Hera de jardim: características, plantio e cuidados
A hera perene (Hedera) é uma planta bem conhecida. Ao se encontrar com ele, a imaginação involuntariamente evoca associações com as vistas de mansões inglesas, entrelaçadas com trepadeiras. Torce-se e fixa-se facilmente a quaisquer paredes, vedações e suportes, graças ao qual é amplamente utilizado na criação de composições paisagísticas.
Descrição
Hera de jardim é uma planta perene perene semelhante a um cipó da família Araliev. Seus caules-cipós encaracolados com ventosas de raízes aéreas são capazes de entrançar superfícies de várias configurações, podendo crescer até 30 m de comprimento. Existem muitas variedades de hera que diferem umas das outras nas propriedades decorativas das folhas.
Folhas de várias formas (em forma de coração, três dedos, cinco dedos) são pintadas principalmente em tons de verde.
Algumas variedades decorativas são caracterizadas por folhagens variegadas, com listras, traços, manchas multicoloridas, contornando as bordas.
Ivy bloom começa não antes dos 10-12 anos de idade. Hera florescem no outono, "guarda-chuvas" amarelados lisos que não têm valor decorativo, o cheiro de inflorescências é peculiar, nada agradável. Os frutos são bagas pretas com uma tonalidade azulada, que conferem às plantas um efeito decorativo adicional. Eles são venenosos para os humanos, mas os pássaros, especialmente os pombos e os melros, os apreciam com prazer, sem o menor dano à saúde.
As propriedades medicinais da hera são usadas há muito tempo na medicina popular (decocções, tinturas, xaropes). Na farmacologia, são criadas preparações à base de hera, que são usadas com sucesso na medicina no tratamento de gota, reumatismo, hipertensão, glândula tireóide, doenças do trato respiratório, vasos sanguíneos e muitas outras doenças.
Tipos e variedades
Ivy é uma planta termofílica, cresce bem em regiões com clima quente, mas existem variedades resistentes ao inverno que são cultivadas com sucesso em jardins e dachas na região de Moscou e em todo o território da Rússia central. Os principais grupos de espécies de hera: comum, Cólquida e da Crimeia.
A mais comum em nossas latitudes é a hera comum resistente à geada (Hedera helix). Nos primeiros anos após o plantio, ela cresce lenta mas seguramente. É usado em jardinagem vertical e como cultura de cobertura do solo. Despretensioso, prefere um lugar sombreado sem vento, tem muitas variedades de formas e variedades.
Como propagar?
A melhor maneira de propagar a hera é por meio de estacas. Na primavera ou início do verão, brotos semilignificados saudáveis são escolhidos e estacas de 12-20 cm cada com rudimentos de raízes aéreas são cortadas das partes apicais. A parte inferior da estaca é limpa das folhas até o nível de imersão no solo e umedecida com solução de Kornevin para estimular a formação do sistema radicular.
Você pode enraizar as mudas em um recipiente com substrato nutriente, na água ou diretamente no solo. A maneira mais segura de fazer isso é em um substrato de solo solto. As mudas são colocadas no solo por um terço, regadas e deixadas por cerca de um mês e meio, mantendo o solo constantemente úmido. Após o enraizamento, novas mudas devem ser transplantadas para o jardim para cultivo posterior.
A hera comum pode ser propagada por camadas. Para fazer isso, você precisa dobrar a haste inferior ao solo, fixar o ponto de contato com pinos de metal ou estilingues de madeira, polvilhar com terra e garantir a rega regular.
As raízes do ar crescerão rapidamente e se transformarão em raízes do solo. No próximo ano, a planta enraizada estará pronta para ser plantada em seu local definitivo. É separado do arbusto principal e transplantado.
Aterrissagem
A melhor época para plantar videiras é no início da primavera. Para plantar hera perene, escolha um local adequado. O ideal seria uma área elevada onde não houvesse água subterrânea estagnada, sem correntes de ar e ventos fortes, à sombra da luz solar direta. A melhor opção de solo é solto, fértil, com reação neutra ou levemente alcalina, com boa aeração e permeabilidade à umidade.
É necessário preparar a cova de plantio de forma que as raízes da muda se encaixem livremente durante o plantio. Uma camada de drenagem é colocada na cova (cascalho fino, seixos são adequados) e um pouco de mistura de solo é derramado. Você pode pegar um substrato pronto comprado em uma loja especializada.
A muda preparada é colocada em um buraco, o solo é colocado e a zona próxima ao caule é levemente compactada, então a planta é abundantemente regada. Ao plantar várias mudas, elas são plantadas a uma distância de meio metro uma da outra.
Para que uma videira jovem crie raízes bem, é necessário cuidar adequadamente da planta desde os primeiros dias de plantio.
Cuidado
Os procedimentos para cuidar da hera não são particularmente difíceis e não contêm nenhuma manipulação impensável. Basta realizar elementos simples em tempo hábil: regar, alimentar, mulching, poda, soltar o solo, preparar para o inverno, de acordo com as recomendações dos floristas.
Rega
A rega adequada é essencial para que a hera de jardim ornamental saudável cresça. Não regue as plantas com muita frequência nem seque o solo. A frequência da rega depende diretamente das condições meteorológicas - durante as chuvas (dependendo da sua intensidade), a rega é reduzida e, no tempo seco, aumenta. Determinar a prontidão de uma planta para regar é bastante simples - você precisa verificar o solo sob a videira e o estado das folhas.
Se uma crosta se formou no solo e as folhas murcharam um pouco, é hora de regar. Regue a planta, afrouxe o solo embaixo dela e logo ela terá uma aparência saudável.
Mulching e afrouxando o solo
O afrouxamento periódico do solo sob as torres e cobertura com materiais orgânicos (folhas caídas, serragem, lascas de turfa) garantem a troca de ar ideal e a retenção de umidade para o enraizamento bem-sucedido de plantas jovens. As fortes chuvas passadas podem “sobrecarregar” o solo, por isso é necessário soltar o solo com cuidado, evitando danos às raízes, a fim de proporcionar ao sistema radicular uma respiração plena e saturação da umidade. Espalhe uma fina camada de cobertura morta sob as videiras e aumente gradualmente sua espessura conforme o outono se aproxima.
Top curativo
Para que o cipó não perca suas propriedades decorativas e enfeite a paisagem do local, é preciso ajudá-lo periodicamente a recuperar a força para formar novos brotos. Para isso, fertilizantes contendo nitrogênio complexos são usados no início do verão. Desde julho, eles passam a fertilizar com fertilizantes à base de potássio e fósforo, que ajudam as plantas a endurecer antes do inverno.
Poda
Para fazer edifícios agrícolas ou sebes trançadas com cipós parecerem esteticamente agradáveis, é necessário aparar e apertar periodicamente os brotos em crescimento. Após a poda, a hera terá muitos rebentos laterais, o que dará à videira um efeito decorativo mais eficaz. A poda só pode ser iniciada após o final do fluxo de seiva da primavera, que ocorrerá no início de junho.
O processamento dos cortes com piche de jardim ou carvão ativado salvará a videira de possíveis danos por infecções de plantas.
Preparando-se para o inverno
A alta resistência à geada da hera de jardim permite que eles fiquem sem abrigos de inverno em áreas com clima ameno. Uma camada de cobertura morta e cobertura de neve fornecem proteção contra geada suficiente. Em áreas com invernos mais frios, as vinhas precisam ser cobertas para o inverno.É melhor retirá-los cuidadosamente do suporte, espalhar no chão e cobri-los com estopa, um material especial de cobertura e ramos de abeto conífero.
Na primavera, quando a neve derrete, o abrigo deve ser retirado em tempo hábil para que os brotos não sofram perda de umidade.
Aplicação em paisagismo
Jardineiros usam heders ativamente em composições de paisagens em seus terrenos. Cipós encaracolados, intrincadamente entrelaçando vários edifícios e escondendo áreas pouco atraentes do país, são uma visão fabulosa. Ivy pode transformar uma parede vazia, gazebo, arco, coluna, coluna. E isso não exigirá nenhuma preocupação especial dos proprietários do site. Ivy se dá bem ao lado de vários tipos de arbustos - sejam coníferas, caducas ou plantando rosas. Sujeitas a técnicas de cultivo e cuidados adequados, trepadeiras frescas decorarão seu local por muitos anos.
Para saber como a ivy cresce, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.