Como costurar uma capa de edredom corretamente?
Qualquer item tem prazo de validade, principalmente a roupa de cama. Certamente chegará o momento em que atualizações serão necessárias. Nas lojas sempre há escolha, mas é muito mais agradável criar tudo com as próprias mãos, sem falar no preço baixo e na alta qualidade.
Talvez todos concordem que a roupa de cama é muito íntima para nós, tem uma energia especial, porque passamos muito tempo com esse material. Por isso, tendo feito um kit com as próprias mãos, você quer aproveitar cada momento que passa na cama, e os sonhos voltam a te encantar, como na infância.
Escolhendo um tecido
Existem muitos tipos de tecidos, mas nem todos são adequados para a cama. Quando entramos na loja, o olhar fica para cima: preço, cor, qualidade, densidade, maciez, resistência a manchas e um monte de propriedades que são difíceis de entender na hora de escolher algo. Para facilitar as compras, vamos destacar os principais tipos de tecidos mais utilizados no trabalho:
- seda;
- linho;
- algodão.
Itens de seda parecem caros e custam o mesmo, exigem manutenção cuidadosa, mas são incrivelmente atraentes e sofisticados. Os lençóis estão sempre agradavelmente frescos, e o corpo fica imerso em maciez e desliza levemente ao toque. A seda japonesa é considerada a mais elitista, mas tecidos artificiais costumam ser encontrados nas prateleiras dos supermercados. As semelhanças externas são expressas em brilho, o custo é muito menor e é muito mais fácil de cuidar. Mas, fora isso, está longe de ser o original.
O linho é bastante denso, tem propriedades bacteriológicas, retém o calor no frio e não permite que a temperatura suba no verão. Está provado que as cores brilhantes duram muito tempo e, com o tempo, a estrutura rígida se suaviza. Após a lavagem, é importante não deixar a roupa de linho secar por muito tempo, é aconselhável retirá-la levemente úmida, dobrá-la bem ou passá-la a ferro para evitar enrugamento excessivo.
Nossa escolha recairá sobre os tecidos de algodão. Destes, a roupa de cama é mais frequentemente feita, devido ao seu baixo custo e durabilidade, eles são tão comuns. Diversas variedades de algodão podem ser sugeridas como recomendação.
- O cetim é o mais durável, capaz de sobreviver a até 400 lavagens. Pode parecer seda devido à sua superfície brilhante e sutilmente brilhante.
- Percal é adequado para fronhas. A alta densidade não permite que penas ou penugens saiam rastejando.
- Calico feito de fios baratos bastante densos, por isso, a sensação de toque deixa muito a desejar.
- Chintz é macio em comparação com o resto. A desvantagem é que ele não mantém sua forma bem.
Calculamos a quantidade de têxteis
Para maior clareza, analisaremos os tamanhos que geralmente são usados para criar uma capa de edredom e meio para um recém-nascido e um envelope.
Para a primeira, o comprimento é de 4 m 40 cm com envergadura de 150 cm.
Para costurar um envelope para bebês, você pode levar 100x100 ou 90x90 cm de tecido.
O espaço padronizado em um berço é de 120x60 cm Nas lojas os kits são vendidos em tamanhos completamente diferentes, o que sugere a conclusão de que é muito mais conveniente fazer você mesmo um kit para se livrar do desperdício de dinheiro e consequente decepção.
Os dados acima são aproximados. Se você quiser valores mais precisos, pegue a colcha que está costurando e meça de um lado para outro. Você pode usar uma régua ou fita métrica.
É importante separar a área onde irão aparecer as costuras, para isso deixe cerca de 4-5 cm nas laterais. Se decidir adicionar um elemento de fixação, a distância aumentará para 7 cm.
Instruções passo a passo para cortar e costurar
Se decidir ter como meta costurar uma capa de edredão com as próprias mãos, não deve frequentar aulas, master classes, pode fazer tudo em casa, observando a precisão das costuras, tendo em conta os dados corretos calculados.
Com um recorte no meio
Talvez, desde a infância, todos conheçam o diamante no meio do cobertor. Fazer uma memória tão maravilhosa não será difícil se você seguir as instruções passo a passo.
Primeiro, determine a posição do recorte: contornamos o espaço no centro da tela e contornamos o losango. No interior, deixamos margens de costura de cerca de 4,5 cm, de acordo com esta linha recortamos a figura central. Tente cortar os cantos sem tocar na linha de fundo. Mantenha uma distância de 0,2 cm e um ângulo de corte de 45 graus.
Precisaremos de um novo tecido. Dele recortamos dois quadrados, que devem ter o dobro da largura da margem, e também levar em consideração 1 cm para a futura localização da costura. Obtemos quatro triângulos com quadris iguais cortando os quadrados ao meio. Dobre cada quadrado da frente até os cantos do decote. Aplicar com cuidado com um corte oblíquo e na parte superior. Nós anexamos tudo com diferentes costuras: na seção angular 0,3 cm, o resto - 0,5 cm.
Endireite os cantos, contorne a margem esquerda de dentro para fora. Costure 0,1 cm ao longo de ambas as bordas.
Acabou o trabalho, pouco resta a fazer: lave, passe a ferro e já poderá desfrutar do resultado final.
Com um orifício na parte inferior ou lateral
Este tipo é considerado um dos mais fáceis de fabricar. Na maioria das vezes, um grande pedaço de material é retirado, o excesso é cortado apenas de uma das bordas. Se você eliminar o desnecessário do centro, o trabalho será adicionado em várias horas. O corte ao longo da borda simplifica ainda mais o processamento.
Colocamos os tecidos sobre uma superfície plana, referindo-nos à escala da colcha, marcamos um retângulo, desenhamos um segundo ao lado dele. Deixar uma margem de 4 cm em cada borda, depois de conferir com uma régua, é preciso recortar as peças e processar. É necessário passar a ferro uma bainha dupla em meio centímetro em todos os lados e depois costurá-la em uma máquina de escrever. Se a estrutura for bastante densa, você pode pegar um centímetro ou mais.
Compare as metades cozidas. Eles devem ser idênticos. Antes de costurar as partes dobradas com as faces frontais, é necessário traçar uma passagem pela lateral por onde a manta deve ser inserida.
Não se esqueça de proteger a costura. Isso é feito no início e no final para que os fios fiquem presos e não quebrem. Você pode virar do avesso com segurança, pronto!
Botão para baixo
Esta fixação é muito cómoda, porque ao usar a manta não cairá constantemente.
Primeiro, prepare uma capa de edredão com um orifício na parte inferior. Siga as instruções acima, apenas a parte inferior, onde ficarão os loops, não precisa ser processada.
Na parte inferior, traçamos uma linha que percorre a borda inferior a uma distância de 6 cm, dela desenhamos segmentos perpendiculares indicando os limites dos futuros botões, iguais a 1/3 do comprimento da capa. Dobramos o produto até a largura do chão, colocamos no meio, e a partir dele começamos a marcar a cada 30 cm.
Costure as linhas perpendiculares marcadas, varra os segmentos verticais indicados com fios multicoloridos. Deixamos espaço para eles um centímetro de cada vez. Abaixo está uma linha feita por uma máquina de escrever. Recuamos 2 cm dela e traçamos um paralelo. É importante retirar o tecido desnecessário, onde há ponto à máquina, não esquecendo de reservar o espaço reservado para as costuras, em regra, 2 cm.
Agora o entalhe é feito nos cantos, use uma lâmina afiada ou uma tesoura. Os entalhes no linho são cortados em 0,7 cm, os fios excedentes, que antes marcavam o fecho, são retirados e a borda livre, reservada para os botões, é dobrada para trás em 2 cm, depois novamente na mesma proporção.
Fazemos o mesmo com a segunda parte.As áreas não costuradas permanecem em ambos os lados. Para eles, usamos uma costura de bainha. Em seguida, combinamos o fixador e os pontos livres que antes eram permitidos com um ponto duplo. Não se esqueça de processar as seções restantes em zigue-zague.
Reta final! Temos dois lados preparados, em um dos quais destacamos os loops e no outro colocamos os botões.
Dica: é aconselhável virar o produto do avesso durante a lavagem.
Como costurar um zíper?
Muitas pessoas preferem uma cobra com zíper. Você não precisa enfiar todos os botões pelo orifício, basta puxar o cachorro! Além disso, os botões podem causar desconforto durante o sono e, se não estiverem devidamente protegidos, representam uma ameaça para as crianças.
Na hora de comprar um zíper, é melhor dar preferência a uma substância macia, plástica, leve, por exemplo, o plástico. Uma corrediça de ferro dura muito mais do que um material mais barato.
O produto precisa ser preparado: certifique-se de processar as pontas, dobre as camadas de tecido entre si com a frente. Usando um lápis ou uma barra de sabão, marque a localização futura do movimento.
Não se esqueça de levar em consideração a distância para a franquia - 4 cm Este valor é adequado para um zíper padrão, mas se for maior ou menor, deve-se levar em conta esse fato voltando para outro valor.
Alinhave os tecidos seguindo a linha indicada. E passe o ferro solto 4 cm, tendo-se dobrado anteriormente ao meio no comprimento. Acontece que a largura da dobra é de 2 cm. Observe que a parte superior com costura coincidirá com a costura varrida.
Pegue os pinos e use-os para prender o mecanismo de fixação à curva de dois centímetros, mas não toque no local da curva! Em seguida, varra o zíper e faça o mesmo com a outra metade.
Costure ordenadamente do lado direito, mantendo 2 polegadas (2,5 cm) da dobra. Anexe a linha com pontos verticais no início e no final.
Belos exemplos
Costurar é um trabalho muito trabalhoso. Muitos problemas podem surgir no processo. O principal é não desanimar e continuar trabalhando! Improvise, tente combinar cores diferentes. Qualquer resultado vai fazer você se alegrar. Desejamos-lhe boa sorte em seus esforços.
Abaixo estão alguns trabalhos interessantes e brilhantes:
- com corte em forma de diamante;
- com uma inserção de zíper;
- com um orifício lateral;
- com botões.
Para obter informações sobre como costurar corretamente uma capa de edredon, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.