Muros de contenção de concreto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de design
  3. O que pode afetar a sustentabilidade?
  4. Esquemas e desenhos
  5. Estágios de construção
  6. Como decorar?
  7. Recomendações

Um muro de contenção é uma estrutura erguida para evitar a destruição do solo, aterros, taludes ou escavações profundas. O cálculo do muro de contenção é realizado por especialistas treinados, pois a resistência e a longa vida útil de toda a estrutura em construção dependem da qualidade do trabalho realizado.

Peculiaridades

O muro de arrimo, feito de vários materiais de construção, deve ter uma base, a parte real acima do solo da estrutura de suporte e drenagem. A profundidade da fundação depende da altura da estrutura, mas sob quaisquer condições, sua largura deve ser aproximadamente 20 cm maior que a espessura do corpo da parede para garantir a confiabilidade e estabilidade necessárias.

O corpo da parede deve ter uma ligeira inclinação para que a precipitação atmosférica escoe para uma vala de drenagem especializada.

Opções de design

Essas paredes são fortificantes e decorativas. Com base na complexidade da tarefa atribuída, a parede pode ser:

  1. monolítico, para a construção de tijolo, entulho, concreto, buto ou concreto armado;

  2. pré-fabricada de concreto armado.

Por sua estrutura, os monolíticos são divididos em:

  • paredes de contenção angulares (cantilever), em cuja estrutura existem lajes verticais e lajes de fundação;

  • contrafortes, para aumentar a resistência da utilização de costelas ou contrafortes instalados transversalmente.

As seleções nacionais são divididas em:

  • paredes de retenção em balanço montadas no local a partir de segmentos feitos de blocos ou lajes separados; a principal diferença com os monolíticos está justamente no uso de tais seções para a montagem de estruturas;

  • cerca, feita em forma de pilares maciços, nos intervalos entre os quais são colocadas as placas.

A base de qualquer estrutura é uma fundação rasa ou profunda (que é 1,5 vezes sua profundidade).

Pilares, como contrafortes, podem ser feitos de caixas montadas em vários níveis e preenchidas com cascalho grosso ou areia.

Ao escolher a altura da parede de suporte, você precisa prestar atenção ao tamanho da queda disponível:

  • mais de 20 metros - estruturas altas;

  • de 10 a 20 metros - médio;

  • até 10 metros - baixo.

Existem muros de contenção e com base em sua estrutura:

  • maciços, que garantem a estabilidade dos solos móveis e evitam o tombamento sob o jugo do próprio peso;

  • as âncoras são especialmente eficazes na presença de uma grande diferença de altura;

  • paredes finas, cuja característica distintiva é que para este grupo existe uma taxa de flexão provável sob a influência das cargas.

Entre outras coisas, o tamanho do muro de arrimo é extremamente importante, que é definido com base na força de pressão do solo, na própria massa do muro, cargas que não ultrapassam os limites do prisma de colapso da massa de solo .

O que pode afetar a sustentabilidade?

A máxima estabilidade possível, a resistência a altos níveis de pressão são propriedades extremamente importantes que devem ser caracterizadas por um muro de contenção de alta qualidade. Caso contrário, a estrutura pode desmoronar sem muito esforço e o solo pode deslizar. Como resultado, é necessário ter em mente todos os fatores dos quais depende a confiabilidade das paredes de suporte.

Portanto, é necessário descobrir o que ainda afeta os muros de arrimo.O efeito da própria massa da parede, as forças de fricção e adesão entre as partículas do solo, o efeito da força do solo, a massa adicional de elementos que podem estar sobre ele - tudo isso é de grande importância.

O que é capaz de influenciar a estrutura da estrutura:

  • um aumento no volume do solo no inverno;

  • força do vento (quando o muro de arrimo for superior a 2 metros);

  • o nível de vibrações mecânicas (em particular, se houver uma ferrovia nas proximidades);

  • qualquer atividade sísmica (cada região tem suas próprias características);

  • lavado pela precipitação atmosférica na forma de chuva.

Uma condição adicional que tem grande influência no grau de constância da estrutura é a espessura da parede. É determinado pelo tipo de solo e pela altura da própria estrutura. Quando o solo é macio e o muro de arrimo é alto, então, é claro, a largura do "escudo" de proteção deve ser aumentada.

Esquemas e desenhos

Na elaboração de um projeto de estruturas de contenção, devem ser adotados esquemas estruturais que proporcionem a confiabilidade, estabilidade e rigidez espacial exigidas da estrutura como um todo, bem como de alguns de seus componentes em todas as fases de construção e uso.

Trabalhar na criação de um projeto para as estruturas de muros de contenção na presença de um ambiente que provoque a destruição de seus materiais e produtos ou a deterioração de suas características, deve ser realizada levando-se em consideração os requisitos especiais do capítulo do SNiP III-23-76.

Para a construção de uma estrutura de suporte maciça em concreto monolítico ou blocos de construção no local, é necessário realizar corretamente os cálculos iniciais e realizar o trabalho de instalação na proporção dos desenhos de projeto do produto. Se todos os requisitos forem cumpridos, a estrutura de proteção servirá por muito tempo.

Estágios de construção

Vejamos as principais etapas a serem seguidas na montagem de muros de arrimo.

Cavando uma trincheira

Na fase inicial, é necessária a abertura de uma vala, que ficará localizada ao longo do contorno da estrutura em construção. Para agilizar o processo, via de regra, recorrem ao auxílio de equipamentos de escavadeira, porém, a limpeza final das paredes e o ajuste da vala são realizados manualmente com pás. A profundidade da vala depende das dimensões do suporte, e se a sua altura não for superior a 1 m, faz sentido aprofundar em 40 cm. Se a decisão for de prescindir da vala, e isso permitir o futuro estrutura, antes de montar a cofragem, é necessário preparar cuidadosamente a superfície do solo. A preparação consiste em limpar o local do mato e nivelá-lo (eliminamos todos os solavancos e irregularidades com uma pá).

Cofragem

A estrutura da fôrma para a parede de suporte deve ser pesada, pois precisa suportar a pressão do concreto pesado. Para tanto, cabem escudos de uma tábua de 30 mm, que em posição horizontal são encaixados com uma barra de madeira 50x100 mm e fixados em estacas cavadas com passo de 0,5 m. A instalação da cofragem começa na parede posterior. Para evitar que a moldura de madeira dobre, hastes de ferro são cavadas ao longo da parede. Nesta fase, deve ser feito um sistema de drenagem.

Drenagem

Um sistema de drenagem bem projetado remove a água da parede posterior da subestrutura e evita o escoamento do solo. Tipos de drenagem:

  • sistema transversal;

  • sistema longitudinal;

  • misto longitudinal-transversal.

Ao instalar um sistema de drenagem transversal, são feitos orifícios com um diâmetro de 10 cm na parede de contenção ou são colocados tubos acabados. Para que a drenagem garanta a retirada do fluido além dos limites do suporte, ela é realizada em ângulo. O espaçamento das tubulações de drenagem é de 1 metro.

Você pode usar tubos corrugados poliméricos com perfuração. O tecido geotêxtil absorve água e retém areia; os tubos são usados ​​para drenar o líquido fora dos limites do edifício.

Fundação

É construído para uma variedade de paredes, cuja altura é superior a 0,3 m.As características do projeto dependem do solo sobre o qual o trabalho é executado, bem como das características do corpo. Quando há muita argila no solo, dá-se preferência a uma fundação em faixa formada por blocos. Em solos fracos, incluindo muita areia (principalmente "flutuante"), a base é disposta em estacas. Paredes baixas (0,3 m ou menos) estão enterradas na terra sem uma fundação.

A profundidade do marcador depende da altura da parte acima do solo. Quando é baixo (0,3-0,8 m), a base tem dimensões de 0,2-0,3 m. Para paredes de 0,8-1,5 m, a profundidade será de 0,3-0,5 m, para maiores (mas não mais de 2 m) - 0,7 m. Com mobilidade significativa do solo ou a localização próxima de água subterrânea (menos de 1,7 m), um aprofundamento é realizada, 1,5 vezes a largura.

É realizado o reforço e a concretagem da base. As barras de ferro que se projetam para fora do concreto devem ter pelo menos 0,5 m de altura e a sola fica ancorada por cerca de um mês. Nenhum trabalho deve ser feito antes do final deste período.

Cálculo e preparação de argamassa de cimento

Para que o muro de contenção de concreto seja confiável e não desmorone sob a influência das flutuações de temperatura, é necessário usar cimento de alta qualidade de graus resistentes ao gelo. O cálculo dos componentes para a solução é realizado na proporção: um balde de água, um balde de cimento, um balde de cascalho e 3 baldes de areia. Todos os componentes são misturados em uma betoneira ou cocho, e a mistura resultante deve ser cuidadosamente despejada na fôrma.

O preenchimento

Em primeiro lugar, é colocado um tecido geotêxtil ou despejado solo de drenagem. Depois disso, camadas de solo selecionadas são colocadas de 20-40 cm cada, cada uma das quais é cuidadosamente compactada. No topo, a camada vegetativa do solo cortada antes de ser colocada.

Cladding

O revestimento dos muros de contenção é efectuado por cima do material de construção principal com que é erguida a estrutura, de forma a decorar o seu aspecto. Paredes construídas com blocos de espuma, concreto, tijolos de alvenaria e assim por diante parecerão desinteressantes. Para adicionar decoratividade a tal estrutura, o revestimento permitirá. Os materiais de construção especializados que são utilizados neste caso permitirão que a estrutura se encaixe harmoniosamente no desenho do terreno e se una à sua natureza.

Uma grande variedade de materiais pode ser utilizada na construção de muros de arrimo, e nem todos precisam de acabamento adicional.

A parede de concreto é caracterizada pela tecnologia de construção mais engenhosa, tem alta resistência, não requer gastos significativos com material de construção usado e, consequentemente, dinheiro. Você pode construir tal parede com suas próprias mãos, sem habilidades e conhecimentos especiais. Mas o concreto é um material de construção indefinido, e tal parede atrairá muito a atenção contra o pano de fundo de uma vegetação exuberante. A este respeito, é simplesmente necessário revisá-lo neste caso. O reboco é a solução mais simples. Você pode aplicar a composição de forma que a superfície não fique lisa, mas tenha uma textura, que ficará muito mais interessante. Igualmente decorativa a estrutura dará uma pedra - natural ou artificial, cabe a você decidir.

Como decorar?

Como já mencionado, as bases de concreto não se destacam pela sofisticação e possuem uma superfície porosa que pode absorver a umidade, necessitando, portanto, de acabamentos adicionais. Pode ser concluído:

  • por cobertura com uma tinta hidrorrepelente especial destinada a superfícies de concreto;

  • Ladrilhos decorativos para revestimento de exteriores;

  • gesso;

  • painéis de madeira;

  • pedra artificial.

Ao selecionar os materiais de construção de acabamento, é aconselhável levar em consideração o estilo arquitetônico da casa de campo e o projeto paisagístico do terreno. O preço dos acabamentos decorativos dependerá dos materiais de acabamento selecionados.

Recomendações

A escolha do material de construção para muros de contenção é determinada por conceitos técnicos e econômicos, requisitos de resistência, condições de trabalho, disponibilidade de materiais de construção locais e equipamentos de construção.

Recomenda-se a construção de paredes de contenção de concreto e concreto armado de concreto do tipo de projeto para resistência à compressão:

  • para estruturas pré-fabricadas de concreto armado - M200, M300, M400;

  • para estruturas de concreto monolítico e concreto armado - M150, M200.

As estruturas de concreto armado tensionadas devem ser construídas principalmente em concreto das marcas M300, M400, M500, M600. Para o dispositivo de preparação do concreto (pote de concreto), é necessário utilizar concreto das marcas M50 e M100. Antes de construir um muro de arrimo em um declive longo, tome cuidado para dar-lhe uma configuração curva ou quebrada com dobras frequentes. Ele resistirá mais eficazmente à pressão, reduzindo o comprimento de cada extensão.

Você pode se familiarizar com o processo de construção de muros de contenção de concreto armado neste vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário