Travesseiros de látex
O sono é necessário para uma pessoa restaurar as forças e fortalecer a imunidade, o bem-estar, o desempenho e o humor dependem de sua qualidade, por isso deve ser confortável e saudável.
Uma das maneiras de tornar o seu descanso noturno o mais eficaz possível é com um travesseiro de látex - um acessório que está ganhando cada vez mais popularidade entre pessoas de todas as idades e recomendado pelos principais médicos especialistas.
Vantagens e desvantagens
A ampla e crescente popularidade do travesseiro universal de látex deve ao seu numerosos méritos, entre os quais:
- A capacidade de absorver rapidamente a umidade, o que permite que você não sinta desconforto, mesmo com o aumento da transpiração.
- Hipoalergênico.
- Respeito ao meio ambiente e segurança para a saúde de crianças e adultos.
- Boa respirabilidade devido à estrutura esponjosa do material. Devido a isso, a umidade absorvida também evapora rapidamente, e o travesseiro não necessita de secagem adicional.
- Termorregulação. A almofada de látex não aquece.
- Durabilidade. A vida útil mínima do produto garantida pelos fabricantes é de 10 anos.
- Impedir a reprodução de patógenos, ácaros.
- Propriedades repelentes de poeira.
- Silêncio - o produto não faz barulho e não interfere no sono reparador.
Ao mesmo tempo, uma almofada de látex consegue "ajustar-se" à forma do corpo, proporcionando um efeito ortopédico, e consegue restaurar rapidamente a sua forma.
Para as desvantagens modelos de látex de acessórios de dormir, na maioria das vezes, são atribuídos ao seu alto custo.
Outra desvantagem é o cheiro leitoso específico do novo produto, que pode irritar as pessoas com um olfato particularmente sensível. No entanto, após alguns dias ou após ventilação completa, o cheiro desaparece.
Além disso, aproximadamente 1% das pessoas são hipersensíveis ao látex natural, que pode desencadear uma reação alérgica.
O que é melhor do que o látex de espuma de poliuretano e o látex de espuma de poliuretano?
Antes de responder a esta pergunta, é necessário considerar em detalhes as características dos modelos de poliuretano e de espuma de poliuretano.
Ambos são produtos totalmente sintéticos. O nome mais conhecido da espuma de poliuretano na vida cotidiana é espuma de borracha. É verdade que o material moderno difere significativamente em suas características da borracha de espuma conhecida pelas gerações anteriores.
Os ácaros nunca começarão em poliuretano e espuma de poliuretano, o que significa que os materiais podem ser classificados como hipoalergênicos. Além disso, os produtos feitos com eles são muito mais acessíveis ao preço dos modelos de látex.
De resto, a comparação acaba por não ser a favor deles:
- As propriedades ortopédicas dos produtos de poliuretano e espuma de poliuretano deixam muito a desejar. A nova almofada com estes recheios é bastante resiliente para apoiar a cabeça e o pescoço na posição correta. Porém, depois de um tempo, perde a elasticidade, deforma-se e torna-se desconfortável.
- A vida útil máxima dos modelos baratos de espuma de poliuretano padrão é de cerca de 5 anos, ou seja, duas vezes menos do que os modelos de látex. Com o tempo, o produto de espuma de poliuretano não apenas perde sua forma, como o enchimento começa a se deteriorar. Em grande parte, isso é facilitado pela luz do sol (quanto mais ela atinge a cama, mais rápido o travesseiro se deteriora).
- Assim como o látex, a espuma de borracha é altamente higroscópica. Ao mesmo tempo, apesar das declarações dos fabricantes, a espuma de poliuretano não pertence a materiais "respiráveis". Portanto, ao contrário do látex, ele não permite que a umidade acumulada evapore rapidamente. Isso aumenta a probabilidade de dormir sobre um travesseiro molhado.
- Além disso, devido à constante absorção de umidade, um produto feito de espuma de poliuretano e poliuretano se suja rapidamente e requer limpeza e secagem. A limpeza desses produtos nem sempre é fácil - a maioria deles praticamente não é lavada na máquina de lavar, então você terá que recorrer a serviços de lavagem a seco.
Formulários
A variedade de acessórios de látex para dormir inclui produtos de vários formatos. Os mais populares e exigidos são:
- "Ferradura". Um modelo que permite relaxar os músculos cervicais o máximo possível durante o sono. Muitas pessoas pensam que se destina exclusivamente a viagens, no entanto, é perfeitamente possível utilizá-lo em casa, para o sono nocturno e o descanso diurno numa poltrona ou sofá.
- Rollers. Fornece a posição corporal mais correta durante o sono. Recomendado para dormir em posição lateral. Você pode colocar este acessório não só sob a cabeça, mas também na parte inferior das costas. Isso reduzirá significativamente o risco de dor nas costas e desconforto.
- Para suporte de costas e corpo. Essas almofadas envolvem completamente o corpo, sustentando não apenas a cabeça e o pescoço, mas todo o tronco. Você não pode apenas dormir sobre eles, mas também descansar confortavelmente como em uma poltrona. Esses produtos são especialmente populares entre mulheres grávidas e mães jovens, pois permitem que você durma melhor no final da gravidez e são muito convenientes para alimentar bebês.
- Quadrado clássico e retangular. Nesses modelos, o efeito ortopédico é obtido devido à elasticidade do material e a uma pequena depressão no centro.
- Contorno. Eles têm um recesso para a cabeça e são equipados com dois rolos de tamanhos diferentes. As diferentes alturas dos rolos aumentam o conforto ao usar o produto em diferentes posições. A almofada inferior é ideal para quem gosta de dormir de costas, e a superior é para quem prefere descansar de lado. Um travesseiro tão confortável para pessoas com excesso de peso.
A escolha da forma é uma questão exclusivamente de gosto e desejo do comprador, embora algumas vezes ortopedistas e cirurgiões recomendem certos tipos de produtos aos seus pacientes para o tratamento e manutenção dos músculos da coluna, costas e pescoço.
Dimensões (editar)
Os tamanhos das almofadas ortopédicas de látex, bem como os seus formatos, podem ser completamente diferentes. Na hora de confeccioná-los, o fabricante leva em consideração a largura dos ombros e a altura do pescoço do dorminhoco.
O sortimento inclui quadrados padrão 70x70 cm, e modelos alongados 50x70 ou 60x40 cm. As dimensões dos rolos, via de regra, são 38x40 cm. Em média, o comprimento do produto pode variar de 40 a 80 cm, e a largura - de 30 a 50 cm ...
A gama de tamanhos dos modelos projetados para a cabeça e o corpo é representada pelos seguintes parâmetros:
- 170x30 cm;
- 190x35 cm;
- 280x35 cm;
- 340x35 cm e outros.
Além da largura e do comprimento, os modelos de roupa de dormir de látex diferem em altura. A altura padrão das almofadas ortopédicas de látex é de 10 a 16 cm. Ao mesmo tempo, os modelos infantis têm seus próprios padrões - sua espessura é muito menor que a dos adultos.
Tipos de preenchimento
O látex pode ser natural ou sintético.
A primeira é uma substância conhecida como borracha e é derivada do suco de hevea. O látex natural é praticamente desprovido de desvantagens.
Em termos de suas características físicas e químicas, o material sintético é quase natural, mas difere dele na estrutura. Ao mesmo tempo, possui maior rigidez, o que permite que os produtos suportem cargas maiores. Porém, devido às peculiaridades de produção, sua vida útil é significativamente reduzida.
Um material artificial é feito de um poliéster espumoso complexo. Apesar da grande semelhança, é bastante simples distinguir o material natural do artificial.O primeiro é caracterizado por uma tonalidade amarelada e um ligeiro cheiro a leite em pó, o segundo é branco com um odor aromatizado.
Importante! No processo de confecção de modelos em látex sintético, os fabricantes genuínos não utilizam adesivos, colando as fibras termicamente.
Tecnologias
Atualmente, existem várias tecnologias diferentes para a produção de travesseiros de látex natural e sintético.
Material natural. Na verdade, o enchimento natural não é inteiramente composto da seiva leitosa da hevea. Contém até 37% de suco, 52-60% de água e uma pequena quantidade de aditivos de minerais, resinas, proteínas e açúcar. Todos esses aditivos são necessários para melhorar a qualidade do material e estender sua vida útil, uma vez que a borracha pura pode ser exposta a temperaturas e alterar suas propriedades.
O processo de produção começa com a coleta do suco lácteo. Para isso, é feita uma incisão no tronco da árvore. A coleta é realizada à noite para iniciar o processamento pela manhã. Caso contrário, a borracha endurece e se torna inadequada para a fabricação de travesseiros ortopédicos.
Nas empresas, o suco leitoso é limpo de impurezas, após o que se adiciona amônia à sua composição como conservante e ácido fórmico ou acético como coagulante. A massa bem misturada é defumada, seca e posteriormente endireitada na forma de migalhas ou folhas.
O processo subsequente pode ser diferente:
- Dunlop é um clássico da produção. O método é conhecido desde 1929 e baseia-se na mistura do látex líquido com o ar, após o que é vertido em moldes perfurados e aquecido. Com tal sistema, o material acabado praticamente não tem a capacidade de "respirar".
- Talalay é um sistema mais avançado que surgiu na segunda metade do século passado. Sua diferença fundamental é a evacuação do ar dos moldes, após o vazamento do material líquido e o posterior congelamento. Como resultado de tais manipulações, a estrutura da matéria-prima muda, bolhas de ar estouram e o produto torna-se "respirável". Este processo é mais demorado. Por outro lado, as almofadas feitas com esta tecnologia têm características de qualidade muito melhores.
Existem também dois métodos diferentes que podem ser usados na fabricação de látex artificial:
- Periódico (caixa). Aqui, os componentes necessários são misturados em caixas especiais, que podem ser completadas com câmaras de vácuo. Este método é adequado para a fabricação de pequenas quantidades de mercadorias. Ao mesmo tempo, o produto final não será de alta qualidade.
- Contínuo (transportador). Com esse método, a mistura química é alimentada continuamente a um transportador, ao final do qual é cortada em blocos e passa por um processo de solidificação. Este método torna a estrutura do látex sintético mais uniforme e de melhor qualidade.
Dependendo da tecnologia utilizada, o custo dos produtos acabados também muda. Os mais orçamentários serão os "box" sintéticos, e os mais caros - os naturais do sistema Talalay. Aqui, como se costuma dizer, cada um é livre para escolher de acordo com seu gosto e carteira.
Para quem é adequado?
Uma almofada de látex de alta qualidade é capaz não apenas de manter o sistema músculo-esquelético de uma pessoa na posição correta e confortável, mas também de melhorar o suprimento de sangue, restaurar a respiração uniforme e aliviar os espasmos. Além disso, é confortável dormir sobre ele em quaisquer condições - mesmo em clima quente em um quarto abafado.
Portanto, os médicos costumam recomendar o uso dessas almofadas para pessoas que sofrem de:
- ronco;
- violações do fluxo sanguíneo na coluna cervical;
- pressão excessiva nos discos intervertebrais;
- doenças crônicas do pescoço e da coluna;
- enxaquecas regulares.
Esse produto seria uma boa opção para quem sofre de insônia e acorda cansado e com tonturas. Gestantes e idosos também estão entre os indicados para esses acessórios de dormir.
No entanto, as almofadas ortopédicas de látex são destinadas não só ao tratamento, mas também à prevenção de muitas doenças, pelo que não existem restrições ao seu uso.
Como escolher dormir?
Uma almofada de látex será mais benéfica apenas se for combinada corretamente.
Ao escolher, você deve prestar atenção especial à qualidade, que depende muito do tipo de enchimento. Se o vendedor alegar que o látex natural foi usado como o último, seria útil:
- Conheça o certificado do produto, tendo verificado previamente se o número do documento corresponde ao indicado na almofada.
- Certifique-se de que o produto é feito em um país onde a hevea realmente cresce (devido à natureza da matéria-prima, a maioria dos empreendimentos está localizada perto do local de extração).
- Experimente dobrar o travesseiro e empurrá-lo com força. O enchimento natural endireita rapidamente sem vincos.
- Cheire o produto. Tem cheiro de leite - natural, outro cheiro - artificial.
Não se deve ter menos vigilância na escolha de um modelo feito de material sintético, pois alguns fabricantes podem adicionar à composição química todo tipo de impurezas que prejudicam a saúde humana.
A composição completa do látex sintético deve ser indicada na documentação do produto.
Um critério de seleção igualmente importante é o tamanho. Uma almofada com altura de 10-14 cm é considerada universal, porém, ao escolher este parâmetro, é importante levar em consideração a largura dos ombros. Quanto maior for, mais alto deve ser o produto.
Para os homens, por exemplo, os travesseiros mais altos são adequados, para as mulheres - não superior a 10 cm. Para um adolescente, a altura ideal será de 8 a 9,5 cm, e para uma criança menor - de 4 a 8 cm.
Neste último caso, a idade da criança desempenha um papel importante na escolha:
- os recém-nascidos requerem os modelos mais baixos de até 3 cm de altura;
- de 0,5 a 2 anos - 3 cm;
- de 3 a 5 anos - 3,5 - 4 cm;
- de 5 a 9-10 anos - 7-8 cm de altura.
Também vale a pena prestar atenção ao material da capa. As melhores opções são algodão, veludo ou malhas. Nesse caso, é melhor que a tampa seja fechada. O grau de rigidez do acessório de dormir, sua configuração e custo também são importantes na escolha.
Regras de cuidado
Devido às peculiaridades dos produtos de látex, é muito fácil cuidar deles. É necessário apenas lavar a capa removível, o próprio travesseiro, se estiver sujo, pode ser enxugado com uma esponja úmida sem prensar ou enxaguado em água fria e deixar escorrer.
Importante! O enchimento natural não gosta de água quente e também não pode ser espremida.
Ao lavar o modelo de látex, não use pós, sabões, alvejantes ou outros produtos químicos. Essas almofadas são secas em ambiente bem ventilado e sem luz solar direta, pois a luz ultravioleta pode danificar a estrutura do material.
Não coloque almofadas de látex na bateria para acelerar o processo nem tente secá-las com um ferro. Este método de secagem vai estragar o produto e impossibilitar a continuidade do uso.
Se essas regras simples forem seguidas, o travesseiro dará aos seus donos um sonho doce e saudável por muitos anos.
Opinião dos consumidores
A grande maioria das avaliações sobre travesseiros de látex é positiva.
Ao mesmo tempo, muitos usuários observam que, com uma transição abrupta do volumoso para baixo, do inverno sintético e de outros produtos macios, o látex à primeira vista não parece confortável o suficiente. No entanto, tendo se acostumado com isso, você simplesmente não vai querer dormir nos outros.
Para algumas pessoas, os produtos de látex tornaram-se uma verdadeira salvação. Existem especialmente muitas críticas positivas de pessoas que anteriormente sofriam de dores de cabeça e desconforto na coluna cervical.
Tendo comprado um modelo de látex, esqueceram-se completamente dos seus problemas e todas as manhãs acordam totalmente descansados, vigorosos e cheios de energia.
A conveniência e os benefícios de tais travesseiros também foram apreciados pelas mulheres grávidas.Eles observam que mesmo nos últimos estágios da gravidez, o sono graças aos produtos de látex pode ser bastante confortável e forte.
As mães jovens não estão menos satisfeitas. Para eles, a maior vantagem de tais produtos é o sono tranquilo da criança - mesmo as crianças menores acordam nesses travesseiros com muito menos frequência do que seus pares.
E, é claro, características das almofadas de látex como durabilidade e facilidade de uso não são esquecidas. Dentre as desvantagens das almofadas de látex, muitos compradores apontam seu alto custo, porém, quem decide comprar tem certeza de que saúde e conforto durante o sono valem a pena.
O vídeo a seguir falará sobre a produção de travesseiros e colchões de látex.
O comentário foi enviado com sucesso.