Tudo o que você precisa saber sobre muros de arrimo
A função original dos muros de contenção é reforçar os terraços e encostas. As estruturas sustentam a massa de terra, evitando que ela se desintegre e desmorone. Mas uma pessoa é aquela que pode transformar uma coisa absolutamente prática em uma decoração elegante. O muro de contenção não é exceção.
O que é isso?
A necessidade de muros de contenção não é uma história nova. Desde os tempos antigos, as pessoas dominaram o relevo do terreno, cultivaram parcelas nele, foram capazes de encontrar um equilíbrio entre o ajuste à natureza e sua limitação parcial. Os terraços, "domesticados" por muros de contenção, com o tempo tornaram-se um elemento familiar da paisagem.
Pareceria familiar apenas para terrenos montanhosos, mas isso não é verdade. E mesmo em áreas planas, idealmente planas, os remansos são bastante úteis.
Por que precisamos de tal vertical.
- Formação de terraços. Mesmo que o declive seja íngreme, pode ser transformado em playground para recreação, esportes, piscina e, finalmente, uma horta. A parede se tornará uma base confiável para esses terraços.
- Reforçando a encosta e decorando-a. O corte da encosta será resistente ao desmoronamento. Seu contorno claro também agrada à vista. Se pretende construir caminhos no terreno, faça terraços, também não pode prescindir de muros de contenção.
- Zoneamento. Um truque de engenharia bem conhecido é criar um zoneamento com uma parede. Isso ajudará a ordenar a organização volumétrico-plástica do território.
- Dominar relevos complexos. Muros de contenção ajudarão a quebrar uma horta onde não é muito conveniente fazê-lo.
Finalmente, é a única ferramenta confiável que permite criar objetos permanentes localizados abaixo / acima do nível de base do jardim, ou seja, o horizonte. Essas estruturas terão boa resistência à pressão lateral do solo. Não vão deixar deslizar, fortalecer encostas, depressões, encostas, protuberâncias.
Cada parede de contenção é funcional e decorativa. No paisagismo, são classificados como objetos verticais e elementos de estruturação do território.
Para resumir o que precede, os muros de arrimo formam desníveis, zoneando o território, escondendo o que o dono quer esconder, tornando o espaço harmonioso e ordenado.
Bem, nos últimos anos, paredes de contenção de objetos que obedecem a SNiP e permitem que você domine áreas complexas também foram transformadas em um modelo ideal para a incorporação de ideias de design. As paredes tornam o local único.
Visão geral da espécie
As peculiaridades e a natureza da criação de paredes permitem classificar os objetos em certos tipos e tipos. A divisão principal é em suportes de reforço e decorativos. Todos os outros tipos de classificações se sobrepõem a esses dois de uma forma ou de outra.
Por nomeação
As paredes podem ajudar a fortalecer o solo em encostas e encostas. Eles evitarão o colapso do solo, evitarão que o solo deslize. As áreas localizadas perto de lagos, rios ou lagoas geralmente enfrentam esses riscos. Se o local, por exemplo, for adjacente a uma ravina, a ameaça é, sem exagero, séria. Portanto, um dos principais objetivos da parede é o reforço.
Outras nomeações incluem o seguinte.
- Decorativo. A parede pode ser colocada em uma área perfeitamente plana. Esta é a parede para a qual o dono tem seus próprios planos.Por exemplo, para quebrar um canteiro de flores especial na frente dela ou decorar a parede com botias, coloque um banco ao lado, organize um canto para descansar.
- Zoneamento. Se assim for decidido separar as diferentes áreas funcionais do site. Talvez seja o muro de contenção que vai separar a horta da horta ou a área de lazer do cantinho do agricultor.
- Terraços. As áreas horizontais resultantes do terraceamento podem ser preenchidas com uma camada fértil e podem ser criadas condições favoráveis para a futura colheita.
Muitas vezes, a parede é combinada: várias funções são solicitadas no local ao mesmo tempo, e a construção da parede torna-se a solução.
Por sustentabilidade
A obtenção da estabilidade da parede geralmente está associada à sua solidez. E aqui também há uma divisão.
- Enorme. A massa da parede define a estabilidade ao cisalhamento e ao tombamento. Estas estruturas são principalmente materiais intensivas, não é fácil erguê-las. Em termos de altura e largura, as dimensões dessas estruturas podem coincidir.
- Semi-massivo. A estabilidade da parede é proporcionada por um conjunto de condições: a sua massa e a camada de terra, que se encontra na laje de fundação. Geralmente é um sistema de concreto armado, muitas vezes monolítico.
- Elemento fino. São duas lajes de concreto armado interligadas. A estabilidade nesse caso é alcançada pela massa do solo acima da laje de fundação, praticamente não há cálculo para o próprio peso.
- Afinar. A estabilidade determina apenas o aperto de um objeto no solo.
A classificação dos tipos de parede não termina aí. Essa divisão também é apropriada.
- Por localização: existem paredes independentes e existem aquelas que estão associadas a estruturas adjacentes (por exemplo, escadas, nichos para plantio e rampas).
- Tipos de paredes em altura: baixo - não superior a 1 m, baixo ou médio - de 1 a 2 m, alto - de 2 m. As paredes são rasas e profundas. Neste último caso, assume-se que este indicador é 1,5 vezes a largura mínima da parede.
- Por tecnologia de construção: monolítico e pré-fabricado. Os monolíticos são feitos nas fábricas na forma de fragmentos separados, são transportados para o canteiro de obras e lá são transformados em um objeto integral. Possuem perfil de canto, podem ser cantilever e com contrafortes. Eles são feitos de concreto armado ou entulho de concreto. As paredes pré-fabricadas são dispostas de vários materiais de construção diretamente no local da construção.
Claro, os tipos de paredes também são o tipo de material usado no projeto. E aqui também existem muitas opções interessantes.
Materiais (editar)
Era uma vez, para formar as paredes, tudo o que estava à mão e que podia ser útil - toras tão toras, pedras tão pedras. A chamada imagem de uma paisagem atemporal ainda está em uso hoje. Mas as possibilidades de escolha para o dono moderno do terreno são mais amplas.
Do que são feitos os muros de arrimo.
- Pedra. Clássicos do gênero, e o material mais orgânico para este tipo de construção. E mesmo que hoje não construam em pedra devido ao alto custo, utilizam-na para revestimento. É tudo uma questão de resistência e naturalidade do material, sua auto-suficiência decorativa. Uma vez que a pedra é de alta elasticidade, a fundação para ela precisará de uma muito séria, o que significa que a fundação deve ser projetada com cuidado.
- Tijolo. Com a sua ajuda, a alvenaria adquire um desenho lacónico, preciso, expressivo. Talvez muito rigoroso e claro para criar naturalidade na paisagem, mas nem todo mundo gosta da selvageria e obstinação da pedra. Alguém quer mais ordem e um tijolo o dá. O padrão de alvenaria pode ser qualquer coisa.
- Madeira. Material tradicional em si, mas menos comum em relação ao muro de arrimo. Parece ser uma estrutura mais pesada: é melhor gastar dinheiro em paralelepípedos, pedras, arenito ou laje do que fazer uma parede delgada de uma árvore - como muitos acreditam.Mas com a escolha certa da madeira, com o seu processamento de alta qualidade, com uma impermeabilização excelentemente arranjada, a parede de madeira será durável. Mais frequentemente, uma madeira ou tronco é usado para criá-lo. As placas também são usadas, mas com menos frequência - se a estrutura for baixa e não muito longa. Uma parede de madeira é boa em uma área onde o culto à árvore literalmente chama a atenção.
- Concreto. Será um material durável, senão o mais resistente para uma parede de contenção. E você não pode negar a ele plasticidade. A forma e o tamanho podem ser escolhidos. Se você não quiser deixar o concreto em sua forma pura, ninguém cancelou o acabamento decorativo - e existe até uma pedra, até mesmo um ladrilho de cerâmica.
- Metal. Nem é preciso dizer que raramente é usado. Mas se a estrutura for baixa, vale a pena considerar essa opção. Se você decorar as diferenças de elevação com chapas de metal, é melhor que elas sejam inclinadas. Linha curva ou quebrada - possibilidade de reforço auxiliar. A superfície pode ser polida, mas muitas pessoas hoje preferem a naturalidade - a ferrugem natural também tem sua própria estética.
- Grade de metal. Movido para um item separado, já que estamos falando de gabiões. Gabião é uma construção de caixa de malha de metal, e esta caixa é preenchida com pedra. Este objeto se distingue por sua flexibilidade, mobilidade da estrutura (quando o solo incha, isso significa algo). A instalação de gabiões também é possível apenas em uma base preparada. Eles devem ser presos um ao outro. O lado interno é protegido por geotêxtil.
- Outras opções. Muros de contenção são construídos com pneus e ardósia, travessas e folhas perfiladas. Eles são instalados em estacas de parafuso. Você pode até inventar sua própria versão, o que, talvez, não tenha ocorrido a ninguém.
Os designs combinados também podem ser uma ideia interessante. Mas o que levar exatamente e por que esse material, e não outro, pode ser entendido após a fase de projeto. Ou melhor, depois de analisar esta etapa: tudo se encaixa.
Projeto
O muro de arrimo deve ser forte e estável - essas são as principais características da estrutura, que deve ser resistente à pressão ativa e passiva do solo. Essas características são definidas por um cálculo rigoroso, um projeto detalhado com um desenho, que servirá de guia para a construção.
8 teses sobre projeto de muro de arrimo.
- A altura da edificação é determinada pelas características do relevo e pela altura dos terraços que serão assentados. Afinal, uma parede nem sempre é uma fortaleza, às vezes é o reforço de um canteiro de flores ou mesmo de um canteiro de jardim. E a altura de 30 cm também é normal para a parede.
- A largura do objeto depende de quão forte é o solo. Quanto mais forte for o último, mais estreita será a base da parede. Se os solos forem soltos e fluidos, a estabilidade da parede deve aumentar. Em áreas arenosas, por exemplo, sua largura pode chegar à metade de sua altura.
- Para aumentar a estabilidade da parede, a base pode ser construída mais larga do que o topo. Ou mesmo a parede pode ser inclinada. A parte interna da estrutura pode ser intencionalmente irregular, pois isso também beneficia a estabilidade: dessa forma as camadas de solo pressionam a parede com mais força contra a base para baixo, e não caem apenas pela lateral.
- A largura da parede também depende do material de que é feita. A espessura da estrutura de concreto armado pode muito bem ser de 10 cm, a parede de pedra - 40 ou mais.
- Os suportes com altura igual ou superior a 30 cm devem ter base. E mesmo aqueles abaixo são fornecidos com uma almofada de areia e cascalho como base. A fundação é colocada a um terço da altura da futura parede, ou feita de acordo com a profundidade em que o solo congela. A natureza do solo, o nível de ocorrência de água também afetam o tamanho da fundação.
- Sem colocar a drenagem, o projeto não será competente. A água vai se acumular atrás da estrutura, aumentando a pressão sobre ela, ou seja, as consequências podem ser destrutivas. E no inverno, a água incha completamente o solo, o que contribui para o rompimento da parede. Portanto, é definitivamente impossível fazer sem drenagem e impermeabilização.
- Para que a água seja drenada com segurança, tubos de drenagem são colocados ao longo da parede acima da fundação. A inclinação é levada em consideração, que é calculada de acordo com os parâmetros padrão para a instalação de drenagem. Além disso, como opção, é possível instalar a drenagem através de tubos (diâmetro - 5 cm) na parede em ângulo em ângulo, em incrementos de um metro. Uma camada de escombros de drenagem atrás da parede fornecerá proteção completa contra a ação da água.
- Para evitar que a água entre nas costuras da estrutura, pode ser montada na parte superior uma viseira equipada com pingadeira. Ou simplesmente cubra o topo com lajes mais maciças.
Características de construção
Uma vez que existem muitos materiais usados para o projeto de muros de contenção, também existem vários algoritmos de construção. Você pode considerar com mais detalhes um exemplo de uma estrutura usando a tecnologia de erguer a chamada parede seca.
Atenção! O fundo seco é uma estrutura que utiliza condições naturais, o peso de uma pedra ou outro material para reforçar o declive. Esta é sempre uma estrutura com uma ligeira inclinação em direção ao local que está apoiado.
Algoritmo de construção.
- Para criar uma almofada na base do suporte, deve-se cavar uma vala com profundidade suficiente (metade da altura estimada) e largura que seja o dobro da largura do objeto.
- Três quartos desta trincheira são preenchidos com a seguinte composição: pedra britada, areia grossa, cascalho, mistura de minerais. Esta é uma drenagem grosseira. Esse travesseiro é criado estritamente em camadas, depois de despejar a camada é bem umedecida.
- A primeira pedra ou laje é colocada abaixo do nível do solo, ele / ela é afundado nesta almofada.
- O espaço entre o declive do solo e a pedra / laje deve ser coberto com cascalho, areia grossa, minerais. Resumindo, você precisa criar uma camada de buffer adequada.
- A parede vai sendo construída lentamente: pedra por pedra, com algum deslocamento em direção ao declive. O espaço livre interno é preenchido com cascalho ou drenagem.
E mais algumas dicas para diferentes tipos de paredes.
- Para a construção de uma estrutura de concreto de alta qualidade, é necessário não só selecionar e misturar corretamente a composição, mas também fazer armadura e cofragem. Primeiro vem a drenagem, depois a fundação, depois a fôrma e o reforço sob a estrutura são instalados.
- Se a parede for longa, lacunas térmicas e drenagem especial para drenagem são fornecidas nela.
- Gabiões também são colocados sobre uma almofada de areia e cascalho.
- Os suportes combinados são construídos de acordo com as regras da alvenaria seca, os elementos individuais podem ser fixados com cimento. Assim, você pode prender as pedras não mais estáveis com peças menores.
Quais plantas plantar?
A paisagem do país pode tornar-se única, inclusive graças aos muros de contenção. Contra o fundo contrastante, a forma dos arbustos é especialmente clara, até mesmo desenhada artisticamente. E se esta área também for iluminada pelo sol, haverá uma beleza real. As culturas Ampel se darão maravilhosamente bem aqui, porque seus chicotes pendurados vão encontrar onde esteticamente esticam.
Na borda superior da estrutura, as plantações esparsas ficarão bem, uma solução maravilhosa são os arbustos anões. A cobertura do solo e os padrões de escalada também são relevantes aqui. Haverá um local para hortênsias, bem como espireas subdimensionadas. Se não quiser abrir mão das tradicionais rosas e exuberantes peônias, dos daylilies, sua localização também pode ser um muro de contenção no território. Samambaias, cereais, trepadeiras, graciosas lobélias e tenras capuchinhas são adequadas para este lugar. E petúnias humildes também vão decorar este lugar.
As plantas anuais podem ser colocadas em vasos em cima do suporte - será original e aconchegante. É verdade que tal observação se aplica apenas à construção ampla.
Se o muro é alto, porque não plantar vinhas ao lado dele. Eles vão trançar a parede com folhagens, vai ficar muito bonito. Clematis, aquilegia e uvas solteiras, o lúpulo enraíza-se perfeitamente na base.
As plantas plantadas no topo podem criar um maravilhoso coro florístico com culturas plantadas na base. Mas você precisa levar em consideração as regras de escala, se duas linhas discutirem uma com a outra, a beleza não funcionará. Você terá que escolher quais linhas serão solo e quais complementarão o solista. As plantas não devem se fechar (se possível, é claro), bloquear a parede inteira também é uma opção sem sentido.
Ou você pode até parar neste caminho, como construir uma parede de contenção-potes. Sim, esta decisão não é conservadora. Mas por outro lado, este projeto tem espaço suficiente para todos os plantios. A propósito, não é difícil executar tal objeto a partir de módulos prontos. Você pode embutir os próprios vasos ou caixas adequadas na parede de concreto. E as safras serão cultivadas de acordo com as normas da jardinagem vertical.
Nuances de reparo
Em 90% dos casos, é necessário reparar o muro de arrimo caso algo se quebre durante a construção. Mas muito pode ser corrigido.
Defeito na parede e como eliminá-lo.
- Rachaduras verticais surgiram na parte inferior da parede ou mesmo ao longo de toda a altura. Isso ocorre devido à profundidade insuficiente da base, o aumento do gelo pode levar a rachaduras. Eles podem ser expandidos e preenchidos com cola especial ou cimento hidráulico. Mas primeiro, as rachaduras terão que ser limpas. Se os defeitos forem muito largos, não há nada a fazer - a parede terá que ser reconstruída.
- Parte de uma parede de pedra ou tijolo se projeta para a frente. Isso ocorre devido à má drenagem atrás do corpo da estrutura. Pode ser corrigido criando orifícios de drenagem 15 mm ligeiramente acima do nível do solo. Mas essa solução é adequada apenas para uma parede baixa, construída em um clima seco. Normalmente, no entanto, eles decidem abrir o aterro de cascalho, colocar um tubo de drenagem e usar geotêxteis. Às vezes, o cascalho precisa ser lavado para remover a contaminação das partículas do solo.
- A parte inferior da parede desaba. Isso acontece ou sob a força do próprio peso, ou devido a erros graves durante a construção. Às vezes é mais fácil reconstruir a parede do que consertá-la. Normalmente, a área danificada é realmente reconstruída, um inserto de solo blindado é usado.
- O suporte de madeira está apodrecendo. O diagnóstico é lógico se o tratamento da madeira com um anti-séptico é mal realizado, ou mesmo totalmente ignorado. As vigas podres terão que ser descartadas, e as inteiras terão que ser processadas e colocadas novamente.
- Parte da parede cede. A base da estrutura pode cair em um lugar, e parte de seu corpo fica mais baixa por causa disso. Isso geralmente se aplica a paredes de pedra e tijolo que são construídas em áreas próximas à água. A extensão do defeito deve ser avaliada por especialistas. Se nem tudo estiver tão ruim, a base da parede é reconstruída, assim como a área danificada. Mas os especialistas costumam encolher os ombros e dizer que você precisa decidir sobre uma nova parede.
Às vezes, a parede é destruída pelas raízes das árvores. Se você pousá-los bem atrás da parede, ao longo do tempo, tal força maior é realmente possível.
O sistema radicular pressionará contra a parede e as rachaduras não demorarão a aparecer. Aqui é hora de agir proativamente: é necessário plantar na zona da parede aquelas árvores cujas raízes não crescem em largura, mas para baixo. E você também pode usar geotêxteis, não vai deixar as raízes crescerem na direção errada.
Mesmo que o dono do terreno não goste de atividades construtivas, não queira se aprofundar nos conceitos de ancoragem, reforço, módulos, a estética do muro de contenção por si só pode fazer com que ele pense com mais flexibilidade. É muito bom e prático. Por fim, há sempre uma opção de reflexão - afinal, você pode convidar especialistas se não estiver confiante em suas próprias habilidades.
O comentário foi enviado com sucesso.