Fogões de indução: prós e contras, tipos e escolhas

Contente
  1. Princípio da Operação
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Que tipo de utensílio posso usar?
  4. Onde instalar?
  5. Como é diferente de um fogão elétrico?
  6. Visualizações
  7. Como escolher?
  8. Principais fabricantes
  9. Avaliações

O equipamento da cozinha é um tipo de equipamento muito valioso na vida quotidiana. E está sendo constantemente aprimorado. Uma das opções mais modernas para esses dispositivos é um fogão de indução.

Princípio da Operação

O esquema básico de funcionamento de qualquer fogão de indução é muito simples. Uma bobina de cobre está escondida sob o fogão de vidro ou vitrocerâmica. Quando uma corrente flui por suas bobinas, surge um campo eletromagnético. Oscilações de alta frequência e tornam-se uma fonte de corrente de indução. E ele, agindo em um vaso magneticamente permeável, aquece-o.

Vantagens e desvantagens

Todo mundo quer, é claro, que apenas equipamentos modernos e confiáveis ​​sejam usados ​​na cozinha. Esta lista inclui um fogão de indução. Mas o problema é que vários mitos positivos e negativos foram criados sobre ela. Alguns absolutizam as vantagens, enquanto outros falam das desvantagens. Vamos tentar entender este tópico de forma objetiva e imparcial. As vantagens indiscutíveis de um fogão que utiliza o princípio da indução eletromagnética são sua elegância e funcionalidade decente. Mas também existem essas declarações:

  • a fornalha de indução aquece da mesma forma que uma estrutura vitrocerâmica convencional, portanto a placa adicional é irracional;
  • o preço é muito alto;
  • existe um risco para a saúde;
  • você também terá que comprar pratos especializados;
  • a instalação é muito difícil;
  • uma placa de indução não pode ser colocada sobre outros aparelhos domésticos.

Na realidade, mesmo em comparação com os melhores fogões elétricos que usam aquecedores de halogênio, os produtos de indução funcionam mais rápido. Se você colocar 2 litros de água em temperatura ambiente em um fogão elétrico comum, ele irá ferver em 10-12 minutos. Se o painel usar indução eletromagnética, o tempo de aquecimento é reduzido para 5-7 minutos e o consumo de corrente não aumenta muito. A exceção é o modo de aquecimento acelerado, mas ele se justifica plenamente. Já é suficiente dizer com confiança: a placa de indução é definitivamente superior ao design convencional de vitrocerâmica. Mas também ganha em eficiência. Atinge quase 90%. Para queimadores a gás, esse valor é de apenas 65%, e para superfícies de vitrocerâmica - 60%.

A próxima declaração comum - riscos à saúde - também está incorreta. O aquecimento de superfície não será iniciado se não houver utensílios de cozinha. Afinal, é a capacidade que deve receber um pulso eletromagnético e, portanto, sem ele, o perigo de queimaduras é zero. E mesmo que haja uma panela ou frigideira grande, o perímetro da placa de aquecimento não esquenta. Todos os respingos e líquidos derramados, alimentos derramados podem ser removidos imediatamente: afinal, a superfície permanecerá fria.

Excluem-se alimentos queimados, pegadores de panelas, toalhas e colheres de madeira. O problema da gordura queimada, que há muitos anos tem sido a desgraça das donas de casa, foi completamente resolvido. Como o painel é extremamente liso, a maior parte da sujeira pode ser removida sem problemas com uma esponja levemente úmida. As manchas e sujidades mais graves são eliminadas da mesma forma que nas placas de vitrocerâmica. A ausência de aquecimento do próprio recuperador ou de qualquer parte dele permite excluir o abafamento característico da divisão. E também as vantagens dos modelos de indução são:

  • excelente precisão de controle de temperatura;
  • uma ampla variedade de programas de fábrica;
  • perfeita aderência ao regime de confecção de qualquer prato;
  • a presença de pequenos ladrilhos de mesa que ajudam numa pequena cozinha, no campo e até num hotel.

Mas tudo isso não significa, é claro, que os fogões de indução sejam ideais em todos os aspectos. O princípio de seu trabalho provoca o aparecimento de um leve zumbido ao trabalhar. Às vezes é muito chato, pode desviar a atenção de assuntos importantes e pensamentos sérios. A placa de indução não aquece tachos com menos de 12 cm de diâmetro. Ou seja, fazer café no cezve é impossível.

A superfície vitrocerâmica é frágil. Deve ser manuseado com cuidado e cuidado. Se algo pesado cair, a probabilidade de quebra grave do painel é muito alta. Quanto ao perigo de campos magnéticos de baixa frequência, é exagerado. Somente pessoas com implantes de marcapasso correm risco. A indução também não afeta a qualidade do alimento que está sendo cozido. Resta mencionar mais uma desvantagem dos fogões de indução: seu alto preço. Uma taxa significativa é totalmente justificada pelo fato de que, no futuro, o dispositivo consumirá menos eletricidade. Mas também existem oportunidades de economia na hora de comprar.

O preço depende fortemente da promoção da marca: às vezes o pagamento a maior não é pela qualidade, mas pela marca. Mesmo um fabricante possui fábricas em diferentes países. Ao mesmo tempo, eles trabalham com custos diferentes e o custo de produção difere dezenas de por cento. O número de funções auxiliares também afeta o preço.

É necessário selecionar cuidadosamente apenas as opções necessárias para não pagar por funcionalidades desnecessárias.

Que tipo de utensílio posso usar?

Existe um equívoco popular de que quase todos os utensílios de cozinha precisarão ser substituídos. Mas, na realidade, tudo é mais simples. O aquecimento de pratos por indução eletromagnética é possível quando pelo menos a parte inferior é feita de materiais ferromagnéticos. Ou seja, substâncias que interagem com um campo magnético. Se um ímã permanente gruda na superfície de uma panela ou frigideira, não há razão para trocá-lo. Mas mesmo sem verificações especiais, você pode usar contêineres com segurança:

  • ferro fundido;
  • inoxidável;
  • esmaltado.

Quanto à cerâmica e ao vidro, em sua forma pura, realmente não cabe. Mas a situação pode ser remediada usando um disco feito de liga ferromagnética. Seu custo é relativamente baixo. Graças a este aparelho, será possível aquecer alimentos diretamente nas panelas. Porém, vale lembrar que o diâmetro mínimo é de 12 cm.

Ao escolher os pratos, é claro, as características específicas de um determinado material devem ser levadas em consideração. Eles afetam a usabilidade, mesmo se os parâmetros magnéticos forem aproximadamente os mesmos. O aço inoxidável resiste bem à corrosão e dificilmente oxida. Se você usá-lo para cozinhar, as propriedades benéficas dos alimentos serão totalmente preservadas. Os pratos de aço inoxidável podem ser colocados no refrigerador ou numa câmara fria (na varanda) - o sabor dos alimentos não se deteriora.

    O recipiente esmaltado também é compatível com fogões de indução. Mas é preciso verificar com cuidado para que o fundo não tenha irregularidades. Quanto mais perto estiver do avião, melhor. Recomendação: a mesma regra é seguida ao selecionar pratos para fogões elétricos clássicos. Os discos também devem ter uma panela ou frigideira o mais plana possível. Você pode usar ferro fundido com segurança. Você só precisa lembrar que ele é bastante frágil. Mesmo os profissionais usam panelas de ferro fundido para cozinhar em um fogão de indução. Esse material também é bom para quem presta muita atenção a um estilo de vida saudável. Existem mais algumas nuances:

    • recipientes baratos (menos de $ 20) obviamente não são adequados para uma lareira de indução;
    • é garantida a compatibilidade dos utensílios marcados com os sinais adequados (4 laços posicionados verticalmente);
    • não coloque pratos com fundo fino (menos de 0,3-0,4 cm) nesse fogão.

    Onde instalar?

    Outra "história de terror" popular é que você terá que selecionar um local para os fogões de indução quase com a ajuda de engenheiros. Na realidade, existem apenas três limitações. Não deve estar acima dos dispositivos:

    • forno;
    • máquina de lavar;
    • lava-louças.

    Por razões óbvias, vale a pena retirar também a placa de indução do frigorífico. Não é apenas que ele seja gravemente afetado pela indução. Os pratos de aquecimento também aquecem parcialmente as câmaras da geladeira. Isso é verdade independentemente do tipo de lareira.

    Importante: todo o trabalho de instalação deve ser executado apenas por um técnico qualificado. Cerâmicas de vidro são frágeis. O menor descuido pode danificá-lo gravemente e fazer com que a superfície não possa ser restaurada. Os profissionais acreditam que uma placa de indução deve ser conectada através de um cabo de alimentação separado. É conectado diretamente ao quadro elétrico doméstico e, para maior segurança, é utilizado um disjuntor. É muito bom se o fio estiver conectado a uma tomada especial na qual o fogão está conectado. A conexão direta com um cabo não é considerada segura o suficiente e não será recomendada por nenhum especialista.

    Precisamos encontrar um lugar onde seja mais fácil implementar essas recomendações. Os chamados assentos nas bancadas são recortados com um quebra-cabeças. Os cortes nas pontas são colados com uma borda de móvel. Um selante à base de silicone também é adequado. Essas etapas o ajudarão a evitar molhar a superfície incisada. Claro, vale a pena escolher um local o mais seco possível para reduzir ainda mais o risco.

    Como é diferente de um fogão elétrico?

    Um fogão elétrico clássico primeiro aquece o disco e só a partir daí o calor entra na panela. O tipo de indução transfere energia térmica diretamente para os recipientes aquecidos e o cozimento é mais rápido. Mas é muito mais exigente com os pratos utilizados, que devem necessariamente ter propriedades magnéticas. No entanto, existem várias diferenças que suportam fogões elétricos tradicionais:

    • a capacidade de se conectar de forma independente (sem entrar em contato com profissionais);
    • não muita diferença no consumo de energia (se você selecionar o modo de economia);
    • um nível de segurança suficiente é garantido se a fiação correta for instalada e as precauções elementares forem observadas;
    • o ar é tão limpo quanto um equivalente de indução.

    Visualizações

    Tabletop

    Normalmente, esses produtos são completados com 1-2 queimadores. A superfície dos fogões portáteis de indução é predominantemente feita de cerâmica de vidro, mas às vezes é usado vidro temperado. A primeira versão do revestimento não colapsa, mesmo com um forte impacto e forte aquecimento. Mas as cerâmicas de vidro são muito caras e sua superfície é facilmente coberta por arranhões. Em comparação com uma placa de indução de tamanho normal, a mesa é mais econômica: consome menos corrente.

    Esta opção economiza espaço. A área útil da cozinha é minimamente absorvida. Um fogão de indução de mesa é ideal para o campo, onde sempre falta espaço. O que é importante para muitos, também parece mais bonito, melhor em linha com as tendências do design moderno. O dispositivo pode ter geometrias diferentes. Os designers procuram encontrar o melhor, do ponto de vista estético, a colocação dos queimadores e a cor ideal.

    Uma vantagem séria do design de mesa também pode ser considerada sua mobilidade. Os ladrilhos estão disponíveis com toque ou controle mecânico. Em termos de número de opções, são quase tão bons quanto produtos fixos. Mas é claro que o forno volumoso está faltando. Os melhores modelos possuem as seguintes funcionalidades:

    • manter uma temperatura constante;
    • cronômetro;
    • configuração de programas;
    • determinação do tamanho dos pratos e do seu material.

    Alguns ladrilhos podem parar de funcionar automaticamente se algum líquido for derramado. O modo acelerado também é útil. Porém, o aumento do número de opções se transforma em aumento do preço do produto.

    Integrado

    São esses fogões que vêm com o forno. Eles são preferidos em cozinhas profissionais por sua maior produtividade. Quase sempre, a placa de fogão embutida possui 4 zonas de cozinhar. Outra característica importante é a utilização de um grande número de controladores de temperatura, temporizadores e outros acessórios. A compra de laje embutida também se justifica para uma casa particular, pois a diferença de preço com os produtos desktop é totalmente justificada pelas vantagens operacionais.

    Como escolher?

    As placas de indução ainda são usadas muito raramente. Modelos de mesa são recomendados para quem mora sozinho. Para famílias jovens onde ainda não há filhos, esse produto também será uma boa escolha. Um fogão embutido completo é adequado para quem gosta de cozinhar pratos originais e para famílias numerosas. Em alguns lugares, a fonte de alimentação é instável. Para sofrer menos com suas falhas, você pode comprar um fogão combinado. Nele, 2 queimadores são alimentados com eletricidade e 2 - com gás. Mas se a escolha for a favor de tal projeto, todas as restrições de segurança deverão ser levadas em consideração.

    O número de posições da chave liga / desliga é importante. Se forem poucos, o fogão será mais barato. Mas esses produtos são menos convenientes de se trabalhar. O modo de aquecimento acelerado não deve ser superestimado: não é adequado para cozinhar, uma vez que o funcionamento a longo prazo neste modo é impossível. O máximo é o preparo acelerado de bolinhos ou bolinhos, e não se deve contar com costeletas de carne frita.

    Alguns pratos são recomendados para serem cozinhados em fogo aberto. Sua imitação em um fogão de indução é um queimador esférico côncavo. Importante: quando houver crianças pequenas, animais ou pássaros em casa, deve-se escolher pratos com cantos arredondados ou com orla metálica: eles permitem evitar ferimentos por arestas vivas. A escolha de um fogão para um determinado local não é menos relevante. É necessário espaço adequado para a instalação de lareiras fixas. E mesmo as opções da área de trabalho ocupam uma determinada área. É muito importante que a área selecionada seja estável e longe de geladeiras, máquinas de lavar e lava-louças.

    Uma opção extremamente útil é a seleção de um modo específico para placas individuais. Então será possível cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, diferindo em suas características. As placas de indução mais eficientes (e caras) podem interromper temporariamente a operação com o toque de um botão. Mais tarde, o cozimento será retomado com as configurações originais.

    Principais fabricantes

    KitFort

    KitFort KT-114 é um excelente fogão de indução com botão de pressão. Sua potência é de 1,6 kW. Os consumidores podem tirar proveito de um dos cinco programas pré-instalados. Vale a pena dar uma olhada no modelo KT-115. Sua potência é ligeiramente superior: 2 kW. Muitas pessoas vão adorar o sistema de controle de toque e os 8 programas de trabalho.

    Gastrorag

    As classificações incluem consistentemente os produtos da empresa Gastrorag. Alguns consumidores acreditam que é ainda melhor do que o Kitfort. Muitos chefs experientes compartilham dessa opinião. O modelo de mesa TZ BT-350D2 permite aquecer alimentos de 60 a 240 °. As suas dimensões são 60,5 X 36 X 6 cm. A estufa consome 3,5 kW e tem 2 secções de aquecimento. O peso da estrutura é de 5,8 kg. O corpo é feito de plástico resistente ao calor. Como alternativa, considere o TZ BT-180K. Seus parâmetros:

    • peso 2,6 kg;
    • consumo de energia 1,8 kW;
    • dimensões 34,4X32X7 cm;
    • 1 seção de aquecimento;
    • carga máxima 15 kg;
    • cronômetro por 180 minutos.

    Gemlux

    A placa de indução Gemlux GL-IC3510PRO consome 3,5 kW e seu corpo é feito de aço inoxidável. Dimensões - 45X36X12,9 cm Controle misto (sensor-mecânico). O dispositivo possui 10 níveis de potência. O cronômetro embutido foi projetado para 24 horas.

    Avaliações

    Além de analisar indicadores técnicos, é oportuno atentar para o feedback dos usuários diretos. Assim, os modelos Siemens EX375FXB1E dão notas positivas.Destaca-se por sua qualidade impressionante e design marcante. Entre as características positivas estão a presença de um temporizador e uma função de bloqueio temporário.

    Você também pode dar uma olhada em Gorenje IT 332 CSC. Este modelo, embora não seja orçamentário, pode satisfazer as necessidades da maioria das pessoas. É considerado simples e de alta qualidade. Tem interruptores de toque. O controle principal é feito por meio de botões. O design também inclui um cronômetro.

    Eles falam bem do fogão de bico único Kitfort KT-101: é reconhecido como um dos melhores em sua categoria. A potência do produto é de 2 kW. Existem 10 modos de operação, mas o bloqueio não é possível. A superfície de cerâmica de vidro preto tem um aspecto atraente.

    Para informações sobre como escolher um fogão por indução, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário