Tudo sobre caiar árvores com cal

Contente
  1. Para que serve a caiação?
  2. Quais árvores podem ser caiadas?
  3. Seleção de material
  4. Como extinguir o cal?
  5. Receitas de Formulação
  6. Como branquear o cano corretamente?

Apesar do fato de que a natureza dotou as árvores com a capacidade de se proteger da maioria dos fatores prejudiciais, ela não pode lhes fornecer proteção confiável de todas as esferas de influência negativa.

A casca das árvores é a sua pele natural, portanto desempenha um papel extremamente importante. É ela quem permite que os nutrientes se movam ao longo do tronco, dando à árvore um poder vital. Para garantir a máxima proteção da casca, é necessário realizar uma caiação oportuna, que protegerá o tronco da luz solar e de outros fatores negativos. O principal componente de quase todos os produtos é a cal, que é acessível e altamente eficaz.

Para que serve a caiação?

Os residentes de verão iniciantes acreditam que caiar as árvores é necessário para garantir uma aparência atraente do jardim. É claro que árvores bem plantadas com troncos brancos parecem muito elegantes, mas o cal e o sulfato de cobre fornecem proteção confiável à casca de muitos fatores prejudiciais.

  • Queimaduras. Durante o inverno, os raios solares se refletem nos montes de neve, tornando a casca vulnerável a altas temperaturas.
  • Mudanças de temperatura. Na primavera e no outono, a temperatura do ar durante o dia e à noite varia muito, o que pode levar a consequências negativas. Por exemplo, após o aquecimento, ocorre um resfriamento acentuado da superfície da madeira, o que leva ao aparecimento de rachaduras.
  • Pragas. Os insetos e suas larvas atacam constantemente os representantes da flora, e a presença de cal não os permite penetrar na casca. A cal, neste caso, é uma excelente composição química para proteção contra essas pragas.

Quais árvores podem ser caiadas?

Existe a opinião de que as árvores frutíferas jovens não podem ser branqueadas, pois só se pode danificar o tronco com uma casca ainda fina. Porém, na prática, as coisas são um pouco diferentes. É necessário caiar todas as árvores sem exceção, pois cada uma precisa dar proteção dos efeitos da luz solar e da umidade. A única diferença é que é melhor não caiar as árvores novas com cal, pois pode ser prejudicial.

A solução ideal para esse fim seria a utilização de tinta à base de água, que permitirá a caiação uma vez a cada dois anos e possui alta eficiência. O custo dessa tinta é muito maior do que o da cal, mas o risco de danos à árvore é totalmente reduzido a zero.

Seleção de material

Existe um grande número de variedades de limão no mercado, por isso o processo de seleção deve receber muita atenção. Somente neste caso você pode ter certeza de que o produto utilizado pode proteger a árvore e não prejudicá-la.

Na horticultura de hoje, o cálcio, a cal apagada e a cal viva são ativamente usados. Deve-se observar que este produto é obtido por meio da queima de rochas carbonáticas. Dependendo do processamento, pode ser magnésio, dolomita, apagado, cal viva, com e sem vários aditivos. Por isso, o produto é utilizado em quase todas as indústrias, inclusive na construção civil.

É melhor para os iniciantes limitarem-se ao uso de cal especial, que se destina à caiação. É chamado assim - jardim. Você também pode usar uma pasta de limão, que não precisa ser diluída como penugem.

Muitas vezes, várias outras substâncias são incluídas na composição de tal branqueamento, incluindo sulfato de cobre e componentes adesivos. A principal desvantagem dessa ferramenta é seu alto custo, que ultrapassa significativamente o preço da cal comum.

Em segundo lugar está a cal apagada, que é vendida em sacos e, muitas vezes, também designada por cal hidratada. Recebeu um nome semelhante pelo facto de se distinguir pela sua cor branca e grânulos friáveis. Este produto é bastante simples no processo de reconstituição, e a solução resultante pode ser usada imediatamente. A única desvantagem é que é extremamente difícil armazená-lo e, muitas vezes, existem falsificações no mercado que não são altamente eficazes.

O mais eficaz e popular hoje é a cal virgem, que é ativamente usada para caiar árvores e é famosa por sua economia no processo de aplicação.

Os jardineiros experientes geralmente apagam a cal por conta própria, mas deve-se ter em mente que o processo de preparação de uma solução exige o cumprimento estrito das regras de segurança.

Como extinguir o cal?

Antes do uso, a cal viva deve ser extinta sem falta, pois sem isso não será possível fazer uma solução adequada. Quando a água é adicionada, uma reação química ocorre, resultando em uma geração de calor extremamente alta. Por isso é necessário fazer todo o processo na rua e cuidar dos equipamentos de proteção. Em alguns casos, podem voar respingos que podem queimar a pele humana.

Este processo é um pouco semelhante à fervura. É por isso que todas as medidas de proteção devem ser tomadas para evitar queimaduras na pele ou nos olhos.

Também é recomendado o uso de roupas especiais de construção, incluindo óculos de proteção e luvas. Um balde de metal que pode lidar com altas temperaturas é ideal para apagar a cal. Em nenhum caso deve ser usado plástico, pois pode ser danificado.

O processo de hidratação da cal é o seguinte:

  • a água fria é coletada no balde, que vai precisar de cerca de 5 litros por quilo do produto;
  • a cal deve ser colocada em um balde em pequenas porções para evitar uma forte reação térmica;
  • a reação química começa quase imediatamente após o pó ter sido introduzido;
  • o balde é coberto com uma tampa até que pare de borbulhar;
  • após o término da reação de enxofre, a solução ficará branca significativamente, e antes do uso será necessário deixar o produto fermentar por cerca de dois dias.

Um dos pontos mais importantes é o processo de diluição da cal apagada. Para calar as árvores, bastará diluí-la com água em proporções iguais. A escolha da quantidade de líquido depende de como será feita a cal. Se um pincel for usado para isso, uma solução espessa é necessária, mas ao usar um spray, um agente mais líquido é necessário.

Receitas de Formulação

Qualquer pessoa pode fazer uma solução de cal à base de cal com as próprias mãos, no entanto, deve seguir rigorosamente as instruções e a receita. Obviamente, o principal componente de tal caiação é a cal. No entanto, para obter um resultado ideal, é necessário adicionar vários componentes a ele.

  • Adesivos. São eles que garantem a fixação da cal no tronco da árvore e não permitem que escorra. O melhor é escolher ingredientes naturais na forma de argila ou pasta. No entanto, se necessário, você pode usar PVA ou outra cola de resistência máxima.
  • Fungicidas na forma de sulfato de cobre ou sulfato de cobre, que são necessários para proteger a árvore dos fungos. Além disso, tais soluções desinfetam perfeitamente as lesões e aceleram significativamente o processo de restauração da superfície da casca.
  • Sabão em pó ou cinza. Perfeito para combater líquenes e outros organismos semelhantes.

Uma das receitas de cal mais populares é usar 8 litros de água, 200 g de sulfato de cobre e um quilo de cal apagada. Se desejar, você também pode adicionar um quilo de esterco, que fornecerá a solução com excelente fixação.

Se você precisa economizar o máximo possível, pode simplesmente diluir 3 kg de cal e 3 kg de argila em 10 litros de água, o que é suficiente para processar um jardim inteiro.

Antes de adicionar o sulfato de cobre, ele deve ser dissolvido em uma pequena quantidade de água morna. Isso evitará uma reação química excessivamente ativa da adição de todos os componentes. Além disso, isso dará ao produto final um efeito homogêneo, o que simplifica muito a aplicação.

Como branquear o cano corretamente?

Entre as recomendações para a caiação de troncos de árvores estão as seguintes:

  • para mudas jovens, é melhor caiar a parte inferior e embrulhar o restante com um pano branco;
  • as árvores frutíferas devem ser completamente caiadas de branco, incluindo os ramos esqueléticos;
  • ao processar árvores velhas, você primeiro precisa se livrar da casca descamada, que pode conter vários microorganismos prejudiciais.

Todos os ramos devem ser passados ​​várias vezes para que não haja lacunas sem pintura. Além disso, você pode usar dispositivos aerossóis especiais que também permitem tratar todos os galhos das árvores, e não apenas bases grossas.

A taxa de consumo de giz seco ou cal depende da composição da solução, bem como do tamanho das árvores. Basta direcionar a solução uma vez e depois a olho nu será possível determinar a quantidade ideal do produto para diluição e uso.

Assim, a cal é a melhor maneira de caiar as árvores. Com uma abordagem competente, será possível garantir a proteção confiável da árvore dos efeitos negativos da luz solar e de outros fenômenos climáticos, bem como de pragas e doenças fúngicas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário