Como escolher o travesseiro de dormir certo?
Escolher um travesseiro para dormir ou relaxar não é tão fácil quanto parece. É necessário levar em consideração o tamanho e a forma, determinar as vantagens e desvantagens dos diferentes enchimentos, escolher a tampa certa. Esta cama tem muitas variedades, por isso, antes de comprar, deve familiarizar-se cuidadosamente com os vários modelos que existem hoje no mercado para poder escolher a melhor opção.
História
Ninguém vai dizer com certeza quando o travesseiro apareceu. Ambas as pedras e um pedaço de tora embrulhado em linho foram colocados sob a cabeça. Desde os tempos do Antigo Egito, as classes mais nobres usavam montanhas-russas especiais para não estragar seus penteados. Mais tarde, palha ou grama eram enfiados em fardos trançados.
Acredita-se que os gregos foram os primeiros a ter a ideia de encher os travesseiros com uma pena. Sofás e bancos com almofadas e almofadas faziam parte integrante do local de trabalho e do local de recepção dos convidados. E agora os habitantes do Oriente estão constantemente usando esses acessórios.
Uma profusão de cores e uma abundância de joias deveriam ter revelado a riqueza e o poder do proprietário. Assim surgiram lindas almofadas, que hoje são decorativas. Seu número foi usado para determinar o grau de prosperidade. Até agora, este elemento decorativo, junto com almofadas comuns, é usado para decorar casas.
Em diferentes partes do mundo, diferentes tipos de travesseiros têm sido usados como almofada de aquecimento, apoio para os pés, assento semirrígido para sela feminina e joelheira durante os serviços religiosos.
Visualizações
A classificação dos travesseiros é uma coisa muito condicional.
O travesseiro de dormir ajuda a apoiar a coluna cervical. Ela pode ser:
- Travesseiro clássico - esta é uma caixa quadrada ou retangular com uma variedade de enchimentos. Ele é colocado sob a cabeça, portanto, suas dimensões são adequadas. Pode ser de uma ou duas câmaras (dois tipos de enchimento, separados por uma divisória).
- Travesseiro anatômico - este é um relevo especial, entalhes, linhas suaves que se adaptam à anatomia humana. Por exemplo, um travesseiro de colarinho.
- Ortopédico vai consertar a postura de uma pessoa para que ela se sinta confortável. É um agente profilático para doenças da coluna cervical, torácica e lombar. Muitas vezes é monolítico, feito, por exemplo, de um pedaço de látex. O travesseiro de borracha também é popular.
- Travesseiro Terapêutico em Cunha - salvação não medicamentosa da azia. Para evitar que o conteúdo do estômago retorne ao esôfago, compre um travesseiro inclinado.
- Travesseiro de cosmetologia - é assim que se pode chamar um produto com efeito de resfriamento. Ele relaxa e rejuvenesce os músculos do rosto e pescoço e está sempre mais frio do que a temperatura ambiente.
- Travesseiro de ervas ou sonolento na verdade, ele é preenchido não apenas com ervas, mas também com aparas de madeira. Se você conseguirá dormir com ele o tempo todo, é uma grande questão. Mas isso não é necessário. Os seus aromas relaxam o sistema nervoso e tornam o sono repousante e saudável.
- Travesseiro inflável não se perde, não perde a forma de vez em quando. Adequado para dormir sentado.
- Almofadas decorativas ou interiores É uma decoração para criar conforto e bom humor. Existem muitos trabalhos de design entre esses produtos. O nó do travesseiro feito à mão pode ser amassado enquanto você está sentado em uma poltrona ou no chão, acalmando e relaxando.Um rolo de brocado com uma borla dourada é uma obra-prima clássica agradável aos olhos, e um sorriso amarelo engraçado com uma barba fará até o sorriso mais sombrio sorrir.
- Para motoristas (e não apenas carros) usam rolos lombares e "ferradura" para o pescoço. Uma coisa insubstituível em uma longa jornada. Pessoas que sofrem de osteocondrose devem definitivamente levá-los no carro.
- Transformador - uma almofada para todas as ocasiões: adequada para grávidas e viajantes. Existem muitos modelos de diferentes fabricantes. Eles são multifuncionais e, portanto, convenientes.
- Mas para grávidas eles também produzem travesseiros especiais que ajudam as mulheres a se sentirem mais confortáveis na cama. A configuração de tais produtos é muito diferente.
- Almofada plana lombar ou almofada a coluna é usada para aliviar a tensão na parte inferior das costas. É necessário não apenas para ficar sentado por muito tempo. Pessoas que sofrem de hérnia de disco sentem dor mesmo quando estão deitadas em uma superfície plana. Esse produto vai aliviar o sofrimento.
- Produto mais duro na forma de um rolo ou manequim costumava caber sob os joelhos ou calcanhares. O sangue flui dos pés, aliviando a fadiga e a dor nas pernas. Ele vai ajudar com as veias varicosas, artrite e artrose, síndrome das pernas inquietas.
- Travesseiro de bebê casulo - esta é a proteção de um bebê recém-nascido da possibilidade de rolar sem sucesso ou "escapar". Pode ser usado na cama e no chão. O casulo possui amortecedores ou fechos especiais para fixar a criança.
Formulários
Como o travesseiro pode ser feito de forma independente, é impossível dizer exatamente quantas de suas formas existem.
As almofadas mais comuns são retangulares, quadradas, redondas. Eles podem ser achatados nas costuras (como produtos comuns) ou ter uma forma geométrica estrita de um paralelepípedo ou cubo, bola. Esses produtos podem ser montados em um sofá ou cama modular. Em forma de cunha (triangular), com entalhe, contorno - estes são modelos de tratamento.
Mas também há outros incomuns em sua forma. Longo é um travesseiro para dois em toda a largura da cama. Existem muitos produtos em forma de animais e plantas: uma almofada para gatos, lebres, uma flor, corujas, um panda, uma tartaruga. Os números ajudarão a criança a aprender, e a nuvem, o donut, o coração e a coroa também atrairão um público mais velho.
Com o que está recheado?
A questão dos enchimentos é o mais importante na hora de escolher um travesseiro para dormir. Pela natureza de origem, os conteúdos são artificiais e naturais. E os enchimentos naturais são de origem vegetal ou animal.
Enchimentos naturais
Os materiais naturais para enchimento de almofadas também podem ser divididos em materiais vegetais e animais.
De origem vegetal
Desempenham a função de aromaterapeuta e massagista, duros, espinhosos, farfalhando quando em contato com o corpo:
- casca de trigo sarraceno;
- aparas de cedro ou zimbro;
- fibra de milho;
- fibra de bambu;
- caroços de cereja;
- fibra à base de madeira de eucalipto;
- fibra de linho;
- ervas com efeito calmante e relaxante (por exemplo, hortelã, lavanda, erva de São João, trevo, prímula, lúpulo, valeriana, urze, espinheiro, camomila)
- seiba (sumaúma);
- algas marinhas;
- fibra de pétalas de rosa;
- vata - o mais barato, bolos rapidamente;
- látex natural de hevea de espuma de borracha;
- Tencel (os fabricantes chamam isso de enchimento natural).
Origem animal
Esse preenchimento é alergênico para muitos. Poderia ser
- swansdown;
- pena de ganso e pena;
- fibra de bicho-da-seda;
- lã de camelo;
- caxemira (penugem de cabra);
- lã de ovelha (incluindo lã merino).
Preenchimentos artificiais
Mais frequentemente usado em travesseiros:
- komerel - bolas sintéticas hipoalergênicas feitas de fibra de poliéster;
- silicone - material macio e respirável;
- artificial cisne para baixo - o preço comparado ao natural é democrático e as qualidades são excelentes;
- espuma de borracha (poliuretano) - um material barato, mas de vida curta;
- espuma de poliuretano (às vezes com efeito memória) - um material mais moderno;
- fibra - 100% poliéster - respirável, hipoalergênico, macio;
- hollowfiber - derivado de fibra com pêlos espirais de mola;
- ecofiber é um dos enchimentos mais higiênicos;
- gel refrescante com adição de espuma de poliuretano com efeito memória.
Os enchimentos artificiais são uma área de produção em constante evolução. Portanto, você pode encontrar travesseiros com alguns outros recheios.
Mas a diferença fundamental entre enchimentos naturais e sintéticos reside:
- Na natureza de origem.
- No subconsciente: se você é um defensor de princípios de tudo que é natural, então você pode não considerar as vantagens óbvias dos materiais sintéticos (hipoalergênicos, respiráveis, elásticos, repelentes de água ou boa absorção de umidade).
Tecidos de capa
A função da tampa é proteger o enchimento de derramamento e sujeira. Portanto, o tecido deve ser espesso o suficiente. Mas o resto de suas propriedades dependem da funcionalidade do travesseiro: para dormir e descansar, a fronha deve ser agradável ao toque, higroscópica, respirável, não eletrificada. Pode haver materiais absolutamente diferentes para decoração. Além disso, é possível que durante o dia a sua almofada seja utilizada como elemento decorativo e uma fronha à noite.
Assim, a capa de almofada para dormir pode ser constituída por:
- cambraia, que retém bem a forma do produto;
- jacquard - tecido misto respirável elástico;
- liocel (tensel) - fibra têxtil higroscópica obtida por meios químicos;
- percal - um excelente tecido de algodão resistente ao desgaste;
- cetim - tecido de algodão denso mas macio;
- teca, que retém a penugem melhor do que outras;
- linho - as vantagens desse tecido são naturalidade, leveza, permeabilidade ao ar e as desvantagens são baixa resistência ao desgaste e alto custo.
- A microfibra é freqüentemente usada para capas de travesseiros de viagem. O material é muito resistente à abrasão, fácil de limpar, multicolor, respirável.
- O poliéster também pode ser usado para essas almofadas, especialmente porque o material barato é sempre fácil de substituir.
Enchimentos de vegetais são usados para dar sabor ao ambiente, o que significa que as tampas para eles devem ser respiráveis. Por exemplo, de algodão, lã ou fio de malha. Capas de couro, pele, veludo e renda desempenharão um papel decorativo.
Cores e estampas
A seleção das cores depende do uso funcional da almofada. Para dormir, eles costumam usar fronhas de um conjunto de dormir. Todo mundo tem preferências de cores diferentes. Alguém adora fronhas coloridas, alguém clássico, branco. As meninas podem gostar de um travesseiro rosa, enquanto os homens brutais podem gostar de um de cetim preto.
A propósito, alguns especialistas recomendam escolher a roupa de cama preta para a insônia. A cor verde tem propriedades calmantes. Uma fronha azul o ajudará a relaxar o cérebro. As opções de viagem costumam ser usadas nesta cor. A cor turquesa irá suavizar os problemas pelo menos durante a noite.
As cores populares são estrias, ou gradientes, ou seja, uma transição de uma cor para outra. Se esta for uma transição suave, ela desempenhará o mesmo papel psicoemocional. As pessoas que não gostam de meios-tons serão atraídas pela versão listrada de um multicolorido.
A impressão ótica é um tipo de desenho que pode virar sua cabeça ou levá-lo ao nirvana. É impraticável usar cores vivas dessa impressão, mas para almofadas decorativas este é um bom achado. A impressão com efeito 3D certamente chamará a atenção dos visitantes. Se você colocar esse tipo de travesseiro em uma tela de cor sólida e profunda, ele adicionará um contraste ainda maior.
Com a ajuda da letra impressa, você pode fazer qualquer inscrição no travesseiro. Portanto, ele se tornará personalizado ou de presente.
Decoração
A capa (fronha) pode ser decorada com orlas em cor contrastante. Ficará requintado em roupas íntimas de cetim ou seda. Um travesseiro acolchoado ficará lindo. Isso criará um efeito bouncy extra de luz.
Mas para almofadas decorativas, existem muito mais opções de decoração. Esquematize o desenho com lantejoulas. É impossível mentir sobre tal capa. Mas se este manequim for usado como apoio de cabeça, o outro lado deve ser coberto com um tecido macio. Um dumka ou um rolo com strass é uma coisa bonita, mas é preciso usá-lo com cuidado para que não se torne vulgar.
É muito mais comum usar bordados ou decorar a capa com rendas. As capas de malha têm um aspecto agradável e acolhedor. Um travesseiro com apliques volumosos, um laço e uma lebre fofa certamente chamará a atenção.
Estilos
Se a sala for feita em uma determinada solução de estilo, as seguintes informações serão úteis:
- Os produtos no estilo oriental são decorados com veludo e seda, borlas de ouro, miçangas e bordados. A cor vai variar, desde amarelo e dourado no estilo árabe até a cor da polpa da abóbora no estilo indiano. Design de estilo japonês - cores suaves e tons pastel. O verde profundo e a safira são inerentes ao "oriente brilhante".
- As almofadas no estilo clássico podem ser quadradas, redondas e almofadas. Mas as cores não devem ser chamativas. Branco, verde, azul, dourado são o que definem riqueza e luxo.
- Um jovem marinheiro pode decorar um quarto em estilo náutico, não esquecendo de "colocar" almofadas em "roupas" adequadas: um colete ou jaquetas.
- Depois de vasculhar os armários de parentes mais velhos, você pode pegar itens de interior para decorar um quarto em estilo vintage. Fronhas com babados, rendas e flores ingênuas vão definitivamente decorar um quarto neste estilo.
- O minimalismo moderno está mais próximo do conceito de estilo escandinavo. A elegante simplicidade do padrão, as cores sutis e a divinação indescritível do padrão são o que essas fronhas têm tudo a ver.
- "Provence" é ternura e simplicidade, espontaneidade e graça, flores e gaiola, monocromática e variedade de cores. O estilo é adequado para decorar uma simples casa de campo.
- As almofadas de estilo loft oferecem liberdade de pensamento e ação. Eles podem facilmente ser o retrato de alguém. Deliberadamente grosseiro costurado com bordas franjadas - exatamente o que você precisa para este estilo.
- "Country" - simplicidade e naturalidade rústicas, discrição de motivos naturais e cores naturais.
A almofada escolhida pode complementar o interior ou tornar-se um destaque, um ponto luminoso que chama a atenção.
Dimensões (editar)
Pequenos blocos são usados para decoração. Seu tamanho começa a partir de 20 cm. Para relaxamento, escolha produtos com largura de 30 cm e comprimento de 40 cm. Para um produto médico, o tamanho mais popular é 50x70 cm, e para modelos infantis é ainda menor e depende da idade .
A escolha de um travesseiro é determinada pela aparência de uma pessoa: para pessoas grandes, um tamanho de 50x80 cm é adequado, para pessoas comuns - 40x60 cm.
Mas diferentes fabricantes definem seus próprios tamanhos. E pode muito bem acontecer que você precise de uma almofada com outros parâmetros. Se possível, é melhor deitar sobre o produto antes de comprar, comparar a rigidez do colchão e a elasticidade - deve ser confortável sobre ele, principalmente se houver problemas com o sistema musculoesquelético.
Grandes almofadas para o chão de descanso vêm em uma ampla variedade de tamanhos. Por exemplo, almofadas de arnês de comprimento total são ajudantes indispensáveis para mulheres grávidas. É muito importante não esquecer a altura da futura compra.
Como escolher o caminho certo?
A altura dependerá da elasticidade. As almofadas são macias, médias e elásticas.
Ao escolher, você precisa considerar os seguintes pontos:
- se você pressionar a palma da mão no produto, depois de alguns segundos ele deve ficar igual,
- não importa o quanto o enchimento esteja dentro, ele deve ser uniformemente espaçado (se você pegar o travesseiro pelo canto, não deve estar meio vazio),
- se sentir um cheiro desagradável, é melhor devolver a mercadoria ao vendedor,
- você precisa levar em consideração sua posição favorita durante o sono - a escolha da elasticidade dependerá disso (o travesseiro muito flexível fará com que seu pescoço se curve de forma não natural).
Uma altura de 10-13 cm é considerada comum para a maioria das pessoas. Uma pessoa com altura de até 1,65 m, que prefere descansar de lado, precisa escolher um travesseiro com altura de 11-12 centímetros.Com crescimento acima de 1,65 m - 13-14 centímetros. Para uma seleção mais precisa, meça a distância "pescoço-ombro", acrescente 1-2 centímetros - esta será a altura desejada do travesseiro.
Os fabricantes modernos oferecem itens regulamentados. É necessário retirar as camadas extras da capa e reduzir a altura para a desejada. Uma ótima função para crianças em rápido crescimento e que não conseguiam se decidir sobre a altura na hora da compra.
Você pode determinar que o travesseiro está "errado" se:
- Eu quero colocar minha mão sob minha cabeça,
- desconforto é sentido no pescoço, os ombros estão dormentes,
- o queixo fica praticamente no peito,
- as vértebras cervicais estão tensas.
Se desejar, você pode trocar de um travesseiro comum por um ortopédico, mas o corpo precisa se acostumar com isso. Em caso de desconforto nos primeiros dias, você não deve desistir deste produto. Com a escolha correta do travesseiro, o corpo se acostumará e a dor diminuirá.
Como cuidar e com que freqüência você deve mudar?
Os travesseiros exigem batidas e viradas diárias. Depois de dormir, deixe a roupa de cama sair, por isso não faça a cama com strass. A umidade no quarto de dormir não deve ser superior a 65%.
Para evitar a contaminação do enchimento natural por ácaros, o travesseiro é regularmente ventilado e seco ao ar livre. Travesseiros de ervas não podem ser lavados.
Antes de lavar, você deve ler as instruções do fabricante, caso se perca, siga as regras gerais:
- Travesseiros com preenchimento natural são lavados a cada um a dois anos (em casa é preciso abrir a fronha, enxaguar a composição fofa e espalhar em camada fina para secar; é muito mais fácil limpar em lavanderias especializadas).
- Produtos ortopédicos e anatômicos feitos de barra não lavam. Uma esponja úmida e detergente líquido são tudo de que você precisa para cuidar. Não seque esses produtos com baterias ou ao sol.
- Os enchimentos sintéticos na fronha resistem facilmente a uma delicada lavagem à máquina. Não torça esses itens.
Os higienistas recomendam trocar a roupa de cama uma vez a cada dez dias. Recomenda-se mudar o napernik todos os anos. Nas almofadas decorativas, as fronhas são trocadas de acordo com a necessidade, o humor, a estação do ano.
O travesseiro deve ser substituído conforme necessário. É improvável que as ervas durem mais de um ano. Com o enchimento de fluxo livre, alguns especialistas recomendam trocá-lo a cada seis meses. Os britânicos afirmam que isso deve ser feito a cada 2-3 anos.
Lindas ideias no interior
Um grande número de almofadas para dormir, almofadas e almofadas na cama são um exemplo clássico de decoração de interiores. Dito isso, essa ideia é adequada para quase todos os estilos. Para um sofá, os rolos são freqüentemente usados ao longo da largura do sofá, em vez de um apoio de braço. Mas eles próprios, com a decoração adequada, são um belo elemento decorativo: cilindros e guloseimas, robôs e cães - qualquer ideia pode ser concretizada, se desejar.
Almofadas ortopédicas não requerem decoração. Mas os de chão podem decorar significativamente o interior. Almofadas grandes podem ser usadas para cobrir todo o chão e criar um home theater enquanto você está deitado no chão. Você pode fazer um "ninho" com os pacotes e ler um livro confortavelmente. A criança apreciará os quebra-cabeças quando a impressão a cores formar um dos personagens favoritos dos desenhos animados.
Melhor para dormir
ANO "Sistema de qualidade russo Roskachestvo" testou 29 itens de sono em um laboratório, que são geralmente comprados por clientes. Este grande estudo incluiu amostras do conteúdo das almofadas, bem como coberturas, resiliência e higiene, perigo de incêndio e aparência.
O Selo de Qualidade foi concedido à marca Dargez. Produtos de alta qualidade são produzidos por marcas comerciais: Lezheboka, Sweet Dreams, German Grass, Kariguz, Nature's, Togas House of Textile. Produtos de qualidade são produzidos por Asabella, Dream Time, Ikea, Mona Liza, Primavelle. O bom é que a maioria das empresas é russa.
Mas Roskachestvo compilou outra lista - uma lista de fabricantes, porque o produto não corresponde ao nível de segurança ou os dados sobre o produto (tamanho, composição, propriedades especificadas) estão incorretamente indicados no rótulo.A lista de fabricantes de travesseiros inescrupulosos é a seguinte: Pilushkino, Pierrot, Everyday, Comfort Line, Ecotex, Green Line, TekStil, A'Elita, Sortex, Ol-Tex, Samson.
Uma almofada devidamente selecionada irá certamente proporcionar-lhe um sono saudável e bom humor.
Como escolher um travesseiro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.