Cobertores macios

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Cores
  4. Dimensões (editar)
  5. Fabricantes populares e análises de seus produtos
  6. Dicas para seleção e operação
  7. Como guardar cobertores?
  8. Cobertores macios no interior

Se você está aborrecido, cansado e com frio, um cobertor macio, confortável e fofo o ajudará. Nosso artigo irá informá-lo sobre as características de sua escolha, os prós e contras deste produto, as regras de cuidado.

Peculiaridades

O produto que hoje chamamos de cobertor mudou bastante de função ao longo de sua existência, agora é uma colcha de sofá ou um cobertor ou uma capa transformadora.

Portanto, ao escolher e você precisa responder à pergunta de para que vai usá-lo. O material, tamanho, preferências de cores e comprimento da pilha dependerão disso.

De acordo com o material utilizado, as mantas são:

natural

artificial

misturado

pele artificial

natural

com adição

aditivos artificiais

ou vice-versa

algodão

microfibra

pele

poliéster

buço

acrílico

seda

bambu

viscose

Eles são feitos da seguinte maneira:

  • costura de uma única peça de tecido;
  • costura de trapos;
  • tricô (tricô);
  • tecelagem.

Por tamanho, eles são divididos em:

  • crianças;
  • Adolescência;
  • adultos.

Além disso, os cobertores podem ser divididos condicionalmente de acordo com a área de uso. Eles podem ser chamados de:

  • casa;
  • estrada;
  • cobertores para recreação ao ar livre.

Visualizações

Na maioria das vezes, colchas naturais são usadas de lã... Não mancham, são naturalmente autolimpantes quando agitados, absorvem perfeitamente a umidade e retêm o calor. Há muito tempo é famoso por seu efeito curativo para doenças da coluna vertebral e articulações, bem como para resfriados. Os produtos de lã são duráveis.

Mas eles podem prejudicar quem sofre de alergias. Além disso, a lã verdadeira é espinhosa. É bom para a pele, mas desagradável. Essas coisas são pintadas em cores naturais opacas. E o alto preço pode alienar alguns compradores.

  • Usado para a fabricação de colchas e cobertores de alta qualidade lã merino - ovelha, que são cultivados apenas em certas áreas. O fio de lã retém perfeitamente o calor, repele odores e umidade. A lã de cordeiro contém creatina, que tem efeito antibacteriano.
  • "Pequeno camelo" - alpacas - dá a lã 3 vezes mais leve que a lã merino. Além disso, é muito menos hipoalergênico devido à falta de lanolina. Isso significa que tanto quem sofre de alergia quanto crianças pequenas podem usar colchas e cobertores feitos de lã de alpaca.

Regular lã de camelo aquece perfeitamente e é freqüentemente usado para criar cobertores. Esses produtos são espinhosos. Após cada troca de roupa de cama, deixam fiapos na capa de edredom, que não é muito conveniente de usar.

  • Produtos de caxemiraConfeccionados com lã de uma raça especial de cabra, são clássicos aconchegantes. Essas mantas são muito agradáveis ​​ao toque: macias, quentes, levemente felpudas.

O tipo de cashmere mais caro e de elite é a pashmina. A lã pura é muito cara, por isso os fabricantes modernos a misturam com algodão e seda.

  • O próximo tipo de materiais naturais são algodão (jacquard)... Eles não vão aquecê-lo no inverno frio, mas vão cobri-lo perfeitamente na baixa temporada e na estação quente. Tecidos de peles - este é o luxo dos castelos do palácio e do interior caro. Não é um prazer barato, mas é precisamente um prazer que durará muitos anos.
  • Colchas felpudas pode ser tricotado com fios de ovelha, cabra, camelo e até mesmo de um cão. São ecologicamente corretos, naturais e muito agradáveis ​​ao toque. São fáceis de tricotar sozinho em qualquer tamanho. Mas por trás desse cobertor sempre haverá uma seqüência de vilosidades.
  • Seda o luxo se distingue pela beleza e leveza. Tocará agradavelmente a pele, respirará bem e não será fonte de alergias.
  • Outro material natural para fazer - bambu... Este material despretensioso permitirá que seu corpo respire livremente, não o deixará superaquecer e removerá a umidade. Os fabricantes fazem cobertores de bambu lisos ou texturizados.
  • Os materiais sintéticos mais populares para costurar cobertores - pele sintética, microfibra, poliéster, acrílico, lã... Um cobertor de pele sintética é durável, macio, respirável, mas também bom para absorver poeira e eletrizante. Microfibra - material moderno feito de poliamida e poliéster. Devido ao fio fino, o tecido é leve.

Este material é muito prático de usar, mas não gosta de altas temperaturas, portanto, não permite passar e secar próximo a aquecedores de alta temperatura.

  • Poliéster É um tecido de fibra de poliéster. É fácil de lavar, não precisa ser passado a ferro, seca rapidamente, tem pouco peso, é agradável ao tato, não absorve odores, é durável, barato. Ao mesmo tempo, ele fica eletrificado e deformado com as altas temperaturas. Tela acrílica durável, leve, hipoalergênico. É fácil cuidar dele. Não atrai poeira, mas não respira bem. Refere-se à oferta de preço mais democrática.
  • Cobertor de lã - uma dádiva de Deus para famílias e viagens. É mais caro que o acrílico, mas vale a pena.

O velo é semelhante à lã, mas adequado para quem sofre de alergias. Ele absorve a umidade e permite que o corpo respire. Aquece bem e é muito agradável ao toque.

  • Viscose feito de celulose (matéria vegetal), portanto, é o mais ecológico de todos os materiais artificiais. Assemelha-se a lã em propriedades. A desvantagem desses tecidos é a fragilidade, já que com o uso constante, a coisa rapidamente perde sua beleza.

É para melhorar a qualidade do tecido que vários materiais são misturados. Essas misturas permitem que você aproveite as vantagens das fibras sintéticas e naturais.

Quando o fio artificial é adicionado ao fio natural, o tecido se torna mais resistente e durável. A combinação do acrílico com a lã resiste a mais lavagens e fica mais macia. O poliéster combinado com o algodão torna o tecido mais resistente. É mais quente sob esse cobertor, não encolherá após a lavagem.

Então, descobrimos o que são cobertores para o material usado. Agora vamos responder à pergunta de como eles são feitos.

Como regra, os cobertores artificiais são feitos de uma única peça de tecido. Eles podem ter um ou dois lados, uma ou duas camadas. As bordas de tal produto podem ser bordadas ou aparadas com fita adesiva.

Manta de retalhos É praticamente um trabalho de design. Você mesmo pode fazer isso com pedaços de tecido de diferentes texturas e cores. Esta será a colcha perfeita em um quarto rústico. Mas também pode ser arte abstrata ou geometria. Aqui, o principal é escolher um esquema de cores.

Coisas criadas com agulhas de tricô ou crochê ficam muito bonitas. As malhas feitas de lã com acrílico são quentes, respiráveis ​​e mais duráveis ​​do que a lã pura. Tal cobertor pode ser tricotado com um tecido, mas também pode ser tricotado em partes. As peças individuais são então costuradas ou tricotadas com agulhas ou agulha de crochê. Itens de malha grandes são especialmente populares; eles podem ser tricotados independentemente ou adquiridos em lojas e oficinas.

A manta felpuda é tricotada com malha regular com ou sem motivo.

Após o tricô, a peça deve ser lavada e seca desdobrada sobre um tecido absorvente. Para manter o produto uniforme, você pode esticá-lo suavemente com alfinetes de segurança.

As colchas tecidas já são difíceis de fazer em casa devido à falta de teares.Mas nas oficinas ou na produção, os cobertores podem ser tecidos de lã, retalhos de tecido de várias qualidades (como os tapetes nas aldeias russas) e outros materiais.

Cores

Antes de comprar, é preciso pensar bem na cor que deve ser o cobertor, para não atrapalhar a harmonia da casa. A paleta o ajudará a escolher as cores certas. O clássico sempre ficará adequado: o tecido é mais claro que os móveis em vários tons.

  • Se houver flores lilases nas paredes roxas da sala, o cobertor pode ser lilás com pequenas pétalas roxas.
  • Todos os tons de bege, leite, café com leite, marrom, amarelo pastel, café, champanhe vão tornar o ambiente aconchegante e aconchegante, e uma manta na cor verde, verde claro vai acalmar e proteger.
  • As cores rosa, pêssego e turquesa são adequadas para o quarto de uma adolescente ou jovem.
  • Para uma sensação de frescura, são usados ​​o azul e o azul.
  • Oliva e verde claro ficarão adequados tanto em uma manta de dois tons quanto em combinação com cores semelhantes da decoração do quarto.
  • Em um quarto decorado com estilo loft, uma colcha xadrez preta avermelhada será um bom complemento para paredes de tijolo.
  • Um cobertor de pelúcia cinza ficará em harmonia com o metal e o vidro do estilo alta tecnologia.
  • O branco, como o preto, pode desempenhar o papel de fundo. Por exemplo, um xadrez vermelho e vinho em uma moldura branca ou preta é um xadrez escocês clássico.
  • O esquema de cores “leopardo escuro” é bastante saturado e chama a atenção. Pode ser usado onde as paredes e os móveis são de cores sólidas.

Dimensões (editar)

Lembre-se de obter o tamanho certo. Dependerá da finalidade: uma capa para uma cadeira, uma capa para um sofá ou cama (para crianças ou adultos), uma manta.

  • Para os recém-nascidos, são usados ​​cobertores 75x75 cm, 75x90 cm; 100x120 cm, para crianças pequenas - 110x140 cm; e para crianças de 7 a 12 anos, o tamanho 130x160 cm, 140x205 cm é adequado.
  • O tamanho de 130x170 cm é usado como capa para a cadeira.
  • Manta de viagem - 140x200 cm.
  • Uma colcha de 170x200 cm é adequada para a cama de um adolescente.
  • É melhor levar um cobertor com um tamanho de pelo menos 180x220 cm para uma cama padrão de uma e meia.
  • Para uma cama grande e um sofá, escolha o modelo euro 220x240 cm.
  • Para camas fora do padrão e sofás grandes (de canto), uma tela medindo 240x260 cm é adequada.

Na hora de escolher, lembre-se que o cobertor deve cobrir totalmente a cama ou sofá, pendurado pelas laterais, mas sem tocar o chão. Se o cobertor for usado como cobertor, ele deve ser adequado ao tamanho da cama e da capa de edredom.

Fabricantes populares e análises de seus produtos

Existem muitos fabricantes de cobertores no mundo.

  • Dos fabricantes russos, vale destacar os artesãos Ivanovo (incluindo a empresa Marianna), oferecendo uma grande variedade de têxteis: cobertores lisos e felpudos, "grama" de 1-3 cm de altura ou tecido com pelo alto. As análises dos clientes para esses produtos são muito boas.
  • Outra empresa russa é a Mona Liza. Especialista em fibras artificiais. Seus cobertores de acrílico são especialmente populares. Conforme os compradores escrevem, o preço declarado corresponde à qualidade.
  • Firma nacional Cleo agradou os compradores com cobertores de bambu e recebeu ótimas críticas: a microfibra de bambu não eletrifica, não tritura, é macia, leve e quente. Além disso, os compradores adoram a embalagem deste produto.
  • PantexMarca russaprodução de cobertores de algodão. A empresa também cria "fluffs", para os quais o algodão é combinado com o acrílico. Eles produzem modelos clássicos, rodoviários, de elite. Existe uma grande seleção de cobertores e colchas para bebês, que são altamente valorizados pelos clientes por sua alta qualidade.
  • Empresa russa para crianças "Gnomo sonolento" desenvolveu uma gama de produtos de materiais mistos. As mães jovens levam para os bebês, por exemplo, uma manta “Drop”, com forro 100% algodão e frente 100% poliéster. Segundo as mães, esses cobertores são macios, agradáveis, mas apresentam padrões desbotados desinteressantes.
  • Empresa Arloni representa os produtos ecológicos da Índia... A linha de produtos inclui colchas artesanais de algodão natural. Essa não é a marca mais barata, mas suas coisas são lindas, hipoalergênicas, práticas, que é o que os clientes notam em seus comentários.
  • Buenas noches (anteriormente Domomania) é uma empresa chinesa que produz uma vasta gama de têxteis. As mantas deste fabricante distinguem-se por padrões brilhantes e realistas. Mesmo após um grande número de lavagens, as cores mantêm o brilho. Os clientes que deixam seus comentários prestam atenção ao alto preço do produto. Ao mesmo tempo, fios se projetavam das costuras do cobertor, que precisavam ser removidos por conta própria.
  • Incalpacaestes são cobertores naturais peruanos de lã de alpaca e merino. Esses cobertores, por definição, não podem ser baratos, mas são muito procurados por suas propriedades medicinais e ecológicas. Os compradores observam que os cobertores são um pouco espinhosos, mas ainda assim os consideram macios e agradáveis ​​ao corpo.
  • Lança luxuosa portuguesa É de alta qualidade e alto preço. Os cobertores clássicos de lã tricotados e tecidos atraem os compradores tanto quanto os tecidos artificiais.
  • Empresa alemã Biederlack produz produtos de algodão leve e lã de ovelha quente, caxemira delicada e acrílico, poliacrílico e poliéster durável. Os clientes chamam de design de característica distinta, uma paleta de cores variada, que mantém sua aparência mesmo após um grande número de lavagens.
  • Entre as empresas turcas, vale a pena notar Arya... A combinação de qualidade europeia e sabor oriental é o que distingue esta marca. Produz cobertores de pele sintética com grande pelo, poliéster, chita, lã, microfibra. As coisas estão lindamente pintadas.
  • Campanha digna de nota Sonolento. Este fabricante acompanha os tempos e produz cobertores-transformadores com duas e quatro mangas (para duas). Esses itens de microplush aquecem você em climas frios.

Mas os compradores recomendam que os fabricantes coloquem instruções para o uso de um cobertor de pelúcia, pois ao comprá-lo descobriu que a coisa era muito felpuda e esfarelou.

Dicas para seleção e operação

Para que sua coisa favorita dure o máximo possível, você precisa cuidar dela com cuidado:

  • Para evitar que cobertores de pelúcia ou cobertores de microfibra caiam, lave-os antes de usar. Isso deve ser feito a cada novo item, independentemente do tecido. Mas antes de lavar, certifique-se de ler as informações do rótulo.
  • As peças de algodão podem ser lavadas na máquina de lavar, mas sem girar para mantê-las em forma. Após a drenagem da água, estenda o cobertor no chão ou em uma gradinha para acelerar a secagem.
  • Lave cobertores fofos feitos de materiais artificiais no modo delicado. Neste caso, o brilho das cores permanecerá por muito tempo, e o produto não mudará sua geometria. Antes de lavar, remova todos os detritos da pilha: partículas, fios, migalhas.
  • Cobertores de pêlo alto são lavados separadamente de outros itens. Para preservar a "penugem", enrole-a com uma pilha para dentro.
  • Os detergentes líquidos são preferidos para a lavagem. Escolha o modo sintético. É melhor não torcer no tambor uma manta com muito pêlo: depois de enxaguar, deverá retirar cuidadosamente a manta e deixá-la escorrer sobre a banheira.
  • Os produtos de lã só podem ser lavados à mão a uma temperatura de 30 graus. Lave a roupa com cuidado, sem puxar ou torcer. Aperte levemente.
  • O tecido sintético pode ser seco com varal comum. Seque mantas de fibras naturais em superfície horizontal, preferencialmente em gradinha, para que o tecido seque com ventilação natural e não adquira odor de mofo. Os têxteis não devem ser expostos à luz solar direta. Para restaurar a maciez e maciez da manta, após a secagem deve-se pentear com um pente de dentes curtos e esparsos.
  • Sacuda regularmente a poeira e os resíduos do cobertor entre as lavagens e, se necessário, limpe a roupa com uma escova para roupas.

Mas chegará o momento em que um cobertor leve do uso e da lavagem ficará cinza. Como branquear um cobertor leve? Depende do material.

  • Sintéticos acinzentados podem ser branqueados com detergentes industriais sem cloro.
  • Ao clarear com sal, mergulhe a vestimenta em solução salina na proporção de 600 g de sal para cada 10 litros de água. Em seguida, enxágue e lave com detergente.
  • Dissolva 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de amônia três por cento em 10 litros de água morna e molhe a manta por pelo menos 3 horas, depois lave o produto com o pó.
  • Se você esfregar sal e giz em uma mancha gordurosa, poderá devolver a brancura a um cobertor artificial. Remova a mistura com um pincel após algumas horas.
  • A área do tecido com mancha de tinta deve ser ensopada e lavada com leite fresco ou iogurte.
  • Enrole o limão em gaze, coloque sobre a mancha de ferrugem e passe o ferro.

Para branquear cobertores de lã, você pode usar as seguintes dicas:

  • Use pós líquidos especiais projetados especificamente para a lavagem de lã.
  • Bata cerca de 1 kg de giz em água e mergulhe um cobertor macio ali. Mantenha o produto na solução, virando-o continuamente, por cerca de uma hora. Enxágüe bem. Este método não funciona com coisas fofas.
  • Você também pode usar as receitas acima com sal, bicarbonato de sódio e amônia.

Como guardar cobertores?

Se a composição do produto for de fibras naturais, deve-se acondicioná-lo em uma caixa de papelão, mas não em polietileno. Os produtos sintéticos são menos exigentes no armazenamento, mas ficarão eletrificados pelas sacolas.

Ao escolher um cobertor, siga estas regras simples:

  • as cores escuras reduzem o espaço e as cores claras aumentam;
  • cores vivas distraem os móveis maciços;
  • um cobertor de lã ou felpudo é adequado para tecidos quentes e densos no interior;
  • cortinas de luz serão combinadas com produtos lisos e finos;
  • o design brilhante do quarto não combina com o padrão floral da manta.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

Claro, você vai comprar um cobertor para completar o visual do seu quarto. Este não é o elemento principal do design, mas pode destacar a beleza e o conforto da sua casa ou prejudicar todos os seus esforços.

Cobertores macios no interior

No quarto das crianças, a manta pode ser usada como manta de cama ou sofá, como manta. Uma manta com pelo comprido pode servir de tapete para uma criança. Um conjunto de capas para cadeiras e um cobertor para o sofá irão ajudá-lo na sala de estar. Mas não se esqueça de cuidar da textura do tecido. Um cobertor felpudo "fofo" ficará fora do lugar em um salão clássico com móveis estofados de seda.

Um cobertor felpudo na cama do quarto ficará confortável em casa, e um cobertor macio ficará elegante. O cobertor escocês é o lugar certo no país. Será útil para reuniões noturnas na varanda. Vai ser bom embrulhar-se nele, sentado junto à lareira ou ao fogão rústico.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário