Por que os troncos das árvores são caiados e como fazê-lo?

Contente
  1. Para que serve a caiação?
  2. Quais árvores precisam ser caiadas?
  3. Cronometragem
  4. Quais formulações são usadas?
  5. Preparação
  6. Tecnologia de branqueamento
  7. Dicas úteis

Duas vezes por ano, você pode observar como os parques, becos e alguns lotes domésticos estão ficando mais bonitos. Isso ocorre como resultado da caiação, que confere às árvores um visual de asseio e asseio. Mas a caiação é aplicada não apenas pela beleza, mas porque as árvores são necessárias para o desenvolvimento adequado.

Para que serve a caiação?

As árvores são caiadas de branco no outono e na primavera. Este evento tem vários objetivos ao mesmo tempo.

  1. A fim de eliminar os parasitas que atacam a árvore, subindo do solo. A maioria dos insetos nocivos morre sob a influência dos ingredientes ativos contidos na mistura de cal.
  2. A casca após a caiação não atrai roedores no inverno.
  3. Se a casca rachar, a cal impedirá que bactérias nocivas entrem no interior do tronco.
  4. A caiação protege o tronco de queimaduras solares, queimaduras e outros fatores ambientais negativos.

Para que o procedimento tenha efeito, deve ser realizado de acordo com certas regras.

Quais árvores precisam ser caiadas?

Tanto as árvores adultas quanto as jovens precisam ser branqueadas. Estes últimos necessitam especialmente desse tratamento, uma vez que sua casca ainda é muito fina e não pode desempenhar plenamente as funções de proteção. É permitido caiar o tronco no primeiro ano após o plantio.

Este procedimento é necessário para quase todas as árvores frutíferas, coníferas e árvores decíduas. Alguns biólogos argumentam que as árvores das cidades não precisam ser branqueadas, mas isso quase sempre é feito para proteger a vegetação de doenças e subsequente morte.

Árvores doentes não devem ser contornadas, pois a caiação aumentará as propriedades de proteção.

Cronometragem

Não há datas exatas para caiar as árvores. Tudo depende do tempo livre do jardineiro, bem como das condições meteorológicas e da região onde crescem as árvores tratadas.

Primeiro você precisa lidar com a cal do outono. Para isso, os especialistas recomendam escolher um dia nublado, mas não frio. É melhor se as folhas das árvores já voaram e a temperatura do ar ainda não caiu abaixo de +5 graus Celsius. Nas regiões do norte, bem como no centro da Rússia, é recomendável chegar a tempo antes de meados de outubro. Nas regiões do sul, pode-se esperar até novembro, quando o tempo está bom.

Durante o período de processamento da primavera, você também deve ser orientado pelas condições climáticas. É melhor fazer isso no final de fevereiro ou início de março, quando a neve já derreteu, mas as pragas ainda não entraram na fase ativa.

Esses termos são adequados para processamento no campo e nas ruas da cidade. Não é recomendável pintar os troncos no verão devido ao calor. Junho e julho são considerados especialmente inadequados.

Se no outono a caiação não correu bem, então neste estado as árvores deveriam ser deixadas até os dias de primavera. No inverno, as árvores também não são branqueadas, mesmo na presença de um clima relativamente quente. Em primeiro lugar, a tinta demorará muito para secar devido à alta umidade e à falta de luz solar quente. Em segundo lugar, a aplicação da composição de coloração também será problemática na superfície inchada dos troncos. É claro que essa proteção não ajuda particularmente, portanto, é melhor caiar em tempo hábil.

Quais formulações são usadas?

A cal pode ser adquirida na loja ou você pode preparar uma composição de qualidade igualmente alta em casa. A tinta acrílica é a tinta comercial mais popular e amplamente utilizada. Esta solução vai lidar facilmente com a tarefa de repelir a luz, é resistente à chuva e também protege a árvore de vários tipos de pragas. Além disso, a tinta aplicada no outono durará bem durante o inverno, portanto, uma renovação na primavera só será necessária em casos raros.

Dos remédios naturais, a argamassa de cal é ótima em termos de qualidade e custo. A caiação com cal apagada também é comum. Uma mistura pronta desse tipo não é vendida nas lojas, portanto, você mesmo pode prepará-la. Para isso, prepare um recipiente com tampa, por exemplo, um balde. Despeje cal seco nele e encha-o com água. Durante o processo de extinção, ele assobia e respinga, por isso a mistura deve ser cuidadosamente tampada com uma tampa. Esta composição é mais adequada para árvores jovens.

A vantagem da caiação com cal é a ausência de elementos químicos na composição. A desvantagem é uma exposição curta, uma vez que a composição é fácil e rapidamente lavada pela precipitação.

Você pode caiar com uma solução especial. Para prepará-lo, você também precisará apagar o cal e, em seguida, melhorar sua qualidade. Sulfato de cobre e cola de caseína são usados ​​como componentes adicionais. Eles são adicionados para que a cal se torne indelével pela chuva. As proporções são as seguintes: 80 g de cola, 450 g de sulfato de cobre e 3 kg de cal seca são adicionados a 10 litros de água.

Se você não quer cozinhar sozinho, mas não há tinta acrílica, tinta à base de água, assim como aerossol, serve.

Preparação

A principal tarefa da caiação é prevenir doenças, bem como evitar danos à parte interna do tronco. Se houver áreas insalubres nas árvores, elas devem ser removidas: bebiam-se sozinhas ou cortavam galhos doentes e secos com um podador. Além disso, as atividades preparatórias consistem nas seguintes etapas:

  • duas semanas antes da caiação proposta, é necessário escolher um dia chuvoso, espalhar estopa ou polietileno sob o tronco da árvore a ser tratada;
  • armado com uma faca ou qualquer outro instrumento afiado, musgo, casca morta, líquenes e outros crescimentos devem ser removidos do tronco;
  • recomenda-se lubrificar as áreas descobertas com grama do jardim;
  • polietileno com restos de casca e outros detritos deve ser cuidadosamente embrulhado e queimado.

Após o procedimento de limpeza, será útil realizar a desinfecção. Para isso, é recomendável preparar uma solução desinfetante especial. A receita é simples: um pouco de cinza de madeira e sabão em pó, previamente ralado em um ralador grosso, são mexidos em água quente. Portanto, para 1 litro de água, é necessário adicionar um copo de cinzas e 5 g de sabão ralado.

Esta solução não só desinfeta, mas também nutre os troncos das árvores. O processamento deve ser feito com uma esponja ou com uma escova, tentando esfregar bem todas as partes do tronco.

Inventário necessário

Para reduzir o tempo despendido no procedimento, recomenda-se preparar os equipamentos necessários. Como equipamento de proteção, você precisa usar:

  • luvas:
  • copos;
  • qualquer cocar;
  • roupão ou roupa especial;
  • sapatos de borracha.

O polietileno é recomendado para proteger o solo e a grama. Um balde com alça é adequado como o recipiente mais conveniente para a composição. O pincel pode ter várias opções, que dependem da consistência da composição, bem como das preferências individuais de quem faz o tratamento.

A ferramenta mais versátil é um pincel comum feito de um pano. Essa ferramenta não fere a árvore e também tem um custo relativamente baixo. A desvantagem é que esse tipo de pincel não pode aplicar uma camada espessa de cal de uma vez. Você terá que caminhar sobre a mesma seção da árvore várias vezes.

A melhor opção é um pincel de flauta plana. Claro, você pode usar um redondo, mas com um plano, o consumo da composição de corante será muito menor. A escova é recomendada para uso em árvores com tronco liso.

Árvores grandes com casca grossa e rachada são muito fáceis de manusear com um rolo de pintura. A vantagem da ferramenta é que sua pilha consegue penetrar em quase todas as depressões da casca. Aplica uma boa camada de cal de uma vez.

Alguns jardineiros preferem usar uma ferramenta relativamente moderna - uma pistola de pulverização. Emulsão e tintas acrílicas são aplicadas perfeitamente, mas para cal, onde houver coágulos, será necessário usar bicos adicionais.

Processamento de barril

É necessário iniciar o processamento do tronco em clima seco, mas não quente. Primeiro você precisa espalhar o material de cobertura e, em seguida, processá-lo com a composição e método selecionados. É aconselhável caiar os baús de manhã para que a composição corante seque bem ao longo do dia.

Não se apresse, é melhor processá-lo com alta qualidade. Dependendo da altura da árvore em si, o tronco é processado em 1,5-1,6 m. Você não pode ir mais alto, já que a proteção neste nível é suficiente.

Tecnologia de branqueamento

Depois que tudo o que você precisa estiver pronto, você pode prosseguir diretamente para a caiação dos troncos. É impossível branquear por baixo, é melhor começar por cima, descendo aos poucos. O processo passo a passo de apagamento consiste nas seguintes etapas.

  1. Aplique uma marca na parte superior ao longo da qual o barril será caiado.
  2. Aplicar a primeira demão de tinta, certificando-se de que penetra em todas as quebras e fissuras existentes na casca.
  3. Aplique a tinta uma segunda e uma terceira vez, se necessário. A camada deve ser completa, mas não particularmente espessa. Se a tinta pingar no chão, é porque já é demais.

Após a caiação, é necessário aguardar a secagem da tinta. Se lacunas se formaram, então devem ser tingidas apenas em alguns lugares, evitando reprocessar toda a parte processada do tronco.

No processo de branqueamento, você pode usar dois tipos diferentes de pincéis ao mesmo tempo. Por exemplo, residentes de verão experientes usam uma esponja ou escova macia para áreas de difícil acesso. Primeiro, essas áreas são tratadas em todas as árvores e deixadas secar um pouco. Para isso, 60-120 minutos são suficientes. Em seguida, usando uma escova plana ou rolo comum, eles são passados ​​sobre o resto da área do tronco.

Existe outra opção de processamento. Todo o baú é pintado de uma só vez. Se houver lacunas, você pode ignorá-las, pois serão processadas durante a pintura subsequente. Depois que a primeira camada for aplicada, você precisa esperar cerca de uma hora e pintar novamente.

No caso em que uma camada espessa de cal foi aplicada inadvertidamente, não vale a pena raspá-la. Tal procedimento só prejudicará ainda mais a árvore, uma vez que a integridade da casca será violada pelo estresse mecânico.

Dicas úteis

Para que o processo de branqueamento seja mais simples e mais compreensível, e o resultado do trabalho eficaz, recomenda-se usar os conselhos úteis de residentes de verão experientes e proprietários de lotes familiares. Eles são baseados na experiência e, talvez, ajudem alguém a lidar com a tarefa de forma rápida e correta. As recomendações são as seguintes.

  1. Uma escova plana, larga e macia deve ser usada como a ferramenta mais comum e conveniente. Com sua ajuda, será conveniente aplicar cal no tronco de qualquer árvore. O pêlo macio não é capaz de danificar a casca, mas ao mesmo tempo penetra em todas as áreas de difícil acesso.
  2. Cada residente de verão determina a altura de processamento individualmente. Na maioria das vezes, esse indicador é determinado pela idade e variedade da própria cultura, bem como pelas preferências individuais da pessoa que realiza o processamento. Os especialistas recomendam não ultrapassar a marca de 2 metros nas árvores maduras e atingir os ramos mais baixos nas jovens.
  3. A camada de cal não deve ser idealmente mais espessa do que 3 mm.Se você fizer menos, a camada protetora pode não ser suficiente. Muito grosso após a secagem pode rachar, após o que ocorrerá derramamento. Como resultado, a árvore ficará desprotegida.

Há mais um ponto importante sobre a cor. O fato é que independente da composição, a cor da tinta deve ser exatamente branca. Cinza ou bege, e ainda mais tons escuros não são adequados. Se você não realizar o procedimento de caiação, a árvore ficará vulnerável a geadas, bem como a queimaduras solares.

No final de fevereiro ou início de março, o sol começa a entrar em uma fase ativa: raios caem nos troncos das árvores, resultando no movimento da seiva. Se a temperatura neste momento ainda cair abaixo de 0 graus, o suco ascendente congela. Como resultado desse processo, rachaduras específicas se formam nos troncos das árvores, comumente chamadas de quebradores de gelo.

E se houver tinta branca nos troncos, ela começará a refletir automaticamente os raios de sol que chegam. As árvores não superaquecem cedo. Claro, o processo de fluxo de seiva vai começar de qualquer maneira, mas isso vai acontecer já em abril-maio, quando a temperatura não cair abaixo de 0 graus Celsius.

Sem tratamento, a casca das árvores e arbustos torna-se áspera, áspera e se formam rachaduras em sua superfície. Eles, como feridas no corpo humano, tornam-se um foco aberto que atrai todos os tipos de infecções. Se bactérias patogênicas entrarem, a árvore começa a doer. Algumas infecções são fatais.

A caiação das árvores é um procedimento obrigatório, que se recomenda que seja realizada anualmente no período de outono-primavera. Ele desempenha principalmente uma função de proteção. Também torna as árvores mais atraentes visualmente. Como composições de coloração, você pode usar tanto as compradas quanto as preparadas em casa. Em termos de eficiência e propriedades de proteção, eles não são inferiores um ao outro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário