Muros de contenção feitos de pedra
Muros de contenção feitos de pedra podem ser um complemento bastante importante para a organização da área local. É necessário entender cuidadosamente como fazer uma parede com as próprias mãos no local. Outro tópico importante são as instruções passo a passo para alvenaria seca e revestimento.
Peculiaridades
Um muro de contenção de pedra é ao mesmo tempo uma estrutura arquitetônica e de engenharia para a prevenção de colapso e rastejamento do solo localizado em uma encosta do terreno. Esses são lugares como:
-
a própria inclinação;
-
formas de relevo convexo;
-
encostas;
-
depressões e planícies.
Para a construção de muros de contenção, são normalmente usados vários blocos de pedra.
Para sua informação: às vezes até madeira é usada, mas este é um assunto completamente distinto, aliás, a praticidade de tal solução é questionável.
É a pedra que melhor atende aos requisitos de confiabilidade, praticidade e elegância externa. É importante notar que as paredes de retenção às vezes podem bloquear com sucesso a pressão hidrostática de um fluido. Se a estrutura não foi originalmente projetada para esse efeito, a drenagem é disposta imediatamente atrás dela para suavizar a pressão.
As paredes podem ser separadas ou em conjunto com estruturas adjacentes. Estruturas de até 10 m são consideradas baixas, até 20 m - médias, e o grupo alto inclui tudo acima de 20 m. Para o trabalho, o seguinte pode ser usado:
-
concreto reforçado;
-
concreto comum;
-
entulho blocos de concreto;
-
tijolos.
Tipos de estruturas
O parâmetro mais importante é a largura da estrutura. Para este indicador, as versões de parede fina e de parede grossa são diferenciadas. A segunda opção é projetada para conter o solo durante seu movimento natural (movimentos). Os custos de construção são muito elevados, consome-se muito reforço e misturas de alvenaria. A perda de tempo para terraplenagem também será significativa.
A tecnologia deve ser seguida à risca. Mas suas nuances podem variar dependendo de:
-
orçamento disponível;
-
objetivo do projeto;
-
a quantidade de tempo em que o trabalho deve ser concluído.
Pelo tipo de elementos estruturais, as paredes de suporte são divididas em tipos pré-fabricados e monolíticos. Assim, eles usam material de peça ou blocos de concreto armado de link. Estruturas de concreto podem ter pequenos e grandes aprofundamentos - isso é determinado apenas pela viabilidade técnica.
O concreto líquido permite fazer uma parede de até 3 metros de altura, e deve ser trabalhado por profissionais. Junto com a alvenaria seca usual, a estrutura é muitas vezes criada em uma malha de metal: essa solução (gabiões) é ainda mais atraente e confiável.
Escolha de pedra
Na paisagem do jardim, uma das soluções preferidas é tradicionalmente uma parede de pedra natural. Ele imediatamente cria uma sensação de beleza e solidez - algo que todos os outros materiais são capazes de um pouco menos. O material natural é combinado de forma excelente com quaisquer plantas que normalmente são cultivadas nos locais. Na maioria das vezes, tratam de:
-
granito;
-
calcário;
-
basalto;
-
arenito.
O arenito, ou seja, uma combinação de quartzito e carbonato, devido à presença de minério de ferro não é muito forte. No entanto, sua beleza é inegável, e para muitos torna-se um fator decisivo.
Ao escolher o granito, deve-se prestar atenção, em primeiro lugar, às variedades que contêm grãos pequenos. Eles são mais duráveis do que a rocha grossa. Soluções alternativas valem a pena considerar, no entanto.
Em primeiro lugar, as paredes são feitas de entulho.Eles são bastante maciços e precisam de uma encadernação especial e cuidadosamente elaborada para a colina. Recomenda-se o uso de geotêxteis para cobrir as faixas exatamente nas costuras. Quanto maiores as amostras de entulho, melhor são adequadas para as camadas iniciais. Em níveis mais altos, elementos mais leves podem ser usados.
Às vezes, a pedra artificial também é usada para o trabalho. Isso pode ser feito em:
-
cimento-areia;
-
gesso;
-
base de quartzo.
Soluções de material fragmentado selvagem são muito populares. Ele difere na forma da superfície e nos métodos de fixação. Mas deve ser entendido que os blocos divididos variam muito em tamanho e geometria, mesmo em um determinado lote. Portanto, é muito difícil utilizá-los para a instalação de paredes, e somente profissionais treinados podem realizar esse trabalho. Em alguns casos, pedras de rio de vários tipos também são usadas.
Isso é sobre:
-
arenito;
-
seixos;
-
calcário.
Estágios de construção
A instrução geral passo a passo começa naturalmente com o cálculo da estrutura que está sendo criada. O parâmetro principal é determinar o grau de carga que o solo criará na superfície. Mas também a pressão horizontal deverá ser levada em consideração. Como aqui existem muitas sutilezas, mesmo que a construção seja feita manualmente, ainda assim você precisa entrar em contato com os especialistas. Com base nos resultados dos cálculos, ficará claro quantos elementos de suporte precisam ser dispostos para que tudo funcione perfeitamente.
É aconselhável dispor a parte frontal da parede a partir de grandes blocos com arestas regulares. Ao mesmo tempo, você não precisa descartar fragmentos muito pequenos - eles se tornarão um excelente preenchimento do espaço interno. É necessário decidir com antecedência sobre a tecnologia de trabalho preferida. Os profissionais observam que, na verdade, tanto a alvenaria a seco quanto a alvenaria executada com argamassa são bastante práticas e convenientes - basta fazer tudo com cuidado.
Em primeiro lugar, você tem que fazer uma base. Para obtê-lo, recomenda-se a concretagem. Só ao criar uma estrutura baixa é que se pode usar o layout preliminar de grandes pedras como suporte.
A trincheira deve ser de 5 a 10 cm mais larga do que a futura fundação. Um travesseiro de areia e cascalho é colocado bem no fundo.
Em seguida, essa guia deve ser cuidadosamente compactada (compactada). Depois de despejar a mistura de concreto, é necessário certificar-se de que ela não atinja o nível do solo em pelo menos 15 cm, as pedras são colocadas apenas sobre uma base totalmente assentada. Uma mistura de argamassa é usada para preencher as cavidades. Mas a simples prontidão técnica geralmente não é suficiente - o acabamento decorativo do muro de contenção também é necessário. Não apenas concreto, mas também tijolo vermelho, sua contraparte de silicato não é atraente o suficiente. Vale a pena considerar que eles não são categoricamente adequados (devido ao não cumprimento dos requisitos de segurança e confiabilidade):
-
gesso;
-
tijolo da frente;
-
uma pedra natural.
Mas você sempre pode renovar a superfície com azulejos de fachada flexíveis. Não é apenas bonito na aparência, mas também permite que você forneça uma impermeabilização confiável de estruturas. Os ladrilhos da fachada são leves e não criam tensões adicionais significativas. Ele se encaixa sem problemas, nenhuma experiência especial é necessária. Como um análogo do orçamento, muitos recomendam pintar a parede com tinta acrílica - no entanto, não dura mais do que 3-5 anos, mas geralmente é o suficiente.
Como decorar?
Mas apenas decorar a superfície de uma forma ou de outra ainda não é suficiente. É necessário que o muro de contenção ocupe o seu devido lugar no projeto paisagístico do local. Se possível, você deve se afastar de uma linha reta e uniforme - é essa linha que cria uma sensação de tédio e desânimo fenomenal. É o suficiente para quebrar visualmente o monólito usando:
-
canteiros de flores;
-
escadaria;
-
nichos;
-
sai para a frente;
-
arcos;
-
bancos.
Esses elementos complicam imediatamente a composição panorâmica. Como resultado, será percebido muito melhor.Os fãs de experiências ficarão encantados com as muitas combinações de um muro de contenção com plantas ampelous ou trepadeiras. A própria estrutura pode ser executada no formato de um slide alpino.
Há um movimento totalmente original: regar a superfície com kefir - neste caso, uma camada de musgo aparecerá rapidamente em condições de umidade, criando um efeito de antiguidade, que se encaixa perfeitamente em um jardim inglês.
Entre as cores, você deve escolher aquelas que têm a cor branca ou rosa pálido. Inclusões roxas e azuis também podem ser utilizadas, mas já como um complemento ao tom principal. É possível refrescar o visual do terraço combinando as cores branca e amarela ou roxa. Em áreas escuras, gerânios de jardim e espécies de samambaias subdimensionadas parecem mais atraentes. Das variedades exclusivas de plantas, as seguintes são as mais adequadas:
-
ramond;
-
haberley;
-
soldanella.
Em áreas abertas, você pode plantar:
-
lasca;
-
alissums;
-
obriedade;
-
arabis;
-
cravos multicoloridos.
Dicas para criar um muro de contenção no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.