Suportes para plantas
Todo jardineiro deseja um belo jardim. Mas as plantas crespas, extensas ou altas precisam ser cultivadas de uma maneira especial, ou seja, com a ajuda de suportes fortes e bonitos que se adaptem bem ao estilo do local. É quase impossível cultivar vinhas bonitas e saudáveis sem essas adaptações. Para selecionar ou construir corretamente um suporte, você precisa levar em consideração a potência da planta e seu tamanho.
Descrição e propósito
Os suportes para plantas não são apenas um benefício, mas também um elemento de decoração. Com eles, você pode decorar lindamente um playground, um lago ou um pátio. São utilizados suportes artificiais para plantas (arcos, treliças, colunas) e naturais (tocos, troncos, pedras), por vezes até combinados entre si.
Eles desempenham as seguintes funções práticas:
- plantas de apoio;
- proteger a área selecionada de ruído, vento, poeira;
- participar do zoneamento do site;
- mascarar locais desagradáveis, como dependências.
Arbustos grandes, flores com caules longos e trepadeiras geralmente precisam de suporte. O suporte para flores impedirá que quebrem com a chuva ou rajadas de vento. As plantas sem suporte podem dobrar-se com o peso e perder a sua beleza.
As videiras não serão capazes de crescer e escolher uma direção sem apoio, e os arbustos parecerão desleixados.
Visão geral da espécie
Os suportes para plantas são naturais e artificiais. O suporte natural pode assumir a forma de pedras, ramos, troncos de árvores, arbustos, formando um único sistema em conjunto com a planta principal.
Os suportes artificiais são de vários tipos.
Plástico
O tipo de suporte de planta mais orçamentário são estacas de fibra de vidro de vários diâmetros. Eles são feitos de tubos de diferentes espessuras e comprimentos. As estacas compostas têm muitos benefícios. Em primeiro lugar, ao contrário dos de madeira, os suportes de fibra de vidro têm longa vida útil (cerca de cinquenta anos). Em segundo lugar, estacas compostas pode ser usado repetidamente no jardim durante todo esse período. Terceiro, sempre você pode escolher o tamanho e a cor que deseja. Além disso, suportes deste tipo são levesenquanto ao mesmo tempo possui elasticidade e flexibilidade.
Redes de treliça
As redes de treliça são estruturas de treliça de plástico, madeira ou metal. Eles são instalados no jardim para uma liga de plantas com flores ou videiras. As treliças podem ser uma estrutura independente ou instaladas nas paredes dos edifícios. A estrutura de suporte ajudará a definir a forma e a direção desejadas para o crescimento da planta.
As dimensões das treliças e sua localização dependem do pedido dos proprietários: as grades são instaladas em ângulo ou verticalmente, e a altura de tais suportes geralmente atinge 1-3 m. O principal é fixar os suportes com segurança, especialmente se você planeja cobri-los com plantas perenes. Projetos leves abertos são adequados para plantas anuais. Se os brotos forem corretamente distribuídos, isso minimiza significativamente a carga na grelha, portanto, sua vida útil aumentará.
As redes de treliça são frequentemente utilizadas para amarrar vários tipos de plantas. A vantagem é que não ocupam muito espaço, são uma boa proteção para as plantas e também proporcionam ao sol acesso à vegetação de todas as direções. Esses apoios podem cumprir a função de zoneamento, bem como fazer parte de outras estruturas do local, por exemplo, gazebos.
A vegetação suportada pelo suporte tem menos probabilidade de sofrer de várias doenças, é bem ventilada e quase não está ferida.
O plantio é feito da seguinte maneira. São plantadas quer no próprio solo, no suposto local de apoio, quer em contentor especial, que se instala junto à treliça. Em combinação com a grelha, sobressaem hastes de metal ou madeira. A estrutura é obrigatoriamente recoberta com agentes protetores que evitam a corrosão do material.
A tapeçaria definitivamente não é adequada para amarrar plantas grossas e pesadas - ela perderá rapidamente sua aparência e falhará. No entanto, é ideal para plantas anuais de crescimento rápido, especialmente trepadeiras. Ou seja, no jardim, treliças são usadas para unir clematis, rosas, ervilhas, ipomeias, rododendros, feijões, kobei, príncipes, capuchinhas e muitas outras culturas.
Cabo de aço
O próximo tipo de suporte para vegetação são os suportes de arame de aço, com revestimento em pó para evitar a corrosão. Seu diâmetro médio chega a 5 mm, e sua altura é de 80-120 cm. Eles são espirais e circulares. O primeiro parece um poste enrolado em uma espiral que se expande para baixo. A segunda tem o formato de uma cesta de basquete: coluna reta com topo redondo. Uma das desvantagens de tal suporte é uma vida útil curta (apenas um ano). A principal vantagem deste projeto é seu orçamento e facilidade de instalação.
Arcos
O arco é uma forma arquitetônica muito comum que tem sido usada na horticultura. É constituído por dois suportes, unidos no topo por uma sobreposição redonda / pontiaguda / angular.
Quanto ao aspecto do suporte, recomenda-se pintá-lo em uma cor neutra para não interromper a beleza das plantas. Se estamos falando de brotos grandes e poderosos, é recomendável fazer o arco forte e confiável, mas no caso de plantas finas a estrutura é leve, delicada. O arco pode ser feito de quase qualquer material. Se houver vários arcos, eles são conectados com redes ou travessas.
Os parâmetros do arco devem corresponder às dimensões do corpo humano para que possa ser atravessado sem obstáculos. Ou seja, deve ter 1,6 metros de largura e 2,3 metros de altura, no mínimo. A principal vantagem do arco é a sua versatilidade, uma vez que é utilizada para ligas de todo o tipo de videiras: lúpulo, clematite, ervilha, uva, roseira, hera e muitos outros.
O arco é muito estético, por isso é frequentemente usado para decorar um local (por exemplo, é instalado na entrada de um edifício).
De outros
Existem outras opções de suportes, não menos interessantes.
- A forma mais estética de suporte é, de longe, a pérgula. Esta palavra italiana significa cortina ou extensão. Pode ser retangular, redondo ou em forma de leque e se parece com vários arcos combinados entre si. A pérgula é construída com uma variedade de materiais (a madeira é tratada com um anti-séptico especial para evitar o apodrecimento e as barras de metal devem ser pintadas, galvanizadas ou de aço inoxidável). A estrutura pode ser adjacente a qualquer edifício ou ser um elemento independente de decoração do local.
A área de aplicação da pérgula é para escurecer áreas específicas do jardim, por exemplo, áreas de lazer. Graças à sombra das plantas, você pode proteger o local do sol e da poeira. Combinações de plantas são plantadas perto da pérgula ou uma delas é escolhida, por exemplo, capuchinha, feijão, uva, hera, lúpulo, actinídia. No entanto, é importante lembrar que você não deve exagerar no plantio.
- Um tipo de pérgula é um berso, um túnel verde vivo. Parece uma estrutura hemisférica, ao longo da qual são plantadas trepadeiras. Este suporte parece monumental, por isso parecerá orgânico apenas em um grande jardim. Bersault desempenha uma função estética importante: muitas vezes serve como uma entrada para um jardim ou adjacente a um edifício.Além disso, pode ser combinado com sucesso com outros elementos decorativos. Mas a principal desvantagem do bersot é que os brotos requerem um cuidado constante e meticuloso, multiplicado por uma grande área de apoio.
- A coluna é outro tipo de suporte. É um suporte vertical que pode ser feito de vergalhão, madeira, pedra ou tijolo. Representa vários posts conectados por uma borda em certos lugares. A coluna é projetada para uma ou duas plantas, que são plantadas dentro ou fora dela, e é adequada para culturas perenes e anuais.
Normalmente é usado não como parte da composição, mas como um elemento separado de decoração no jardim, por exemplo, no gramado.
- Na horticultura, suportes para plantas em forma de pirâmide também são usados. As pirâmides têm muitas semelhanças com as colunas: uma forma semelhante (apenas as pirâmides afinam para cima), instalação em um lugar de destaque no jardim, além de ambos os tipos são considerados como estruturas separadas. A pirâmide é um cone liso ou um suporte oco com 3 ou 4 lados. O material utilizado para a fabricação dos cones é muito diferente. As pirâmides, que são estruturas metálicas forjadas e soldadas, sustentam enormes troncos de plantas trepadeiras perenes.
E para um jardim em estilo natural, onde são plantadas principalmente trepadeiras anuais, são adequados suportes feitos de salgueiro ou finas hastes de metal, bem como pirâmides caseiras feitas de estacas de madeira não tratada.
- O mirante também é um dos tipos de suporte, mas ao mesmo tempo desempenha outra função - é um espaço de relaxamento no jardim. Qualquer gazebo pode ser decorado com vinhas, por exemplo, madressilva, calistegia, uvas, rosas, ipomeias, lúpulo. Isso não só dará o tom desejado, mas também criará uma paleta inteira de cheiros no ar. Na dacha, muitas vezes são construídos gazebos abertos com um espaço entre os suportes.
Para evitar que as raízes apodreçam com a água da chuva estagnada, a vegetação é plantada ao redor do mirante em canteiros de flores ligeiramente elevados acima do solo.
- Para apoiar as plantas, muitas vezes são utilizadas estruturas muito simples, como suportes com fibra de coco ou varas de bambu. A peculiaridade das varas de bambu é que elas são ocas e, portanto, leves, mas ao mesmo tempo têm uma resistência muito alta. O bambu não desbota ao sol e não esfolia, não tem medo das mudanças de temperatura e não azeda na água. Com base em seus objetivos, você pode escolher varas de bambu com a espessura e o comprimento necessários.
- Suportes de fibra de coco têm as mesmas vantagens do suporte de bambu, mas apresentam várias desvantagens.
A fibra de coco rapidamente acumula poeira e sujeira sobre si mesma, os suportes são muito grossos e não aderem bem ao solo, e seu custo não é acessível para qualquer jardineiro comum.
Nuances de escolha
Cada tipo de suporte tem suas peculiaridades de uso, que devem ser levadas em consideração para que o jardim fique bonito e bem cuidado.
- Por exemplo, para hastes altas, suportes como pérgulas ou pérgulas são usados com mais frequência. Eles são ótimos para o cultivo de plantas com flores ao ar livre, videiras decíduas decorativas, vegetais altos e frutas.
- As chamadas esculturas de jardim são feitas com suportes e colunas piramidais. Se a escolha recaiu sobre plantas densas de crescimento rápido como hera, uva ou lúpulo, então elas são perfeitas para decoração. Para tornar as plantas ornamentais sempre agradáveis à vista, é imperativo fertilizá-las com minerais uma vez por mês e aparar regularmente os rebentos.
- Para cada fruticultura, há recomendações quanto ao suporte a ser utilizado. Por exemplo, para framboesas no país, uma treliça é mais frequentemente instalada. As framboesas são altas e, portanto, requerem apoio. Os arbustos de framboesa têm galhos muito frágeis e costumam ser feridos. Além disso, o contato das folhas e frutos do arbusto com o solo costuma causar infecções.Além disso, as framboesas, como qualquer arbusto, costumam ser sustentadas por um suporte para arbustos, que também é usado como suporte para arbustos floridos. Os suportes de bucha podem ser de diferentes formas e tamanhos dependendo das necessidades do comprador, esta é uma opção prática e confiável.
Se as vigas do telhado, pisos de alpendre e outros elementos da casa forem usados como suporte, o aparamento das plantas torna-se obrigatório. Isso é feito não tanto para que eles mantenham sua aparência decorativa, mas para manter o telhado ou os degraus intactos. As plantações de árvores poderosas, se não cuidadas adequadamente, podem quebrar seus pés.
Como fazer isso sozinho?
Um suporte para plantas não precisa ser comprado na loja, pois pode ser facilmente feito em casa. Nesse caso, basta o material selecionado e algum tempo livre. Os suportes naturais são os mais fáceis de fabricar. Isso exigirá objetos naturais como árvores, arbustos ou rochas. As trepadeiras encontram facilmente suporte na forma de tais suportes.
Para fazer um suporte artificial como uma pirâmide, primeiro você precisa marcar os pontos onde as hastes serão inseridas. Eles são instalados na mesma distância um do outro usando um balde ou outro objeto redondo. Hastes grossas e fortes são usadas para as costelas principais.
A coluna é feita de maneira semelhante, só que não tem a forma de um cone, mas de um cilindro.
Varas de madeira do mesmo comprimento são cravadas no chão em um círculo, então um círculo é feito de um galho fino e fixado com um arame. Desta forma, um porta-bucha pode ser feito.
Para o próximo tipo de suporte, treliça, é feito um blank - uma estrutura de barras. Para proteger a árvore de influências externas negativas, as placas são cobertas com um anti-séptico. A última etapa é a instalação de réguas inclinadas com distância de 20 cm em ambos os lados.
O suporte da rede é produzido rapidamente. Primeiro, um retângulo ou quadrado é formado por quatro varas fortes e, em seguida, uma treliça é feita de barbante ou corda.
O gazebo francês, mencionado neste artigo como bersot, pode ser construído tanto de metal quanto de madeira. Primeiro, as estruturas são instaladas a dois metros uma da outra. A base geralmente é de concreto para garantir a estabilidade e durabilidade da estrutura. Isso evitará que as hastes caiam.
O arco é feito sempre com a expectativa do peso das flores que vão decorá-lo. Pode ser maciço ou leve, aberto. É sempre recomendável fazer uma base de concreto para o arco. Para isso, quatro buracos são cavados com um metro de profundidade. Depois disso, a pedra britada e a areia são despejadas neles, tubos são inseridos nos quais o cimento misturado com água é despejado. Na última etapa, os pilares são inseridos.
O comentário foi enviado com sucesso.