Lanterna de castiçal: variedades, recomendações para seleção
Apesar da grande seleção de lâmpadas elétricas modernas, as velas não perdem sua relevância. Eles são usados tanto no interior como no exterior (no jardim, em varandas abertas, terraços). Se a vela não for encerrada em um recipiente acabado de vidro ou cerâmica, ela é colocada em um castiçal que tem funções tanto decorativas quanto práticas. Uma das opções populares é um castiçal. Vamos considerar as variedades deste acessório espetacular e descobrir como escolher o modelo certo.
Peculiaridades
Muitos residentes de verão adoram sentar na varanda ou em um banco perto de casa nas noites de verão e aproveitar o frescor da noite e o céu estrelado. Nesse caso, as velas podem ser muito úteis. Claro, você não pode ficar sem um castiçal. A versão de rua mais comum é uma lanterna de vela. Em geral, são peças de metal bastante grandes, com paredes de vidro. Algumas versões modernas são revestidas com pó de poliéster, o que permite obter qualquer cor.
Devido à presença de pequenos orifícios, o objeto fornece acesso à quantidade de oxigênio necessária para acender uma vela. Porém, a parte principal do produto está fechada. Isso protege o fogo da extinção e reduz o risco de incêndio.
Além disso, a bela peça torna o romance crepuscular ainda mais misterioso.
Este castiçal em forma de lanterna adapta-se perfeitamente ao ambiente natural. Além de iluminar áreas de lazer (gazebos, terraços, pátios), as fontes de luz podem ser localizadas em outros locais. Por exemplo, com a ajuda de "lanternas" você pode iluminar caminhos, pontes, escadas de pedra. Eles podem ser pendurados em árvores, treliças e outras estruturas de suporte. Decorar uma varanda ou loggia com tal detalhe seria uma boa ideia. O principal é lembrar que na rua só é permitido usar castiçais fechados (para evitar risco de ignição).
Além dos modelos fechados que podem ser usados tanto em ambientes externos quanto internos, os fabricantes também oferecem lanternas-velas abertas. As cores e os designs são variados. Isso permite que você encontre uma opção que se encaixa perfeitamente em qualquer interior do apartamento. Claro, em uma mesa de jantar festiva, esse castiçal vai parecer muito volumoso e inapropriado, mas, colocando-o em outro lugar, você pode decorar o interior com um toque expressivo.
Por exemplo, você pode criar uma iluminação suave e íntima colocando algumas "lanternas" na prateleira. Esse elemento ficará lindo em uma cômoda ou mesa de centro. Você pode criar facilmente uma atmosfera romântica para um encontro ou fazer uma véspera de Ano Novo mágica. Mesmo sem uma vela acesa, o produto pode ser um elemento decorativo luxuoso. Para fazer isso, você só precisa escolher o modelo certo de uma vasta gama.
Opções de design
Convencionalmente, existem dois tipos de candelabros de rua na forma de lanternas. A primeira variedade são os modelos com um pequeno laço na parte superior. Eles podem ser colocados em uma superfície horizontal ou suspensos. O segundo tipo são os modelos de parede, que são uma estrutura em uma barra de metal que é fixada a uma superfície vertical. Esses modelos lembram arandelas, apenas uma vela desempenha a função de uma lâmpada.
Já os castiçais para uso doméstico também são diferentes. Existem modelos que são colocados em uma prateleira ou outro móvel.
Existem opções na forma de um candeeiro de mesa (criado por analogia com produtos de rua montados na parede).
Projeto
Os modelos de estilo retro são geralmente feitos de metal sem pintura. A imitação de ferrugem, o envelhecimento artificial do objeto é possível. A moldura pode ser lacônica e simples, ou, pelo contrário, representar uma bela "renda" trabalhada. Outra opção, ideal para o estilo shabby chic, é um produto pintado de branco com uma imitação de tinta descascada.
Os designs modernos são mais precisos. Para a fabricação dos itens, utiliza-se metal brilhante cromado ou material com revestimento colorido decorativo. O castiçal pode ter bordas retas ou uma forma arredondada.
A aparência dos produtos é diferente. Existem modelos que lembram lanternas antigas, e há interpretações inusitadas em forma de malha ou cilindros de vidro, cubos originais com orifícios para velas. Os fabricantes oferecem até produtos "rede arrastão" que se assemelham a uma gaiola. Ao mesmo tempo, todos os itens listados em geral têm um design semelhante, portanto, eles são considerados lanternas-castiçais, apesar das diferenças cardeais no design.
As cores dos produtos também são variadas. Os modelos brancos como a neve em um design lacônico ficam lindos em quartos decorados no estilo escandinavo moderno. Para o neoclassicismo, opções sofisticadas de "renda" branca são ideais. Delicados produtos rosa podem decorar o quarto de qualquer menina. A cor azul também parece muito bonita.
Castiçais pretos são apropriados em quase todos os interiores, embora pareçam mais impressionantes em um fundo claro (em uma sala com paredes brancas ou em um jardim nevado). Os itens de cor escura se encaixam harmoniosamente no estilo gótico e no loft brutal.
Você pode encontrar um castiçal para uma ocasião específica. Por exemplo, você pode confessar seu amor dando a uma pessoa um produto com corações de metal nas bordas do objeto.
O humor do Ano Novo ficará ainda mais fabuloso se você decorar a celebração com itens com motivos de Natal - a imagem de uma árvore de Natal, veados, flocos de neve.
Como escolher?
Ao escolher, vale a pena considerar 2 pontos principais:
- onde o item será utilizado (apenas modelos fechados são adequados para iluminação pública);
- o produto cujo design e cor se encaixam melhor na decoração (depende do interior da sala, do design do terraço ou varanda, ou do clima que deseja criar no jardim).
Para informações sobre como fazer uma lanterna com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.