Métodos DIY de fazer castiçais
Usar lindos castiçais com velas multicoloridas é uma maneira fácil e econômica de transformar rapidamente uma sala e dar a ela uma atmosfera aconchegante. Apesar da grande quantidade de produtos nas lojas, cada vez mais pessoas preferem criar este elemento decorativo com as próprias mãos.
Como fazer castiçais de madeira?
É fácil fazer em casa um castiçal com cortes de madeira com as próprias mãos. Deve-se mencionar que a própria peça de trabalho parece extremamente elegante e é freqüentemente usada no interior em sua forma "natural". Material ecológico adequado para qualquer estilo, fica bem tanto no uso diário quanto em festas festivas. A estrutura acabada pode ser de qualquer tamanho e pode ser localizada em quase qualquer lugar.
Finalmente, você não pode prescindir de um castiçal com corte de serra ao implementar tendências da moda como escândalo e minimalismo.
Você pode criar um molde de madeira com suas próprias mãos, ou pode comprá-lo pronto em uma produção especializada, em uma floricultura ou em uma loja de artigos artesanais. A vantagem de um corte de serra comprado é que geralmente é processado de forma que não haja rachaduras ou lascas. Não é necessário fazer um recuo adicional para a vela se o modelo "tablet" for planejado. Se você deseja tornar a estrutura mais estável ou ter uma vida útil mais longa, é necessário fazer um furo interno. Tanto o diâmetro da reentrância quanto o tipo de broca são determinados de forma independente, mas os especialistas recomendam dar preferência à broca Forstner.
Ao fazer um castiçal a partir de um corte de serra, não é necessário se limitar a um elemento - você pode criar uma composição completa usando círculos de diferentes diâmetros de diferentes tipos de madeira.
Fazer um castiçal com uma barra de madeira não é considerado menos popular. A placa (opcional) pode ser substituída por um registro ou placa de dimensões adequadas. O modelo acabou sendo bastante versátil e, novamente, adequado para a maioria das decisões estilísticas. O bloco usado deve ser seco, bastante largo e (idealmente) aplainado. A propósito, trabalhos não planejados também são possíveis, mas apenas se o interior existente permitir.
A criação de recessos é realizada com uma broca e uma broca do diâmetro e tipo necessários. Além disso, para um acabamento de qualidade, você precisará de um lápis com fita métrica, um esquadro e um pincel, um martelo, uma serra, mancha e luvas para proteger as mãos. O trabalho começa com o fato de que um fragmento do tamanho necessário é separado da barra. Se o castiçal for colocado sobre a mesa, então ele deve ser feito mais alto e, se for apenas na prateleira, então mais baixo. Quando várias velas precisam ser colocadas em uma estrutura, você precisará primeiro desenhar um diagrama no qual marcará as mesmas lacunas entre os elementos individuais.
Um bloco adequado deve ser lixado com lixa comum, após o que o esquema existente é transferido para ele. É importante não esquecer os recuos necessários nas bordas da estrutura. Em seguida, usando uma broca, furos redondos de um diâmetro adequado para as velas selecionadas são perfurados na árvore.Se o estilo assim o exigir, a estrutura acabada pode ser envelhecida artificialmente, por exemplo, fazendo vários amassados leves com um martelo.
Para tingir, uma camada de tinta será suficiente - isso dará o brilho necessário à decoração e preservará a bela textura da madeira. Antes de usar o castiçal, ele vai demorar para secar.
Como criar a partir de uma garrafa?
Quase qualquer item pode ser usado para fazer um castiçal, até mesmo uma garrafa de plástico ou vidro comum. É claro que, no primeiro caso, um item feito em casa parecerá muito barato e, portanto, mais adequado para um uso informal ocasional: em um churrasco ou em um piquenique em uma cabana de verão. Para transformar a garrafa, é preciso cortar o gargalo e colocar uma vela dentro. Se falamos de uma garrafa de vidro, por exemplo uma garrafa de vinho, então esse estande acaba sendo de muito mais qualidade e com decoração adequada, adequado até mesmo para presentes para entes queridos. De antemão, será importante escolher uma forma elegante e não confundi-la com a cor.
Existem várias maneiras de transformar uma garrafa comum em uma obra de arte. No primeiro caso, você vai precisar de removedor de esmalte ou solução semelhante, além de fios de algodão. O fio é completamente embebido na solução e enrolado na garrafa. Além disso, ele é incendiado e a garrafa gira de tal forma que o fogo se move ao longo de toda a sua superfície. Após o fio queimar, a garrafa deve ser imersa em água fervente por 3 minutos, e por que transferi-la para água fria. O salto de temperatura levará ao aparecimento de uma rachadura no local desejado.
No segundo caso, o gargalo da garrafa é removido com uma broca adequada ou cortador de vidro. Por conveniência, você pode colocar uma faixa de cabelo elástica no pescoço e, em seguida, trabalhar a linha com uma ferramenta. Em seguida, a incisão é disparada, novamente enviada para água fervente e para o frio. Após o aparecimento de uma fenda, as bordas são processadas com lixa. Para facilitar o corte, recomenda-se combinar grãos finos e grossos. A vela é inserida naturalmente ou é colocada dentro da garrafa quando o pavio é inserido pela primeira vez e, em seguida, a parafina derretida é derramada. Rendas, fitas, strass, galhos de coníferas ou outros materiais são adequados para decorar um castiçal de vidro.
Fabricação de castiçais de metal
Castiçais forjados sempre foram muito populares, mas em casa, sem habilidades especiais, é muito difícil fazer um elemento decorativo de metal. No entanto, uma coisa pequena e prática pode ser feita de uma lata comum. Um recipiente feito de café, tinta ou outra substância durável é adequado. Além da peça em branco, você precisará de martelo e pregos, além de tinta na tonalidade desejada. Tendo criado previamente um estêncil da imagem de interesse, ele deve ser transferido pontualmente para o frasco, e então os orifícios devem ser feitos ao longo do contorno usando um martelo e um prego.
Para não irritar a si mesmo e às pessoas ao seu redor com um som desagradável, você pode preencher terra umedecida enquanto trabalha. Um castiçal com um padrão é coberto com tinta spray, após a secagem, você pode colocar uma vela dentro. Se for usada uma lata, então é melhor decorá-la com tinta acrílica e decorar com elementos volumétricos: fitas ou rendas. Em seguida, a cera é derramada dentro, um pavio é inserido.
Nós fazemos de uma lata
Muitas vezes, os castiçais são criados a partir de recipientes de vidro, como, por exemplo, potes de comida para bebês. Esse material é acessível e muito fácil de usar. Na verdade, um pote do tamanho desejado só precisa ser decorado com um modelo de um lindo desenho transferido para o recipiente. Como corante, use tinta acrílica preta, vendida em lojas de decoração. A sequência de ações pode ser explicada pelo exemplo da confecção de um castiçal de "inverno".
Em primeiro lugar, o banco é limpo de quaisquer adesivos e inscrições, e a superfície é adicionalmente limpa com spray de álcool para garantir uma melhor aderência ao material de coloração. Em seguida, o modelo é colocado dentro do recipiente e preso com fita adesiva. Depois de circulado, o pedaço de papel pode ser retirado. Aliás, para não sujar mais o pote, pode segurá-lo com um guardanapo de pano. O desenho é pintado com qualquer cor, mas sempre adequado para pintura de vidro.
É preferível aplicar o revestimento em várias camadas, aguardando cada vez que a anterior seque. Por fim, flocos de neve são formados no frasco por meio de um pulverizador especial e o castiçal é enviado para secar.
Opções de vidro
Também são populares os castiçais de vidro, cuja decoração é feita com a ajuda de moldes de conchas. O design parece interessante quando os pratos são virados de cabeça para baixo. Neste caso, uma vela estável é colocada na perna, e alguns elementos decorativos são colocados sob a "cúpula" do vidro: flores secas ou uma pequena estatueta. Às vezes, um CD decorado é fixado na base, o que torna o castiçal mais estável. Se o vidro for usado na forma tradicional, então é mais conveniente decorá-lo do lado de fora, por exemplo, com miçangas, strass ou elementos de tecido. A solução parece interessante quando o líquido é derramado, várias contas são lançadas lá e uma vela flutuante é deixada na superfície.
Uma taça de vidro decorada com conchas parece espetacular e incomum. A composição pré-fabricada será fixada em uma pistola de cola e consistirá principalmente de mexilhões ou conchas de bivalves.
Antes de começar a trabalhar, faz sentido tratar os elementos naturais com cloro e, antes mesmo de colar, ver como se combinam melhor.
Outros métodos
Além dos principais mencionados acima, existem vários outros métodos de fazer um castiçal caseiro com materiais de sucata. Por exemplo, uma aula mestre bastante simples sobre a criação de decoração em gesso. Você só precisa pegar um bom recipiente e enchê-lo com uma composição diluída. Uma vez congelado, o material forma um castiçal com o formato necessário. A propósito, você pode até derramar gesso em recipientes simples como copos de iogurte, recipientes descartáveis de plástico ou garrafas de refrigerante. O pó é diluído de acordo com as instruções e colocado em um molde para que haja espaço para uma vela. O castiçal acabado é decorado com elementos têxteis ou simplesmente coberto com tinta.
Um castiçal feito de argila de polímero parece bastante interessante. Este material, entretanto, não é tão simples quanto o gesso, e só é adequado para usuários "avançados" que tenham experiência em interagir com ele. Trabalhar com argila é o mesmo que trabalhar com massa, portanto, antes de mais nada, a massa terá de ser estendida até uma espessura de vários milímetros. Em seguida, o trabalho é realizado com o gabarito selecionado e as peças individuais são enviadas para secar no forno ou ao ar livre. É necessário ligá-los com cola PVA.
Nos feriados de ano novo, você não pode prescindir de um castiçal laranja. A maneira mais fácil é extrair delicadamente a polpa do cítrico inteiro ou cortado pela metade e, em seguida, colocar uma vela dentro ou enchê-la com cera e inserir o pavio. É ainda mais fácil embrulhar uma vela grossa regular com uma tira de casca de frutas cítricas ou colocar velas - "pílulas" em fatias secas.
Acontece que é bastante simples usar pedras de vidro decorativas ou seixos do mar. Na verdade, costuma-se usar uma jarra de vidro como base, cuja superfície é coberta com pedrinhas usando cola de silicone em um tabuleiro de xadrez ou padrão livre. Artesãos mais habilidosos podem tentar fazer sem uma base e simplesmente juntar as pedras. Esse castiçal talvez seja ideal para velas compridas.
Outras opções interessantes são fazer um elemento decorativo de concreto, madeira compensada, balaústres ou cimento.
Como fazer um castiçal com as próprias mãos, veja a próxima master class.
O comentário foi enviado com sucesso.