Travesseiros de lã de camelo
Para um sono agradável e saudável, não só a cama e o colchão são importantes - o travesseiro é um atributo indispensável para uma boa noite de sono. Uma das melhores opções é um travesseiro de lã de camelo, que não só ajudará a dormir, mas também ajudará a manter a saúde, a beleza e a juventude.
Um item de dormir com propriedades únicas
A lã de camelo é geralmente obtida dos bactrianos "naus do deserto" com duas corcovas - os maiores representantes de sua família, também caracterizados pela pelagem mais espessa. A principal característica deste camelo são as suas duas corcundas, que são os principais “fornecedores” de lã.
Os camelos são criados em muitos países, mas a lã mais valiosa é a fornecida pelos bactrianos mongóis.
Recursos, prós e contras do preenchimento
Como a lã de qualquer animal, o camelo é dividido em vários tipos. Down é considerado o mais valioso. A peculiaridade dessa lã está na estrutura do cabelo - ela é oca por dentro, o que a torna excepcionalmente leve e macia. Além disso, esse material natural contém grandes quantidades de lanolina, uma cera animal que tem efeito positivo no bem-estar humano.
Devido às peculiaridades da lã de camelo, os travesseiros com esse enchimento têm muitas vantagens:
- Eles não atraem poeira e sujeira, crie uma barreira natural que protege quem dorme de campos eletromagnéticos (neutraliza os efeitos de materiais estáticos e eletricidade).
- A almofada absorve a humidade facilmente (suor gerado durante o sono) e então evapora com a mesma facilidade.
- Esses produtos são muito leves e macios.
- A lã de camelo não perde suas qualidades por muito tempo, portanto, um produto com tal enchimento, se usado corretamente, será muito durável.
- A lanolina protege a lã de mais do que apenas sujeira, mas também do desenvolvimento de várias bactérias e microrganismos prejudiciais ao homem.
- A pele do camelo permite que o ar passeajudando a manter a temperatura ambiente no verão e quente no inverno.
Quanto ao impacto na saúde humana, as propriedades benéficas da penugem de camelo eram apreciadas pelos antigos egípcios. Travesseiros com este enchimento contribuem para:
- Amolecimento da mucosa nasofaríngea durante o sono, eles impedem a penetração de bactérias patogênicas no corpo.
- Expansão de vasos sanguíneos e capilares, graças ao qual a circulação sanguínea melhora e os tecidos e músculos recebem mais oxigênio. Isso tem um efeito positivo na pele: sua cor melhora, o risco de rugas é reduzido.
- Eliminação de toxinas do corpoacumulado durante o dia.
- Livrar-se de dores de cabeça regulares e fadiga crônica.
Além disso, o pelo de camelo ajuda a aliviar as dores nas costas, nas articulações e nos músculos.
As desvantagens dos travesseiros de lã de camelo na maioria das vezes incluem o seguinte:
- A lã cai rapidamente se não for devidamente cuidada, e é quase impossível devolvê-lo ao seu estado anterior. Esse travesseiro torna-se inutilizável.
- A penugem de camelo pode ser favorecida pelos ácaros, que causam alergias. A propósito, essa questão ainda não está totalmente compreendida, e os cientistas não podem argumentar que esses ácaros podem começar no enchimento.
- Custo bastante alto produtos.
Além disso, falando sobre as deficiências dos enchimentos de penugem de animais do deserto, vale a pena observar vários equívocos que às vezes confundem as pessoas:
- Equívoco # 1... Fedor. A lã de camelo tem um aroma adocicado específico, mas com o processamento praticamente desaparece. Quando se trata de um produto de qualidade, você só pode cheirá-lo se tiver um olfato hipersensível.
- Equívoco # 2. É muito quente dormir nessas almofadas; Eles são muito quentes, mas seu calor é "seco". As propriedades do material permitem que ele absorva a umidade, deixando a superfície seca e retendo o calor.
- Equívoco # 3. O cabelo do camelo é espinhoso. A penugem utilizada na fabricação de roupas de cama é muito delicada e não possui "espinhos". Se uma lã mais grossa for usada como enchimento, ela pode realmente formigar. No entanto, se processado corretamente, este "espinhoso" ainda proporciona um efeito de massagem agradável, e não causa desconforto.
Importante! As desvantagens são poucas, mas devem ser levadas em consideração antes de comprar um travesseiro cheio de lã no "navio do deserto".
O que é melhor do que lã de ovelha e bambu?
Os principais "concorrentes" dos enchimentos de lã de camelo são materiais como lã de ovelha e bambu... No entanto, sobre esses materiais naturais, a penugem de camelo tem vantagens indiscutíveis. Os enchimentos de bambu e lã absorvem a umidade com rapidez suficiente. As características estruturais da penugem animal permitem que essa umidade evapore mais tarde, mas a celulose não tem essa propriedade. Almofadas de bambu molham rapidamente e demoram muito para secar.
Além disso, as fibras de bambu dentro do travesseiro podem se deformar, resultando em uma perda gradual de volume. É impossível restaurar a integridade do enchimento de bambu, enquanto o enchimento de lã é batido o suficiente para tornar o travesseiro novamente fofo e macio. Quanto à comparação da lã de camelo e de ovelha, são muito semelhantes em suas qualidades, mas a primeira é muito mais leve, mais quente e mais forte.
Indicações e contra-indicações
É claro que a escolha do enchimento de um travesseiro é uma questão de gosto e de possibilidades financeiras. No entanto, existem categorias de pessoas que são recomendadas por médicos profissionais a usar produtos com penugem de camelo para dormir. Isso inclui pessoas:
- com doenças do sistema nervoso periférico (neuralgia, neuropatia e outras);
- com reumatismo;
- com ciática;
- com vários tipos de artrose;
- com artrite;
- com osteocondrose e algumas doenças ortopédicas;
- doenças dos órgãos ENT;
- com doenças dermatológicas da pele.
Além disso, essas almofadas são perfeitas para pessoas com fornecimento de sangue prejudicado e sistema imunológico enfraquecido. Apesar da crença generalizada de que a lanolina pode ser prejudicial aos asmáticos, em alguns casos, os médicos ainda recomendam que as pessoas que sofrem dessa doença usem travesseiros de camelo para dormir. Os especialistas também questionam as propriedades ortopédicas dos produtos com esse tipo de preenchimento. Eles são considerados muito macios para suportar o pescoço e a cabeça bem o suficiente durante o sono. Portanto, o uso de tais travesseiros não é recomendado para quem sofre de dores no pescoço.
Como escolher?
É claro que apenas a lã de camelo natural tem todas as propriedades e vantagens curativas. Portanto, ao escolher uma almofada com esse tipo de enchimento, é importante avaliar cuidadosamente a qualidade e naturalidade do material. Deve-se lembrar que a penugem natural dos "navios do deserto":
- muito facil opções artificiais;
- muito macio, delicado e suave ao toque;
- quando queimando emite um cheiro "animal" específico.
Claro, é improvável que eles deixem você colocar fogo nas fibras da loja, mas todos podem sentir e avaliar o peso.
Vale a pena examinar cuidadosamente o rótulo. Deve necessariamente indicar "100% lã de camelo"... A inscrição “lã de camelo” sem especificar as porcentagens pode significar que o enchimento contém muito pouco ou nenhum produto natural. Para não conseguir uma falsificação e não desperdiçar muito dinheiro, os especialistas recomendam comprar almofadas apenas em locais comprovados. Nas lojas próprias, você sempre pode não só estudar detalhadamente o enchedor, mas também conhecer todos os certificados de qualidade.
Ao comprar, deve-se ter em mente que os fabricantes modernos costumam oferecer produtos combinados (duas seções). Essas almofadas consistem em uma cobertura superior de lã e um núcleo de fibras de poliéster. O componente poliéster torna a roupa de cama mais firme e menos alergênica. No entanto, não interfere nas propriedades curativas do cotão.
Essas almofadas são consideradas as mais confortáveis e práticas hoje.
Como cuidar?
Acredita-se que seja difícil cuidar de travesseiros de plumas de camelo, mas não é:
- Produtos com esse tipo de enchimento podem ser lavados em uma máquina de lavar. O principal é seguir uma série de regras específicas. Só pode lavar no modo de lavagem delicado, a uma temperatura da água não superior a 300 C e sem a função "centrifugação".
- Lavar à mão. É preferível usinar. O processo consiste em pré-embeber por 15 minutos em água morna e torcer suavemente. Antes de mergulhar, um detergente é adicionado à água e mexido até que esteja completamente dissolvido.
Também é necessário enxaguar o produto em água morna. Se necessário, este procedimento é repetido várias vezes. Pressione a almofada com movimentos longitudinais leves. Ao torcer, não deve ser torcido em hipótese alguma, para não danificar as fibras da lã. A lavagem a seco também pode ser usada como opção para a limpeza da roupa de cama. No entanto, deve-se ter em mente que este método reduz muito a quantidade de lanolina e pode levar a uma deterioração da qualidade do produto. Não é recomendado usar esse método com muita frequência. Quanto aos detergentes para a lavagem de almofadas de camelo, é melhor usar aqueles que se destinam a produtos de lã. A melhor opção seriam produtos com adição de lanolina. Você pode usar detergentes líquidos e shampoos.
Produtos secos com esse tipo de enchimento devem ser colocados em salas bem ventiladas ou ao ar livre. Mas não ao sol! Recomenda-se secar periodicamente os travesseiros entre as lavagens. Para fazer isso, eles são colocados em uma superfície plana horizontal e bem endireitados. Eles podem ser limpos com um aspirador de pó ou simplesmente removidos. Para obter o melhor efeito da lavagem e secagem, é melhor fazê-lo na estação quente.
É necessário ventilar a roupa de cama mesmo após a compra, antes de usá-la. Isso ajudará a ninhada a se oxigenar e endireitar. Armazene travesseiros com lã em áreas secas e bem ventiladas, mas não em sacos plásticos. Ao mesmo tempo, os especialistas aconselham limitar a luz solar direta sobre eles. O uso de tampas removíveis é recomendado para proteção adicional dos produtos.
Além disso, para que as roupas de cama não percam suas propriedades úteis e maciez por mais tempo, antes e depois do uso, elas devem ser batidas de todos os lados. Este procedimento evita o endurecimento da pelagem e a formação de grumos.
Para uma visão geral do travesseiro de lã de camelo, veja este vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.