Como escolher a almofada ortopédica certa?
O desempenho de qualquer pessoa depende diretamente do descanso. É importante que não apenas o colchão e a manta sejam "corretos": um travesseiro ortopédico é atributo obrigatório de um bom descanso. Em uma grande variedade de produtos com publicidade tentadora, é fácil se confundir e entender algo completamente errado. Você pode quebrar a cabeça por muito tempo sem saber escolher a almofada ortopédica certa, mas, na verdade, tudo é bastante claro.
Para que serve?
A coluna vertebral humana, sustentada por músculos, tem curvas. Durante o sono em posição horizontal, o aparelho muscular relaxa, o que leva à necessidade de suporte adicional da estreita coluna cervical, que não possui uma membrana muscular potente. Nem todo travesseiro pode oferecer, enquanto os modelos ortopédicos são bem capazes de aliviar o estresse do pescoço e da cabeça, excluindo acordar em estado de fraqueza, cansaço, com dores de cabeça e rigidez nos ombros.
Por serem produtos de formato anatômico, esses travesseiros não curam doenças existentes, no entanto, podem reduzir a pressão na coluna, reduzir a dor e aliviar o entorpecimento associado ao estresse constante.
O objetivo de tais acessórios é garantir o conforto e o descanso adequado do usuário. Não possuindo uma estrutura astuta, realizam um excelente trabalho de sustentação do sistema musculoesquelético com garantia de distribuição uniforme da carga.
Por marcação, esses produtos são divididos em preventivos diários e contrapartes de viagens:
- criar condições de sono saudáveis;
- normalizar o fluxo sanguíneo para o cérebro;
- certifique-se de que a postura do usuário está correta.
As almofadas ortopédicas atendem a todos os requisitos para um descanso "adequado", proporcionando uma linha uniforme da coluna vertebral.
Eles são caracterizados por:
- altura e largura ideais;
- tipo de enchimento hipoalergênico;
- elasticidade do produto ao mudar de posição;
- suporte confortável para a parte occipital ou parietal;
- tecido natural da capa;
- a presença de um efeito refrescante.
Para quem é recomendado e para quem é contra-indicado
Travesseiros ortopédicos não se compram assim, sem levar em conta a opinião do médico. Nesse caso, eles podem prejudicar sua saúde. Esse produto é cuidadosamente selecionado, não tanto para melhorar a qualidade do sono, mas para prevenir doenças existentes. O uso de almofadas ortopédicas ajuda a prevenir o desenvolvimento de alterações degenerativas nas vértebras, a ocorrência de crises de asma brônquica, juntamente com a terapia tradicional para restaurar a funcionalidade correta da coluna vertebral.
Essas almofadas são mostradas quando:
- escoliose, má postura e dor espasmódica na coluna;
- Parada respiratória;
- dores de cabeça, tonturas e enxaquecas;
- aumento da fadiga;
- falhas na circulação sanguínea no pescoço, cabeça, pernas;
- aumento do estresse na coluna vertebral e especialmente na coluna cervical;
- insônia, ronco.
Os travesseiros ortopédicos são adequados para todas as idades, incluindo adolescentes e bebês. Como medida de prevenção de agravos em crianças com predisposição congênita a doenças do aparelho musculoesquelético, eles são selecionados exclusivamente por indicação de um cirurgião ortopédico. Em nenhum caso você deve confiar na sua própria opinião ou conselho do vendedor.É o médico quem vai explicar qual forma é capaz de sustentar a posição fisiologicamente correta do pescoço, da cabeça, determinando a posição correta da coluna vertebral.
A lista de usuários elegíveis para um travesseiro com efeito ortopédico inclui pacientes com os seguintes problemas:
- osteocondrose cervical;
- lesões da coluna superior e hérnia;
- deslocamento das vértebras no pescoço, tórax;
- hipertonia muscular;
- neuralgia;
- torcicolo (em bebês).
As contra-indicações para produtos são baseadas na intolerância dos usuários do material de enchimento. Podem ser alergias e inflamações da pele em que o corpo e a almofada se tocam. Apesar da ampla gama de modelos para bebês, esses produtos podem prejudicar a formação da coluna cervical. Isso se deve ao formato, altura e tamanho incorretos.
Modelos de cadeiras
Além das almofadas de pescoço, existem variações da forma anatômica para sentar em uma cadeira. Eles reduzem o aumento da tensão muscular associado à posição sentada prolongada do corpo, o que não é natural para a coluna. Esses modelos aliviam a pressão na coluna ao aliviar a pressão nos órgãos genitais.
Eles servem:
- alunos e escolares;
- trabalhadores de escritório, incluindo secretárias e programadores;
- motoristas de caminhão, motoristas de transporte automotivo e aéreo;
- usuários cujo trabalho está associado ao transporte de peso.
Conforme recomendado pelos médicos, estas almofadas são mostradas:
- mulheres grávidas no período pré-natal e pós-natal para se recuperar, bem como reduzir a dor durante o trabalho de parto;
- como reabilitação para pacientes com lesões pélvicas;
- com hemorróidas, prostatite, dor dolorida na parte inferior do abdômen;
- quem tem má postura, tem curvatura da coluna (escoliose);
- pessoas com deficiência obrigadas a permanecer sentadas.
Critérios de seleção para sono adulto
A escolha de um modelo é uma atividade que requer uma abordagem particularmente cuidadosa. Não seja tímido, ignorando o “encaixe” na loja: isso permitirá que você entenda como o travesseiro se adapta a uma determinada pessoa. Uma nuance importante das almofadas ortopédicas é o processo de adaptação, o que não acontece com as clássicas. Geralmente, não leva mais de uma semana.
Para escolher o travesseiro ortopédico certo, você deve prestar atenção a vários fatores:
- Reputação da marca e composição de preenchimento (cada material tem suas próprias propriedades de elasticidade e resistência à deformação);
- A forma - o travesseiro ortopédico deve ser anatômico (de preferência com curvas suaves para as diferentes posições do corpo);
- O tamanho (não deve ser sobrepeso ou muito infantil, com apoio de cabeça insuficiente);
- Têxtil de capa (equipamento do produto com material denso com estrutura respirável que proporciona troca de ar);
- Tipo de capa removível para a possibilidade de lavar ou limpar;
- Certificado de qualidade e cumprimento das normas de higiene, bem como garantia do vendedor.
Na hora de experimentar, que é obrigatório, você deve saber: a cabeça deve ficar em uma reentrância especialmente designada para isso. Se for escolhido um tamanho grande, pode provocar ronco ou piora dos sintomas de dor. A rigidez do produto deve ser média, a elasticidade do material é bem-vinda. Você pode comprar um modelo com capa dupla e enchimento tratado com impregnação antibacteriana na forma de íons de prata. Na presença de lesões espinhais graves, os modelos rígidos são inaceitáveis, pois podem causar um estado de hipóxia.
A forma
A aparência das almofadas ortopédicas é variada. As marcas registradas oferecem diferentes opções clássicas e ergonômicas, então as almofadas ortopédicas são:
- retângulo (onda ou com depressão no centro);
- quadrado;
- oval;
- slide;
- rolo;
- bumerangue;
- ferradura;
- osso;
- crescente;
- borboleta;
- anel (relevante para modelos em uma cadeira).
Do sortimento posto à venda, destacam-se os modelos retangulares do tipo "onda", possuindo dois roletes de alturas diferentes, bem como produtos com reentrância para o ombro. A variedade de modelos é baseada nas diferentes posturas do usuário dormindo. Por isso as almofadas são diferentes: proporcionam o máximo conforto e benefício, mas em posições específicas de cabeça e pescoço. Além disso, isso se aplica a ambos os tipos de travesseiros ortopédicos: ambos adaptando-se ao usuário (em espuma viscoelástica) e forçando-os a se adaptarem ao produto de forma independente (látex e similares).
Dimensões (editar)
O tamanho do produto é um dos principais critérios de seleção: se não for possível encontrar a correspondência do travesseiro com os parâmetros do corpo, descansar no travesseiro se tornará uma tortura, o estado pela manhã será deprimido e quebrado, acompanhado de peso em todo o corpo.
Para a conveniência da escolha, você pode se concentrar nos parâmetros padrão:
- os modelos infantis de comprimento e largura têm 20x30 - 35x50 cm;
- a versão média para adultos é próxima a 50x70 cm;
- a variação das réguas para homens e mulheres é de 40 a 80 cm de comprimento e 30 a 50 cm de largura.
As dimensões de um bom travesseiro são visivelmente menores do que as clássicas. O modelo ortopédico não deve se sobrepor ao colchão em sua largura. Os produtos femininos são mais compactos e não ultrapassam os padrões de 40x50 cm. As opções para o sexo forte levam em conta a constituição: para um peso médio, dimensões de 40x60 cm são suficientes, travesseiros de 50x70 cm são adequados para homens grandes.
Ao escolher um tamanho, não se baseie no princípio por hábito: quanto mais volumoso, melhor. Se a altura for alta, a posição da coluna cervical se tornará anormal.
A escolha pode ser baseada na altura. É importante encontrar a correspondência da distância da superfície do local de dormir (colchão) ao pescoço, não esquecendo da postura do usuário dormindo. É simples: a altura do travesseiro é igual à largura dos ombros, mais ou menos 1-2 cm. O número médio para as mulheres é de 8-10 cm, para os homens 14-16 cm. Lembre-se: quanto mais largos os ombros, quanto mais alto o travesseiro.
Para as crianças, as regras são mais rígidas:
- até um ano 1-4 cm;
- até dois anos 3-4 cm;
- de três a sete 4-7 cm;
- após 9 anos 8-9 cm.
Vale a pena levar em consideração: as opiniões dos médicos sobre a importância das almofadas ortopédicas para os bebês são controversas. Eles geralmente não recomendam tais acessórios até os 7 anos de idade.
Excipientes
As almofadas ortopédicas são únicas e têm muitas vantagens. São bastante elásticos, recuperam rapidamente a sua forma original ao mudar de posição, pelo que são duráveis. O filler não absorve odores estranhos, não provoca alergias, é resistente à poeira e tem estrutura "respirável".
As principais matérias-primas para travesseiros ortopédicos são:
- espuma ortopédica;
- látex natural;
- látex artificial;
- gel de resfriamento especial.
A principal linha de matérias-primas é ecologicamente correta: microorganismos nunca aparecem nesses produtos, fungos não começam, traças e ácaros não gostam deles. Às vezes, o comprador nota um cheiro desagradável de um travesseiro comprado. Via de regra, ele se desgasta muito rapidamente.
A espuma da memória ortopédica é conveniente porque você não precisa se acostumar com ela. É capaz de se posicionar em qualquer posição conveniente para o usuário assim que o material começar a esquentar devido ao contato com o corpo. É um enchimento autoventilado: sua estrutura possui muitos poros.
As versões em látex são feitas a partir do produto do processamento da seiva viscosa leitosa da seringueira, realizada de duas maneiras distintas, que determinam a estrutura da composição (microporosa ou com perfurações em forma de orifícios de diferentes comprimentos e diâmetros). Esse enchimento é considerado um dos melhores, duráveis, resilientes e resilientes. O látex artificial é uma espuma de poliuretano impregnada de látex, com propriedades menos elásticas do que sua contraparte natural, mas bastante elástica e resistente, praticamente não muda de cor e não forma amassados durante a operação de longo prazo.
Quanto às bolas de poliéster e suas propriedades ortopédicas, este é um ponto discutível: quando a cabeça é abaixada sobre o travesseiro, elas escorregam para os lados sem resistência, formando um buraco.
Levamos em consideração a pose
Todas as pessoas dormem de maneiras diferentes, então a escolha da postura é importante.
Existem algumas dicas a serem observadas:
- usuários que dormem principalmente de costas são mais adequados para modelos baixos de dureza média;
- aos que dormem de lado, são mostrados travesseiros de altura média e rigidez moderada;
- para dormir de barriga para baixo, deve-se atentar para modelos otimamente macios e até discretos, dada a rigidez do tapete (quanto mais macio for o colchão, mais baixo será o travesseiro).
Você também pode contar com os seguintes sinais:
- um estado matinal quebrado, acompanhado de dor e rigidez da coluna cervical, indica uma altura insuficiente do travesseiro;
- a busca constante por uma posição confortável indica uma posição muito alta da cabeça;
- se quiser colocar a mão embaixo do travesseiro, não há altura suficiente.
Mais simples: se o queixo encosta no peito, cria-se desconforto na região do pescoço - o travesseiro é alto, se os ombros ficam dormentes e as costas dormentes - fica baixo.
O que mais precisa ser considerado ao escolher?
Ao escolher um modelo de travesseiro ortopédico, deve-se dar preferência a um produto de material natural. No entanto, isso nem sempre é fácil de fazer, porque nem todo vendedor permite que você desempacote a mercadoria, abra a caixa do acessório. Se empresas decentes sempre se encontram no meio do caminho, vendedores inescrupulosos podem mascarar um cheiro pungente de produto químico.
Mesmo sabendo que o látex natural não tem uma cor branca como a neve, na verdade, dificilmente se percebe o enchimento. Mas há uma saída: o látex libera levemente borracha, enquanto um análogo sintético pode cheirar adocicado com um aroma agradável. No entanto, se um cheiro específico for bastante cáustico, este produto não pode ser adquirido: o cheiro a recheio nem sempre desaparece, mas pode causar dor de cabeça.
Além da escolha do preenchimento, há várias nuances a serem consideradas. Isso evitará a compra de um item inútil.
Ao escolher um modelo, vale a pena considerar:
- um colchão insuficientemente correto ou macio anulará todas as qualidades "úteis" do travesseiro;
- é comprado para uma pessoa específica;
- um travesseiro é colocado sob o pescoço com um grande rolo, enquanto os ombros devem repousar sobre o colchão;
- a posição sobre o estômago é prejudicial: provoca espasmo muscular;
- o modelo clássico em forma de retângulo e "onda" com roletes são adequados para qualquer posição de dormir (o rolete maior fica do lado, o menor fica atrás);
- o estilo "crescente" é projetado para dormir de costas.
Regras de cuidado
Uma pequena instrução com regras simples ajudará a prolongar a vida útil do travesseiro ortopédico:
- não o preenchimento é apagado, mas a capa;
- a lavagem é realizada de maneira delicada, a uma temperatura não superior a 30-40 graus;
- o uso de alvejantes é inaceitável, uma dosagem estrita de detergente é necessária;
- se a umidade entrar em contato com o enchimento, não deve ser secado ao sol ou torcido;
- é inaceitável passar o recheio (isso levará a uma alteração na estrutura do material);
- periodicamente, o produto precisa ser ventilado ao ar livre;
- sem chicotadas para se livrar da poeira!
Para dicas sobre como escolher um travesseiro ortopédico, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.