Como o fogão a gás é substituído?

Contente
  1. Por que você precisa trocar o fogão?
  2. O que é necessário para a substituição?
  3. Onde ir?
  4. Posso mudar sozinho?
  5. Sobre alguns privilégios de substituição
  6. Procedimento

Os fogões a gás oferecem aos proprietários a oportunidade de preparar comida sem gastar dinheiro especial nisso. Há muito que estão incluídos na vida quotidiana, tornaram-se uma parte importante da vida quotidiana. Ao mesmo tempo, as placas carregam um perigo maior. Para que a saúde e a vida das pessoas permaneçam seguras, é necessário monitorar a saúde do fogão e substituí-lo a tempo.

Por que você precisa trocar o fogão?

Um fogão a gás antigo que já cumpriu sua vida útil deve ser substituído por um novo por motivos de segurança. Todos os elementos do fogão tendem a se desgastar durante o uso, especialmente para os queimadores, queimadores do compartimento do forno, que resistem a altas temperaturas por décadas. O termo de uso para cada modelo é indicado na documentação que o acompanha, ele é definido de acordo com GOST.

Normalmente o período de uso é de 14 anos ou mais, mas se o interior do forno queimar, o fogão deve ser substituído imediatamente, independente dos anos de serviço.

Também existem normas para as zonas de cozinhar. Cada um dos queimadores pode suportar 11.000 ciclos de combustão sem perda de segurança. Após o fim deste limite, a estanqueidade do queimador pode quebrar a qualquer momento e provocar uma explosão. Para evitar consequências tão graves e ao mesmo tempo continuar a utilizar a estufa, após o fim da vida útil do aparelho, os especialistas são convidados a proceder à sua verificação e manutenção. No entanto, GOST define um limite superior estrito - após 20 anos de operação, a placa deve ser substituída.

Importante! Todos os limites listados e estabelecidos pelo GOST são ditados pelo desgaste natural da placa: a um certo ponto, seu recurso técnico se esgota, os parâmetros técnicos de suas juntas e materiais mudam para pior - lubrificantes, elastômeros, revestimentos deixam de existir protetor e o aperto é perdido.

Os motivos adicionais para a substituição da placa podem ser os seguintes:

  • não conformidade com os padrões de segurança mais recentes (aplica-se a modelos desatualizados e descontinuados);
  • quebra além do reparo;
  • desejo do usuário.

Normalmente, os clientes desejam substituir o fogão se a cozinha foi remodelada. A instalação de uma nova unidade de cozinha e as dimensões do antigo fogão não se encaixavam nas imagens atualizadas da sala.

O que é necessário para a substituição?

Para trocar um fogão a gás, você precisa ter os seguintes dispositivos, equipamentos, documentos:

  • Fogão novo - caso o cliente não tenha direito à compra preferencial, o equipamento é adquirido e entregue de forma independente, por sua conta;
  • novo equipamento passível de manutenção, por exemplo, mangueira de gás flexível, elementos de conexão, material de vedação - isso é necessário se o antigo estiver danificado;
  • equipamento auxiliar - se a conexão ao riser for rígida, será necessária uma máquina de solda; se o projeto prevê uma mangueira de gás, a conexão é equipada sem o uso de solda;
  • se, em consequência da requalificação do apartamento, for instalado um novo recuperador noutro cômodo, será necessário combinar com o serviço de gás do assentamento;
  • após a conclusão dos trabalhos em um novo fogão, o registro deve ser emitido no serviço de gás local.

Onde ir?

A ligação dos fogões é efectuada por funcionários do serviço local de gás, desde que licenciados para este tipo de actividade.Eles devem ser contatados para instalar novos equipamentos. O custo dos seus serviços é baixo, o utilizador tem a garantia da operacionalidade e segurança do equipamento, que entrará em vigor a partir do momento da ligação. Os trabalhadores do gás devem ser chamados da seguinte forma: elaboram requerimento dirigido ao chefe do serviço de gás, aguardam a sua consideração. Após algum tempo, o cliente será informado da hora e data da visita dos mestres.

Os funcionários do estabelecimento de gás que atenderem deverão apresentar seus certificados, deverão estar em uniforme especial. No local, deve ser lavrado um contrato de prestação de serviços, deve ser elaborado um orçamento, uma prestação de serviço, deve ser aposto um carimbo na placa do passaporte. O pagamento é efectuado pelo cliente de acordo com o recibo que lhe é apresentado através do banco. Uma opção alternativa é entrar em contato com uma empresa privada licenciada que tenha o direito de conectar aparelhos a gás.

No entanto, o recuperador deve estar registado no serviço de gás, para que o proprietário não possa evitar o contacto com esta instituição.

Posso mudar sozinho?

O próprio utilizador pode mudar a estufa, mas este processo não é seguro, pelo que deve ser efectuado com extrema cautela, respeitando à risca as normas de segurança. O trabalho deve ser executado por uma pessoa com algum conhecimento sobre gasodutos e aparelhos a gás. É extremamente útil estudar todas as características dos equipamentos conectados antes de iniciar o trabalho. Se o recuperador for ligado sem a participação de trabalhadores do serviço de gás, a garantia do recuperador é contada a partir do momento da sua venda na loja, não haverá garantia da própria ligação.

A primeira ligação do fogão a gás deve ser realizada apenas por representantes do serviço de abastecimento de gás.

Depois de ligar o recuperador por conta própria, é necessário convidar um mestre de gás para inspecionar, aprovar a conexão e fazer uma anotação sobre isso na documentação.

Importante! Em algumas regiões do país, o trabalho independente com equipamentos a gás é proibido e punível com multa. Antes de iniciar o trabalho, é necessário esclarecer se tal proibição está em vigor em uma determinada localidade ou não.

Numa casa particular, os proprietários podem receber gás da rede ou utilizar o combustível de forma autónoma, adquirindo-o periodicamente em botijão. Se forem usados ​​cilindros, eles conectam o fogão por conta própria ou pagam pelos serviços de artesãos convidados.

Sobre alguns privilégios de substituição

Na Federação Russa, existe uma lei segundo a qual alguns cidadãos podem receber o serviço de substituição de equipamento de gás sem pagamento. Tanto no apartamento municipal como no privado, será disponibilizado ao cliente uma salamandra nos seguintes casos:

  • a laje antiga está no balanço do estado (não depende de quem é o dono do apartamento);
  • os proprietários do apartamento têm o título de Herói da Federação Russa, URSS, Trabalho Socialista, têm a Ordem da Glória, participantes da Segunda Guerra Mundial, gozam de subsídios de habitação e serviços comunitários;
  • o apartamento é ocupado apenas por inquilinos que já chegaram a sua vez de morar.

Procedimento

Ainda na fase de compra de uma placa, deve-se verificar sua documentação, certificados. O equipamento a gás deve cumprir as regras de funcionamento dos aparelhos a gás, o projeto de construção e as normas. Ao preparar a cozinha, eles se certificam de que condições como:

  • passagem livre para fogão, gás canalizado;
  • a presença e total operacionalidade de ventilação ou chaminé.

A tiragem do duto de ventilação é verificada aplicando-se uma folha de papel na saída. Quando os requisitos listados são atendidos, eles começam a substituir o equipamento. Durante a obra, serão necessários os seguintes materiais e ferramentas especiais, que devem ser preparados com antecedência:

  • chave de encanamento ajustável;
  • chave de gás (tamanho 1);
  • Chave de fenda;
  • vedação, material de vedação (por exemplo, fita adesiva, estopa, fio de vedação);
  • juntas, mangueira de gás (se necessário);
  • nível de construção;
  • solução de sabão, escova.

O procedimento de substituição consiste nas seguintes etapas:

  1. o gasoduto é fechado por válvula, o fio elétrico do recuperador é desligado da rede, o aparelho antigo é desligado e retirado da sala;
  2. na ponta livre da mangueira, a torneira é checada quanto a vazamentos: vai para a água, se não houver bolhas, não há vazamento; o estado do fio é analisado cuidadosamente, se estiver danificado, a mangueira é substituída por uma nova;
  3. uma nova placa é colocada no local preparado, alinhada horizontalmente;
  4. a mangueira é conectada, todo o sistema é verificado novamente quanto a vazamentos; todos os pontos de conexão devem ser cuidadosamente selados com um dos selos acima.

Os seguintes requisitos são impostos à mangueira:

  • alvo especificamente para gás;
  • ser certificado;
  • pendure livremente, sem tensão;
  • não toque em nenhum dispositivo.

A mangueira de gás deve ser feita dos seguintes materiais:

  • borracha, tecido reforçado de alta resistência;
  • borracha vulcanizada com trança de metal;
  • aço inoxidável com polímeros e fios, revestimento ondulado.

Importante! A vida útil da mangueira é de até 30 anos, mas se ocorrerem os menores arranhões ou rachaduras, ela deve ser substituída com urgência

A etapa final é verificar a placa instalada. Depois de concluído o trabalho, é necessário verificar o aperto das conexões e certificar-se de que não há vazamentos de gás em qualquer lugar. Isso é descoberto com a ajuda de equipamentos especiais como detectores de vazamento e analisadores de gás. Se não houver acesso a tais dispositivos, eles usam o método popular: todos os canos, mangueiras, conexões, juntas são abundantemente revestidos com água e sabão usando uma esponja de cozinha ou um pincel. Em vez de sabão, você pode usar um detergente para louças. Em seguida, é necessário realizar uma inspeção minuciosa: pequenas bolhas e espuma serão observadas no vazamento.

Importante! É estritamente proibido procurar um vazamento com um fósforo aceso, isqueiro ou qualquer fonte de chama aberta. Essas ações irracionais podem levar a uma explosão, e há muitos exemplos trágicos disso. Se um vazamento for encontrado, ele será reparado e todo o sistema será verificado novamente quanto a vazamentos.

                  Você pode monitorar constantemente o nível de conteúdo de gás na sala usando dispositivos especiais de sinalização, que são instalados na sala e medem a concentração de compostos gasosos no ar 24 horas por dia. Quando a norma é ultrapassada, um sinal é dado. Você pode obter esses alarmes com o serviço de gás local. Após a conclusão dos trabalhos, verificação da operacionalidade, segurança do sistema, todas as ações realizadas devem ser registadas na documentação: data, modelo da nova estufa, informação do especialista que efectuou a substituição ou verificou a ligação independente.

                  Se a salamandra não for instalada no local anterior, deverá ser indicada a nova localização na planta da divisão.

                  Um vídeo de instruções para a instalação de um fogão a gás é fornecido abaixo.

                  sem comentários

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário