Almofadas de bambu

Contente
  1. O que é e como se parece?
  2. Benefício e dano
  3. Variedades
  4. Comparação com outros enchimentos
  5. Composição
  6. Dimensões (editar)
  7. Avaliação de fabricantes
  8. Como escolher o caminho certo?
  9. Como lavar?

Há alguns anos, os travesseiros com recheios não convencionais eram exóticos. Hoje, os olhos correm de tal variedade. Eles oferecem várias opções de preenchimento: tradicional de origem animal e inusitado de origem vegetal. Entre estas últimas, as almofadas de bambu ocupam um lugar especial. Vamos conhecê-los melhor.

O que é e como se parece?

Almofadas de bambu são diferenciadas pelo preenchimento. A fibra de bambu é usada, ela é feita apenas de bambu jovem, que não tem mais de 4 anos. O bambu é uma planta perene perene, uma família de cereais, nativa da Ásia. Esta planta é notável em sua taxa de crescimento - em um dia ela se estende por mais de um metro.

O bambu vive em condições de alta umidade, porém, devido às suas propriedades únicas, não é suscetível a apodrecimento, infecções, o que, por sua vez, possibilita a obtenção de matérias-primas naturais e ecologicamente corretas.

Existem duas maneiras de fazer fibra:

  • Mecânico. As matérias-primas do bambu são esmagadas, enzimas são adicionadas e fios são retirados da massa homogênea macia resultante. Da mesma forma, as fibras são obtidas de cânhamo, linho. Esse processamento é improdutivo e trabalhoso, o que faz com que os produtos feitos dessas fibras sejam caros. Marcado como "linho de bambu", que significa linho de bambu.
  • Químico. Vários reagentes químicos são adicionados aos caules de bambu triturados, sob a influência dos quais eles se transformam em uma massa homogênea pegajosa. Depois disso, a massa sob pressão é passada por dispositivos de metal com muitos pequenos orifícios e colocada em uma solução especial para endurecer. No processamento subsequente, todos os produtos químicos são removidos das fibras resultantes. A viscose é feita da mesma maneira. Ao contrário do linho de bambu, esse material tem baixo custo, o que faz com que seja mais difundido. Está marcado com "viscose de bambu", ou seja, viscose de bambu.

Deve-se notar que as fibras obtidas por esses métodos não podem ser distinguidas umas das outras. Eles não diferem em aparência ou desempenho. A única diferença está na marcação na etiqueta e no preço.

A fibra de bambu é macia, por isso é muito raro encontrar almofadas com 100% de enchimento. Esses produtos não duram muito. As fibras macias não mantêm sua forma e se aglutinam no primeiro mês de uso. Os fabricantes resolvem esse problema adicionando outros enchimentos ao enchimento de bambu natural, por exemplo, penugem. Portanto, um bom travesseiro cheio de plantas não conterá mais do que 70% de fibras de bambu.

Benefício e dano

Com a crescente popularidade das almofadas de bambu, suas propriedades mágicas também estão crescendo. Muitas vezes você pode encontrar descrições que chamam de bambu quase o elixir da juventude, apenas para vender o produto. Considere as propriedades reais das fibras de bambu.

  • Respeito ao meio ambiente e naturalidade. O bambu não requer uma variedade de fertilizantes e pesticidas para crescer. As fibras, independentemente do método de fabricação, não contêm produtos químicos prejudiciais e são seguras para a saúde.
  • Hipoalergênico. Devido ao conteúdo de antibióticos naturais, essas almofadas não retêm ácaros que causam alergias e asma brônquica.
  • Antibacteriano. Os antibióticos naturais contidos nas matérias-primas interferem na atividade vital de bactérias e micróbios.
  • Permeabilidade do ar. Travesseiros com enchimento de fibras de bambu respiram e secam rapidamente. No calor do verão, estará frio em tal travesseiro, e no inverno estará quente.
  • Higiene. O filler é quimicamente inerte, ou seja, não absorve odores diversos e não acumula poeira.
  • Conforto. Almofadas de bambu de qualidade são muito macias e resistentes ao mesmo tempo. Os consumidores falam em suas avaliações sobre como melhorar a qualidade do sono.
  • Manutenção simples. O travesseiro pode ser lavado sem torcer em uma máquina automática convencional. Graças à sua respirabilidade, eles secam rapidamente. As qualidades do enchimento são mantidas após um grande número de lavagens. Para manter a forma do travesseiro durante o uso, você precisa batê-lo de vez em quando.
  • Orçamento e versatilidade. Almofadas de bambu estão prontamente disponíveis e também são adequadas para todos, incluindo asmáticos, alérgicos e recém-nascidos.
  • Higroscopicidade. A umidade é rapidamente absorvida e evapora com a mesma rapidez. Travesseiros de bambu são ótimos para pessoas com suor excessivo.
  • Durabilidade. A almofada de bambu mantém as suas propriedades mesmo após um grande número de lavagens. E a vida útil dessas almofadas é de 5 a 7 anos.

A fibra de bambu não tem apenas propriedades positivas:

  • Enchimento de bambu, devido à sua excepcional suavidade, deve ser selecionado individualmente. Caso contrário, o uso de tal produto pode causar dores no pescoço, especialmente na presença de protrusões e osteocondrose.
  • A presença de falsificações. A imagem de um panda ou bambu na caixa não garante a compra do produto original. Devido ao hype para almofadas de bambu, muitos fabricantes descuidados usam esses símbolos para almofadas regulares. Estude o rótulo com a composição cuidadosamente.
  • Higroscopicidade em climas úmidos pode ser uma desvantagem. A almofada absorverá a umidade e não secará, causando danos ao produto.
  • Preenchimento de bambu enruga rapidamente perde a forma, por isso deve ser armazenado apenas na forma achatada. Os fabricantes recomendam bater a almofada com mais frequência, de preferência antes de cada utilização.

Variedades

As almofadas de bambu são encontradas de várias maneiras. Existem três tipos:

  1. Anatômico. Travesseiros padrão regulares. Eles são de vários tamanhos e alturas. Eles são selecionados de acordo com as preferências da pessoa.
  2. Ortopédico. Travesseiros mais caros. Apoiam a coluna na posição correta, pelo que são adequados para quem dorme de lado. Recomendado para pessoas com doenças da coluna vertebral.
  3. Transformers. As almofadas que mudam de forma são confortáveis ​​porque permitem fazer uma gola suave. Conveniente na estrada e em viagens.

De acordo com o método de enchimento com fibra de bambu, também se distinguem dois tipos.

  1. Enchimento de bambu mistura-se com qualquer outro 70% a 30%.
  2. Travesseiros de duas câmaras. A capa dessas almofadas contém fibra de bambu e é chamada de acolchoada. O próprio travesseiro é moldado por um enchimento diferente. Neste projeto, verifica-se que a cabeça da pessoa repousa sobre a fibra de bambu, e outro enchimento dá ao travesseiro sua forma e volume.

Comparação com outros enchimentos

Apesar de todas as vantagens das almofadas de bambu, ainda quero saber o quanto elas se beneficiam em comparação com os enchimentos tradicionais e não apenas. Vamos fazer uma análise comparativa.

Todos os enchimentos por origem são divididos em três grandes grupos: vegetal, animal e artificial. Vamos considerar cada um.

Enchimentos vegetais

Além do bambu, os enchimentos para plantas também incluem seda, casca de trigo sarraceno, eucalipto e algas. As principais vantagens desses preenchimentos são sua naturalidade e efeito anti-séptico.

Traças e ácaros não se instalam neles. Quem sofre de alergia deve comprar travesseiros com enchimento de plantas.

Cada um dos enchimentos tem suas próprias características.

  • Casca de trigo sarraceno. Apresenta as seguintes vantagens: efeito ortopédico e efeito massagem, composição natural, higiene e o menor custo entre os enchimentos vegetais. Não causa alergias e não é um viveiro de bactérias. As desvantagens incluem rigidez, dureza, vida útil curta (2 anos) e ruídos específicos durante a operação. Produtos com recheio de trigo sarraceno devem às vezes ser secos ao sol. Lavar essas almofadas é contra-indicado.
  • A seda é muito macia e durável. Absorve bem a água, tem capacidade de termorregulação, hipoalergênico. Pode ser lavado em casa. Um travesseiro de seda dura cerca de 15 anos, o que é um recorde absoluto não só entre os enchimentos vegetais. Os travesseiros de seda se diferenciam pelo alto custo.
  • Eucalipto tem propriedades medicinais devido ao uso de óleos essenciais na produção de travesseiros. O resto tem propriedades semelhantes às do bambu. No entanto, perde para ele em valor. Os enchimentos de bambu são significativamente mais baratos.
  • Algas marinhas. Eles são higroscópicos e eliminam bem os odores desagradáveis. Eles têm um efeito antibacteriano. A principal desvantagem é a impraticabilidade. Travesseiros cheios de algas só podem ser lavados a seco.

Enchimentos de animais

O enchimento tradicional de origem animal, em que dormiam os nossos antepassados, é a penugem ou as penas. O mais popular é considerado a pena de cisne ou de ganso. A lã de camelo tornou-se uma nova tendência.

É difícil comparar produtos tão diferentes entre si como penugem e fibra de bambu. No entanto, este último tem uma vantagem indiscutível - o enchimento de bambu não se tornará um terreno fértil para os ácaros e é perfeito para quem sofre de alergias, ao contrário da penugem.

  • A pena e a penugem são semelhantes em suas características. São fáceis de usar, conduzem bem o calor, absorvem água e mantêm a sua forma perfeita. A principal desvantagem das almofadas de penas e plumas é a sua disposição para os ácaros do pó. Estes últimos vivem e se multiplicam dentro do travesseiro, além de causar alergias em pessoas propensas a isso. Esses travesseiros não podem ser lavados. O enchimento deve ser limpo em equipamento especial duas vezes por ano, bem como regularmente seco ao sol e ventilado ao ar livre. A vida útil dessas almofadas é de cerca de 5 anos.
  • Lã. Tem um efeito benéfico nas articulações, tem propriedades termorreguladoras, é respirável e absorve bem a água. Não mantém a sua forma por muito tempo e não é recomendado para quem sofre de alergias e asmáticos devido aos ácaros. Artigos de lã também estão se tornando um lugar favorito para as mariposas. Produtos de lã só podem ser limpos por lavagem a seco. O produto de lã dura de 3 a 5 anos. O custo é o dobro de travesseiros de plumas.

Preenchimentos artificiais

Os enchimentos artificiais são as opções mais fáceis e baratas de manter. Sua principal vantagem é a facilidade de manutenção e o baixo custo. Vamos considerar as opções mais populares:

  • Holofiber. Suas vantagens incluem a capacidade de termorregulação, higroscopicidade, permeabilidade ao ar, elasticidade, hipoalergenicidade e resistência ao desgaste. Você pode lavar em casa, em uma máquina de escrever comum. A vida útil de um produto com hollowfiber como enchimento é de 5 anos.
  • Sintepon. Não absorve odores, respirável, hipoalergênico. Durante a operação, ele se enruga em pedaços, o que resulta em uma vida útil curta - 2 anos. A limpeza pode ser feita na máquina de lavar.
  • Silicone. Tem a capacidade de se recuperar rapidamente após a lavagem, "respira", respirável e hipoalergênico. Adequado para lavável na máquina. Ele tende a acumular eletricidade estática, o que pode causar desconforto. Vai durar cerca de 7 anos.

Composição

As propriedades de um produto como uma almofada dependem não apenas das características do enchimento, mas também das características do material que constitui a capa. O fabricante de produtos de qualidade indicará os dados do produto no rótulo. Lembre-se de que a porcentagem de fibra de bambu no enchimento deve ser superior a 50%.

É ótimo se a capa for feita de eco-bambu, o chamado fio de bambu com fibras de algodão. No entanto, uma capa de cetim, algodão ou teca seria uma boa opção. Devido à sua praticidade e durabilidade, a microfibra é frequentemente utilizada como material para capas.

A opção mais prática seria uma capa removível com enchimento de fibra de bambu acolchoado. Pode ser lavado separadamente do travesseiro. Além disso, essas tampas são zipadas, o que permite ajustar a rigidez do produto, reduzindo a quantidade de enchimento.

Dimensões (editar)

As almofadas de bambu estão disponíveis nos tamanhos padrão: 70x70, 50x70 cm. As almofadas infantis são encontradas nos seguintes tamanhos: 50x50 e 40x40 cm. O tamanho de 50x70 cm é considerado típico para produtos menos exuberantes e altos. Ideal para quem prefere dormir de bruços ou de costas. Para quem gosta de dormir de lado, é melhor optar por travesseiros de 70x70 cm, pois vão tirar o estresse desnecessário da coluna e aliviar desconfortos.

Hoje em dia, muitas empresas oferecem roupas de cama personalizadas. Porém, esteja preparado para o fato de que será difícil encontrar acessórios para um produto com tamanhos fora do padrão, ou seja, você terá que costurar fronhas você mesmo.

Avaliação de fabricantes

Uma almofada de bambu terá todas as qualidades acima apenas se o produto for de alta qualidade e não for falso. Considere os fabricantes mais populares e confiáveis. Existem empresas nacionais e estrangeiras. Estes últimos se distinguem por um custo de produção mais alto.

  • Fabricante de Moscou "Anna Textile". O preço médio é de 900 rublos. O enchimento é fibra de bambu. Material da capa interna - 100% algodão. O material da capa externa é cetim jacquard. Tamanho 50x70 cm.
  • "Preguiçoso". Empresa russa. O material da capa e tampo é semelhante ao da empresa "Anna Têxtil”, No entanto, o preço é mais alto e situa-se na faixa de 1150-1350 rublos. Tamanho 50x68 cm.
  • Arden. Fabricante francês. Diferentemente das opções anteriores, a empresa oferece travesseiros com fibra de bambu acolchoada e preenchidos com penugem artificial. O preço é mais alto e é de 1300-1500 rublos. As almofadas estão disponíveis em dois tamanhos 50x50 cm e 70x70 cm.
  • Arya. Também produção russa. Enchimento de bambu natural. O material da capa externa é algodão. Tamanho 70x70 cm. O preço médio é de 1200 rublos.
  • Primavelle "Bamboo". A empresa russa oferece um produto semelhante ao da empresa anterior. O mesmo material, enchimento, preço. No entanto, o tamanho é diferente - 50x70 cm.
  • TD Dargez "Bombay". Fabricante russo. Utiliza fibra de bambu e poliéster como enchimento na proporção de 60% a 40%, respectivamente. Material de capa - microfibra. Tamanhos 50x70 cm e 70x70 cm.O preço é o mais baixo dos apresentados - 500-700 rublos.

Os compradores notam a presença de um zíper, que permite ajustar a quantidade de preenchimento e, consequentemente, a maciez do travesseiro.

  • Tango "Bamboo". Produção russo-chinesa. Tamanhos 50x70 cm e 70x70 cm. O preço é 1020-1220 rublos. Capa de algodão e recheio de bambu. O fabricante garante a utilização de tecidos e tintas naturais.
  • Nature`s "Bamboo Stem". O fabricante nacional oferece uma capa acolchoada de algodão com bambu. O enchimento é de fibra sintética. O custo é de 1100 rublos. Tamanho 70x70 cm.
  • Fibra de bambu Verossa. A empresa russa oferece uma tecnologia incomum Twine Zone. As almofadas são divididas em dois compartimentos. Um deles, o externo, é preenchido com bambu, o outro, o interno, é preenchido com poliéster. A capa é comum - algodão. O tamanho não é o padrão de 68 x 68 cm. O preço é de 850 rublos.

Na hora de comprar, preste atenção não só ao preço, mas também ao design do produto.

Como escolher o caminho certo?

Escolher um travesseiro não é fácil. Se, por exemplo, ao comprar móveis, você puder avaliar suas características, esse número não funcionará com roupa de cama. A qualidade do sono e, portanto, da vida em geral, depende deles. Mas, é claro, existem algumas recomendações.

  • Decida o tipo. Considere a necessidade de uma capa removível, um zip lock e algum tipo de acolchoamento.
  • Altura da almofada é selecionado individualmente e depende da posição preferida para dormir. Para as pessoas que estão acostumadas a dormir de lado, os travesseiros altos são adequados e, ao contrário, para quem gosta de dormir de costas ou de bruços - os baixos. Para quem ainda não decidiu, é melhor escolher algo intermediário. Muitas pessoas gostam de dormir sobre dois travesseiros, nesse caso é possível alterar a altura.
  • O tamanho. Várias opções estão à venda, porém a mais procurada é o tamanho 50x70 cm .Tais almofadas permitem economizar material na fabricação, mas ao mesmo tempo não perdem suas propriedades. No sonho, a pessoa se move na horizontal, girando de um lado para o outro, ou seja, basta um travesseiro de 50x70 cm.
  • Preste atenção ao material da capa. Sinta - deve ser bom ao toque. Sua densidade também é importante. Tecido fino não vai durar muito, depois de algum tempo, o enchimento vai sair por ele. O material da capa também afeta a maneira como você cuida do travesseiro, especialmente se ele não for removível.
  • Ao comprar qualquer tecido vale a pena prestar atenção na qualidade da costura. Não deve haver fios salientes, a linha deve ser uniforme, sem distorções. Os fabricantes responsáveis ​​usam costura dupla ao fazer travesseiros.
  • Lembrar, que o fabricante de produtos de qualidade tem interesse em tornar a empresa conhecida. A etiqueta deve conter o nome da empresa, seu número de telefone e seu endereço. O rótulo deve indicar a composição do produto, peso, país de origem.
  • Preste atenção na composição. A quantidade de fibra de bambu no enchimento deve estar entre 50% e 70%.
  • O bambu é respirável. Para verificar o enchimento, inspire ar pelo travesseiro. Se a tentativa for bem-sucedida, o travesseiro é de fato preenchido com fibra de bambu.
  • Preste atenção ao preço. Um preço muito baixo é um motivo para pensar sobre a autenticidade do produto proposto.

Os critérios gerais para a escolha de uma almofada de bambu foram descritos acima. Escolher um travesseiro para um bebê, especialmente um recém-nascido, requer mais atenção. Para este último, encontram-se à venda almofadas planas especiais. Sua capa é feita de materiais naturais hipoalergênicos.

Vale lembrar que cada época precisa de sua altura de travesseiro. Portanto, para crianças menores de um ano, é melhor usar um travesseiro com altura não superior a 2-3 cm. Para crianças em idade pré-escolar, travesseiros com altura de 3-5 cm são adequados, e para escolares, travesseiros com uma altura de 10 cm ou mais já pode ser usada.

Na hora de escolher preste atenção aos travesseiros com zíper. Seu volume pode ser ajustado, o que é muito importante para o correto posicionamento dos ossos durante o sono. Isso é especialmente importante para uma criança.

Como lavar?

As almofadas de bambu são despretensiosas, no entanto, existem várias recomendações, graças às quais duram muito mais tempo. O ciclo de lavagem pode variar dependendo do material de capa. Leia as instruções antes de lavar.

Embora esteja escrito em vários sites que as almofadas de bambu têm um efeito benéfico na pele devido à pectina que contêm, as almofadas limpas têm um efeito realmente benéfico.

O travesseiro de bambu deve ser lavado uma vez a cada 3-4 meses, as crianças devem ser lavadas com mais frequência - uma vez a cada 2-3 meses.

A maneira mais conveniente de lavar travesseiros de bambu é usando uma máquina de lavar. Um bom produto não perde suas qualidades mesmo após um grande número de lavagens. Breve instrução:

  1. Examine as costuras. Se estiverem dispersos, o enchimento deverá ser coletado já na máquina.
  2. Melhor lavar no modo de lavagem à mão, mas na ausência dele, o de costume servirá.
  3. A temperatura da água não deve ser superior a 40 graus. A água quente é corrosiva o suficiente para encurtar a vida útil do produto.
  4. Use produtos de limpeza líquidos. As almofadas não enxáguam bem quando é adicionado detergente sólido. Também é melhor evitar o uso de alvejante.
  5. Após a lavagem, faz sentido enxaguar o travesseiro duas vezes.
  6. Torcer não é recomendado. Em alguns casos é proibido, leia as instruções.
  7. A secagem deve ser feita simplesmente deitando no travesseiro, virando-o de vez em quando - então seca melhor. Não seque seu travesseiro ao sol, isso afetará seriamente seu estado.
  8. Bata o produto antes de usar.

Uma almofada de bambu com os devidos cuidados proporcionará um sono repousante e agradável por muito tempo.

Você pode assistir a uma breve visão geral de um desses produtos no vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário