Parquinhos de madeira: o que é interessante para as crianças e como implementá-lo?
O playground onde as crianças brincam não é um atributo menos importante de qualquer bairro ou apenas um quintal do que lojas, escolas e outras instalações. Não é à toa que, ao vender um imóvel, é dada ênfase a ele junto com outros elementos. Mas fazer tudo certo é mais difícil do que parece, é preciso levar em conta muitas nuances e sutilezas.
Requisitos gerais para arranjo
Estamos a falar dos pontos fundamentais que devem ser garantidos em qualquer caso. Não importa se o site está sendo preparado:
- para dar;
- para o pátio de um prédio de apartamentos;
- para um grande microdistrito;
- para um chalé na cidade;
- para uma casa de campo.
Apesar de toda a aparente leveza e simplicidade dos próximos trabalhos, não se pode deixar de fazer projetos. É muito mais fácil corrigir erros no papel ou em um programa de computador especial do que após a conclusão da construção. As "três baleias" para o playground são:
- segurança;
- funcionalidade máxima;
- comodidade e cumprimento dos requisitos, necessidades dos bebês (nesta ordem).
Uma vez que as crianças não podem garantir totalmente sua própria segurança, muito depende dos adultos, de sua assistência oportuna em vários casos. E, portanto, o playground deve ser o mais acessível possível para revisão. Idealmente, deve ser totalmente observável de todos os lugares onde adultos ou pelo menos adolescentes estarão sistematicamente. Normalmente, esses lugares são as janelas da casa mais próxima e os quartos escondidos atrás delas. Mas muitos perigos podem ser previstos e eliminados com antecedência.
Não é recomendado colocar playgrounds:
- perto de garagens;
- diretamente na faixa de rodagem;
- nas margens de rios, lagos, pântanos;
- próximo a cabines de transformadores, linhas de força, trilhos de trem e bonde, botijões de gás e postos de gasolina.
Ao preparar o local para o trabalho, é necessário verificar cuidadosamente se há cabos de vários tipos, objetos de metal e vazios no solo. Se possível, vale a pena retirar o local da piscina. Os construtores devem tentar tornar a área o mais plana possível e cobri-la com um material macio.
Quedas durante jogos ativos são completamente inevitáveis e quanto mais difícil for a cobertura, mais perigosa será a área para as crianças. Na hora de fazer um projeto, é necessário indicar não só os detalhes em si, que cabem em determinados lugares, mas também suas dimensões.
Preferências de idade das crianças
A limitação apenas às estruturas de madeira é bastante razoável: elas podem ser totalmente feitas à mão. Ao mesmo tempo, a árvore permite satisfazer o pedido de crianças de qualquer idade. Quase todos os sites estão equipados com:
- caixa de areia;
- balanço;
- slide.
No início, os próprios adultos terão que levantar as crianças do escorregador e balançá-las no balanço. Mas muito em breve este tempo terminará e o desenvolvimento independente do espaço circundante começará.
Crianças em idade pré-escolar, tendo aprendido a se mover por conta própria, preferem jogos temáticos. Eles podem ser coletivos e solitários, mas em qualquer caso eles estão focados no desenvolvimento de habilidades motoras finas, concentração de atenção. Assim, o círculo dos elementos mais exigidos inclui:
- "Casas fabulosas";
- caixas de areia;
- outros designs que permitem ganhar experiência de interação com o mundo exterior.
Mas na idade de 7 a 9 anos, as prioridades são completamente diferentes: paredes de escalada, escorregadores de alta altitude e outras atrações projetadas estritamente para o lazer ativo são obrigatórios. À medida que as crianças crescem, o preenchimento dos objetos de brincar se torna mais complicado.
Os adolescentes já precisam de linhas de obstáculos, barras horizontais, sacos de pancadas, quadras de basquete, campos de hóquei e futebol, quadras de tênis. Em casas onde vive uma grande família, bem como em microdistritos ou mesmo pátios de cidades separados, é necessário colocar elementos pensados para diferentes idades. É exatamente isso que os arquitetos fazem ao planejar um território para um novo empreendimento.
Uma área é necessariamente alocada para jogos ativos. Os objetos são colocados lá, permitindo que você suba, e as cordas são suspensas. Recomenda-se deixar espaço livre para corrida e outras atividades. Em outra área, tudo é feito para o RPG e o entretenimento relaxante. É aqui que "trens", casas são montadas, caixas de areia são quebradas.
Além desses objetos, a destinação de uma parte para lazer é bastante praticada. Existem gazebos e toldos, as tendas são estendidas. Em um caso mais simples, eles se limitam a colocar canteiros de flores ao lado dos bancos. Independentemente dessas decisões, é recomendável pensar igualmente no conforto para adultos e crianças. Das partes adicionais, uma pista de obstáculos esportivos e uma área para jogos de tabuleiro podem ser de benefício considerável.
Com a ajuda de balanceadores é fácil agradar crianças de 3 a 7 anos. Mas é importante entender que nem todos eles são seguros o suficiente. Você só deve comprar produtos equipados com corrimãos adequados. Os balancins são adequados desde os 2-3 anos de idade; deve-se dar preferência a produtos de formato incomum e de cor brilhante e suculenta. Contribui para a retenção da atenção e o desenvolvimento da imaginação.
Embora um swing às vezes seja considerado um elemento um tanto estereotipado, deve ser obrigatório. Crianças de qualquer idade ficarão felizes em usá-los. Para os visitantes do jardim de infância é necessária a montagem de uma estrutura baixa, cuja sede é vedada. Mais tarde, uma solução diferente é necessária: com um assento aberto, com um prédio alto e um curso significativo. No pátio de um prédio de apartamentos, balanços em pares ou uma seleção de vários elementos diferentes são colocados, então todos serão capazes de usar a atração improvisada.
Se você tem que equipar o território para adolescentes, é muito importante criar estruturas de escalada complexas. Essa complexidade só vai se beneficiar, ajudando a melhorar o sistema musculoesquelético e a orientação no espaço, a treinar flexibilidade, resistência. Quanto mais alto e mais íngreme o slide, mais velhos devem ser seus usuários. É importante lembrar que ao redor de cada atração é criada uma área de segurança. Não pode ser ocupado com outros produtos de entretenimento ou usado de qualquer outra forma.
Estágios de design
Vamos considerar como colocar em prática um playground de madeira.
Escolha de local e tipo de cobertura
Não basta preparar desenhos, mesmo com as dimensões exatas de atrações específicas e detalhes únicos. É importante levar em consideração as sutilezas ao selecionar um território. Em parte, isso já foi discutido, mas, além da segurança, é preciso atentar para outros pontos. Portanto, a construção de uma caixa de areia sob a copa das árvores ou arbustos altos é irracional. Vários destroços cairão de lá.
Você também deve evitar colocar parques infantis perto de penhascos íngremes, lixões oficiais e não registrados (lixões). Em casas particulares e chalés de verão, os locais próximos a poços, banheiros e fossas sépticas são considerados “zonas proibidas”. Durante o dia, a área deve ser iluminada pelo sol por pelo menos várias horas, e é ideal quando isso acontece pela manhã. Por volta das 12 horas, pelo menos parte do local deve ser coberto com sombra. Onde não houver sombra, posicionar a piscina corretamente para aquecer rapidamente a água.
O tamanho do território atribuído deve permitir a livre circulação das crianças sem se perderem de vista. Portanto, idealmente, você precisa pensar em como pode ver o resto do site de qualquer ponto do site. De todos os tipos de madeira, o pinho é o mais adequado para a criação de elementos decorativos. Ela tolera bem o contato ativo com a umidade. Além disso, esta raça:
- não desbota ou desbota pouco ao sol;
- ligeiramente suscetível a variações bruscas de temperatura;
- extremamente raramente se torna um terreno fértil para microorganismos patológicos (o que é importante no caso de golpes e feridas).
É claro que uma cobertura de playground deve garantir a segurança em todos os sentidos. Em caso de queda ou apenas golpe, a ocorrência de lesões é inadmissível. Uma consequência indireta desse requisito é a secura obrigatória e a antiderrapante. É muito importante que o local seja fácil de limpar. Grama e areia não são adequadas porque absorvem rapidamente folhagem, entulho de rua, galhos e muitos outros contaminantes (às vezes muito perigosos).
Portanto, é recomendável dar preferência à grama artificial. Borracha certificada ou plástico impecável é totalmente inerte químico. Mesmo o contato prolongado com a pele exposta não causará danos.
Importante: você não pode usar pneus de automóveis e suas peças no piso do playground. Em breve, a borracha vai se desgastar, expondo o fio de aço afiado. Ao contrário das garantias dos fabricantes, é difícil considerar a relva artificial um material macio. Além de aumentar a rigidez, esse revestimento é facilmente saturado com sujeira. Quanto aos revestimentos de borracha, sua semelhança externa não significa características comuns.
A estrutura de uma substância e seu grau de dureza podem variar significativamente. Um conjunto de ladrilhos de plástico é mais conveniente no trabalho e durante os cuidados subsequentes.
Desenhar um diagrama
Ao formar o esquema, há regras estritas e inequívocas:
- a caixa de areia é colocada mais próxima da casa ou da entrada do local;
- o caminho do movimento do balanço e a descida do escorregador não devem ser direcionados para a caixa de areia;
- se o ponto anterior não puder ser observado, é necessário um vão de pelo menos 3 m;
- é proibido orientar todos os escorregadores e balanços em direção a rodovias e calçadas.
A separação do espaço interno por cercas é indesejável. Afinal, as crianças inevitavelmente se esforçam para penetrar onde não são permitidas. A curiosidade é um incentivo muito forte para isso. É melhor cercar a costa de um reservatório, parque, pátio de serviço e locais perigosos semelhantes com cercas de vime. Eles combinam alta resistência, resistência ao vento, excelentes propriedades estéticas, são percebidos positivamente pelas crianças (não como uma proibição estrita).
Manufatura
A caixa de areia é feita cavando-se tábuas especialmente selecionadas ou cortes de toras no solo. Comece o trabalho decolando; em seguida, a base é coberta com uma camada de drenagem. É aconselhável equipar o escorregador com uma rampa de plástico, mais resistente que o compensado e com excelente atrito. Você pode fazer o balanço de corda mais simples usando alguns suportes e um galho de árvore bastante forte. As prateleiras são enterradas 90 cm no solo, o buraco é preenchido com uma briga de tijolos e, em seguida, derramado com concreto.
A seguir, as estantes devem ser amarradas com uma estrutura transversal, sendo melhor reforçá-la adicionalmente com uma tira de aço. Quanto às casas, a opção mais simples é uma barraca dobrável de tecido. Um pouco mais confiável é uma moldura de madeira. Ele é coberto com o mesmo pano.
E a opção mais avançada é uma construção em barra ou madeira arredondada.
Exemplos de sucesso
- Os parques infantis de madeira podem ser feitos assim - este é um exemplo de uma combinação original de uma casa, um escorrega e vários equipamentos desportivos. É imperativo que o design ocupe um mínimo de espaço.
- Os desenvolvedores deste site também conseguiram implementar essas funções, mas já apresentando-as na chave do castelo de um cavaleiro.
- E aqui a aposta foi feita em uma variedade de dispositivos para a descida.Este lugar é mais provável para crianças que ainda não gostam de esportes.
Para obter informações sobre como criar um playground de madeira com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.