Isqueiros de fogão a gás: características e tipos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como escolher?

O maior número de vários eletrodomésticos é comprado para a cozinha. São refrigeradores e freezers, lava-louças, liquidificadores e batedeiras. No entanto, desde a época dos nossos antepassados, toda a vida e até a própria casa foram construídas em torno da lareira. Hoje, uma lareira ou fogão de pedra é substituído com sucesso por um fogão de cozinha comum. Existem muitos modelos multifuncionais que você pode adquirir no conforto da sua casa.

E, no entanto, os mais populares são os fogões a gás comuns, que não requerem pratos especiais ou eletricidade. Suas placas aquecem rapidamente e são resistentes à destruição e temperaturas extremas. Para acender esse tipo de queimador, costuma-se usar fósforos de madeira, mas também existe uma ferramenta mais conveniente - um isqueiro especial para o fogão.

Peculiaridades

Basicamente, um isqueiro é um dispositivo que ajuda a criar fogo. Ele pode acender ou acender uma pequena chama na ponta, operar a partir de um botão, roda ou alavanca. Esses dispositivos vêm em formas e tamanhos completamente diferentes. Pode ser um bastão abstrato ou uma pistola em miniatura, um isqueiro de plástico brilhante que parece um brinquedo de criança ou um estilizado metalizado que combina com o resto do interior. A principal característica distintiva de tal ferramenta é um bico longo e alongado, que deve ser levado ao queimador do fogão a gás.

Vantagens e desvantagens

Os fabricantes de tais isqueiros afirmam que este ajudante de cozinha tem muitas vantagens sobre jogos regulares.

  • Sempre à mão... Muitos isqueiros vêm com ganchos especiais que podem ser colados ou pregados na parede ao lado do fogão. É muito conveniente pendurar o isqueiro nesses ganchos e você não precisa procurá-lo em toda a sala toda vez que precisar colocar a chaleira no fogo ou preparar o jantar. Caso esses suportes não estejam incluídos no kit, você pode comprá-los separadamente.
  • Não vai acabar de repente. Isso é especialmente verdadeiro para dispositivos conectados à rede elétrica. Muitas vezes, os jogos tendem a terminar no momento mais inconveniente, quando as lojas já estão fechadas ou os clientes já estão na porta. Com um isqueiro de silicone ou elétrico, essa situação não é terrível.
  • Menos risco de incêndio. É claro que não é recomendado dar a crianças pequenas para evitar ferimentos ou risco de incêndio. No entanto, em comparação com os fósforos, esse dispositivo é muito mais seguro, mesmo nas mãos de um adulto. A brasa não sairá dele e não cairá sobre o revestimento inflamável.
  • Mais econômico. Alguns tipos de isqueiros são mais econômicos do que até fósforos baratos, que devem ser comprados à medida que são gastos. Isso geralmente se aplica aos dispositivos que operam em uma rede constante ou dão uma faísca devido ao atrito mecânico.
  • Não ficará úmido. Ao contrário dos fósforos, que se deterioram instantaneamente com o contato com a água, mesmo se você derramar sobre o isqueiro, ele ainda pode funcionar depois de secar. Além disso, a qualidade dos fósforos não pode ser verificada em uma loja, mas um isqueiro é muito fácil.
  • Não se queime. Um fósforo aceso muitas vezes queima os dedos, que nada protege do fogo. O bico do isqueiro é tão longo que permite manter a mão a uma grande distância do queimador que está piscando.Se você não levar as mãos até a lâmpada acesa no final propositalmente, o risco de bolhas tende a zero.

No entanto, muitos compradores ainda deixam uma linha correspondente em suas listas de compras. Sejam quais forem as vantagens de um isqueiro de cozinha, ele também tem suas próprias desvantagens.

  • Requer reabastecimento ou reposição de nutrientes. Um isqueiro a gás dura toda a vida. Depois que o gás acabar, você terá que comprar um novo (se for uma opção barata) ou reabastecer o existente.
  • Não funciona sem eletricidade. Os isqueiros que são alimentados pela rede elétrica não funcionam quando as luzes estão apagadas. Às vezes, isso se torna uma desvantagem significativa, já que é simplesmente impossível até mesmo acender uma vela enquanto os plugues foram removidos ou houve um aumento na linha.
  • Existe o risco de quebra. Apesar de ser um dispositivo bastante simples, qualquer isqueiro de cozinha pode quebrar. Isso geralmente acontece se você deixá-lo cair sobre um ladrilho ou colocar algo pesado em seu corpo. As correspondências comuns só falharão se estiverem úmidas. Para evitar quebras, você deve escolher produtos de qualidade e manuseá-los com cuidado.
  • Não é tão econômico. Os isqueiros que exigem substituição constante da bateria ou reabastecimento de gás geralmente consomem mais dinheiro do que fósforos normais. No entanto, as baterias podem ser substituídas por baterias especiais que serão recarregadas da rede elétrica, o que aumentará significativamente a economia.

Tipos e sua estrutura

Antes de ir à loja para comprar, você deve estudar cuidadosamente todos os tipos de isqueiros de cozinha existentes. Cada um deles é bom em certas circunstâncias, então você não precisa abrir mão de várias opções.

Gás doméstico

Desenvolvido nos tempos soviéticos, esse isqueiro é uma caixa pequena, que contém um cilindro de gás cheio e um sistema de ignição na forma de silício ou cristal. Quando você pressiona o gatilho ou um botão, uma pequena chama de chama aparece no final de seu bico, que pode facilmente acender um queimador convencional e um forno. Esse dispositivo é seguro e conveniente, é muito barato e é vendido em quase todas as lojas. Com o isqueiro a gás, você pode além de acender o fogão, acender a lareira ou acender durante uma viagem ao campo. Ela não tem fios ou carregadores.

Infelizmente, a vida útil de tal isqueiro é muito curta, literalmente 3-4 meses. Depois disso, você precisará encher o cilindro com gás, se possível, ou adquirir um novo. No entanto, esse assistente de cozinha não custa mais do que 100 rublos e, portanto, essas substituições frequentes não são acessíveis.

Em elementos piezoelétricos

Outro dispositivo altamente móvel para acender o fogo da cozinha é um isqueiro piezo. Também não possui fio, e em vez de chama, após pressionar a alavanca, um pequeno arco de descarga elétrica ocorre em sua extremidade. Esses dispositivos piezoelétricos contêm cristais especiais, a partir da compressão dos quais uma faísca elétrica é gerada. Ao contrário dos isqueiros a gás, esses isqueiros são projetados para um determinado número de cliques e não podem ser reabastecidos.

No entanto, dado o preço muito baixo, pode sempre adquiri-los de reserva e colocá-los no armário da cozinha. Alta segurança, corpo conveniente e baixo custo tornam esses isqueiros piezo um produto muito popular, recebendo muitas críticas positivas.

Elétrico

Esse dispositivo parece mais sólido e caro. O isqueiro elétrico possui um cabo com plugue que é conectado a uma rede de 220 volts. Após pressionar a tecla, um curto arco elétrico aparece na ponta do bico, como um cristal piezoelétrico, que acende o gás do fogão. Esse dispositivo tem uma vida útil muito longa em comparação com os dois primeiros tipos. Sua conveniência na maioria das vezes depende do comprimento do cabo, o que limita a mobilidade do isqueiro. Infelizmente, como qualquer eletrodoméstico conectado à rede, um isqueiro elétrico pode com alguma probabilidade causar um choque elétrico se usado incorretamente. Portanto, em famílias com crianças pequenas, é melhor recusar tal dispositivo. Seu custo depende da loja e do fabricante, mas varia de 200 a 1000 rublos.

Eletrônico

Esses isqueiros recarregáveis ​​funcionam tanto com baterias convencionais quanto com várias baterias recarregáveis. Eles estão dispostos de tal forma que, ao pressionar o botão, uma pequena faísca é gerada. É claro que fazer fogo com essa faísca não funcionará, mas é bem possível colocar fogo em um fogão a gás ou caldeira. Dentro do gabinete há um compartimento de bateria e um pequeno circuito eletrônico que permite a você obter essa mesma centelha.

No caso de baterias comuns serem usadas para alimentação, tal isqueiro requer consumo constante para adquiri-las. Ao mesmo tempo, o custo do próprio dispositivo também não é pequeno. Dependendo da qualidade, do fabricante e do segmento de mercado, pode custar centenas ou milhares de rublos. Esses isqueiros não gostam de umidade e não são resistentes a danos mecânicos, mas são muito convenientes de usar e parecem mais elegantes e modernos.

Como escolher?

Para que o produto selecionado seja veiculado o maior tempo possível, ao comprar, você deve prestar atenção a vários parâmetros básicos.

  • Aparência. O produto não deve ter defeitos visíveis a olho nu: lascas, arranhões, rachaduras. Sua superfície deve ser plana, sem amassados ​​e protuberâncias.
  • A integridade do caso. Este parâmetro é especialmente importante ao comprar um isqueiro a gás. O menor buraco ou rachadura e o gás desaparecerão do novo isqueiro antes mesmo de chegar em casa.
  • Produza qualidade. Todos os mecanismos devem funcionar corretamente, as conexões devem ser firmes, sem folgas. É bom se a loja tiver a oportunidade de testar um isqueiro elétrico ou recarregável. Isso deixará mais claro qual é a sua qualidade.
  • Preço e fabricante. Você não deve interromper sua escolha de falsificações asiáticas baratas. É melhor optar por uma marca nacional ou estrangeira mais popular. Antes de ir para a loja, você pode ler as avaliações dos clientes online e decidir quais são as favoritas do mercado.

Não importa qual modelo é o preferido. Mesmo o isqueiro mais caro pode quebrar se manuseado sem cuidado, e um isqueiro a gás barato comprado na loja mais próxima durará pelo menos um ano com uso cuidadoso.

Como encher o isqueiro com gás, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário