Coberturas para playgrounds: tipos e sutilezas de escolha
O playground não deve ser apenas confortável, mas também seguro. Por isso, atenção especial é dada às questões relacionadas à cobertura da área de jogo. Por muitos anos, os talhões eram cobertos com areia ou eram cultivados grama, mas hoje em dia eles foram substituídos por tecnologias mais modernas.
Qual deve ser a cobertura?
Os psicólogos provaram há muitos anos que as crianças se desenvolvem mais harmoniosamente em condições nas quais não são limitadas em questões de familiaridade com o mundo ao seu redor. As crianças precisam de condições adequadas para que possam melhorar a sua atividade interpessoal e física e é o parque infantil que desempenha um grande papel nisso.
Lá, as crianças praticam suas habilidades de comunicação ao máximo e também podem se mover, correr e pular ativamente. Mas muitos pais cercam seus filhos com tanto cuidado que, com medo de se machucar, proíbem a criança não apenas de escalar as estruturas dos locais, mas também de se mover livremente.
A criança não precisa de superproteção. Além disso, não se justifica - os parques infantis modernos são equipados de forma a reduzir ao mínimo o risco de contusões e ferimentos.
O comissionamento de equipamentos para áreas de jogos está sujeito a decretos regulamentares e é realizado em estrita conformidade com os requisitos do GOST, que, entre outras coisas, regulamenta o uso de certos materiais de cobertura.
De acordo com o documento GOST R 52169-2012, os locais devem ter um revestimento de absorção de choque. Neste caso, o grau de absorção do choque é calculado de acordo com critérios especiais, levando em consideração a altura máxima a partir da qual o bebê pode cair e não quebrar ao mesmo tempo - é este parâmetro que é usado como base para determinar o ideal tipo de revestimentos nos locais.
A lei proíbe a disposição de áreas infantis com superfícies asfálticas e de concreto - esses materiais não têm a elasticidade necessária, o que pode causar sérios danos caso as crianças caiam - a superfície deve estar livre de lesões.
O gramado familiar em anos anteriores também não é adequado - seu grau de elasticidade depende em grande parte do período de operação, do grau de uso e desgaste, bem como de fatores climáticos (por exemplo, com ar seco, temperaturas mais baixas, e também após a chuva, o parâmetro diminui significativamente). Além disso, o uso de materiais com maior efeito abrasivo, como brita, seixo e outras substâncias soltas, não é recomendado nas obras.
Apenas revestimentos especiais para pisos são permitidos para uso em sites, cujo nível de elasticidade não depende de forma alguma dos fatores atmosféricos. Além disso, eles devem ter uma longa vida útil. Os materiais utilizados devem ser antiderrapantes e com absorção de choque. O material deve atender às normas sanitárias e higiênicas, não deve conter substâncias nocivas e emitir elementos tóxicos voláteis quando utilizado.
Variedades
Se tudo é claro com parques infantis em locais públicos, então os proprietários das suas próprias casas costumam equipar um canto infantil à moda antiga, enchendo-o com areia de rio. A vantagem indiscutível dessa cobertura é o custo.Além disso, a areia é considerada um material durável e bastante macio que cumpre perfeitamente com sua tarefa principal - ela absorve um forte impacto, reduzindo a probabilidade de ferimentos, ferimentos e hematomas.
Mas usar areia tem suas desvantagens:
- rapidamente transportado para fora da área de jogo dedicada;
- pode entrar nos olhos, nariz e boca do bebê;
- areia pode esconder varas pontiagudas, vidro e outros detritos;
- os gatos e os cães costumam usar áreas arenosas para suas necessidades naturais;
- em tempo chuvoso, a areia absorve rapidamente a umidade, torna-se pesada e se assemelha a uma bagunça de lama em consistência e seca muito lentamente.
O gramado não é menos popular entre os proprietários - a grama resistente ao pisoteio tem um aspecto esteticamente agradável, agradável à vista e cria um bom humor para adultos e crianças. Tal revestimento é caracterizado por alta compatibilidade ambiental, naturalidade e boas qualidades de absorção de choque.
Ao mesmo tempo, a grama precisa de cuidados constantes, devendo ser frequentemente regada, cortada, coletada o lixo e semeada em áreas pisoteadas ou queimadas. Além disso, vermes, lesmas e outros insetos indesejados costumam se esconder na grama. Outro problema associado à relva natural são as ervas daninhas. Para se livrar deles, muitas vezes você precisa recorrer a produtos químicos que podem prejudicar seu bebê, causar asma ou desenvolver alergias.
O preço dessa cobertura também é importante - um gramado de alta qualidade é caro, por isso é aconselhável combinar grama com coberturas mais duráveis e elásticas na área de lazer.
Você também não deve usar cascalho ou pedra triturada como material de cobertura - ao cair, o bebê pode se machucar nas partes salientes e sofrer uma forte abrasão. Materiais soltos são freqüentemente encontrados espalhados por todo o site, fora da área de jogo. Porém, se você ainda está determinado a usar pedras, é melhor dar preferência ao granito laminado, que é menos traumático.
Proprietários mais sofisticados mudaram para tipos modernos de revestimentos.
Revestimento tartan
É frequentemente utilizado para pistas de corrida e ciclismo, bem como parques infantis e campos desportivos. Tecnicamente falando, o tartan é uma migalha de borracha sintética. É um material hipoalergênico, altamente ecológico, e as tinturas utilizadas são sempre de origem exclusivamente natural.
O material consiste em duas camadas: o inferior, feito de miolo de borracha granulada de tonalidade preta, e o superior - colorido. Essas duas camadas de revestimento são unidas uma à outra com cola de poliuretano. Tradicionalmente, esses revestimentos são feitos em verde, mas também podem ser em tons de marrom, azul brilhante ou amarelo.
Este revestimento é colocado em uma superfície densa, de forma ideal - asfalto ou concreto usando uma tecnologia especial de vazamento.
As vantagens do material incluem:
- resistência à abrasão e pisoteio;
- segurança de trauma do material;
- resistência a extremos de temperatura;
- facilidade de limpeza.
As desvantagens estão associadas a altos custos de material e mão de obra para organizar tal local - o custo dos materiais é alto e a instalação requer o uso de serviços profissionais.
Coberturas modulares de plástico
Esses materiais são módulos especiais que são conectados de acordo com um princípio dobrável, enquanto os fechos são conectados por meio de pequenas travas.
Trata-se de um material bastante barato, além disso, os fabricantes costumam fazer promoções e dar descontos, principalmente na entressafra. Os produtos suportam uma ampla faixa de temperatura, o revestimento não perde sua performance sob os efeitos da chuva e da neve, além de transportar uma carga de até 200 toneladas por metro quadrado.Os modelos de plástico são duráveis e podem servir fielmente por mais de uma dúzia de anos. Além disso, o arranjo não requer habilidades e ferramentas especiais, e a limpeza desse material é simples e conveniente. Esta é uma escolha ideal para chalés de verão, pequenos lotes adjacentes. As capas de plástico proporcionam à criança a máxima proteção e segurança.
Mas essa cobertura é bastante dura, e isso deve ser levado em consideração, pois pode ser muito dolorido quando o bebê cai.
Placas feitas de polipropileno e polietileno
São materiais poliméricos práticos que se distinguem pela resistência ao pisoteio, boa tolerância a baixas temperaturas e estabilidade geométrica. As lajes têm uma superfície nervurada, de modo que uma criança não pode escorregar nessa superfície e cair. Um bom bônus é o preço, que é bastante democrático em comparação com muitos outros materiais.
Ao mesmo tempo, a vida útil de tal material é ligeiramente inferior à do plástico e a escolha de tonalidades é freqüentemente limitada.
Telha de borracha
Uma opção muito boa para a disposição de playgrounds é a telha de borracha de segurança, que, do ponto de vista operacional, em nada é inferior a um revestimento de tartã com uma única diferença - as costuras se formam entre os módulos da telha de borracha, que, ao serem colocadas sobre um base irregular, pode causar um encaixe solto dos painéis. Para evitar que isso aconteça, um primer especial à base de cola de poliuretano é primeiro aplicado na superfície, e no topo do revestimento os módulos são completamente enrolados com um rolo e batidos com um martelo especial. O processo de instalação é trabalhoso e demorado, embora nenhum equipamento especial de instalação seja necessário. É importante que em caso de dano a tal revestimento, você pode simplesmente substituir um módulo, e não desmontar todo o revestimento. As telhas de borracha são resistentes a condições climáticas adversas e produtos químicos.
A desvantagem é que tal ladrilho é permeável à água, por isso é necessário montar o revestimento com uma inclinação de 2-3 grauspara que a água não fique estagnada sob a borracha, criando condições ideais para a multiplicação de fungos e outros microorganismos patogênicos.
Relva artificial
Este é um revestimento de rolo bastante interessante que imita visualmente a grama real viva, mas não tem suas desvantagens características.
Comprar essa cobertura é bastante lucrativo e prático, as crianças gostam de correr e deitar na grama, mas ao mesmo tempo não precisa ser regada, ceifada, alimentada com fertilizantes orgânicos e minerais. A grama de plástico não seca ou desbota ao sol, e não apodrece quando exposta à alta umidade. Além disso, não mancha as roupas, ao contrário das reais.
Este tapete é ideal para a colocação em casa, pois o revestimento possui a necessária camada de absorção de choques, o que reduz significativamente a carga sobre as pernas e vértebras ao pular e cair, porém, para ser justo, notamos que quando um bebê cai, ele ainda não pode evitar escoriações nos joelhos e hematomas.
Este gramado é feito apenas de materiais ecológicos. Também há desvantagens - a grama deve ser penteada regularmente, pois pode acumular detritos, seixos pontiagudos, galhos e gravetos, além de se aquecer ao sol, o que muitas vezes traz desconforto, principalmente se a criança gosta de correr descalça. Ao adquirir esse material, atenção especial deve ser dada à altura da grama - muito baixa não dá o efeito elástico necessário, e muito alta pode dificultar o movimento das migalhas pelo local.
A opção original para organizar um esporte ou playground são as fichas decorativas. Este termo se refere a serragem mole ou pequenos pedaços de madeira, que não podem machucar o bebê.Ao mesmo tempo, este revestimento é facilmente levado por uma rajada de vento, pode grudar nas roupas e na chuva rapidamente perde suas propriedades e "não sobreviverá ao inverno" - esse revestimento tem a ser renovado todos os anos. O mercado moderno oferece uma ampla gama de revestimentos para todos os gostos e bolsos. Mas em condições de orçamento limitado, você pode tentar fazer revestimentos de alta qualidade com suas próprias mãos.
Por exemplo, você pode cortar pneus de carro em macarrão com um cortador mecânico, polvilhe em uma folha de geotêxtil untada com resina e pressione com uma prensa, por exemplo, madeira compensada. Assim, serão obtidas lajes, que poderão ser assentadas no local após um dia.
Em geral, para criar espaços infantis e desportivos seguros e confortáveis, é ideal combinar vários materiais. Por exemplo, para a organização de um pequeno campo de futebol, é feito gramado sintético, e para as ciclovias é melhor aplicar asfalto comum ou preenchê-las com concreto de alta qualidade. E coloque coberturas de borracha perto dos balanços e playgrounds. Assim, para cada zona, será criado o ambiente mais funcional e traumático, o que permitirá organizar um território bem planejado e economizar dinheiro gasto.
Como escolher?
Seja qual for o revestimento de sua preferência, o principal critério para sua eficácia será a segurança da criança, por isso é necessário dar preferência a materiais macios e ecologicamente corretos de fabricantes confiáveis. É bom se a superfície da área de jogo puder ser facilmente cuidada - nada deve impedir a varredura de detritos e a lavagem do material.
É aconselhável evitar lajes pequenas, pois com o uso intensivo delas podem surgir folgas entre as costuras.em que uma criança pode ficar presa com um pé e cair. Instalação ideal de pisos sem costura.
Não use piso compactado - com o tempo, os pregos podem vir à superfície e ferir a criança. É importante levar em consideração a idade da criança, pois isso determina em grande parte o grau e o tipo de atividade do bebê. Claro, não se deve ignorar as características climáticas da região e, consequentemente, a resistência do revestimento a altas e baixas temperaturas, a capacidade de manter suas funções após se molhar.
Não se esqueça que um material bem escolhido para a cobertura externa é a garantia de uma estadia segura do seu filho na rua e da sua tranquilidade.
No próximo vídeo, você encontrará instruções para a auto-instalação de um revestimento de borracha fragmentada.
O comentário foi enviado com sucesso.