Características das paredes de contenção de blocos
As peculiaridades dos muros de contenção de blocos são determinadas pela complexidade da paisagem paisagística. A linha de produtos para a construção civil permite fortalecer e nivelar os erros do relevo do terreno - escorregamentos e encostas, evitando maiores destruições. A vantagem indiscutível da utilização de blocos para tais fins é a possibilidade de solucionar problemas decorativos, conferindo à área envolvente o estilo pretendido com poucos custos financeiros.
Descrição
Decodificação profissional do termo significa qualquer estrutura criada artificialmente, cujo objetivo principal é prevenir processos destrutivos nos desníveis naturais da paisagem.
O planejamento estrutural é realizado levando-se em consideração as características da curvatura do solo no terreno - talude, talude, aclive ou depressão, corte ou saliência.
Para o correto planejamento e seleção do material de construção, vários pontos devem ser levados em consideração:
-
o tipo de solo e sua tendência à destruição sob a influência de fatores naturais;
-
o tipo de desnível, as melhores formas de reforçá-lo;
-
se a estrutura será de suporte de carga ou apenas uma base estável (os cálculos são realizados com base na resistência dos elementos e da estrutura como um todo);
-
na escolha de um material adequado, eles são guiados pela altura, tipo de paredes para a finalidade e princípio de funcionamento.
Junto com os materiais tradicionais - concreto, concreto armado, tijolo e até mesmo madeira - muros de contenção de blocos de madeira estão se tornando mais comuns. A solidez e estabilidade da estrutura, pouco exigente ao tipo de solo, a possibilidade de combinação, a resistência às influências naturais em regiões com climas diversos têm levado ao facto de o dispositivo de estruturas de protecção ser cada vez mais feito de blocos. Esta não é mais uma tendência da moda e não um desejo de decoratividade, mas uma escolha razoável feita a partir de considerações práticas.
Visão geral do tipo
Entre as dicas para melhorar a área, dando-lhe uma visualização estética, muitas vezes é possível encontrar recomendações de uso de blocos para transformar um cenário problemático. A variabilidade do projeto e a confiabilidade do reforço dependem do tipo de material de construção usado.
-
O uso de blocos de espuma na construção de muros de arrimo depende da categoria. Para os baratos, a parte frontal parece pouco apresentável e é necessário revestimento adicional. No entanto, ao escolher categorias mais caras, você pode prescindir de acabamentos decorativos adicionais.
-
Bloco FBS pequeno - uma excelente solução para o projeto paisagístico, embora sejam normalmente utilizados na construção de uma fundação de edifício reforçada.
- Blocos de concreto de argila expandida são bons para divisórias internas e, ao ar livre, estão rapidamente sujeitos à destruição por desastres naturais se não forem equipados com uma cobertura protetora.
O arranjo de um muro de contenção geralmente é feito de concreto, tijolo (prático e barato, mas trabalhoso), de toras arredondadas (bonitas e não baratas, mas não por muito tempo), de pedra natural (cara, mas forte e durável, e também esteticamente agradável). A determinação do tipo apropriado não leva em consideração apenas a força e a decoratividade - muitas vezes o fator determinante é a necessidade de equipamentos do sistema de drenagem, as funções esperadas e as dimensões da estrutura de contenção. O apoio financeiro desempenha um papel importante.Para quem tem fundos significativos, não há restrições quanto ao tema da preferência e, se necessário, deve-se levar em consideração os critérios de preço.
Quais blocos escolher?
A vantagem indiscutível de erguer uma parede de suporte com blocos de espuma é a leveza dos materiais de construção e a facilidade de instalação, com custo acessível. No entanto, o proprietário do terreno tem outras opções convenientes à sua disposição.
A popularidade da construção com blocos de concreto é explicável, porém, eles apresentam limitações na altura e no grau de resistência - é necessário levar em consideração o atendimento aos requisitos da tecnologia de fabricação e o uso de um determinado tipo de matéria-prima.
-
FBS - blocos fortes, mas é preferível construir estruturas de baixa retenção desde a fundação (seção sólida). São pesados, mas confiáveis e fáceis de montar graças às ranhuras especiais.
-
Se houver recomendações para construir a partir da parede (é assim que os especialistas em Internet decifram erroneamente a abreviatura FBS), é melhor comprar de concreto leve de alta resistência. Mas, primeiro, faça cálculos da resistência necessária às cargas.
- De areia-cimento é melhor pré-selecionar a categoria desejada. É melhor não usar ocos em estruturas complexas, e o revestimento decorativo é usado apenas para decoração, mas não para evitar que o solo escorregue.
-
De blocos de pilar escolha durável, concreto, argila expandida, divisor, com vazamento de concreto e instalação de reforço de metal. Sua vantagem significativa é a instalação rápida dos blocos (devido ao tamanho e a capacidade de dar à parede de suporte o efeito decorativo desejado, escolhendo o esquema de cores certo e imitação texturizada).
A escolha certa só pode ser feita se todos os critérios necessários forem levados em consideração. Por isso, os profissionais orientam a realização de compras de material de construção somente após o término da primeira etapa das ações preparatórias.
Preparação para construção
Os erros na posse da terra nem sempre obrigam o proprietário a recorrer a estruturas complexas, demoradas e de mão-de-obra intensiva. O muro de contenção pode ter a forma de uma cerca decorativa, ser um componente de um projeto paisagístico executado profissionalmente. Em alguns casos, um projeto padrão pronto de um escritório de arquitetura é usado. Mas às vezes é necessária uma trajetória complexa, uma configuração curvilínea, para a qual um cálculo feito profissionalmente é necessário.
Um diagrama simples ou um plano bem elaborado facilitará muito o processo de construção, e os desenhos serão úteis para a aplicação de marcações (você pode fazer isso com uma lata de tinta aerossol).
É melhor fazer compras depois de medir com precisão as dimensões e calcular a quantidade necessária de materiais de construção (com um acréscimo de 5-10% com base em danos no transporte ou possíveis defeitos de fabricação).
Depois disso, você pode iniciar o paisagismo, criando uma visualização segura e estética do seu site.
As principais etapas da construção
Uma estrutura simples pode ser equipada com as próprias mãos sem pagar pelos serviços de profissionais. Basta fazer corretamente os cálculos e aplicar a marcação, orientado pelo plano. Na dacha, cada centímetro da área é importante, então existe um algoritmo de ações já desenvolvido:
-
uma trincheira é cavada, seguindo estritamente as marcações aplicadas, focalizando a espessura dos blocos adquiridos (em largura) e uma profundidade de cerca de um quarto de metro;
-
para iniciar a instalação é feita uma base de brita (a pelo menos 10 cm da altura da parede), depois são cuidadosamente calafetadas e é aplicada uma camada de cimento;
-
células ocas são preenchidas para maior resistência;
-
uma viseira é equipada na última linha para minimizar as prováveis consequências de fatores naturais destrutivos.
Na construção de uma estrutura decorativa basta uma fiada de blocos, mas se for necessário evitar que uma grande massa de solo escorregue, é melhor colocar duas fiadas, equipar uma muralha de terra pelo interior e um sistema de drenagem. Isso reduzirá a probabilidade de destruição pela chuva e evitará que rachaduras congelem se a água entrar nos blocos usados para a construção.
Como selar um muro de contenção com blocos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.