Castiçais antigos: tipos, dicas para escolher
Embora a eletricidade seja onipresente agora, os castiçais antigos continuam a ser populares, especialmente entre os conhecedores de detalhes decorativos elegantes.
Visualizações
O uso de velas em vez de fogueiras já existe há muito tempo. Se antes eram simplesmente colocados em pedras, no futuro as montanhas-russas começaram a ser melhoradas gradualmente. Um pouco depois, apareceram os candelabros ou, como eram chamados, os castiçais. São lindas bases para copos decorativas que têm um ou mais ramos. Inicialmente, eles eram usados apenas para proteger as superfícies das mesas e prateleiras das manchas de cera que podiam entrar nelas. Mas agora a atenção é dada principalmente à aparência desses elementos decorativos.
Ambos os castiçais modernos e antigos são divididos em várias subespécies.
- Tabletop. A maioria desses castiçais foi usada para criar um ambiente romântico ou para decorar quartos para as férias. Eles foram instalados em mesas, pianos e mesinhas de cabeceira. Eles complementaram com sucesso o interior da sala. Antigamente, as pessoas eram muito supersticiosas, por isso era impossível colocar três velas na mesa, pois esta precedia o falecido em casa. Em mesas festivas, candelabros com dois "chifres" podiam ser encontrados na maioria das vezes.
- Montado na parede. Foram os castiçais de parede que se tornaram bastante populares na sua época, porque com a ajuda deles é possível criar um ambiente descontraído na sala. Eles podem ser duplos ou individuais. Você pode colocar esses castiçais na parede, por exemplo, em ambos os lados do espelho. Essa abordagem expandirá visualmente os limites da sala. Além disso, anteriormente em muitas casas de nobres, as velas podiam ser vistas até mesmo na parede perto da cama. Agora, essa solução estilística também é perfeitamente possível de usar.
- Exterior. Em algumas lojas você pode encontrar castiçais de piso antigos. Eles são bastante altos e ocupam muito espaço. Ao mesmo tempo, esses castiçais parecem elegantes e não ocupam muito espaço. Usando castiçais de piso clássicos, você pode criar uma atmosfera do século retrasado na sala, que certamente agradará os verdadeiros românticos.
Materiais (editar)
Até o século 18, a maioria dos castiçais era fundida em prata, e só depois começaram a ser feitos de vários metais ferrosos ou bronze. Seu preço era significativamente mais baixo do que os itens clássicos de prata, o que possibilitou que esses itens aparecessem na vida cotidiana entre os cidadãos comuns. Além disso, começaram a ser usados até nas ruas para sua iluminação noturna. E também nas casas das pessoas comuns e até mesmo nas instituições públicas, podiam-se ver peças de bronze e latão ou ferro fundido. Castiçais de cobre pareciam muito bons.
No entanto, todos os castiçais precisam ser cuidados. O cuidado inclui não só a retirada da cera dos mesmos, mas também sua limpeza completa. Para retirar a cera basta esperar que arrefeça e só então descascar com um objecto pontiagudo. Se o castiçal não for muito grande, você pode colocá-lo por um tempo. no freezer. Isso removerá a cera muito mais rápido e sem danificar o próprio lustre. Além disso, você pode se livrar da cera. com água quente.
Quanto à limpeza de castiçais antigos feitos de latão ou bronze, você pode usar amônia comum ou álcool etílico para isso.
Para isso, o produto deve ser imerso em uma solução de qualquer um desses produtos e deixado ali por alguns minutos. Depois disso, o castiçal deve ser bem limpo e polido. A pasta de dentes também é adequada como agente de limpeza, que é aplicada em um pano ou mesmo em uma escova e limpa. Uma solução de amônia é um excelente remédio para latão ou bronze.... Se o castiçal não limpar na primeira vez, você pode repetir o procedimento. Parece que meios tão simples, mas com a ajuda deles, os produtos adquirirão brilho e beleza, ficarão como novos.
Soluções estilísticas
Se falamos de moda, os castiçais mudam de acordo com suas necessidades. Se antigamente eram bastante modestos, com balaústre esculpido ou na forma de um barco comum, o século XIX trouxe muitas mudanças. Os produtos adquiriram um visual incomum e começaram a ficar mais bonitos e caprichosos. Em algumas casas, castiçais de bronze com estatuetas estão se tornando cada vez mais comuns.
Assim, as peças barrocas foram decoradas com folhas de bordo e pequenas flores, que apenas complementavam o interior da sala, decorada no mesmo estilo. Castiçais no estilo clássico eram em sua maioria encaracolados na forma de colunas gregas antigas ou garotas quase nuas. Durante esse tempo, eles se tornaram bastante comuns, o que baixou significativamente seu preço. Portanto, os artesãos começaram a complementá-los com pastilhas de marfim ou mesmo ouro. Mesmo agora, o preço desses itens vintage é muito alto.
Os produtos da Roma Antiga eram especialmente impressionantes. Eles diferiam dos outros em sua pompa. Em sua maior parte, esses castiçais eram uma tigela lindamente projetada com uma haste ou na forma de uma concha do mar. Além disso, era possível encontrar castiçais vintage, onde as flores se entrelaçavam com detalhes delicados. Esses produtos podem ser atribuídos a um estilo como o rococó. Além disso, alguns deles foram complementados com tripés. Hoje, você pode ver tanta beleza em alguns museus de Londres.
Nos países da Europa Ocidental, era muito popular decorar castiçais de bronze com várias estatuetas. Podem ser pessoas e animais. Hoje, o preço desses produtos é bastante alto.
Você só pode comprar um velho castiçal alemão em antiquários especiais ou apenas admirá-lo em um museu.
Dicas de Seleção
Antes de comprar um castiçal, você precisa decidir seu lugar na casa. Não deve servir apenas como suporte para acender velas, mas também caber no interior de toda a sala. Quando deve focar em si mesmo, vale a pena dar uma olhada mais de perto nos produtos feitos de prata ou bronze. O melhor é dar preferência aos castiçais, que foram feitos no início do século XIX. Naquela época, eles eram bastante requintados e bonitos.
Importante! Ao comprar antiguidades, certifique-se de que existe um selo que comprova a sua originalidade. Na maioria das vezes, eles podiam ser encontrados em castiçais de latão ou bronze.
Lindos exemplos no interior
Castiçais antigos se encaixam perfeitamente em qualquer interior, além disso, eles se tornarão o destaque da sala escolhida.
- Estilo moderno. Um lindo castiçal de formato simples será um ótimo complemento para uma sala decorada em estilo moderno. Além disso, ele corresponderá ao esquema de cores de toda a sala. A forma curva da base do castiçal também pode corresponder aos padrões nas paredes ou às peculiaridades do design da lâmpada.
- Estilo Art Nouveau. Um castiçal de mesa antigo se tornará uma verdadeira decoração da cozinha moderna. É perfeito para um jantar tête-à-tête e para receber convidados.
- No terraço. Um castiçal de chão ficará muito bonito e elegante. No verão, você pode movê-lo para o terraço e desfrutar do fogo de velas à noite com seu ente querido ou apenas com sua família.
- Candelabros pendurados. Castiçais pendurados no teto não parecerão menos bonitos. Eles também ajudam a criar uma atmosfera romântica em casa. Eles podem ser usados diariamente em vez de lâmpadas normais para relaxar após um longo dia de trabalho.
Castiçais antigos podem ser muito diferentes, portanto você pode escolhê-los para todos os gostos... Além disso, você pode comprá-los em qualquer loja de antiguidades, o principal é certificar-se da autenticidade do produto adquirido.
Para obter informações sobre como fazer um castiçal antigo com uma lâmpada de querosene, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.