente no dia a dia. Um dos problemas encontrados no processo de descarte de embalagens é a inflamabilidade. Os sacos plásticos queimam rapidamente, o que causa risco de incêndio, enquanto o ponto de fusão do celofane é muito mais alto e o material só se deforma com o fogo.

O celofane permite a passagem de umidade e ar, e os produtos de polietileno têm alta densidade e vedam hermeticamente o conteúdo. O celofane é mais espesso e, se você comprimi-lo, pode ouvir o ruído e farfalhar característicos, enquanto o saco plástico não faz barulho.

Como o escopo de uso do celofane pode ser diferente, existem marcações pelas quais você pode escolher o produto certo com certos indicadores. O celofane técnico é geralmente duro, o celofane para alimentos é mais macio; à venda você pode encontrar produtos transparentes e pretos.

O material não é perigoso e levará muito menos anos para se decompor do que sua contraparte de polietileno.

História de origem

A criação do celofane foi fruto de uma situação ocorrida em 1900 com um cientista e tecnólogo têxtil suíço. Jacques Brandenberger, visitando o restaurante, viu vinho derramado na toalha da mesa, e o garçom teve que recolocar a roupa de mesa. Como especialista em têxteis, Brandenberger decidiu criar um material que impedisse a entrada de umidade e a repelisse.Todas as suas tentativas foram em vão, mas ele conseguiu criar um filme transparente que poderia ser colocado em cima do tecido.

O sucesso permitiu que Brandenberger em 1912 criasse um aparelho que produzia filmes transparentes em grandes quantidades. O cientista batizou o novo produto de "celofane", usando como base as palavras "celulose" e "transparente". A produção correu bem e, um ano depois, Brandenberger abriu outra fábrica em Paris e, em 1923, o cientista assinou um acordo com os americanos e seus produtos se espalharam pelos Estados Unidos.

Apesar do grande sucesso, O celofane Brandenberger tinha uma desvantagem significativa: era permeável à umidade. Em 1927, o americano William Church descobriu como resolver esse problema. Ele acrescentou o processamento de nitrocelulose ao processo de produção do filme.

Com o advento do celofane à prova de umidade, tornou-se possível usá-lo para embalagens de alimentos, o que estendeu muitas vezes a vida útil dos produtos. A popularidade dos produtos de celofane cresceu muito rapidamente e conquistou novos continentes e países. Na Rússia, o uso ativo do celofane começou na década de 70, quando o novo material passou a ser usado ativamente em diversos campos.

O surgimento de novos materiais impulsionou o desenvolvimento nessa direção, e logo surgiu o polietileno, que se popularizou muitas vezes e ainda hoje é utilizado.

Visualizações

O filme de celofane é um produto necessário em vários campos, por isso sua popularidade permanece consistentemente alta. O controle de qualidade nas empresas é realizado de acordo com GOST 7730-89 para celofane. Em conexão com os diferentes escopos de aplicação, os tipos de material usados ​​para embalagem podem ser distinguidos:

  • produtos alimentícios;
  • salsichas e produtos de queijo;
  • caixas para doces;
  • produtos de perfumaria;
  • Brinquedos para árvores de Natal.

Dependendo da finalidade de uso, o celofane pode ter uma densidade diferente: de 30 a 45 g / m2. Existem 2 variedades principais deste material: título 1 com densidade de 33 g / m2 e título 2, cuja densidade é de 45 g / m2. Para comprar um produto para embalar alimentos, é necessário procurar celofane nos rolos marcados com "P". Para fins médicos e técnicos, a embalagem será etiquetada com a letra "T".

Além da densidade, é possível escolher o celofane pela largura. Os rolos menores têm 15 cm de largura e os maiores até 1m 20 cm. Nas fábricas, eles podem enrolar rolos por encomenda ou produzir embalagens padrão.

Se considerarmos outras opções de embalagem, o celofane supera os análogos em termos de taxa de decomposição: qualquer produto de celofane se desintegra completamente em poucos anos, enquanto os análogos de polietileno acontecem da mesma forma em 300 anos. Este fato é confirmado por vários estudos, o celofane está em conformidade com a norma europeia para biodegradação de materiais de embalagem EN 13432.

Além dos rolos, o celofane pode ser encontrado em folhas.

Como é diferente do polietileno?

Diante do dia a dia com sacos de celofane e plástico e outros produtos feitos desses materiais, é difícil acreditar que produtos semelhantes sejam radicalmente diferentes. A diferença entre eles começa pelo fato de que o celofane é feito de componentes naturais e o polietileno é feito de artificiais. Para entender com mais precisão as diferenças entre esses materiais, vale a pena entendê-los mais em detalhe.

Celofane

Polietileno

A matéria-prima para a produção é a celulose, o que torna o produto biodegradável e inofensivo à natureza.

Criado por síntese química de hidrocarboneto de etileno gasoso.

Devido à sua composição, este material possui sabor adocicado.

Não há gosto algum.

A capacidade de aplicar tintas e desenhos que duram muito tempo e não se desgastam.

Economia de curto prazo de qualquer desenho.

Os sacos de celofane são duros, farfalham quando tocados e têm uma superfície lisa.

Os sacos plásticos são macios, facilmente enrugam, podem ter uma superfície irregular, ligeiramente oleosa ao toque.

Com qualquer dano, o material rasga-se facilmente, não é resistente a danos.

Suporta bem o peso pesado, é difícil de se deformar;

Produtos de celofane podem ser colados, mas não se prestam a tratamento térmico.

Produtos de polietileno não podem ser colados, mas os danos podem ser reparados por soldagem a quente.

Dois materiais tão semelhantes em aparência, mas tão diferentes em características, desempenham tarefas diferentes, portanto, para cada um deles há um lugar no mercado de bens e serviços. A popularidade do polietileno é maior, já que os custos de sua produção são bem menores, e o custo de uma sacola será muito mais barato que o do celofane.

Além dessas diferenças, vale ressaltar que a superfície do celofane é permeável à umidade e ao ar, enquanto os produtos de polietileno são totalmente vedados. Outro ponto importante é a resistência ao fogo aberto.

Se o polietileno pegar fogo instantaneamente, o que pode causar um incêndio, o celofane começa a derreter e encolher, o que é muito mais seguro.

Métodos de aplicação

Devido à sua permeabilidade ao ar e à umidade, o celofane encontrou aplicação na produção de embalagens para queijos e embutidos. É este tipo de embalagem que permite ao produto “respirar”, o que não permite que desapareça, ao mesmo tempo que prolonga significativamente o prazo de validade do produto. O uso do celofane para embalar o pão permite mantê-lo fresco por até 5 dias, o que antes era impossível.

Este material tem apresentado excelentes propriedades na indústria de confeitaria. Embalagem de doces, barras, produtos doces embalados - tudo isso tem uma aparência elegante e tem uma aparência agradável devido aos padrões brilhantes na superfície. O celofane mantém o conteúdo com segurança.

    O material também é utilizado para fins de proteção e decoração, cobrindo caixas de qualquer tamanho. Mantém o conteúdo no interior, evita que o papelão ou outras superfícies esfreguem, mantendo um aspecto atraente do produto. O filme transparente permite ver o objeto de interesse de todos os lados sem imprimi-lo. O filme colorido vai transformar qualquer presente, escondendo o conteúdo e tornando qualquer coisa uma verdadeira surpresa.

    Comparação de polietileno e celofane no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário