Potência da placa de indução

Contente
  1. Princípio da Operação
  2. Valor de potência
  3. Consumo de energia
  4. Comparação com outras espécies
  5. Adendo

Hoje em dia, os fogões elétricos estão se tornando cada vez mais populares. Os fogões elétricos de indução são reconhecidos como os mais modernos, seguros e eficazes. Em que é, em que se baseia o seu trabalho, qual é o seu poder - você obterá respostas a essas e outras perguntas lendo o artigo.

Princípio da Operação

O funcionamento de fogões deste tipo é baseado no princípio da indução eletromagnética - existem bobinas de indução sob os queimadores de vitrocerâmica, que, desde que existam utensílios ferromagnéticos no queimador, criam um campo eletromagnético, que atua como fonte de aquecer.

Notavelmente, apenas os pratos são aquecidos e a temperatura do fogão como um todo (incluindo os queimadores) não sobe.

Os queimadores podem aquecer uma segunda vez com os próprios pratos - até cerca de 60 graus. Este princípio de funcionamento reduz o consumo de eletricidade, porque a energia térmica gerada na criação de um campo de indução não é gasta no aquecimento do recuperador, mas vai quase inteiramente para um negócio útil.

O painel de controle embutido controla o processo de trabalho. É capaz de reconhecer a presença / ausência de pratos na placa, ligar / desligar automaticamente e ajustar a intensidade do campo eletromagnético. Os fogões de indução diferem em potência, número e tamanho dos queimadores, presença / ausência de forno e capacidade de ajustar o grau de aquecimento.

As vantagens deste tipo de fogão incluem:

  • aquecimento acelerado de pratos de cozinha;
  • segurança - o risco de queimaduras acidentais ou incêndio está quase totalmente ausente;
  • fácil de usar;
  • altas taxas de eficiência;
  • o sinal para desligar o fogão é a ausência de louça na área de trabalho;
  • a potência do recuperador não depende da tensão da rede;
  • não há necessidade de capuz;
  • consumo de energia econômico.

Como de costume, houve algumas desvantagens:

  • para pratos desse tipo, são necessários pratos especiais com altas taxas de magnetização;
  • a reparação em caso de avarias ou avarias é bastante complicada e cara;
  • a cerâmica de vidro é um material relativamente frágil (em comparação com os metais);
  • a radiação eletromagnética pode afetar outros aparelhos e dispositivos de cozinha;
  • custo bastante alto.

Valor de potência

Os indicadores de eficiência dos fogões de indução são uma ordem de magnitude mais altos do que aqueles para fogões convencionais elétricos ou a gás e são cerca de 80-90%. A potência total da placa é composta pelos valores de potência de cada queimador. O poder da área de trabalho está diretamente relacionado ao seu tamanho. Por exemplo, a potência de um queimador com diâmetro de 12 cm é de 1 kW, para queimadores com diâmetro de 16 cm esse valor é de 1,5 kW, se o diâmetro da área de trabalho for de 18 a 21 cm, então a potência será aumentar para 2-2,5 kW, para queimadores de tamanho maior, o indicador de energia será maior - cerca de 3 kW. Todos esses indicadores estão indicados na ficha técnica do produto. A potência média de uma placa de indução de 4 queimadores é de 7 kW.

A frequência da corrente nas bobinas de indução varia em média de 20 a 60 kHz. Em termos de potência, as placas indutivas podem ser divididas condicionalmente em baixa potência (até 3,5 kW), dispositivos de média potência (3,5-5 kW) e alta potência (5-10 kW).

Consumo de energia

O consumo de energia dos fogões de indução elétrica depende principalmente do número e do tamanho das zonas de cozinhar instaladas, bem como dos modos de aquecimento mais usados. Naturalmente, ao usar o grau de aquecimento máximo, o consumo de energia também é máximo. Mas deve-se ter em mente que os custos de energia também dependem do tempo gasto no cozimento. Considerando que os fogões por indução aquecem os alimentos em média 2 a 3 vezes mais rápido do que os fogões convencionais, você economizará tempo e, consequentemente, economizará energia.

Muitos fogões estão equipados com a função de mostrar a eletricidade consumida para cozinhar / aquecer alimentos.

Para calcular o consumo médio de eletricidade de um fogão de indução por mês, você precisa saber a potência total do dispositivo, o tempo médio de uso do painel por mês.

Para minimizar os custos de energia, siga as recomendações simples dos fabricantes:

  • use queimadores pequenos para fazer café, esquentar ou preparar 1-2 porções de qualquer prato;
  • se você quiser preparar uma sopa em uma panela grande, é melhor fazê-lo em um fogão grande;
  • para cozinhar / estufar alimentos em recipientes de tamanho médio, é melhor usar uma área de trabalho de tamanho médio;
  • para pratos ovais, alguns modelos de fogões indutivos possuem queimadores emparelhados;
  • para aquecimento de emergência, os fabricantes costumam fornecer circuitos especiais de alta potência.

Comparação com outras espécies

Se quiser saber que tipo de fogão é líder em eficiência, pode fazer um teste simples: cronometrar o tempo de ebulição da mesma quantidade de água em diferentes tipos de fogões. Você descobrirá que um dispositivo de indução ferverá água 4-5 vezes mais rápido do que um fogão elétrico padrão.

Com o funcionamento da estufa por cerca de 2 horas diárias por mês, o consumo de energia elétrica de uma estufa indutiva será de 156-165 kW; o elétrico clássico - 602-620 kW. Assim, um fogão de indução é pelo menos 4 vezes mais econômico do que seu produto clássico em termos de consumo de energia.

Se você comparar os hobs por outros indicadores, obterá algo como a seguinte imagem:

Indicadores

Gás

Fogão elétrico clássico

Indução

Energia consumida

Gás natural

Eletricidade

Eletricidade

Eficiência,%

30-60

60-70

80-90

Utensilios especiais

-

-

+

Segurança

Alto risco de incêndio

Seguro

Seguro

Taxa de aquecimento, pontos

3 de 4

1 de 4

4 de 4

Forno (controle preciso da temperatura)

Não

sim

sim

Cuidando do seu dispositivo

Padrão

Padrão

Especial

Deve-se notar que os fogões indutivos são muito mais caros do que os fogões a gás e elétricos clássicos.

Adendo

Quando comprar uma placa de indução, não se esqueça que requer utensílios especiais - panelas normais, recipientes de vidro e cerâmica não são adequados para este tipo de fogão. Normalmente, os utensílios para fogões indutivos são marcados com um zigue-zague ou a palavra indução. Mas você também pode comprar um suporte adaptador especial para utensílios de cozinha comuns.

Ao escolher um fogão indutivo, guie-se pela qualidade da fiação da sua casa. Se você tem uma casa antiga e a fiação não é trocada há muito tempo, é melhor escolher um dispositivo de baixa potência com um consumo de energia de até 3,5 kW. A conexão de tal dispositivo é realizada simplesmente conectando o plugue a uma tomada elétrica.

Para dispositivos de alta potência, os requisitos de cabo são muito maiores: para fogões com consumo de energia elétrica superior a 10 kW, é necessário instalar um cabo separado do quadro com ligação à terra obrigatória. Não conecte dispositivos de indução por meio de cabos de extensão ou camisetas.

Uma vez que a cerâmica de vidro é um material condicionalmente frágil, manuseie o equipamento com cuidado e cuidado. Não deixe cair pratos ou objetos pesados ​​sobre ele, limpe-o com produtos abrasivos.Em caso de mau funcionamento ou mau funcionamento, entre em contato com centros de serviço especializados, você não precisa desmontar e tentar repará-lo sozinho.

Caso contrário, você perderá o serviço de garantia e, como resultado, ainda terá que recorrer a profissionais.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral detalhada da superfície de indução Electrolux EHH6340FOK.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário