Como fazer um muro de contenção com as próprias mãos?

Contente
  1. Cálculo estrutural
  2. Preparação de materiais e ferramentas
  3. Tecnologia de manufatura
  4. Recomendações

O relevo suave do local onde será o jardim é o sonho dos proprietários, mas a realidade às vezes se choca com outras circunstâncias. Se o território for acidentado, não precisa se desesperar: o jardim pode ficar ainda melhor. Não há necessidade de alinhamento máximo, trabalhoso e caro. No projeto paisagístico do seu próprio site, você pode introduzir algo mais interessante, por exemplo, um muro de contenção. E você pode fazer isso sozinho.

Cálculo estrutural

Antes de arregaçar as mangas e começar a trabalhar, é preciso "estudar o material", a saber: entender como funciona a própria estrutura. Isso vai planejar a obra e dar algumas garantias de sucesso do empreendimento.

O muro de arrimo consiste em:

  • uma fundação subterrânea (quase totalmente) e que aguenta a carga;
  • corpos - esta é a parte básica da estrutura, via de regra, vertical;
  • drenagem: devido à drenagem artificial, a probabilidade de destruição das paredes devido à umidade é baixa.

A próxima etapa é o cálculo da estrutura. No lado oposto, a pressão sobre o solo atua na parede, por isso seu desenho deve ser cuidadoso. Na dacha costumam ser erguidas paredes, cuja altura varia de 30 cm a 1,5 m, são pequenas estruturas, portanto, para fazer cálculos, não dá para prescindir de especialistas.

As dimensões exatas da estrutura serão determinadas pela topografia do local, sua inclinação e o comprimento das encostas. Com uma inclinação ligeira e regular, é possível organizar terraços escalonados com apoios não muito altos (30-50 cm). Nesse caso, nem mesmo uma fundação é necessária: as paredes são instaladas em valas rasas, cujo fundo é coberto e compactado com areia. Se as saliências forem altas (até 140 cm), é necessária uma base rebaixada.

Se as paredes devem ser ainda mais altas, cálculos especiais são necessários, possivelmente projetos auxiliados por computador.

Os cálculos para a profundidade da fundação são os seguintes:

  • 15-30 cm - saliência baixa;
  • 30-50 - médio;
  • 60-80 - paredes com altura superior a meio metro.

A profundidade também dependerá do tipo de solo: se é propenso a deslizamentos de terra, geadas. E, claro, de forças externas atuando sobre a estrutura de capital.

Preparação de materiais e ferramentas

Os elementos de retenção são feitos para segurar massas de solo sobre eles e evitar que escorreguem. Essas instalações devem ser reforçadas para que o solo não se desintegre. A parede deve suportar claramente a carga esperada, o que significa que as principais propriedades da estrutura de retenção devem ser estabilidade e resistência. A parede pode ser feita à mão, e muitas vezes é barata, porque a escolha dos materiais é variável.

Vamos considerar quais materiais podem ser adequados para criar uma estrutura.

  • Pedra. Se eles não constroem a partir dele, então eles são revetados com ele. Muro de arrimo é frequentemente associado à pedra, pois parece mais convincente em tal estrutura. Uma solução pode manter a pedra unida, mas vale a pena considerar a opção de alvenaria seca. Se tal solução parecer complicada e cara, é possível cobrir o objeto com uma pedra artificial.
  • Tijolo. Se você deseja concisão, limpeza e ao mesmo tempo expressividade, a alvenaria é o ideal. Você pode usar tijolo maciço e clínquer. Esses projetos ficarão especialmente harmoniosos com uma casa de tijolos.
  • Madeira. Para decorar com a ajuda de uma parede de madeira, as diferenças de altura são normalmente "confiadas" a um tronco ou a uma barra.Mas se a parede for pequena e baixa, uma tábua servirá. Uma instalação desse tipo certamente exigirá impermeabilização de cascalho.
  • Concreto. E esse material é o mais plástico, em termos de formato da estrutura e tamanho, dá a maior difusão. Você pode usar o concreto como material autossuficiente ou combiná-lo com o revestimento decorativo subsequente.
  • Metal. As chapas inclinadas com reforço não são uma solução tão frequente, não são adequadas para todas as áreas. Mas também pode ser considerado.

Cada um dos materiais descritos acima requer suas próprias ferramentas, fixadores, tradicionais para ele.

Se algo não estiver na fazenda, você pode alugá-lo. Mas, primeiro, vale a pena decidir do que a parede será feita e entender como organizá-la tecnologicamente. Às vezes, o primeiro passo é ler as instruções de cada material: então ficará claro qual opção é mais vantajosa em uma determinada situação.

Tecnologia de manufatura

A construção em si é um processo tecnológico bem definido. Não basta ser decorador ou designer, pois você ainda precisa seguir todos os requisitos da engenharia em seu trabalho. Eles são diferentes para cada material. Vamos nos familiarizar com mais detalhes sobre os métodos de construção de paredes.

Feito de madeira

Na maioria das vezes, os proprietários decidem usar toras: esse material é forte e grosso e vai durar muito tempo. A barra também é usada. As placas, como já foi observado, são escolhidas com menos frequência.

Nas instruções para a construção de uma parede de madeira, os pontos principais são os seguintes:

  • o diâmetro das toras não deve ser inferior a 25 cm;
  • cada tora deve ser cavada no solo 40 cm (mínimo);
  • as paredes constituintes são instaladas de forma extremamente rígida, caso contrário, o suporte não será confiável;
  • a fixação é realizada com grampos ou acessórios;
  • a primeira etapa é o assentamento, a segunda é a drenagem e, embora seja necessariamente criada uma simples almofada de brita, a árvore é minuciosamente processada com todas as impregnações que aumentam a eficiência de seu funcionamento;
  • no verso, não se deve esquecer de preencher uma camada de qualquer material para escoar a água.

Isso não quer dizer que as paredes de madeira sejam especialmente populares. Mas se o estilo do local exige madeira, e esse material natural agrada aos olhos dos donos, não se deve abandonar essa opção por uma questão de moda.

De pedra

Este é um material maravilhoso e o muro de contenção fica muito bonito. Mas às vezes é difícil trabalhar com uma pedra, por isso esta opção é considerada apenas pelos mais ousados. A obra começa com a formação da drenagem e fundação, que cabem em uma vala pré-criada. A fundação deve ser reforçada com reforço ou arame. Depois que a fundação se solidificou, você pode prosseguir para a colocação em si.

Granito, quartzito, diabásio - é o que é usado com mais frequência. Você também pode ver calcário, calcário, paralelepípedo, arenito. O tipo de alvenaria é sempre individual, pode fazê-lo da forma clássica ou pode secar. A preferência pela alvenaria clássica é compreensível, pois qualquer proprietário encontrará algo para preencher os vazios. Pode ser, por exemplo, um solo no qual as mesmas sementes de flor, musgo ou grama são pré-misturadas.

Os especialistas alertam: é muito importante não fazer juntas cruciformes no processo de assentamento de uma pedra. Eles afetam a resistência de toda a estrutura e têm um efeito negativo. Mas o esquema do xadrez sempre o salvará de casos de força maior.

Tijolo

Parece que mesmo as instruções passo a passo não são necessárias aqui. Uma parede de tijolo de contenção é erguida da mesma forma que uma casa do mesmo material. A solução é misturada e a alvenaria é feita.

Deve-se prestar atenção aos seguintes pontos:

  • uma parede baixa de até meio metro - há alvenaria suficiente em meio tijolo;
  • uma parede de até um metro de altura requer uma largura de 1 tijolo;
  • entre a parede e a fundação, é imprescindível instalar um sistema de drenagem que proteja o material.

Do contrário, tudo parece mesmo como construir uma casa.

De outros materiais

Uma parede confiável será feita de concreto. Revestimento forte o suficiente, colocação competente de drenagem, cofragem, impermeabilização e drenagem e, finalmente, mistura correta da solução. Aqueles que trabalharam com concreto pelo menos uma vez definitivamente não ficarão confusos. Mas o concreto só pode ser a base da parede. Os materiais decorativos irão torná-lo acabado.

Muros de contenção também são feitos de:

  • ardósia;
  • ficha profissional;
  • pneus;
  • galhos;
  • metal;
  • quaisquer materiais disponíveis: o design pode ser combinado.

O princípio de fabricação quase sempre implica o esquema "fundação - impermeabilização - drenagem - alvenaria confiável ou outra construção da parede - acabamento decorativo da obra".

E então você pode brincar com o desenho da estrutura: será que ela será decorada com plantas vivas, o que ficará ao lado da parede, que funções adicionais podem ser "confiadas" a ela.

Recomendações

Nem todos entendem bem as oportunidades que a construção de muros de contenção abre. E há realmente muitos deles.

O muro de arrimo pode executar as seguintes funções.

  • Forme um terraço. É fácil ver o quão popular o terraceamento se tornou. Eles organizam áreas de lazer, quadras de esportes, piscinas - e tudo isso pode ser feito até em encostas íngremes.
  • Decore o declive reforçando-o. A parede ajuda a criar um corte claro da encosta. E ele não terá medo de desmoronar. Este fator é decisivo se se decide equipar caminhos, áreas planas em tais áreas de relevo.
  • Monte uma horta em condições difíceis. Em um nível alto de água subterrânea, é impossível quebrar uma horta de outra forma. A solução é esta: organizar um enchimento local de solo importado, para formar terraços férteis.
  • Zoneamento do território. O delineamento das áreas individuais ficará claro, a seleção será acentuada. O enredo pode até ser dividido em níveis.
  • Organize o hardware embutido. Por exemplo, coloque um banco ali, repetindo o formato da parede. Construção há anos, porque a própria parede é capital.
  • Enriquecer decorativamente o site. Muro de arrimo é um bom truque de engenharia que os paisagistas usam ativamente. Ele enfatiza a tridimensionalidade do site. E você pode brincar em torno desse tema indefinidamente: pense no estilo, nas plantações, planeje o tipo de parede, que será para toda a estação.

Perto dos altos muros de contenção, as videiras ficarão lindas, abraçando a estrutura com uma tela verde. Clematis, uvas solteiras e aquilegia ficam ótimas na base. Lúpulo e ervilhas-de-cheiro simples também estão em harmonia com o muro de contenção.

Mesmo que a parede seja muito pequena, tornará a paisagem atraente, talvez se torne o seu “destaque”. Parece que a construção vai exigir dinheiro, esforço, tempo. Mas muitas vezes são usados ​​restos de materiais de construção, ideias surgem do nada e a estrutura torna-se multifuncional e querida pelos proprietários e seus convidados.

Como fazer um muro de arrimo, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário