Tudo sobre ivy

Tudo sobre ivy
  1. Característica
  2. Distribuição na natureza
  3. Visualizações
  4. Características de reprodução
  5. As nuances do cuidado
  6. Possíveis doenças e pragas
  7. Fatos interessantes

Ivy é uma planta que pode ter uma “aparência” diferente dependendo da diversidade de espécies. No entanto, comum a todas as espécies e variedades é a presença de cipós e raízes aéreas, graças às quais a planta pode subir facilmente a qualquer superfície.

Característica

A hera é uma planta pegajosa, conhecida por muitos por sua capacidade de "escalar" paredes de prédios, cercas, arcos. Ele pertence à família Araliev. Representa planta arbustiva perene semelhante a liana com um caule forte e numerosas raízes ventosas aéreas.

Do nome alemão, a planta é traduzida como "sentar" (uma indicação da capacidade da hera de se agarrar, sentar na superfície), do céltico - como "cordão". A planta tem outro nome botânico oficial - hedera.

Como já mencionado, além da raiz principal localizada no solo, a hera possui raízes aéreas adicionais. Sua tarefa não é obter nutrientes do solo, mas se agarrar às superfícies, garantindo a capacidade da planta de escalar quase qualquer superfície vertical.

Se a ivy "escolheu" outra árvore, então a princípio, enquanto os brotos são jovens e fracos, ela serve até certo ponto como um suporte para seu "parceiro". No entanto, tendo emaranhado a maior parte da copa, a hera começa a dominar e sufocar a planta.

As antenas aéreas da planta são altamente sensíveis. Eles são capazes de fazer movimentos circulares até encontrar um suporte possível. Depois disso, vão até o suporte, agarram-se a ele e puxam a videira em sua direção. No futuro, as gavinhas se tornam lignificadas e dobradas em uma mola.

Ivy pode ser cultivada como uma planta de cobertura do solo, resultando em uma "grama" verdejante que cobre o solo e hiberna sob a neve.

Apesar da despretensão e "aparência" atraente ao cultivar um "cordão" perene, é importante lembrar dos cuidados. Isso se deve ao fato de a planta conter substâncias tóxicas. Sua concentração é especialmente alta em frutas. Depois de regar ou cortar as folhas, enfim, de ter entrado em contato com a planta, é preciso lavar as mãos com sabão, e os cuidados com a planta devem ser feitos com luvas.

Flor

A hera floresce no final de agosto e dura até novembro. As inflorescências são guarda-chuvas verdes amarelados indefinidos. As flores são masculinas, bissexuais e femininas. As primeiras 2 espécies podem ser reconhecidas pela presença de 5 estames. As flores femininas têm de 5 a 10 ninhos de ovário.

As flores são visíveis principalmente em rebentos velhos, apenas as plantas adultas com pelo menos 7 a 10 anos de idade florescem. Quanto mais ao norte o heder é cultivado, mais tarde ele florescerá. Variedades de apartamentos quase nunca florescem.

Folha

A planta tem folhas verdes escuras de três ou cinco lóbulos com uma base em forma de coração. Em plantas adultas, são mais ovais. As folhas são opacas, de aparência atraente. Eles estão localizados em uma haste flexível muito próxima uma da outra. isso permite que o heder forme um tapete espesso.

Os botânicos distinguem 2 tipos de folhas. De cor verde escura, grandes folhas coriáceas são formadas nos caules vegetativos. Os ramos com flores têm lâminas de folhas menores. Sua forma é mais oblonga, alongada. A tonalidade das folhas também difere - elas são coloridas em um verde "gramado" mais suave.

A aparência das folhas pode variar ligeiramente entre as variedades de plantas. Jardineiros e paisagistas profissionais apreciam especialmente as folhas com veios pronunciados e cobertas com manchas brancas ou creme. No entanto, essas variedades são mais caprichosas por natureza - são mais exigentes no cuidado, precisam de mais horas de luz do dia.

Fruta

O período de floração é seguido pela frutificação. A hera dá frutos em pequenas "ervilhas" de até 1 cm de diâmetro, que finalmente amadurecem em dezembro.

Nessa época, adquirem uma coloração preto-azulada e podem persistir nos arbustos durante todo o inverno.

Distribuição na natureza

O habitat das sebes são territórios com clima quente e úmido. Na natureza, a hera é comum em toda a Eurásia. Na Europa Ocidental, a planta cresce em várzeas e florestas leves. Os galhos sobem nas árvores, às vezes enrolando-se no tronco até a copa. Nas clareiras, você pode encontrar um tapete de hera rasteira. Arvoredos de plantas podem ser encontrados no Cáucaso e na Transcaucásia. Os locais favoritos são as florestas de faias, vários matagais, encostas rochosas.

Na Rússia, a hera não é encontrada na natureza, ela é cultivada como uma "loach" perene para decorar parques, chalés de verão e áreas suburbanas, edifícios públicos. Além disso, foram cultivadas variedades adequadas para o cultivo interno.

Visualizações

Ivy possui 15 espécies, que, por sua vez, incluem muitas variedades. No entanto, apesar de uma variedade varietal tão rica, todos eles estão unidos por características comuns - a presença de cílios rastejantes e agarrados com raízes aéreas.

Para decorar um terreno pessoal - criando sebes verdes, decorando paredes feias de edifícios, é recomendado o uso de variedades decorativas de sebes.

Para plantar ao ar livre ou crescer em vaso, geralmente se escolhe a hera comum. Os tipos mais populares são Tauride, Finger, Miniature, Winter, Bordered.

A variedade canária, nativa das ilhas Canárias, tem uma "aparência" invulgar. É uma planta variada com folhas densas em forma de coração. Sua peculiaridade é sua cor - é verde-branco.

A casta "Gluard de Marengo" pertence também à casta decorativa, que, aliás, tem um crescimento muito rápido. A variedade "Gray", cuja terra natal é o Afeganistão, é caracterizada por uma flor cinza em folhas verdes. A hera colchis com folhas variegadas tem propriedades decorativas pronunciadas. No entanto, no clima doméstico, cresce muito lentamente, áreas com clima mais ameno ainda são ideais para isso.

A ivy irlandesa tem uma "aparência" interessante. Apresenta uma folha de folha verde escura com nervuras claras. Os veios podem ser cinza claro ou verde claro e os cortes roxos. Finalmente, as próprias folhas são ligeiramente dobradas para cima.

A hera irlandesa espalha-se muito rápida e facilmente "sobe" a uma altura de 6-20 m.

Para cultivo ao ar livre, considere a variedade do jardim. a aparência dessa hera muda com a idade da planta. Ao mesmo tempo, a vista para o jardim apresenta muitas variedades que diferem na forma, tamanho e cor das folhas.

Na parte ocidental da Rússia, no Cáucaso e na Crimeia, a hera comum é comum. É interessante que também seja chamado de inglês, aparentemente devido ao seu amplo uso em jardins no estilo inglês.

Cresce em florestas caducifólias, cujas copas das árvores dão uma densa sombra parcial. Ao mesmo tempo, a hera selvagem comum parece uma trepadeira com caules lenhosos, que se entrelaçam nos troncos e copas das árvores.

Se a hera cresce em regiões montanhosas, então, com suas raízes de antenas, ela se apega às encostas da montanha, de modo que a cadeia de montanhas fica completamente entrelaçada com lianves. Na Rússia central, a hera, se preservada para o inverno, fica apenas sob uma espessa camada de neve.As espécies de hera caucasiana, da Crimeia e dos Cárpatos são caracterizadas por uma elevada resistência ao frio. Curiosamente, essas variedades podem ser transplantadas para regiões mais ao norte, mas, neste caso, suas taxas de crescimento diminuem visivelmente.

A hera comum também tem suas próprias variedades varietais. Entre os mais populares estão vários.

  • "Ouro brilhante", uma característica distintiva das quais são folhas verdes douradas de pequeno tamanho.
  • "Pequena" caracterizado por pequenas lâminas foliares com pequenos rebentos de três folhas. É caracterizada por forte ramificação.
  • "Palmate" - uma planta desta variedade pode ser identificada pela "folhagem" de cinco lóbulos de cor verde escura com veios mais claros.
  • "Torcido" - ivy, caracterizada por uma taxa de crescimento lenta. Possui folhas pequenas, serrilhadas e onduladas ao longo do bordo. Isso dá a impressão de que são ondulados.
  • "Triangular" - a lâmina foliar é em forma de coração, de três pistas, razão pela qual em sua forma se assemelha a um triângulo invertido com cantos suaves. As próprias folhas são pequenas.
  • "Ponta de flecha" - forma de placas de cinco cavidades de cor verde escura.
  • "Tricolor" - as folhas são uma mistura de folhagem branca e verde. No outono, adquirem uma tonalidade avermelhada, além disso, aparecem brotos vermelhos na planta.

    Para o cultivo dentro de casa, o cabeçalho Helix é adequado. Possui placas densas de couro de tom verde escuro. As folhas são salpicadas de nervuras mais claras. Existem variedades variadas de heders Helix.

    Dependendo da variedade, as folhas têm de 3 a 7 lâminas.

    Características de reprodução

    Ivy pode ser propagada de 3 maneiras.

    Por estacas

    Com este método, você precisa cortar pequenos brotos com raízes aéreas e enraizá-los no solo por 2-3 estacas. Você precisa escolher estacas com folhas e raízes adventícias (pelo menos com nó formado) para o corte. O tamanho das raízes é de 10-14 cm, elas precisam ser cortadas em um ângulo agudo. As folhas inferiores (se houver) próximas ao corte são removidas e é aconselhável tratar o próprio corte com uma solução especial de estimulador de crescimento.

    Em seguida, as estacas são enraizadas no solo. O solo é uma mistura de madeira e areia. Primeiro, as mudas são enraizadas sob um filme, que é aberto uma ou duas vezes por dia. À medida que as mudas se enraízam, o filme é removido e, após 1,5 a 2 meses, elas estão prontas para o plantio em campo aberto.

    É melhor usar estacas lignificadas, uma vez que os rebentos verdes jovens criam menos raízes. Além disso, nas condições mais desfavoráveis ​​(por exemplo, queda noturna de temperatura), os cortes morrem na maioria dos casos.

    É ideal cozinhar as mudas no início da primavera, embora você possa fazer isso durante o verão. Já no outono, não é recomendável cortar estacas, já que a hera se prepara para o inverno.

    Fotos

    Com este método, um corte forte e um broto de hera com 8 a 10 folhas é obtido. É pressionado na areia de forma que apenas as folhas permaneçam na superfície. Após 1,5-2 semanas, um sistema radicular completo se formará na areia a partir das raízes aéreas. Depois disso, o broto deve ser cuidadosamente retirado do solo e cortado em estacas. Cada talo deve ter pelo menos 1 folha e raízes. As estacas não podem ser enraizadas na água, mas imediatamente plantadas no solo ou num vaso.

    Camadas

    Para se propagar por este método, você deve pegar um galho de hera longo e forte, fazer pequenos cortes em um lado dele e dobrar esses lugares no chão. Para que o galho crie raízes, ele deve ser fixado ao solo com suportes especiais. Assim que o galho cria raízes, os grampos são removidos e o galho é cuidadosamente "cortado" em camadas. Estes últimos são transplantados para o lugar certo.

    Um fato interessante - embora a hera forme um hemicarpo, ela não se propaga por sementes.

    Isso se deve ao fato de que a planta da semente não retém suas propriedades maternas.

    As nuances do cuidado

    Apesar de a hedera ser uma planta que adora luz, não tolera calor excessivo e ar seco. Em primeiro lugar, depende disso se a hera vai formar um tapete verde ou murchar, mal atingindo um metro de altura.

    Ivy não gosta do sol quente, é ótimo deixar o sol esquentar as folhas verdes de manhã e à noite, e durante o calor do meio-dia, é melhor sombrear a planta. Ao cultivar hera em um apartamento, é necessário manter a umidade do ar adequada. Heder com folhas verdes é mais fácil de cuidar do que as variegadas.

    A temperatura ideal para o cultivo de um "tapete" verde é 18-20 graus, no inverno - 8-12 graus. A planta é capaz de suportar as oscilações de temperatura, não tem medo de correntes de ar.

    Escolher o local certo para a planta ajudará a evitar a exposição excessiva aos raios solares nas folhas. A hera é uma planta tolerante à sombra, portanto, pode ser plantada nos lados norte e noroeste. Isso, aliás, é cômodo, porque às vezes não é fácil escolher plantas que se enraízem em tal local. No entanto, se você escolher variedades de heder variegadas, lembre-se de que elas exigem mais luz.

    A hera pertence a plantas que gostam de umidade e, além disso, tem raízes aéreas, que podem secar facilmente com o calor. É por isso que a rega deve ser abundante e frequente. Ao determinar a frequência de irrigação e o volume de água, deve-se orientar-se pelo estado da coma terrestre. É ideal se estiver sempre hidratado. No entanto, é importante evitar a umidade estagnada, pois isso levará ao apodrecimento das raízes.

    No inverno, se a planta estiver em uma sala aquecida, a frequência de rega permanece quase inalterada. Se a hera hiberna em uma sala fria (jardim de inverno, porão, varanda), então a rega deve ser reduzida.

    Se a hera for cultivada em casa, nos dias quentes de verão, bem como no início da estação de aquecimento, você deve borrifar regularmente as folhas e o espaço ao redor da planta com água de um borrifador. Use umidificadores sempre que possível. Se a temperatura do ar for inferior a +20 graus, você não precisa se preocupar com a umidade do ar, pois ela será adequada por si só.

    Ivy responde com muita gratidão aos fertilizantes aplicados. O principal é inseri-los corretamente. No período de primavera-verão, isso deve ser feito a cada 14-16 dias. O revestimento de cobertura para plantas decíduas de interior é adequado.

    No inverno, o crescimento da planta, embora diminua, não para - ela também precisa ser alimentada. Neste momento, basta aplicar fertilizantes uma vez por mês. Embora seja mais correto focar nas condições da hera "invernal".

    Com excesso de fertilizante, o coletor sinalizará isso com folhas amareladas e caindo.

    As plantas jovens devem ser replantadas todos os anos. Melhor fazer isso no início da primavera. Uma hedera de 4-5 anos é considerada uma planta adulta e precisa ser transplantada a cada 2-3 anos. As espécies de Ampel (incluindo ivy) têm um sistema radicular superficial e, portanto, não precisam de vasos profundos.

    É muito mais importante fazer uma camada de drenagem com cascalho fino e médio ou argila expandida. Isso salvará as plantas da água estagnada no vaso. Quanto ao solo, a hera é pouco exigente neste assunto. Você pode usar um substrato pronto para plantas decíduas decorativas.

    Para preparar o solo com suas próprias mãos, você pode misturar solo de folha e grama, turfa e areia. Todos os "componentes" são retirados uma peça de cada vez. Outra "receita" - tomada na mesma quantidade de terra, húmus, areia. Em suma, a ivy se sente bem em um substrato solto levemente ácido.

    Para obter um tapete exuberante, arbusto, hera deve ser constantemente aparada. Rebentos sem folhas, as folhas secas devem ser cortadas. Isso deve ser feito durante o período de crescimento ativo (verão-início do outono). Para uma melhor ramificação, você também pode beliscar as estacas de brotos jovens. Na primavera, cílios muito longos e protuberantes são aparados, encurtando-os em um terço.Os pedaços cortados podem ser usados ​​para enraizar na água e depois no solo.

    O solo do cheder para o inverno deve ser coberto com cobertura morta para evitar o congelamento. Para isso, turfa ou húmus são adequados. Em lancis baixos, a planta pode ser coberta com folhagem de avelã, maçã ou carvalho. É importante que o abrigo não seja muito denso e muito quente. Os rebentos ainda devem "respirar", caso contrário apodrecem e apodrecem. Na primavera, os brotos são ajuntados sem o uso de um ancinho, caso contrário, a planta pode ser danificada.

    Possíveis doenças e pragas

    Apesar de sua despretensão, o heder pode adoecer. Na maioria dos casos, isso se deve a cuidados inadequados. TAssim como, a rega excessiva, o período de dormência e a abundância de fertilizantes fazem com que os chicotes comecem a desnudar - as folhas amarelecem e caem.

    Se você estava planejando cultivar hera variegada e as folhas de repente ficaram verdes, a planta provavelmente não tem luz suficiente. O aumento da distância entre as folhas também fala da falta de iluminação.

    O aparecimento de uma borda "seca" marrom nas folhas indica ar excessivamente quente e seco, falta de umidade.

    Raramente, a hera pode ser afetada por pragas. Em primeiro lugar - um ácaro-aranha. Nesse caso, uma teia de aranha é visível nos brotos e no interior da folha a olho nu. As folhas podem estar cobertas de pontos prateados - são marcas de picadas de insetos. A própria hera começa a murchar e murchar.

    A infecção da tireóide é possível. Neste caso, pontos pretos aparecem na planta.

    Como tratamento, além de medidas preventivas, você pode usar inseticidas para plantas de jardim - "Karbofos", "Aktara", "Aktellik". A dosagem e a frequência de aplicação de cada medicamento devem ser observadas na embalagem.

    Fatos interessantes

    A hera pertence às mais antigas culturas decorativas, como indica o seu cultivo na Roma Antiga. Um tipo ou outro é encontrado em quase todos os continentes.

    Como uma sempre-viva, a ivy simboliza a imortalidade. no entanto, essa interpretação não é a única. A hera também está associada à fertilidade - não é à toa que adorna a vara e a grinalda do deus Dionísio. Desde a antiguidade, a imagem de uma trepadeira é adornada com taças e recipientes para vinho.

    Esta videira é também sinal de amor fiel e devotado. Isso é indicado pela lenda dos amantes Tristão e Isolda, em cujo túmulo a videira e a hera cresceram e se entrelaçaram.

    Ivy também foi considerada uma planta que ajuda as mulheres a manter a juventude e a beleza. Ele foi incluído em grinaldas, tecidas em seu cabelo. Acreditava-se que um galho colocado no peito de uma menina adormecida prolongaria sua juventude.

    Tal atenção à planta levou ao fato de que ela freqüentemente "aparece" nos livros de sonhos. Ver galhos sempre verdes é um sinal de sucesso e saúde. Para as meninas, esse sonho promete encontros agradáveis ​​e surpresas inesperadas.

    Conseqüentemente, a hera seca é um sinal de doença e fracasso.

    Está provado que a planta purifica o ar e reduz o conteúdo de micróbios patogênicos em 30-40%. Por isso, é recomendável criá-lo em escritórios e instalações industriais, bem como em instalações próximas a fábricas, fábricas, rodovias.

    Hedera traz energia positiva para a sala. Acredita-se que dá energia, força e autoconfiança a pessoas indecisas. No entanto, ao cultivar uma planta em casa, é importante não esquecer que ela é venenosa.

    Durante a época de Avicena, a hera ganhou ainda mais popularidade devido às suas propriedades medicinais. No entanto, se você recorrer à literatura antiga, verá que, com a ajuda de folhas perenes, Odisseu se livrou de suas feridas. Na Idade Média, Leonardo da Vinci falou sobre as propriedades curativas da hera.

    Por muito tempo, a medicina moderna não reconheceu as propriedades curativas do heder, mas recentemente seus componentes foram usados ​​na terapia tradicional (por exemplo, Prospan, prescrito para bronquite, tosse) e na homeopatia.A planta tem propriedades antitússicas, antibacterianas, antiinflamatórias e tônicas, cicatriza feridas.

    Lianas também são utilizadas em cosmetologia - como componente de cremes e outras formulações para combater a celulite.

    Considere as opções mais interessantes e comuns para o paisagismo de lotes domésticos com hera.

    Combina bem com pedra, tijolo, madeira. Uma das vantagens da planta é a capacidade de economizar terras, já que a hera é usada para jardinagem vertical.

    A planta sobe facilmente em qualquer superfície, com exceção de superfícies de vidro e metal perfeitamente lisas. Nesse caso, é melhor considerar um sistema de suporte de hera. Em regiões quentes, a hera pode ser danificada por paredes muito brancas e claras, que refletem fortemente a luz. Os brotos murcharão.

    Hedera é amplamente utilizada para tornar os telhados mais verdes. A propósito, esse "revestimento" não tem apenas uma função estética, mas também prática. A parede de hera protege contra o superaquecimento no calor do verão e evita uma forte perda de calor no inverno.

    Se a ivy for cultivada como planta de cobertura do solo, ela pode ser combinada com bordo, bétula.

    Devido ao sistema radicular altamente desenvolvido deste último, geralmente não é fácil para eles encontrarem "vizinhos".

    Pelúcia vai bem com arbustos baixos (especialmente matizes variegados ou roxos), rosas padrão. No período da primavera (e outono), a hedera assume uma tonalidade avermelhada, o que permite combiná-la com as prímulas. A paleta avermelhada enfatiza de forma especial a ternura deste último.

    Para cercas e cercas de paisagismo, bem como em áreas sombreadas, é melhor usar hera irlandesa, pois é mais resistente ao inverno.

    A hera dos Cárpatos também é caracterizada pela resistência a baixas temperaturas. No entanto, não forma uma colcha sólida, por isso é melhor usá-la para decorar elementos individuais.

    Se a tarefa é esconder a superfície feia dos edifícios em um curto espaço de tempo, para criar uma cerca viva, então a hera de jardim é usada. Ele cresce rapidamente para formar uma copa verde exuberante. Contra o pano de fundo dessa cerca viva, arbustos brilhantes parecem ótimos.

    Em caixas fora da janela ou pequenos recipientes em uma varanda aberta, as variedades anãs parecem atraentes.

    Para os segredos dos cuidados com a ivy, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário