Jatos para fogões a gás: características e sutilezas da substituição
Um fogão a gás é um eletrodoméstico. Seu objetivo é converter o combustível gasoso em energia térmica por meio da queima desta. Vale a pena considerar o que são os jatos para fogões a gás, quais são suas características e sutilezas de substituição.
O que é isso?
O princípio de funcionamento de um fogão a gás tem um certo algoritmo. O gás pressurizado é fornecido ao sistema de gasoduto, que faz parte do fogão. Ao abrir a válvula de corte localizada no painel frontal, o combustível azul se move em direção ao ponto de combustão. Nesta seção, dependendo do projeto de um modelo específico, o gás e o ar são misturados, o que fornece as condições ideais para a ignição. No ponto final, os difusores de chama são instalados, permitindo que ele queime em um modo estável.
O combustível gasoso pode ser fornecido pela tubulação principal ou no estado liquefeito em cilindros especiais. Na maioria dos casos, gases em rede e liquefeitos são a mesma substância. No entanto, os métodos de entrega ao consumidor final afetam as propriedades de combustão e as condições em que esta se torna possível.
Para o funcionamento estável do fogão a gás com este ou aquele combustível, é necessário instalar os componentes adequados - jatos.
Os jatos do fogão a gás são peças substituíveis para o queimador do fogão. Sua principal função é fornecer combustível ao ponto de combustão no volume necessário e sob a pressão adequada. Os jatos são dotados de um orifício de passagem, cujo diâmetro determina os parâmetros do "jato" de gás. O tamanho do furo em cada tipo específico de jatos é projetado para uma determinada pressão no sistema de gasoduto. As características deste último diferem significativamente dependendo do método de abastecimento e do tipo de combustível - natural ou liquefeito (propano).
Para garantir um funcionamento estável e eficiente do fogão a gás, eliminar os fatores de fumaça e evitar a liberação de produtos nocivos da combustão, é necessário instalar no fogão a gás jatos cujas dimensões correspondam às condições especificadas pelo fabricante.
Tipos e características
Os jatos são bicos do tipo parafuso. Eles têm uma fenda na cabeça hexagonal e uma rosca externa e são feitos principalmente de bronze. Eles são fornecidos com um orifício longitudinal. Uma marcação é aplicada à parte final, indicando a vazão do jato em centímetros cúbicos por minuto.
No fogão, que funciona a partir de uma fonte de combustível cilíndrica, devem ser instalados bicos de menor diâmetro. Isso ocorre porque a pressão no cilindro é muito maior do que a usada em uma rede de gás convencional. Se o diâmetro do orifício do bico ultrapassar o valor permitido, essa quantidade de gás passará por ele, que não poderá queimar completamente. Este fator acarreta a formação de fuligem na louça e a liberação de produtos de combustão prejudiciais. Um queimador de gás conectado à rede de alimentação de gás está equipado com jatos com uma abertura menor. O menor coeficiente de pressão na rede faz com que a quantidade correspondente de combustível passe por este orifício.
Cada fogão a gás é fornecido com um conjunto adicional de jatos. Caso não exista e a necessidade de substituí-los seja inevitável, não se deve recorrer à auto-alteração dos bicos perfurando o orifício.
Esses componentes são fabricados com instrumentos de alta precisão. A precisão do diâmetro do orifício é determinada por mícrons, o que nega a eficácia da auto-atualização dos bicos.
Para substituir os jatos, você precisa adquirir o conjunto apropriado deles. Para saber os parâmetros dos bicos necessários ao utilizar um determinado método de abastecimento de combustível e adequados a um determinado modelo de fogão a gás, pode consultar a documentação técnica fornecida com o equipamento.
A razão dos diâmetros dos bicos para o valor da pressão é a seguinte:
- queimador pequeno - 0,75 mm / 20 bar; 0,43 mm / 50 bar; 0,70 mm / 20 bar; 0,50 mm / 30 bar;
- queimador médio - 0,92 mm / 20 bar; 0,55 mm / 50 bar; 0,92 mm / 20 bar; 0,65 mm / 30 bar;
- queimador grande - 1,15 mm / 20 bar; 0,60 mm / 50 bar; 1,15 mm / 20 bar; 0,75 mm / 30 bar;
- queimador do forno - 1,20 mm / 20 bar; 0,65 mm / 50 bar; 1,15 mm / 20 bar; 0,75 mm / 30 bar;
- queimador da grelha - 0,95 mm / 20 bar; 0,60 mm / 50 bar; 0,95 mm / 20 bar; 0,65 mm / 30 bar.
Importante! Em alguns casos, bicos intermitentes podem ser causados por bloqueio na saída. Em tal situação, o problema é resolvido não com a substituição, mas com a limpeza dos injetores.
Como faço para limpar os injetores?
Recomenda-se a limpeza ou troca periódica dos bicos - é parte integrante dos procedimentos de manutenção que devem ser realizados pelo menos uma vez por ano. Um atraso na limpeza leva a uma deterioração da combustão da chama: aparecimento de tonalidades amareladas, fumo, diminuição do coeficiente de calor e outras consequências indesejáveis. Para limpar os bicos, você precisará do seguinte:
- produtos de limpeza: vinagre, refrigerante ou detergente;
- escova de dentes velha;
- agulha fina.
A limpeza é feita da seguinte forma:
- a área onde o jato está localizado seja limpa de depósitos de carbono, graxa, placa bacteriana e outras substâncias estranhas;
- o bico é retirado - pode ser desrosqueado por meio de uma cabeça de união do diâmetro correspondente, equipada com uma extensão (o jato pode ser colocado na profundidade do corpo, o que dificulta o desrosqueamento com uma chave convencional);
- o objeto de limpeza é embebido em uma solução de refrigerante, vinagre ou um agente de limpeza por um tempo (dependendo do grau de poluição);
- a superfície externa é limpa com uma escova de dentes com a aplicação de um pó de limpeza de cozinha;
- o orifício interno é limpo com uma agulha fina; em alguns casos, a purga com um compressor ou bomba é eficaz (um automóvel é suficiente).
Após a limpeza, o jato deve secar bem. No final da secagem, seu orifício deve ser visível através do lúmen e não deve haver resíduos estranhos nele. A reinstalação do injetor é realizada na sequência oposta à análise. Se houver uma junta sob o jato, substitua-a por uma nova.
Procedimento de substituição
Para uma substituição bem-sucedida, é necessário um estudo preparatório. Como parte dele, descubra o seguinte:
- que tipo de combustível é suportado pelos jatos instalados;
- quais são os parâmetros dos bicos alternativos para este modelo de placa;
- que tipo de combustível é fornecido ao sistema de gás.
Importante! Antes de instalar novos componentes, você deve desligar o suprimento de gás e abrir todos os queimadores para drenar o combustível residual do sistema.
Pratos quentes
Vale a pena seguir o seguinte algoritmo de ações:
- para libertá-los de todos os objetos estranhos: grades, "pára-choques" da chama;
- retirar o painel superior que cobre o sistema de abastecimento de gás aos queimadores; pode ser fixado com grampos ou parafusos especiais;
- desparafusar os bocais instalados na estufa no momento;
- substitua o O-ring, se fornecido pelo fabricante;
- lubrificar bicos novos com graxa de grafite, que é projetada para lubrificar peças que são aquecidas a altas temperaturas;
- aparafuse os bicos em seus locais de assentamento, aperte com força suficiente;
- remonte o painel da placa na ordem inversa.
No forno
O princípio de substituição do bico no forno é idêntico ao processo descrito acima. As diferenças no procedimento reduzem-se à diferença no design do forno para cada modelo específico de fogão e fica assim:
- dar acesso ao interior do forno - abrir a porta, retirar a prateleira e semelhantes;
- retire o painel inferior - “piso” do forno; na maioria dos casos, não é aparafusado, mas inserido nas ranhuras;
- encontrar e desparafusar todos os pontos de fixação do queimador localizados sob o "piso", às vezes seus fixadores estão localizados na parte inferior; são acessados pela gaveta inferior do fogão, destinada ao armazenamento de utensílios de cozinha;
- após a retirada do queimador, o jato estará em posição acessível para desmontagem.
Após a substituição, os bicos são verificados quanto a vazamentos. O abastecimento de combustível está ligado, as sedes dos jatos são cobertas com água com sabão ou detergente líquido ou shampoo.
Se for observada a formação de bolhas no ponto de contato do bico com a sede, faça um “estiramento”.
Se não houver resultado, substitua o O-ring novamente e fixe sua posição correta antes de aparafusar o bico. Lubrifique novamente a rosca. Certifique-se de que não haja detritos em suas ranhuras.
Você pode trocar os jatos com suas próprias mãos, mas essas manipulações com um eletrodoméstico que estão na garantia irão cancelá-lo. Se possível, você deve entrar em contato com um especialista qualificado. O Comandante mudará os jactos da forma prescrita e responsabilizar-se-á pelo funcionamento seguro e ininterrupto da estufa a gás durante todo o período de funcionamento.
Como substituir você mesmo os jatos do fogão a gás, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.